Famílias de diferentes regiões de Palmas participam, neste sábado, 2, do Dia D de vacinação, ação promovida pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus) como parte do projeto Missão Imunizar. Com atendimento das 8 às 17 horas, as salas de vacina de 29 Unidades de Saúde da Família (USFs) permanecem abertas para a aplicação de imunizantes de rotina, como a tríplice viral, contra o sarampo, influenza, entre outros.
A ação gerou grande movimentação em diversas unidades, com pais e responsáveis aproveitando o sábado para regularizar a caderneta de vacinação dos filhos. Foi o caso do próprio prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, que, acompanhado de sua esposa, a primeira-dama Polyanna Siqueira Campos, levou seus dois filhos, Gael, 7, e Samuel, 10 anos, para atualizar a caderneta de vacina. “Vacinar é um ato de amor. Palmas tem trabalhado para garantir que nenhum cidadão fique sem acesso à proteção que salva vidas. Agradeço à equipe da saúde pelo empenho e à população que atendeu ao nosso chamado”, ressaltou ele.
Entre outras famílias que tiveram a oportunidade de atualizar os cartões de vacina estava a do contador Kleysson Gomes, 31 anos, que levou o pequeno José Rodrigues, de 1 ano e 2 meses, para receber a primeira dose da tríplice viral. “Vi pelo Instagram e achei ótimo, porque durante a semana é complicado conciliar com o trabalho. Já avisei para a minha família, que ainda tem pendências, para aproveitar também e atualizar”, disse.
O advogado Pedro Henrique Holanda, 38 anos, esteve na unidade da quadra Arse 24 (210 Sul) com a esposa, Adayse Holanda, 37 anos, e os dois filhos, João Pedro, 4, e Henrique, de 1 ano e meio. Para ele, garantir a proteção dos filhos é prioridade. “É uma excelente ampliação. Nos finais de semana, podemos levar nossos filhos com mais tranquilidade e sem correria.” O advogado ainda ressalta a importância de ações como essa para incentivar a população. “Muita gente deixa de vacinar por falta de tempo durante a semana. Quando a Prefeitura facilita o acesso, a gente consegue cumprir nosso papel como pais e cidadãos.”
Já a estudante de psicologia Camila Santos Feitosa, 29 anos, levou as filhas Aylla, 3, e Alikierry, 4 anos, para atualizarem o cartão na USF Arse 122 (1206 Sul). “Foi muito cômodo. A gente vive numa rotina que muitas vezes afeta a ida à unidade de saúde. Hoje, elas tomaram vacinas de rotina e também contra a gripe. A escola delas falou da importância e a gente não podia deixar passar”, relatou.
A secretária municipal da Saúde, Dhieine Caminski, agradeceu o engajamento da população e da equipe envolvida na ação. “A cada criança vacinada, é um passo a mais na garantia da saúde pública de Palmas. Seguiremos reforçando a importância da imunização, com estratégias que facilitem o acesso, como o Dia D”, destacou Dhieine.