Entretenimento
Filme “O Julgamento de Arlete” abre inscrições para figurantes

A produtora Cerrado Criativo está em busca de figurantes voluntários para o filme “O Julgamento de Arlete”, dirigido pela cineasta Cláudia Roberta. As inscrições estão abertas e o formulário pode ser encontrado na bio do Instagram @cerrado_criativo. As gravações do filme acontecem de 25 de maio a 12 de Junho, em Porto Nacional (TO).
A seleção é exclusiva para maiores de 18 anos, homens e mulheres, com a maioria das vagas para pessoas idosas. Não é necessário ter experiência prévia em atuação para se inscrever. O trabalho voluntário será realizado presencialmente no município portuense e haverá prioridade para moradores locais ou pessoas de outras cidades que não precisem de quaisquer despesas logísticas.
De acordo com a diretora do filme, Cláudia Roberta, este é o primeiro longa-metragem produzido em Porto Nacional e as expectativas são as melhores. “Estamos empolgados em abrir as portas para a comunidade e oferecer a oportunidade de fazer parte desse projeto que valoriza nossas histórias regionais de forma bem-humorada.”
Filme
A produção audiovisual conta a história de Arlete, personagem da humorista e influencer Letícia Cerqueira, uma jovem dona de um bar na fictícia Caju Seco, que, após ser presa injustamente, enfrenta uma jornada cheia de humor e reviravoltas para provar sua inocência.
A personagem é descrita como astuta, carismática e dona de uma lábia irresistível, características que a atriz abraçou com entusiasmo. “Arlete é uma personagem incrível, cheia de nuances e energia, que tem uma história que representa muito da nossa cultura e do nosso humor. É um desafio e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de amplificar a história dessa personagem para o cinema. Eu também estou muito honrada em fazer parte de um projeto tão especial e com uma equipe tão talentosa”, comemora Letícia Cerqueira, que já possuía a personagem Arlete com trabalho nas redes sociais antes da idealização do filme.
Equipe
O longa-metragem da Cerrado Criativo tem a direção de Claudia Roberta, produção executiva de Laís Ribeiro e preparação de elenco de Luciana Bitencourt. O elenco é composto pelos humoristas Letícia Cerqueira e Olávio Soares como elenco principal, e conta ainda com participação dos humoristas Nayra Souza e Aldeir Bezerra, de Petrolina (PE), dos humoristas Fábio Dedão, Hitalon Bastos, Vinícius Martins e Ricardo Freitas (TO), e dos atores e atrizes Cinthia Abreu, Cleuda Milhomem, Iva de Oliveira, Ivo Gandra, José Ribamar, Magna Carneiro, Meire Maria Monteiro, Dalila Cristiny, Seu Eliano, Kelvin Sabino, Osmar Casagrande e Wesley Rocha (TO).
A produção de elenco é de Cinthia Abreu, que assina também a produção de figuração com assistência do produtor cultural e músico Everton dos Andes, que também integra o elenco do filme.
Projeto
O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, no edital Audiovisual Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Cerrado Criativo
A Cerrado Criativo é uma produtora audiovisual com sede em Porto Nacional (TO). Criada por Cláudia Roberta, a empresa se dedica a contar histórias que refletem a riqueza cultural e social do Brasil, com um olhar leve e simples com o objetivo de despertar emoções. A produtora cultural também se destaca por projetos como a Semana do Audiovisual, Lab Cerrado Criativo e Cine Escola e já tem novos projetos firmados para 2025.
Participe
O quê- Seleção de elenco filme “O Julgamento de Arlete”
Quando – Gravações de 25 de maio a 12 de junho
Onde – Link na bio do Instagram @cerrado_criativo
Link inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScgegDDhMmMIcuISBCgZDzlqmIYQ9rCmEIVjn2akcmD-quXkA/viewform
Informações – (63) 9 8450-3585 ou no insta @ciabreu
Ficha Técnica
Claudia Roberta – Roteirista e Diretora
Laís Ribeiro – Produtora Executiva
Edvaldu Neto – Diretor de Fotografia
Michelly Thomaz – Diretora de Arte
Diego Britto e Chico Bororó – Som
Diretora de Produção – Marina Zazá
Entretenimento
Ana Mundim expõe “Aquilo que habita em mim” no Sesc Palmas
Exposição “Aquilo que habita em mim” estreia dia 08 na Galeria Sesc em Palmas

A Galeria de Artes do Sesc em Palmas inaugura no dia 08 de julho, às 19h, a exposição “Aquilo que habita em mim”, com um bate-papo especial com a multiartista e autora da mostra, Ana Mundim. A entrada é gratuita e a classificação é livre. Após o lançamento, a exposição segue aberta para visitação até o dia 18 de agosto, no Centro de Atividades Norte do Sesc.
A mostra é resultado de uma pesquisa visual que une fotografia e dança para explorar o simbioceno — conceito filosófico e ambiental que propõe uma convivência harmônica e não hierárquica entre seres humanos e não-humanos.
Sobre Ana Mundim
Ana Mundim é uma artista múltipla: bailarina, fotógrafa, atriz, escritora e DJ. Possui doutorado em Artes pela UNICAMP e Universitat Autònoma de Barcelona, é mestre em Artes e licenciada em Dança pela UNICAMP. Desde 2017, é professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Há mais de uma década, Ana investiga as possibilidades da imagem em movimento, desenvolvendo o conceito de “fotocoreografia”, que já foi tema de artigo acadêmico. Em 2023, participou do Laboratório Oma de Artes Visuais (SP) e do Experimental Photo Festival em Barcelona.
Serviço
- Exposição: “Aquilo que habita em mim”
- Artista: Ana Mundim
- Abertura e bate-papo: 08/07, às 19h
- Visitação: 09/07 a 18/08
- Local: Galeria Sesc de Artes – Centro de Atividades Norte, Palmas (TO)
- Informações: artesplasticas@sescto.com.br | WhatsApp (63) 3212-9922
- Entrada: Gratuita | Classificação: Livre
Entretenimento
Festival da Literatura Independente do Tocantins movimenta Palmas com programação gratuita
De 25 a 27 de julho, Palmas recebe o Festival da Literatura Independente do Tocantins com programação gratuita, feira, shows e debates.

O Festival da Literatura Independente do Tocantins (FLITO) será realizado entre os dias 25 e 27 de julho em Palmas, com uma programação cultural totalmente gratuita. A iniciativa promete aquecer a cena literária local e valorizar autores, editoras e artistas da produção tocantinense.
FLITO valoriza produção literária do Tocantins
Idealizado pelo empresário e escritor Matheus José, da Editora Vecchio, o Festival da Literatura Independente do Tocantins reunirá escritores, artistas visuais, músicos e leitores em um ambiente colaborativo e de celebração da cultura regional.
Programação do Festival da Literatura Independente do Tocantins
A programação do FLITO inclui lançamentos de livros, feira literária, mesas de debate, espaço infantil, shows musicais, sarau poético e intervenções artísticas visuais e performáticas. Serão três dias de encontros entre público e criadores de arte e literatura.
Locais do festival em Palmas
Nos dias 25 e 26 de julho, o festival acontece no Museu Casa Suçuapara, localizado no Parque Cesamar. No dia 27 de julho, o encerramento será na Praia da Graciosa, um dos cartões-postais da capital, unindo literatura e natureza em um mesmo espaço.
Realização e apoios
O Festival da Literatura Independente do Tocantins tem entrada franca e é uma realização da Editora Vecchio em parceria com o Plano Nacional Aldir Blanc. Conta com apoio cultural da Fundação Cultural de Palmas, apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins e realização do Ministério da Cultura.
Informações e redes sociais
A programação completa será divulgada em breve. Para acompanhar as novidades do evento, acesse o @flitocantins no Instagram.
Links úteis
Acompanhe o Portal Jaciara Barros para mais informações sobre o Festival da Literatura Independente do Tocantins e os destaques da cena cultural do estado.
Entretenimento
Jornalista e Escritor Tocantinense Lança Livro e Exposição Fotográfica Sobre Combate a Incêndios Florestais em Paraíso do Tocantins

O Tocantins enfrenta atualmente um dos maiores desafios ambientais do Brasil: o alto número de incêndios florestais, especialmente durante o período de estiagem. Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente de Paraíso do Tocantins, em parceria com a empresa Película Filmes, promoveu um evento educativo com o escritor e fotógrafo Willian Borges.
O evento foi realizado na manhã desta terça-feira, 01, na Secretaria de Meio Ambiente e contou com a presença de brigadistas, bombeiros e profissionais que trabalham na proteção e preservação do meio ambiente.
No evento, foi lançado o livro “Anjos da Natureza”, que aborda o trabalho dos brigadistas florestais e a importância dessa atuação para a preservação ambiental. Junto ao livro, também foi lançada uma exposição fotográfica homônima, com imagens de brigadistas e incêndios florestais.
O livro e a exposição “Anjos da Natureza” são frutos de um projeto da empresa Película Filmes, realizado com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. O projeto conta com patrocínio do Banco da Amazônia (Basa), dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. A iniciativa garante a permanência da exposição por dez dias nas cidades por onde passa, além da doação de exemplares do livro para bibliotecas e instituições que atuam com questões ambientais.
“Hoje tivemos um dos eventos mais gratificantes deste projeto, pois foi a apresentação de uma literatura ainda pouco difundida no Brasil, a realidade dos combates a incêndios florestais, para profissionais que trabalham na área. Isso foi gratificante, pois foi uma troca de saber e também uma contribuição para pessoas que podem fazer a diferença já neste período de estiagem”, disse Willian Borges, autor do livro.
-
ALETO5 dias atrás
Expo Araguaçu 2025 valoriza agro e movimenta economia
-
Tocantins4 dias atrás
Casamento Comunitário no TJTO garante dignidade, cidadania e segurança jurídica a famílias de Palmas
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Tocantins marca presença no Fórum Jurídico de Lisboa
-
ALETO5 dias atrás
Empreendedorismo do Jovem do Campo ganha incentivo oficial no Tocantins
-
Palmas19 horas atrás
Zanin concede prisão domiciliar a Eduardo Siqueira Campos por motivos de saúde