Entretenimento
Filme “O Julgamento de Arlete” abre inscrições para figurantes

A produtora Cerrado Criativo está em busca de figurantes voluntários para o filme “O Julgamento de Arlete”, dirigido pela cineasta Cláudia Roberta. As inscrições estão abertas e o formulário pode ser encontrado na bio do Instagram @cerrado_criativo. As gravações do filme acontecem de 25 de maio a 12 de Junho, em Porto Nacional (TO).
A seleção é exclusiva para maiores de 18 anos, homens e mulheres, com a maioria das vagas para pessoas idosas. Não é necessário ter experiência prévia em atuação para se inscrever. O trabalho voluntário será realizado presencialmente no município portuense e haverá prioridade para moradores locais ou pessoas de outras cidades que não precisem de quaisquer despesas logísticas.
De acordo com a diretora do filme, Cláudia Roberta, este é o primeiro longa-metragem produzido em Porto Nacional e as expectativas são as melhores. “Estamos empolgados em abrir as portas para a comunidade e oferecer a oportunidade de fazer parte desse projeto que valoriza nossas histórias regionais de forma bem-humorada.”
Filme
A produção audiovisual conta a história de Arlete, personagem da humorista e influencer Letícia Cerqueira, uma jovem dona de um bar na fictícia Caju Seco, que, após ser presa injustamente, enfrenta uma jornada cheia de humor e reviravoltas para provar sua inocência.
A personagem é descrita como astuta, carismática e dona de uma lábia irresistível, características que a atriz abraçou com entusiasmo. “Arlete é uma personagem incrível, cheia de nuances e energia, que tem uma história que representa muito da nossa cultura e do nosso humor. É um desafio e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de amplificar a história dessa personagem para o cinema. Eu também estou muito honrada em fazer parte de um projeto tão especial e com uma equipe tão talentosa”, comemora Letícia Cerqueira, que já possuía a personagem Arlete com trabalho nas redes sociais antes da idealização do filme.
Equipe
O longa-metragem da Cerrado Criativo tem a direção de Claudia Roberta, produção executiva de Laís Ribeiro e preparação de elenco de Luciana Bitencourt. O elenco é composto pelos humoristas Letícia Cerqueira e Olávio Soares como elenco principal, e conta ainda com participação dos humoristas Nayra Souza e Aldeir Bezerra, de Petrolina (PE), dos humoristas Fábio Dedão, Hitalon Bastos, Vinícius Martins e Ricardo Freitas (TO), e dos atores e atrizes Cinthia Abreu, Cleuda Milhomem, Iva de Oliveira, Ivo Gandra, José Ribamar, Magna Carneiro, Meire Maria Monteiro, Dalila Cristiny, Seu Eliano, Kelvin Sabino, Osmar Casagrande e Wesley Rocha (TO).
A produção de elenco é de Cinthia Abreu, que assina também a produção de figuração com assistência do produtor cultural e músico Everton dos Andes, que também integra o elenco do filme.
Projeto
O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, no edital Audiovisual Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Cerrado Criativo
A Cerrado Criativo é uma produtora audiovisual com sede em Porto Nacional (TO). Criada por Cláudia Roberta, a empresa se dedica a contar histórias que refletem a riqueza cultural e social do Brasil, com um olhar leve e simples com o objetivo de despertar emoções. A produtora cultural também se destaca por projetos como a Semana do Audiovisual, Lab Cerrado Criativo e Cine Escola e já tem novos projetos firmados para 2025.
Participe
O quê- Seleção de elenco filme “O Julgamento de Arlete”
Quando – Gravações de 25 de maio a 12 de junho
Onde – Link na bio do Instagram @cerrado_criativo
Link inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScgegDDhMmMIcuISBCgZDzlqmIYQ9rCmEIVjn2akcmD-quXkA/viewform
Informações – (63) 9 8450-3585 ou no insta @ciabreu
Ficha Técnica
Claudia Roberta – Roteirista e Diretora
Laís Ribeiro – Produtora Executiva
Edvaldu Neto – Diretor de Fotografia
Michelly Thomaz – Diretora de Arte
Diego Britto e Chico Bororó – Som
Diretora de Produção – Marina Zazá
Entretenimento
TorresmoFest acontece de 26 a 29 no Capim Dourado
Festival TorresmoFest acontece de 26 a 29 de junho em Palmas, no Capim Dourado Shopping, com entrada gratuita e shows ao vivo.

O Capim Dourado Shopping, em Palmas, recebe mais uma edição do TorresmoFest, o maior festival gastronômico do Brasil dedicado à proteína suína. De 26 a 29 de junho, o evento promete uma imersão em sabores tradicionais, música ao vivo e diversão para toda a família — tudo com entrada gratuita.
Gastronomia de respeito e estrutura completa
Reconhecido em todo o país, o TorresmoFest já passou por mais de 500 cidades e reuniu mais de 8 milhões de visitantes. Em Palmas, o festival acontece no estacionamento do shopping, das 12h às 23h, com estrutura ao ar livre, espaço kids e shows gratuitos.
No cardápio, os apaixonados por carne suína vão encontrar:
- Torresmo tradicional
- Costela no fogo de chão
- Pancetta
- Leitão à pururuca
- Joelho de porco
- Feijão tropeiro
- Sanduíches artesanais
Shows ao vivo agitam o evento
Quinta-feira (26/06)
- 20h00: Especial Charlie Brown Jr. – Tauan Lemos
Sexta-feira (27/06)
- 20h00: Cover Coldplay – Rubinho Gabba
Sábado (28/06)
- 17h00: Wagner Torres (Sertanejo)
- 20h00: Cover U2 – Rubinho Gabba
Domingo (29/06)
- 13h30: Sandro Peretto (Voz e Violão)
- 16h30: Black Mouth (Rock Nacional)
- 19h30: Especial Beatles – Banda Pepperland
Um evento para toda a família
“O TorresmoFest é mais que um festival gastronômico. É um momento para reunir amigos, curtir boa música e vivenciar uma experiência única com toda a família. Estamos felizes em trazer novamente esse evento para Palmas,” afirmou Diego Góes, superintendente do Capim Dourado Shopping.
Entretenimento
Equipe de Produção das músicas Akwē em Ação grava canções tradicionais na Aldeia Morrão
Equipe Akwē em Ação grava músicas tradicionais na Aldeia Morrão, valorizando a cultura e identidade do povo Xerente no Tocantins.

Com o compromisso de valorizar e preservar a cultura ancestral do povo Xerente, a equipe de produção das músicas Akwē em Ação realizou uma importante expedição até a Aldeia Morrão, localizada no território indígena Xerente, no Tocantins. O objetivo da missão foi gravar músicas tradicionais indígenas, entoadas pelos próprios membros da comunidade, registrando cantos que atravessam gerações.
O produtor de gravação e demais integrantes da equipe se deslocaram até a aldeia levando equipamentos e estrutura necessários para captar, com qualidade, os sons, vozes e ritmos que expressam a identidade e espiritualidade do povo Akwē (Xerente). As gravações fazem parte de um projeto que une cultura, memória e resistência, buscando ecoar a força da música indígena além das fronteiras territoriais.
As canções, que serão lançadas futuramente em formato físico e digital, integram um movimento de salvaguarda do patrimônio imaterial indígena, além de dar visibilidade à riqueza cultural dos povos originários do Brasil.
Entretenimento
Fotolyricas do Cerrado ganha versão impressa em 2025
Angel Lima lança versão impressa de Fotolyricas do Cerrado, livro de haikais e fotos sobre o bioma tocantinense, com tiragem para escolas públicas.

A jornalista e artista visual Angel Lima lança em 2025 a versão impressa de seu primeiro livro autoral, Fotolyricas do Cerrado. A obra, que une haikais e fotografias do bioma cerrado, revela um olhar poético e visual sobre o Tocantins. A publicação marca uma nova etapa do projeto iniciado com o lançamento da versão digital em dezembro de 2024.
Livro terá distribuição para escolas públicas
Com apoio da Lei Paulo Gustavo Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura e do Ministério da Cultura, a versão impressa de Fotolyricas do Cerrado terá parte da tiragem distribuída para bibliotecas de escolas públicas em diferentes municípios tocantinenses, por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc/TO).
“A distribuição para bibliotecas públicas é uma das contrapartidas do projeto, mas o público em geral também poderá adquirir o livro em livrarias de Palmas e pela internet”, ressalta a autora.
Natureza em verso e imagem
Em Fotolyricas do Cerrado, Angel entrelaça poesia e fotografia em uma proposta sensível e documental. Os haikais e imagens capturam a essência do Cerrado, abordando desde os ciclos naturais até contrastes simbólicos, como o fogo, a chuva e a resistência da semente.
A obra busca despertar um olhar mais atento e afetuoso para o bioma, promovendo consciência ambiental e valorização cultural.
Sobre a autora
Angel Lima é jornalista, fotógrafa e pesquisadora. Atua com temas ligados às culturas originárias, relações de gênero, natureza e territórios. É mestranda em Comunicação e Sociedade (PPGCom/UFT), com especializações em Estudos Latino-Americanos, Documentação Audiovisual e Ensino de Comunicação.
Com mais de 20 anos de trajetória na comunicação, Angel une técnica, sensibilidade e crítica em suas criações.
Ficha técnica
- Poemas e fotos: Angel Lima
- Apresentação e revisão: Luciana Andradito
- Prefácio: Ivan Cupertino
- Diagramação: Jackie Melo
- Capa: Angel Lima e Jackie Melo
- Assessoria de comunicação: Henrique Lopes
- Turismo4 dias atrás
Ilha do Combu: quando tradição e bioeconomia encantam visitantes
- Opinião e Editorial3 dias atrás
Campanha por Ana Caroline: doações de sangue são essenciais para nova cirurgia oncológica
- Social3 dias atrás
Yoga Day reúne bem-estar, presença e conexão no Five Senses Resort
- Social2 dias atrás
Giovanna Lancellotti e Gabriel David se casam no Cristo Redentor
- Social3 dias atrás
Sydney Neto e Aliny Almeida aproveitam férias na Itália