Governo do Tocantins
Forças de Segurança do Tocantins realizam Operação Enem 2024

Ação abrange 31 municípios e reúne órgãos municipais, estaduais e federais
As forças de segurança do Tocantins, coordenadas pelo Sistema Integrado de Operações (SIOP), já estão atuando na Operação Enem 2024 com vistas a garantir a segurança e transparência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que acontece neste domingo, 3, e no próximo domingo, 10 de novembro. Todo o trabalho será monitorado diretamente do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), em Palmas.
No Tocantins, a operação abrange 31 municípios com 97 locais de prova e 34.543 inscritos. O CICCE vai atuar em articulação direta com o Centro Nacional de Comando e Controle para monitorar e controlar as ações de segurança no Estado. Haverá uma estrutura de comando centralizada em Palmas, garantindo que cada órgão tenha funções específicas e que a coordenação ocorra de forma ágil e precisa, com canais diretos de comunicação entre os pontos focais no Tocantins e a coordenação nacional.
O diretor do SIOP, delegado Anderson Casé, reforça que o planejamento foi feito de forma detalhada e contou com a colaboração das diversas esferas governamentais com o intuito de proteger a integridade do exame e dos envolvidos, desde a logística de transporte até a aplicação das provas.
“A operação visa assegurar que o exame seja realizado de maneira tranquila e isenta de riscos, minimizando os possíveis incidentes que possam comprometer a aplicação das provas e o bem-estar dos participantes, colaboradores e envolvidos em todos os municípios do Estado”, destacou o diretor.
Participantes
Confira quais os órgãos e as missões de cada participante da Operação Enem 2024.
Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO): Coordena as ações de segurança pública em âmbito estadual, buscando a integração das forças de segurança e demais instituições, órgãos e agências envolvidas na operação.
Corpo de Bombeiros Militar (CBM-TO): Garantir a prontidão para atendimento a emergências e resgate, promovendo a segurança dos envolvidos em situações de risco.
Polícia Civil do Tocantins (PC-TO): Responsável pela investigação e prevenção de crimes que possam comprometer o exame, assegurando um plantão reforçado nos municípios com aplicação de provas.
Polícia Militar do Tocantins (PM-TO): Atua no policiamento ostensivo e na escolta dos materiais de prova, garantindo segurança nos locais de aplicação e no transporte de provas.
Polícia Penal do Tocantins (PP-TO): Atua no controle da população carcerária na aplicação do ENEM para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob Medida Socioeducativa que Inclua Privação de Liberdade, garantindo segurança das unidades e dos locais de aplicação de provas.
Polícia Federal (PF): Encarregada da prevenção e repressão a fraudes relacionadas ao ENEM, atuando também na segurança dos materiais em processos de transporte e armazenamento.
Polícia Rodoviária Federal (PRF): Responsável pelo patrulhamento e escolta nas rodovias federais, assegurando a logística segura dos exames em rotas que acessam os locais de prova.
Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMU): A Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) complementa as ações de segurança pública em áreas urbanas, com atuação específica nas proximidades dos locais de prova, e a Superintendência de Mobilidade trânsito e Transporte (SMT) realiza o controle do fluxo do trânsito próximos aos locais de prova.
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT): Realiza a distribuição logística das provas, assegurando a integridade e o cumprimento dos prazos de entrega em cada ponto de aplicação.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP): Responsável pela organização geral do exame. O INEP supervisiona a logística e coordena a execução das operações de segurança em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).
Agência Brasileira de Inteligência (ABIN/SETO): Realiza ações de inteligência com foco na identificação de possíveis ameaças à segurança do exame, fornecendo informações estratégicas para subsidiar a prevenção de incidentes e reforçar a proteção dos locais de aplicação de prova.
Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE): responsável pela aplicação das provas conforme os protocolos de segurança, garantindo que o exame ocorra em conformidade com os padrões exigidos.
Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa assina Ordem de Serviço para recuperação de barragem no Projeto Rio Formoso nesta segunda-feira, 14
Assinatura para o início das obras será realizada em solenidade às 10 horas, no Ginásio da Escola Municipal Hermínio Azevedo Soares, em Formoso do Araguaia

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assina nesta segunda-feira, 14, a Ordem de Serviço para a obra de recuperação da Barragem Taboca – Eixo 1, localizada no Projeto Rio Formoso. A solenidade ocorre às 10 horas, no Ginásio da Escola Municipal Hermínio Azevedo Soares, em Formoso do Araguaia.
A obra será executada pela Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd) e representa um investimento de R$ 33,35 milhões.
Projeto Rio Formoso
Com estruturas construídas entre 1979 e 1982, quando a região ainda integrava o estado de Goiás, a barragem necessita de adequações para atender à Política Nacional de Segurança de Barragens e garantir segurança hídrica ao projeto, que é um dos maiores polos agrícolas do Tocantins.
O Projeto Rio Formoso abrange cerca de 28 mil hectares irrigáveis e utiliza sistemas de irrigação por inundação para o cultivo de arroz no período chuvoso. Durante a seca, o modelo adotado é o de subirrigação, voltado para a produção de sementes de soja, além do cultivo de milho, feijão e melancia. A obra visa assegurar a continuidade e expansão dessas atividades produtivas, fundamentais para o desenvolvimento da região.
Governo do Tocantins
Governo do Tocantins realiza ação de arrecadação de alimentos no Taquaruçu Fest
Doações serão encaminhadas a instituições e projetos sociais por meio programa Tocantins Alimenta Quem Precisa, realizado pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais; evento ocorre nesta sexta-feira, 11, com show nacional de Bell Marques

O Governo do Tocantins realiza, nesta sexta-feira, 11, a segunda edição do Taquaruçu Fest e convida a população a participar da festa e também de uma ação solidária: a doação de 1 kg de alimento não perecível para o programa Tocantins Alimenta Quem Precisa. Coordenado pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps), o programa destina os alimentos arrecadados a instituições, projetos sociais e comunidades em situação de vulnerabilidade. O evento ocorre na Praça Tarcísio Machado, no distrito de Taquaruçu, em Palmas, com entrada gratuita, show nacional de Bell Marques e apresentações de artistas regionais.
“Nós acreditamos no poder da solidariedade e sabemos que cada show, cada festa, pode ser também uma oportunidade de fazer o bem. Por isso, aproveitamos este momento de celebração para convidar as pessoas a doarem. É um gesto simples, mas que transforma a realidade de muita gente”, destaca a primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero.
O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, enfatiza que o programa Tocantins Alimenta Quem Precisa tem sido um grande aliado nas ações e nos eventos do estado. “É uma parceria que dá certo, porque além de levar alegria às pessoas, fortalece o espírito de solidariedade do nosso povo, algo que vem sendo muito bem conduzido pela nossa primeira-dama Karynne Sotero e pelo nosso governador Wanderlei Barbosa. Por isso, é fundamental reforçarmos sempre essa união entre o turismo e as ações sociais, pois juntos construímos um Tocantins mais justo, acolhedor e forte para todos”, reforça.
Solidariedade em rede
Criado em 2024, o Tocantins Alimenta Quem Precisa integra a Rede Cuidar, iniciativa do Governo do Estado que articula ações voltadas para a proteção social, a geração de renda e a cidadania. Desde então, o programa tem promovido a arrecadação de alimentos em shows e eventos realizados pelo Estado, como a 25ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), onde cerca de 140 toneladas de alimentos foram arrecadados e seguem sendo encaminhados a quem mais precisa.
Entre as instituições já beneficiadas, estão as casas de idosos Sagrado Coração de Jesus (Araguaína), Conferência São Vicente de Paula (Arraias) e Abrigo João XXIII (Porto Nacional). O Lar Batista F. F. Soren, que acolhe crianças em situação de vulnerabilidade, também recebeu doações, assim como a Associação das Mulheres Bem Vividas de Pedro Afonso e a Casa Azul, que apoia famílias da região sul de Palmas.
As doações também têm chegado às famílias de pacientes em tratamento, por meio da Associação Amigos do HGP, da Fundação Pró-Rim, da Casa de Apoio Vera Lúcia, da Liga Feminina de Combate ao Câncer e da Comunidade Terapêutica Rhema, que atua na recuperação de dependentes químicos no Jardim Taquari, em Palmas, bem como a Fazenda da Esperança Feminina.
Taquaruçu Fest
Promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), o Taquaruçu Fest celebra a cultura local e o turismo com shows de artistas regionais e nacionais. Nesta sexta-feira, 11, a grande atração será Bell Marques, conhecido por hits que marcaram gerações. Também sobem ao palco os artistas Viola D’Júnior, Paulinho & Banda e Wglemerson Lima.
Governo do Tocantins
Com mais de 77 mil processos, Detran/TO registra aumento de 27% no número de atendimento no mês de junho
No primeiro semestre de 2025, órgão ultrapassou 300 mil atendimentos referentes aos serviços de habilitação, veículo e banca examinadora

Com mais de 77 mil processos, Detran/TO registra aumento de 27% no número de atendimento no mês de junho
No primeiro semestre de 2025, órgão ultrapassou 300 mil atendimentos referentes aos serviços de habilitação, veículo e banca examinadora
Por Gabriel Moraes / Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), realizou 77.518 mil atendimentos relacionados aos serviços de habilitação, veículo, nas 43 unidades do órgão no estado, e da banca examinadora, em 83 municípios tocantinenses, no mês de junho.
Com uma média de 4.080 atendimentos por dia, os números representam um aumento de 27,01% em relação ao mês de maio, quando o órgão atendeu a 61.036 solicitações de serviços.
Nos seis primeiros meses do ano, o Detran/TO registrou um total de 301.601 mil atendimentos. Esses resultados não levam em consideração os serviços realizados pela Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) e pelo setor jurídico do órgão.
Segundo o presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga, “esses números refletem o crescimento da demanda e o empenho do órgão em atender as necessidades da população tocantinense. Nosso trabalho segue tendo como foco a inovação, ampliação dos canais de atendimento e otimização dos serviços, visando sempre à excelência no suporte ao cidadão”, destacou o titular da pasta.
Habilitação
No mês de junho, o setor de habilitação registrou 11.340 atendimentos envolvendo requerimentos e aberturas de processos, dos quais houveram a emissão de 8.804 Carteiras Nacional de Habilitação (CNH).
Com 3.845 mil emissões, a renovação da CNH foi o serviço mais solicitado do órgão no mês, seguido de primeira habilitação, com 2.242 processos, e troca para definitiva, com 1.569 pedidos. O órgão contabilizou também 25 pedidos de Permissão Internacional para Dirigir (PID).
Veículos
Os serviços de veículos seguiram como os mais procurados do Detran/TO, registrando 55.748 mil atendimentos no mês de junho.
A Transferência de propriedade foi o serviço mais procurado pelos usuários com 8.903 atendimentos, seguido de alienação fiduciária, 4.846, e primeiro emplacamento, com 4.573 solicitações, não considerando a auditoria, já que todos os serviços passam por este procedimento.
Banca Examinadora
A banca examinadora do Detran/TO aplicou 10.430 provas em 83 municípios tocantinenses. Desse total, 6.592 foram provas práticas e 3.838 teóricas. Nos municípios onde não possui banca fixa, o serviço é oferecido por agendamento.
Primeiro Emplacamento 100% digital
O Detran/TO agora passa a oferecer o serviço de primeiro emplacamento 100% digital, não sendo mais presencial. O serviço foi ampliado para os usuários, que antes estava restrito aos despachantes, o que irá diminuir filas e garantir celeridade nos processos do órgão.
O serviço está disponível no Portal de Serviços do Governo do Tocantins, por meio do link:
https://servicos.to.gov.br/servico_detalhado.aspx?cod_assunto_documento_tipo=8502 .
Credenciamento para CFC 100% digital
Já está valendo também para os Centros de Formação de Condutores (CFC´s), os serviços de credenciamento, renovação de credenciamento, inclusão de veículos e cadastro de profissionais pelo Portal de Serviços do Governo do Estado. Os referidos processos serão realizados de maneira 100% digital.
“Essa atualização do sistema representa mais um avanço na transformação digital do Detran. Estamos tornando os processos mais rápidos e acessíveis, beneficiando diretamente os Centros de Formação de Condutores e os cidadãos tocantinenses”, enfatiza o presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga.
Link de acesso aos serviços: https://servicos.to.gov.br/listar_servico.aspx?txt_pesquisa=inclus%u00e3o
Ampliação dos serviços online
Com o primeiro emplacamento e o credenciamento para os CFC´s, o Detran/TO amplia seus serviços disponibilizados de forma online, por meio do Detran TO Fácil, Carteira Digital de Trânsito (CDT) e do site institucional, permitindo que os usuários do órgão possam ter acesso a eles sem a necessidade de se deslocaram até alguma unidade do órgão presencialmente.
Essa ampliação dos serviços digitais contempla o amplo projeto do Governo do Tocantins de modernização da administração pública do estado, em busca de oferecer mais celeridade e eficiência aos cidadãos tocantinenses.
Confira os serviços disponibilizados nas ferramentas:
Detran TO Fácil
Troca da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) provisória para a definitiva;
Permissão Internacional para Dirigir (PID);
Emissão de segunda via;
Consulta ao prontuário (multas e débitos).
Carteira Digital de Trânsito
Intenção de venda;
Desconto de 40% nas multas;
Indicação do real condutor;
Consulta ao prontuário;
Credencial para vaga especial em estacionamentos para pessoas idosas, com deficiência e mobilidade reduzida.
Site institucional / Portal de serviços
Primeiro Emplacamento
Emissão do licenciamento e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV);
Cartão de vaga especial no estacionamento para pessoas idosas;
Credenciamento, renovação de credenciamento, inclusão de veículos e cadastro de profissionais para CFC´s
-
Turismo17 horas atrás
Som das Águas movimenta finais de tarde no Lago de Palmas
-
Palmas4 dias atrás
Zanin concede prisão domiciliar a Eduardo Siqueira Campos por motivos de saúde
-
Internacional2 dias atrás
EUA oficializam tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto; carta de Trump a Lula provoca crise diplomática
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Temporada de Praia 2025 agita Araguacema com segurança e shows
-
ALETO4 dias atrás
Amélio Cayres valoriza cultura em Recursolândia e Goiatins