conecte-se conosco

Educação

Formação em Comunicação e Justiça Climática leva jovens lideranças a conhecer diferentes realidades no Tocantins

Publicadas

sobre

Após um módulo na TI Krahô, o curso foi realizado no acampamento Olga Benário, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST.

Entre os dias 12 e 15 de maio, jovens quilombolas, indígenas, acampados, pescadores e estudantes universitários participaram do segundo encontro do Curso de Formação de Jovens em Comunicação e Justiça Climática, que ocorreu no acampamento Olga Benário, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST, localizado no município de Tabocão/TO. Essa formação faz parte do Programa VAC – Vozes pela Ação Climática Justa, apoiado no Brasil pela Fundación Avina.

O curso é dividido em quatro módulos presenciais e desenvolve capacidades de comunicação, execução de projetos, liderança e protagonismo, entre outros. O primeiro encontro foi realizado entre os dias 24 e 27 de março na Aldeia Pedra Branca, TI Krahô, e os próximos estão previstos para serem realizados na comunidade quilombola Kalunga do Mimoso e na Aldeia Prata, TI Apinajé.

Segundo o cursista Allan Martins, da Associação da Comunidade Remanescente de Quilombo Kalunga do Mimoso – Arraias (AKMT), a vivência é fundamental para a construção desse movimento no Tocantins. “A realização de cursos em diferentes territórios é muito boa, conhecemos realidades e culturas diferentes, mas com os mesmos problemas. E com as técnicas e aprendizagem adquiridas, posso fortalecer as ações de controle e preservação natural e cultural da minha comunidade, além da parte da comunicação, ajudando a comunidade a entender toda a importância dessa preservação”, relata.

Os facilitadores convidados para esse módulo foram: Jorge Lima (MST), Rodrigo Duarte (MST), Lorena Varão (UFT), Antônio Marcos (MST), Solange Nascimento (UFT), Marcos Antônio (Coletivo Desenvolvimento e Juventude), Sarah Tamioso e Leonardo Abreu (ISPN).

Vozes do Tocantins

A coalizão é composta pelas seguintes organizações: Associação da Comunidade Remanescente de Quilombo Kalunga do Mimoso – Arraias (AKMT), Associação Centro Cultural Kàjre (povo Krahô), Associação Pyka Mex (povo Apinajé), Colônia de Pescadores/as de Araguacema-TO (Copesca), Cooperativa de Trabalho, Prestação de Serviços Assistência Técnica e Extensão Rural (Coopter), Escola Família Agrícola Bico do Papagaio Padre Josimo (EFA – Esperantina), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST – Tocantins), Associação Onça D´água de Apoio às Unidades de Conservação, Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da Universidade Federal do Tocantins (UFT), curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental da Universidade Federal do Tocantins – Campus Arraias, Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) e Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdades e Sistemas Sociológicos (Neruds).

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda