

Frota zero-quilômetro do transporte coletivo começa a operar em Palmas; prefeito anuncia gratuidade de 1º a 11 de maio.
Frota zero-quilômetro do transporte coletivo de Palmas começa a operar na quarta-feira, 7; prefeito determina gratuidade na tarifa de 1º a 11 de maio
Usuários vão contar com 154 ônibus e 10 vans com acessibilidade, Wi-Fi, câmeras e tomadas para carregar smartphones
A frota zero-quilômetro do transporte coletivo de Palmas começa a circular na próxima quarta-feira, 7 de maio. Serão 154 novos veículos, sendo 140 em operação e 14 reservas, além de 10 vans adaptadas. O serviço será oferecido pela empresa Sancetur Santa Cecília Turismo Ltda, contratada por meio de processo emergencial firmado com a Prefeitura de Palmas, via Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP).
Tarifa gratuita de 1º a 11 de maio
Durante o período de transição do sistema, o prefeito Eduardo Siqueira Campos determinou a gratuidade na tarifa entre os dias 1º e 11 de maio, para permitir que os usuários façam a recarga dos novos cartões. A cobrança será retomada no dia 12 de maio, com a nova tarifa de R$ 4,85.
Frota moderna e acessível
Com a nova frota, Palmas se torna a primeira Capital do Brasil com 100% dos ônibus do transporte coletivo zero-quilômetro. Os veículos contam com Wi-Fi, ar-condicionado, tomadas USB, câmeras de segurança, georreferenciamento e acessibilidade. As vans farão o transporte de pessoas com dificuldades de locomoção até clínicas de reabilitação.
De acordo com o prefeito, “são 154 novos veículos que irão atender plenamente a população, com partidas a cada 20 minutos, garantindo conforto e pontualidade. A cidade terá mais estações e pontos de ônibus nos próximos meses”.
Logística de chegada dos veículos
Desde o dia 30 de abril, cerca de 70 ônibus e vans já haviam chegado à Capital. Por recomendação do DNIT, o transporte é realizado em grupos de 16 veículos por dia. Todos passam por vistoria e identificação antes de entrar em circulação em 7 de maio.
Com o novo modelo, haverá um aumento de 50% na quantidade de veículos, e a expectativa é de economia anual de R$ 19 milhões, já que não haverá mais pagamento por locação, manutenção ou garagem.
Contratação emergencial e licitação
A contratação da empresa foi publicada no Diário Oficial do Município em 16 de abril e visa resolver, de forma emergencial, a precariedade do serviço. Segundo o presidente da ATCP, Walace Pimentel, a medida foi legal e necessária, já que o processo licitatório para concessão do sistema de transporte ainda aguarda autorização do Tribunal de Contas do Estado.
“A população de Palmas merece um transporte digno, rápido e acessível. A urgência justifica a solução emergencial enquanto a licitação definitiva está em tramitação”, destacou Pimentel.
Todos os veículos da nova frota possuem ar-condicionado, Wi-Fi, tomada USB e acessibilidade. (Foto: Regiane Rocha)
Saiba mais sobre a atuação da ATCP no site oficial da Prefeitura: www.palmas.to.gov.br.
Vila Sertões será montada a partir do dia 22 deste mês no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues com abertura para visitação pública
Palmas sediará uma prova inédita do Campeonato Brasileiro de Rally-Raid: o Sertões Series Tocantins. O evento, que conta com apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), acontecerá dos dias 23 a 27 de setembro e terá como ponto de partida a Capital e chegada em Dianópolis, movimentando o esporte, o turismo e a economia da região. A Vila Sertões será montada no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues com abertura para visitação pública a partir do dia 22 de setembro.
Além da movimentação esportiva, a programação promete movimentar o setor turístico da cidade, como hotéis, restaurantes, bares e serviços de transporte sendo diretamente impactados pelo evento. A organização do evento é do Instituto Sertões.
Conforme a organização da prova, os pilotos percorrerão 1.058 km de percurso, dos quais 956 km serão de especiais cronometradas, representando 90,3% do trajeto. O rally reunirá motos, quadriciclos, UTVs e carros em uma disputa marcada por terrenos inéditos, que vão desde estradas de fazenda e piçarras até travessias de rios, áreas pedregosas e trechos extensos de areia, característicos do Tocantins.
Programação
O evento terá início em Palmas, no dia 23 de setembro, com o Prólogo, que definirá a ordem de largada. A partir daí, os competidores seguirão rumo a Ponte Alta do Tocantins, enfrentando caminhos estreitos, sinuosos e os primeiros desafios em areia. No dia seguinte, a disputa continua em formato de laço, em torno de Ponte Alta, com trechos técnicos de trial e novos obstáculos.
No terceiro dia, os pilotos e navegadores seguirão para Dianópolis, passando por regiões menos conhecidas do Estado, que exigirão atenção redobrada à navegação. Já a etapa final, em torno do município, será a mais dura da competição, reunindo erosões, serras, retas rápidas e um trecho de 40 km de areia pesada.
Durante o período em que a competição estiver em Palmas, o Centro de Convenções Arnaud Rodrigues será transformado na Vila Sertões, espaço que funcionará como base de apoio do evento.
No local, o público terá acesso à praça de alimentação, programação cultural e atrações abertas à comunidade, fortalecendo a integração entre o rali e a cidade.
Impacto
Para a presidente da Agtur, Ana Paula Setti Nogueira, o impacto vai além da dimensão esportiva. “Receber o Rally dos Sertões é muito mais do que sediar uma competição esportiva: é movimentar toda a cadeia do turismo da cidade. Um evento deste porte fortalece nossos hotéis, bares, restaurantes e serviços de transporte, além de promover Palmas para o Brasil e o mundo como destino de experiências. Esse impacto positivo gera emprego, renda e contribui para consolidar nossa Capital como referência no turismo de eventos”, destacou.
Campanha busca mobilizar o setor comercial de Palmas e estimular a população a realizar suas compras natalinas no município
A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (Sedeem), dará início na quinta-feira, 18, às 19 horas, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL), à abertura oficial da campanha de Natal deste ano.
Com o lema ‘Venha Comprar em Palmas’, a campanha Natalzão CDL 2025 é a primeira a contar com a participação integral da Prefeitura na organização, em parceria com a entidade. O objetivo é mobilizar todo o setor comercial da Capital, estimulando a população a realizar suas compras natalinas no município.
“A campanha de Natal vem para atender a uma demanda de impulsionamento do comércio, e também fortalecer a geração de emprego e renda, além de atrair consumidores das cidades vizinhas, impulsionando o turismo, os negócios e todos os setores da economia local”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Henrique Nesello.
Campanha de Incentivo
Além da CDL Palmas, a campanha também terá o apoio do Sebrae e do governo do Tocantins e contará com premiações em dinheiro para lojistas que se destacarem na decoração natalina de seus estabelecimentos. Os vendedores também serão premiados, valorizando o esforço de quem está na linha de frente das vendas.
Seminário de Inovação e Estratégia de Vendas
O lançamento acontece na mesma data em que será promovido o Seminário de Inovação, Produtividade e Estratégia de Vendas, que visa à apresentação de benefícios do programa de acompanhamento personalizado por Agentes Locais de Inovação (ALI), promovendo eficiência operacional, melhoria na gestão, identificação de oportunidades inovadoras e aumento da competitividade. Inscrições podem ser feitas aqui.
A programação inclui três palestras: ‘Produtividade 5.0 – Como aumentar suas vendas’, com Rafael Medeiros; ‘Como aumentar suas vendas utilizando IA’, com Vagner Cassol; e apresentação de casos de sucesso de empresas que tiveram aumento de faturamento, redução de custos e inovação em produtos e serviços, com Tudy Vieira.
Voltada a profissionais da educação infantil, capacitação tem início nesta terça-feira, 16, no auditório da ETI Almirante Tamandaré
A Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed) promove, a partir desta terça-feira, 16, um ciclo de formação direcionado aos novos professores aprovados no último concurso público da pasta e que já estão atuando na educação infantil do município. A capacitação é voltada aos profissionais que integram as equipes dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e das Escolas de Educação Infantil de Palmas.
O ciclo de formação segue até quinta-feira, 18, com atividades nos períodos matutino, 7h30 às 11h30, e vespertino, das 13h30 às 17h30, no auditório da Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, localizada na Arse 132 (Quadra 1.306 Sul).
Conforme a diretora da Educação Infantil da Semed, Jordana Jácome, a formação tem o intuito de contribuir para a capacitação contínua e o desenvolvimento profissional dos novos educadores, fortalecer a qualidade da educação infantil na Capital, além de ser um espaço de integração e aprimoramento dos professores recém-ingressos na rede, preparando-os para atuar com excelência.
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas
Fotógrafo do Tocantins, Emerson Silva, ganha destaque nacional circulando pelo Brasil com seu trabalho sobre as tradições do Povo Indígena Krahô