

Frota zero-quilômetro do transporte coletivo começa a operar em Palmas; prefeito anuncia gratuidade de 1º a 11 de maio.
Frota zero-quilômetro do transporte coletivo de Palmas começa a operar na quarta-feira, 7; prefeito determina gratuidade na tarifa de 1º a 11 de maio
Usuários vão contar com 154 ônibus e 10 vans com acessibilidade, Wi-Fi, câmeras e tomadas para carregar smartphones
A frota zero-quilômetro do transporte coletivo de Palmas começa a circular na próxima quarta-feira, 7 de maio. Serão 154 novos veículos, sendo 140 em operação e 14 reservas, além de 10 vans adaptadas. O serviço será oferecido pela empresa Sancetur Santa Cecília Turismo Ltda, contratada por meio de processo emergencial firmado com a Prefeitura de Palmas, via Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP).
Tarifa gratuita de 1º a 11 de maio
Durante o período de transição do sistema, o prefeito Eduardo Siqueira Campos determinou a gratuidade na tarifa entre os dias 1º e 11 de maio, para permitir que os usuários façam a recarga dos novos cartões. A cobrança será retomada no dia 12 de maio, com a nova tarifa de R$ 4,85.
Frota moderna e acessível
Com a nova frota, Palmas se torna a primeira Capital do Brasil com 100% dos ônibus do transporte coletivo zero-quilômetro. Os veículos contam com Wi-Fi, ar-condicionado, tomadas USB, câmeras de segurança, georreferenciamento e acessibilidade. As vans farão o transporte de pessoas com dificuldades de locomoção até clínicas de reabilitação.
De acordo com o prefeito, “são 154 novos veículos que irão atender plenamente a população, com partidas a cada 20 minutos, garantindo conforto e pontualidade. A cidade terá mais estações e pontos de ônibus nos próximos meses”.
Logística de chegada dos veículos
Desde o dia 30 de abril, cerca de 70 ônibus e vans já haviam chegado à Capital. Por recomendação do DNIT, o transporte é realizado em grupos de 16 veículos por dia. Todos passam por vistoria e identificação antes de entrar em circulação em 7 de maio.
Com o novo modelo, haverá um aumento de 50% na quantidade de veículos, e a expectativa é de economia anual de R$ 19 milhões, já que não haverá mais pagamento por locação, manutenção ou garagem.
Contratação emergencial e licitação
A contratação da empresa foi publicada no Diário Oficial do Município em 16 de abril e visa resolver, de forma emergencial, a precariedade do serviço. Segundo o presidente da ATCP, Walace Pimentel, a medida foi legal e necessária, já que o processo licitatório para concessão do sistema de transporte ainda aguarda autorização do Tribunal de Contas do Estado.
“A população de Palmas merece um transporte digno, rápido e acessível. A urgência justifica a solução emergencial enquanto a licitação definitiva está em tramitação”, destacou Pimentel.
Todos os veículos da nova frota possuem ar-condicionado, Wi-Fi, tomada USB e acessibilidade. (Foto: Regiane Rocha)
Saiba mais sobre a atuação da ATCP no site oficial da Prefeitura: www.palmas.to.gov.br.