Agronegócio
“Fundo JBS pela Amazônia” amplia suporte a projetos no bioma com apoio da Aviagen

Com o apoio da Aviagen América Latina e outras empresas, Fundo tem R$ 62,2 milhões comprometidos em 19 projetos
A Aviagen® América Latina reafirma seu compromisso com a sustentabilidade ambiental ao apoiar o Fundo JBS pela Amazônia. Criado em 2020, o Fundo JBS pela Amazônia é uma organização civil brasileira sem fins lucrativos que promove e financia iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável do Bioma Amazônico – região vital para a sustentabilidade do planeta devido ao seu papel significativo na produção de oxigênio e absorção do dióxido de carbono, um dos principais gases do efeito estufa.
A Aviagen América Latina, uma apoiadora dedicada do Fundo, realizou uma doação total de R$ 1,5 milhão nos últimos 3 anos. Esses projetos concentram-se em áreas vitais, como conservação, restauração florestal, biodiversidade dos ecossistemas da região, desenvolvimento comunitário e avanço da ciência e tecnologia.
Em colaboração com a Aviagen América Latina e outras empresas, o Fundo JBS pela Amazônia destinou um total de R$ 62,2 milhões para apoiar 19 projetos até 2026. Essas iniciativas atendem 90 negócios (comunitários e individuais), beneficiando mais de 4 mil famílias e conservando mais de 1,9 milhão de hectares conservados e/ou sob manejo melhorado/recuperado. São apoiadas 19 unidades de conservação e Terras Indígenas.
“Estamos muito satisfeitos com a forma como o Fundo vem fazendo a gestão dos projetos, de forma muito transparente e profissional. Temos orgulho de nos unirmos à JBS para promover o desenvolvimento sustentável da região amazônica, melhorando a vida dos habitantes que ali vivem com a criação e fomento de oportunidades econômicas para a região”, destaca o presidente da Aviagen América Latina, Ivan Lauandos.
Destacando a vital importância dessa aliança, a presidente do Fundo JBS pela Amazônia, Joanita Maestri Karoleski, declara: “Nossa colaboração com a Aviagen tem sido fundamental para o desenvolvimento dos projetos apoiados pelo Fundo. Levamos recursos para áreas que precisam ser regeneradas e também para a geração de valor das cadeias da bioeconomia. O investimento privado atua em conjunto com as políticas públicas, criando melhores condições para o desenvolvimento socioeconômico do bioma. Somente o trabalho em conjunto é capaz de gerar escala e impacto”.
Fundo JBS e os projetos para a Amazônia
Aqui estão exemplos da diversidade de projetos apoiados pelo Fundo JBS para a Amazônia. Cada projeto é concebido para atender a desafios ambientais, sociais e econômicos específicos da região, com o objetivo primordial de promover o desenvolvimento sustentável e a conservação do Bioma Amazônico.
RestaurAmazônia: em colaboração com a Fundação Solidaridad e co-financiamento da Elanco Foundation, o projeto apoia cerca de 1.500 famílias de agricultores por meio da restauração de áreas degradadas na região amazônica. Para isso, o projeto foca na implantação de sistemas agroflorestais com cultivo de cacau e na promoção de boas práticas agrícolas na pecuária. O RestaurAmazônia busca criar um impacto ambiental positivo, melhorar a subsistência das famílias agricultoras e promover práticas sustentáveis.
Programa Economias Comunitárias Inclusivas: este programa tem como foco o fortalecimento da cadeia produtiva do açaí em algumas comunidades amazônicas. Abrange a certificação de produtos, a implantação de uma fábrica para produção de polpa, ampliação do portfólio de produtos de maior valor agregado, construção de escolas e a qualificação de jovens e mulheres para atuar nas atividades ligadas ao açaí. O objetivo final é aumentar a renda de 240 famílias locais e estabelecer um modelo de bioeconomia inclusiva, que possa ser usado em outras cadeias. Implementado em conjunto por diversas entidades, como Amazonbai, Instituto Interelos, IEB, Universidade Estadual do Amapá e Instituto Terroá.
Pesca Justa e Sustentável: em parceria com a ASPROC (Associação dos Produtores Rurais de Carauari), o projeto busca fortalecer a cadeia do pescado com apoio à infraestrutura em entreposto e embarcações para facilitar o beneficiamento, armazenamento e transporte do pescado obtido em diversas comunidades. O projeto beneficia 450 famílias, residentes em 55 comunidades ribeirinhas da região do Médio Juruá, no Amazonas, gerando aumento da produção e da renda.
AMAZ (Aceleradora & Investimentos de Impacto): liderada pelo Idesam (Instituto de Desenvolvimento da Amazônia), o programa visa acelerar o crescimento de aproximadamente 30 startups. Os participantes do programa receberão suporte, treinamento e orientações em desenvolvimento de negócios. O principal objetivo do projeto é fomentar um próspero ecossistema empreendedor dentro da cadeia da biodiversidade, fundamental para a preservação e sustentabilidade da floresta amazônica.
Destravando Crédito para a Bioeconomia da floresta: por meio de uma estratégica colaboração com o Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus), o projeto visa facilitar o acesso do crédito rural para 2.500 famílias produtoras das cadeias da bioeconomia de base florestal (castanha do Pará, açaí, pescado, madeira, óleos e resinas). O objetivo é possibilitar que essas famílias envolvidas em atividades produtivas sustentáveis obtenham recursos financeiros e apoio para melhorar seus negócios e meios de subsistência. O projeto busca promover o empoderamento econômico e fortalecer o desenvolvimento sustentável dessas comunidades dependentes da floresta.
Geoflora: em parceria técnica com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), tem como objetivo o avanço da pesquisa e desenvolvimento tecnológico para aumentar o valor agregado dos produtos derivados da Floresta Amazônica. Seu foco é explorar novas matérias-primas e ingredientes da bioeconomia para aumentar o potencial econômico e a sustentabilidade da região. Além disso, o projeto abrange programas dedicados ao monitoramento da redução de emissões no campo, monitoramento do desmatamento, promoção da inovação social e fomento ao desenvolvimento de tecnologias renováveis. O objetivo é alavancar o conhecimento científico e a inovação para apoiar a conservação e o uso responsável dos recursos da Amazônia, promovendo o bem-estar social e ambiental.
Mãos indígenas, floresta em pé: iniciativa de apoio à bioeconomia indígena, com foco nas cadeias de castanha e do artesanato. Também estabelece uma rede de sementes e mudas florestais, com o envolvimento direto de jovens e mulheres indígenas. O projeto visa fortalecer o desenvolvimento de 100 iniciativas econômicas indígenas em colaboração com associações e cooperativas. Para implementar o programa, Forest Trends, Greendata e Ecoporé trabalharão juntos para promover meios de subsistência sustentáveis, fortalecimento econômico e preservação cultural nas comunidades indígenas.
Inovamazônia: o projeto visa coordenar pesquisas com foco em produtos plant-based, com o objetivo de descobrir novos ingredientes que possam ser utilizados pela indústria alimentícia. Também identificará corantes, aromas e saborizantes, fibras, espessantes e gomas que podem melhorar os aspectos nutricionais e sensoriais de diversos produtos. Já foram selecionadas 7 pesquisas nas seguintes cadeias: açaí, babauçu, cacau, castanha do Brasil, cupuaçu, guaraná e tucumã. O projeto busca oferecer à indústria alimentícia opções inovadoras e sustentáveis para o desenvolvimento de ingredientes e conta com o apoio da GFI Brasil
Bioplástico: este projeto desenvolve a pesquisa já existente sobre bioplásticos de fibras amazônicas, com foco na criação de um produto biodegradável e na promoção da Economia Circular. A proposta é desenvolver um material sustentável (biocomposto) a partir de fibras derivadas do ouriço da castanha do Pará, que podem ser utilizadas para substituição parcial e/ou total do polipropileno (PP). Ao aproveitar as propriedades únicas dessas fibras, o projeto visa criar uma alternativa ecológica aos plásticos tradicionais, contribuindo para uma abordagem mais sustentável e circular de materiais e gestão de resíduos. Tem o apoio da WTT, UEA – Universidade do Estado do Amazonas, UFPR – Universidade Federal do Paraná, UFV – Universidade Federal de Viçosa, Idesam e Tutiplast.
Proteínas da Amazônia: este projeto visa pesquisar e desenvolver métodos de extração de proteínas da torta de castanha e cupuaçu, eventualmente utilizando-as como fontes sustentáveis e nutritivas de proteínas na indústria alimentícia. Seu foco é otimizar as técnicas de extração e processamento para criar extratos de proteína de alta qualidade, adequados para diversos produtos alimentícios. Esta pesquisa contribui para a exploração de ingredientes indígenas da Amazônia e promove abordagens sustentáveis e inovadoras para a produção de alimentos e nutrição. Com apoio do Senai Cetiqt, Embrapii, Reca, Instituto Belterra e Mahta.
Painel da Floresta: esta iniciativa se concentra na organização e integração de dados para gerar inteligência que possa orientar políticas e nortear investimentos nas cadeias de açaí, babaçu e cacau, fornecendo informações valiosas sobre essas indústrias florestais específicas. A inteligência reunida pode ser usada por formuladores de políticas, investidores e partes interessadas para tomar decisões e desenvolver estratégias que apoiem o desenvolvimento sustentável e o crescimento dos setores de açaí, babaçu e cacau. Essa abordagem baseada em dados contribui para o gerenciamento eficaz dos recursos florestais, ao mesmo tempo em que promove o progresso socioeconômico. Visite Coalizão Brasil Clima Florestas e Agricultura e Uma Concertação pela Amazônia para saber mais.
ATERs para Amazônia: este estudo tem como foco o aprimoramento dos programas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) nas cadeias produtivas de açaí, castanha, pescado, cacau e andiroba. O objetivo é aumentar a eficácia da ATER, garantindo que atendam às especificidades destas cadeias. Leia mais no Instituto Escolhas.
Educação Resex: em colaboração com o Instituto de Estudos Amazônicos (IEA) e o Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), o projeto visa oferecer educação especializada e oportunidades de treinamento para atender às necessidades dos jovens que vivem nas Reservas Extrativistas e na Reserva Extrativista Chico Mendes (Resex). O objetivo é equipá-los com as habilidades e conhecimentos para seguir carreiras de sucesso no setor, promovendo o desenvolvimento sustentável e melhorando os meios de subsistência na região.
Novas Tecnologias para Embarcações Ribeirinhas: em parceria com a Emerge Brasil, o projeto tem como foco a pesquisa para a eletrificação de pequenas embarcações como forma de melhorar a acessibilidade, logística e a qualidade de vida da população amazônica. Ao fazer a transição de motores tradicionais baseados em combustível para propulsão elétrica limpa e sustentável, o projeto visa reduzir o impacto ambiental e promover um meio de transporte mais sustentável. Além disso, a iniciativa busca estimular o desenvolvimento de novos mercados relacionados às tecnologias de barcos elétricos na Amazônia, incentivando a inovação e criando oportunidades econômicas.
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Sobre o Fundo JBS pela Amazônia
Criado em 2020, o Fundo JBS pela Amazônia é uma organização sem fins lucrativos que apoia e financia projetos que promovem a conservação ambiental e o investimento de impacto na Amazônia. Os três eixos de atuação são Ciência e Tecnologia, Cadeias Produtivas e Bioeconomia. Juntos, eles fortalecem, sobretudo, as cadeias produtivas ligadas à agricultura familiar, apoiam o acesso a recursos financeiros para negócios que valorizam a floresta em pé e incentivam a ciência e a tecnologia em projetos voltados para a mobilidade, conectividade e energia. A instituição é aberta a contribuições e parcerias de associações da iniciativa privada, terceiro setor e grupos multistakeholders. A JBS se compromete a igualar a contribuição feita a cada doação até atingir R$ 500 milhões.
Agronegócio
32ª ExpoAlvorada reúne produtores e movimenta economia local com apoio do Sicred

Com o propósito de aproximar produtores rurais, empresários e a comunidade em torno de negócios, cultura e valorização do agronegócio regional, Alvorada recebe a 32ª Exposição Agropecuária (ExpoAlvorada). A Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia marca presença no evento, que acontece até sábado, 06, com um estande voltado ao relacionamento com o público e à abertura de novas contas.
Parceiro estratégico da feira, a cooperativa reforça sua atuação como instituição financeira cooperativa comprometida com o desenvolvimento local e o fortalecimento do setor produtivo. Durante a ExpoAlvorada, realizada no Parque de Exposições da cidade, a instituição disponibilizou soluções financeiras voltadas a custeio, investimento e expansão da produção, além de consultoria com associados e produtores interessados em ampliar seus negócios.
Para a gerente da agência na cidade, Suleima Aguiar da Silva, a feira é uma oportunidade de estreitar laços com a comunidade e reafirmar o compromisso com o setor produtivo. “A Expoalvorada é um espaço que traduz a força do agronegócio e a importância da cooperação. Estar aqui significa apoiar os produtores em suas jornadas de crescimento e, ao mesmo tempo, fomentar a economia de toda a região. O cooperativismo financeiro é um motor para que o desenvolvimento seja coletivo e sustentável”, destacou.
Segundo Suleima, o evento contribuiu não apenas para movimentar negócios ligados ao campo, mas também para impulsionar setores como comércio, serviços, gastronomia e turismo, reforçando a vocação empreendedora de Alvorada. “O evento é reconhecido como uma vitrine para pequenos, médios e grandes produtores, criando um ambiente de troca de conhecimento e oportunidades comerciais. Estamos sempre presentes.
ExpoAlvorada
Realizada pelo Sindicato Rural de Alvorada, a feira movimenta durante sete dias o comércio, hotéis e serviços da cidade. Além das oportunidades de negócios no setor agropecuário, o evento também é marcado por shows musicais e provas de rodeio, que atraem grande público ao Parque de Exposições Agropecuárias.
Neste ano, a programação inclui apresentações de artistas como Paulo & Nathan, Robson Magalhães, Ícaro & Gilmar, Trio Parada Dura e Forró do Pegador, calvagada, churrasco e rodeio.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.900 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
Agronegócio
Aprosoja Tocantins alerta para safra desafiadora e reforça importância da tecnologia e do manejo eficiente
Planejamento, inovação e gestão estratégica serão determinantes para assegurar produtividade e sustentabilidade na safra 2025/2026

Planejamento, inovação e gestão estratégica serão determinantes para assegurar produtividade e sustentabilidade na safra 2025/2026
À medida que o novo ciclo agrícola se aproxima, produtores de soja e milho do Tocantins se preparam para uma safra que exigirá atenção à produtividade e ao uso racional de insumos, diante de custos elevados e limitações logísticas. O planejamento pré-plantio inclui a adoção de tecnologias de precisão e práticas de manejo adequadas às condições de solo e clima do Estado, com foco em otimizar recursos, garantir sustentabilidade e preservar a competitividade no cenário nacional de grãos.
O vice-presidente da Aprosoja Tocantins e produtor rural, Thiago Facco, avalia que o ciclo 2025/2026 demandará decisões assertivas em todas as etapas. “Com o custo de produção elevado, precisamos ser estratégicos tanto na comercialização quanto na aquisição e aplicação de insumos, especialmente fertilizantes, que seguem caros. Ferramentas como agricultura de precisão permitem aplicar o produto apenas onde é necessário e, nas áreas com excesso, aproveitar a chamada ‘poupança do solo’”, comenta.
Ele acrescenta que a inovação e o manejo eficiente são essenciais para manter a competitividade. “O Tocantins está no mesmo nível tecnológico de outros estados produtores, mas, por ser uma fronteira agrícola, enfrenta custos logísticos mais altos e fluxo de caixa mais apertado. É fundamental extrair o máximo das tecnologias e conduzir os tratos culturais de forma eficiente para garantir rentabilidade, mesmo com margens de lucro reduzidas”, aponta Facco.
A Aprosoja Tocantins tem trabalhado para fortalecer a produção sustentável no Estado. Entre as diretrizes da entidade estão o aumento do aporte de matéria orgânica no solo, a prevenção de queimadas e a adoção de práticas que conciliem produtividade e conservação ambiental. No trabalho junto aos produtores, incentiva medidas como o enriquecimento do solo com matéria orgânica e a redução no uso de produtos químicos, buscando consolidar um modelo agrícola que preserve a qualidade do solo e assegure a viabilidade econômica das lavouras no longo prazo.
Para reforçar as informações técnicas e orientar os produtores no início da safra, a Aprosoja Tocantins consultou o engenheiro agrônomo e inspetor de Defesa Agropecuária da ADAPEC, Cleovan Barbosa, responsável pela fiscalização e monitoramento fitossanitário no Estado. Ele destaca que os produtores devem ficar atentos à janela oficial de plantio da soja, de 1º de outubro a 15 de janeiro, e à regra de que o plantio só pode ocorrer uma vez por ciclo na mesma área. “O cadastro anual da lavoura é obrigatório e pode ser feito em qualquer escritório da ADAPEC. Agora é hora de garantir que os insumos estejam adquiridos e o maquinário revisado para iniciar o plantio assim que a janela for aberta”, destaca.
Cleovan também enfatiza que a adoção de novas tecnologias é estratégica para a competitividade e sustentabilidade do setor. “O Tocantins é hoje o maior produtor de grãos da região Norte e o segundo da região Norte-Nordeste, atrás apenas da Bahia. Incorporar tecnologias que melhorem a eficiência e preservem o patrimônio fitossanitário é fundamental para manter essa posição”, afirma.
Agronegócio
Fendt amplia presença no Brasil e inaugura duas lojas no Tocantins
Por meio da rede de concessionárias Planalto Tratores, fabricante alemã inicia operação no estado com oferta de máquinas agrícolas com tecnologia de ponta e pós-venda de excelência

A Fendt, fabricante alemã de máquinas e implementos agrícolas, está expandindo suas operações no Brasil. Presente no país há seis anos, a marca chega ao Tocantins com a inauguração de duas lojas por meio da rede Planalto Tratores – empresa que atua há 20 anos no mercado e concessionária cinco estrelas do grupo AGCO -, sendo uma no município de Paraíso do Tocantins e a outra em Araguaína.
De acordo com Rafael Antônio Costa, diretor Comercial da Fendt, a presença da marca no estado visa oferecer um atendimento diferenciado aos produtores que buscam tecnologia de ponta para investir na região. “A chegada da Fendt ao Tocantins com as novas lojas é mais um passo estratégico em nossa missão de aproximar nossas soluções de alto desempenho dos produtores brasileiros. O estado é um polo agrícola promissor e reconhecemos o seu potencial, que demanda tecnologia embarcada, eficiência e sustentabilidade para levar a produtividade a um novo patamar”, destaca.
A chegada da marca ao Tocantins marca também a estreia da Planalto Tratores no estado. Presente em 119 municípios de Goiás, como Goiânia, Itumbiara, Jussara e Porangatu, a rede de concessionárias atua com os equipamentos agrícolas do mercado há mais de 60 anos. Tiago Munaro, gerente de Vendas da Planalto Tratores, explica que outra unidade, em Gurupi, também deverá ser inaugurada em breve. “A inauguração das novas lojas no Tocantins representa não apenas um marco na expansão das marcas, mas também um movimento estratégico em uma das novas fronteiras agrícolas mais promissoras do Brasil. A região tem um enorme potencial produtivo, especialmente na soja, milho e arroz, e queremos estar ao lado dos produtores tecnificados que investem no desenvolvimento sustentável e tecnológico da região”, avalia.
As novas unidades contarão com o portfólio completo da Fendt e, também, assistência técnica e suporte às máquinas agrícolas. Além de levar aos produtores tecnologia e alta produtividade no campo, as concessionárias devem gerar receita e movimentar a economia local.
Entre os equipamentos disponíveis aos produtores da região destacam-se:
Plantadeira Fendt Momentum: por meio de tecnologias exclusivas, contribui para a eficiência operacional e produtividade na lavoura. O equipamento realiza o plantio em áreas planas e em terrenos irregulares ou em curvas de nível, garantindo o depósito de sementes sempre na mesma profundidade. Para que isso seja possível, o Fendt Smart Frame mantém a pressão dos pentes em relação ao solo com uma angulação de 40° proporcionada pelo Wing Flex. Já o Weight Transfer, que distribui o peso central da máquina para os módulos laterais, aumenta a emergência em 7%. Além disso, o controle individual realizado pelo Delta Force nas linhas de plantio melhora a construção do sulco e realiza até cinco ajustes em um segundo. Quando dobrada, a plantadeira fica com 3,6m, a menor largura de transporte da categoria, sem precisar desmontar qualquer componente.
Colheitadeira Fendt IDEAL: com um sistema de processamento da máquina altamente eficiente, com qualidade superior no manuseio dos grãos, eficiência energética e capacidade de lidar com uma ampla gama de condições, o resultado é um aumento de até 15% no desempenho operacional, permitindo que a colheita seja concluída até uma semana antes do previsto. Além disso, a Fendt IDEAL permite uma economia de 20% no consumo de combustível, aumento de 25% na qualidade dos grãos e redução de perdas de até 30%. A máquina também possui o maior tanque de grãos do mercado brasileiro, com capacidade de 17.100 litros, 21% maior que outros maquinários de alto rendimento disponíveis atualmente.
Tratores Fendt Vario das séries 700, 900 e 1000: design compacto e leve, possuem o conceito Fendt iD que entrega alto torque em baixa rotação, fornecendo uma operação suave com desempenho máximo e consumo mínimo. A transmissão continuamente variável (CVT) VarioDrive opera nos eixos dianteiro e traseiro de forma independente. O equipamento possui também o Dynamic Performance, que disponibiliza até 20 cv extras para demandas auxiliares. O trator possui ainda uma autolimpeza exclusiva do filtro de ar com ar comprimido, mesmo durante a operação com o sistema de ventoinha reversível para limpeza da grade frontal, resultando em menos paradas para manutenção e maior rendimento operacional.
Pulverizador autopropelido Fendt Rogator 900: pode ser utilizado em diversas aplicações, pré-plantio e pós-emergência, durante toda a safra em culturas baixas e altas e diversos tipos de terrenos. Tem capacidade para 3.500 litros no tanque principal e vão livre de 1,52 e 1,93 metros, com tecnologias que garantem maior economia de tempo e dinheiro, como dois tanques extras de 150 litros cada um para injeção direta de produtos, para agricultores que precisam fazer aplicações localizadas e específicas.
Uma das soluções que garantem a eficiência na operação do Fendt Rogator 900 é o LiquidLogic, sistema de recirculação de insumo que faz a agitação proporcional do produto para que a aplicação ocorra com perfeição ao longo da barra, que fornece pressão. A régua eletrônica de nível para o tanque garante o uso da quantidade ideal de líquido. Assim, reduz o potencial de aplicação fora do alvo, o desperdício de produto e custos com manutenção por entupimento e sedimentação. As pulverizações ficam mais precisas com a Modulação por Largura de Pulso (PWM), pois a taxa de aplicação por corpo do bico é ajustada individualmente. Com essa uniformidade, a máquina mantém o volume de gotas independentemente da velocidade de operação e mesmo nas curvas.
Sobre a Fendt
Fendt é a marca líder em alta tecnologia no Grupo AGCO para clientes com as mais altas exigências de qualidade de máquinas e serviços. Os tratores e colheitadeiras Fendt operam globalmente em fazendas profissionais, bem como em aplicações não agrícolas. Os clientes se beneficiam da tecnologia inovadora para aumentar o desempenho, a eficiência e a economia. O uso de tecnologias Fendt economizam recursos e ajudam os agricultores e empreiteiros a trabalharem de forma sustentável em todo o mundo.
Em suas instalações alemãs em Marktoberdorf, Asbach-Bäumenheim, Hohenmölsen, Feucht, Waldstetten e Wolfenbüttel, a AGCO emprega cerca de 7.000 pessoas em pesquisa e desenvolvimento, vendas e marketing, bem como em produção, serviço e administração.
Sobre a AGCO
AGCO (NYSE: AGCO) é líder global no design, fabricação e distribuição de máquinas agrícolas e tecnologia de agricultura de precisão. A AGCO oferece valor para agricultores e clientes OEM por meio de seu portfólio de marcas diferenciadas, incluindo marcas principais como Fendt®️, Massey Ferguson®️, PTx e Valtra®️. A linha completa de equipamentos, soluções de agricultura inteligente e serviços da AGCO ajuda os agricultores a alimentar o mundo de forma sustentável. Fundada em 1990 e com sede em Duluth, Geórgia, EUA, a AGCO registrou vendas líquidas de aproximadamente 11,7 bilhões de dólares em 2024. Para mais informações, visite www.agcocorp.com.
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