Tocantins
Geração de emprego no Tocantins reforça o compromisso do Governo com o fortalecimento econômico do Estado

Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics) garante empregabilidade crescente no Tocantins através da atração de novos investimentos para o estado.
A Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), atua diretamente na implantação de novos empreendimentos no estado, para isso conta com uma Diretoria de Atração de Investimentos e Desenvolvimento Estratégico (Daide), desempenhando ações voltadas para a implementação de políticas públicas que contribuem para o desenvolvimento econômico do Tocantins, como é o caso do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (PICS). Em contato imediato com os empreendedores que buscam se instalar no Tocantins, a diretoria fornece a informação técnica necessária em apoio a chegada do investidor, atuando para tornar o Tocantins polo de atração de novos negócios em todos os setores relacionados à indústria, comércio e serviços, colaborando para o fortalecimento econômico do Tocantins.
Demonstrando o resultado do trabalho desenvolvido pela secretaria, o novo levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgado na última quinta-feira, 09, aponta que o Tocantins iniciou 2023 liderando o ranking da geração de emprego na região norte, seguido por Roraima (saldo de 966), Amazonas (436) e Amapá (67). De acordo com os dados do sistema, no mês de janeiro o Estado ofertou 9.710 vagas de trabalho, enquanto desligou 8.657. O saldo é de 1.053 admissões, com taxa de variação relativa de 0,48%.
O Caged aponta ainda que, em janeiro, o setor que mais ofereceu postos de trabalho foi o de Serviços, que fechou o mês com o saldo de 513 novas admissões, seguido pela Agropecuária, com saldo de 205 novos postos; e Indústria, com 192 postos. A cidade de Araguaína liderou o ranking estadual, com saldo de 132 novos postos, seguida por Almas (130) e Porto Nacional (108).
De acordo com a pesquisa, entre os trabalhadores admitidos no último mês, se destacam os que possuem ensino médio completo com o total de 6.940 admissões e saldo de 903 postos de trabalho gerados. No que se refere ao índice por faixa etária, o grupo classificado entre os 18 e 24 anos, abrangeu o maior número de oportunidades com 3.380, pessoas empregadas e saldo de 703 novos postos.
Entre os grupos que apresentaram melhor saldo em admissões em janeiro, estão classificados os setores dos Trabalhadores Produção de Bens e Serviços Industriais seguido pela área dos Trabalhadores Agropecuários, Florestais e da Pesca, que acumularam juntos o saldo de 859 contratações.
Para o governador Wanderlei Barbosa, os números são resultado de um conjunto de políticas que vêm sendo adotadas pelo Governo do Tocantins.
“Os incentivos fiscais atraem novas empresas para o Estado e ajudam as já instaladas a crescerem. O Governo, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, tem apoiado o empresário garantindo segurança jurídica, o que resulta em geração de emprego e renda para o povo tocantinense”, afirmou.
Para o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, o Tocantins segue com uma postura de fortalecimento e descentralização da base econômica do Estado.
“Os números divulgados pelo Caged, mostram que o Tocantins vem desempenhando ações assertivas para manter seu equilíbrio socioeconômico. Para 2023, estamos confiantes em resultados ainda mais positivos. Sob o direcionamento do governador, Wanderlei Barbosa, estamos trabalhando em estratégias que possibilitarão que o Tocantins se torne referência para a manutenção e chegada de novos empreendimentos. Dessa forma garantiremos segurança social para nossa população através da valorização dos recursos do Tocantins e do avanço da nossa economia”, afirmou o gestor.
Sobre o Pics
O Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (PICS) é uma política de Estado, implantada através da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), que tem a missão de promover a competitividade dos segmentos da Indústria, Comércio e Serviços, além de estimular a criação de um ambiente favorável aos negócios. O programa conta com oito pilares estruturantes: infraestrutura empresarial e logística; desenvolvimento empresarial e sistemas produtivos; segurança jurídica e política; inovação e tecnologia; matéria prima; mão de obra qualificada; oferta de crédito e planejamento estratégico.
Tocantins
OAB Talk debate cotas e voz feminina nesta sexta, 13
OAB Talk reúne lideranças femininas nesta sexta, 13, em Palmas, para discutir cotas e representatividade. Senadora Dorinha é destaque.

A segunda edição do OAB Talk acontece nesta sexta-feira, 13, às 14h, no auditório da OAB Tocantins, em Palmas. Com o tema “É pra agora! Representatividade Feminina e a Cota de Cadeiras”, o evento gratuito promove um debate urgente sobre presença feminina nos espaços de poder.
A iniciativa é da Comissão da Mulher Advogada, com apoio da Caixa de Assistência do Advogado (CAATO) e da Escola Superior da Advocacia (ESA/TO). O evento destaca nomes com atuação relevante na política, no Direito e na educação.
Entre os principais destaques está a presença da senadora Professora Dorinha Seabra, reconhecida por sua luta em defesa da inclusão feminina na política nacional.
Presenças confirmadas fortalecem o protagonismo feminino
O painel contará com representantes da OAB/TO:
- Dra. Débora Mesquita – Comissão da Mulher Advogada
- Dra. Nathalia Cordeiro – Comissão da Advocacia Jovem
- Dra. Isabela Santana – Comissão da Advocacia na Universidade
Debatedoras convidadas:
- Professora Dorinha Seabra – Senadora da República
- Maria Santana Milhomem – Reitora eleita da UFT
- Dra. Larissa Rosenda – Vice-presidente da OABTO
- Dra. Gizella Bezerra – ABMCJ/TO
- Dra. Elaine Noleto – Comissão Nacional de Prerrogativas da ABMCJ
A mediação será conduzida pela Dra. Fernanda Halum, com uma abordagem dinâmica para o painel.
Durante o evento, será lançado o curso de Pós-graduação em Direito das Mulheres, uma iniciativa inédita da ESA/TO no Sistema OAB. O objetivo é qualificar profissionais do Direito para atuar com excelência em questões ligadas à equidade de gênero.
Vozes que constroem equidade
Débora Mesquita: “Falar sobre cotas é um marco na luta por justiça. Representatividade transforma realidades.”
Larissa Rosenda: “É hora de debatermos com seriedade o futuro da representatividade no Brasil.”
Fernanda Halum: “Mais de 700 municípios não elegeram nenhuma vereadora. A cota de gênero é urgente.”
Serviço
- Data: 13 de junho de 2025 (sexta-feira)
- Horário: 14h
- Local: Auditório da OAB/TO – Palmas
- Inscrição gratuita: Clique aqui
Acompanhe tudo no Portal Jaciara Barros
Governo do Tocantins
Detran/TO disponibiliza emissão do cartão para vagas reservadas em estacionamentos a pessoas idosas; saiba o passo a passo
Com validade em todo o país, cartão é obrigatório para uso das vagas e pode ser emitido no site do órgão de forma gratuita e online

Detran/TO disponibiliza emissão do cartão para vagas reservadas em estacionamentos a pessoas idosas; saiba o passo a passo
Com validade em todo o país, cartão é obrigatório para uso das vagas e pode ser emitido no site do órgão de forma gratuita e online
O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), informa que pessoas com mais de 60 anos possuem o direito garantido por lei, a vagas reservadas para pessoas idosas em estacionamentos de todo o território nacional, conforme determina a Lei Federal nº 10.741, conhecida como Estatuto do Idoso. A lei estabelece que 5% das vagas em um estacionamento sejam destinadas aos idosos, e para que eles possam usufruir de forma correta devem portar o cartão.
As reservas no estacionamento têm o objetivo de garantir a acessibilidade no trânsito e facilitar a locomoção deste público, que muitas vezes possuem alguma limitação física ou de mobilidade, permitindo que eles possam acessar estabelecimentos e serviços com maior facilidade e também uma melhor fluidez na mobilidade humana.
Passo a passo
Os interessados podem emitir o documento no site do Detran/TO pelo endereço eletrônico: https://servicos.to.gov.br/
- Ao acessar o link o usuário deve informar os dados solicitados na tela.
- Logo após, o usuário deverá imprimir a credencial de uso pessoal e mantê-la no veículo durante o uso das vagas, de preferência no painel, estando visível a todos.
A credencial também vale para condutores que transportam pessoas idosas.
Uso incorreto das vagas
A emissão do cartão é obrigatória para o uso das vagas reservadas, conforme estabelece a resolução federal 304 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Os veículos que utilizarem as vagas reservadas a idosos em estacionamentos e que não sejam de pessoas idosas ou transportem alguma, e também não apresentarem o cartão, cometem infração de trânsito de natureza gravíssima com multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Trânsito (CNH), conforme art. 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Vagas para pessoas com deficiências
Pessoas com deficiência também podem ter acesso ao cartão da vaga especial no estacionamento. O serviço é feito pelos órgãos municipais, no caso de Palmas, os condutores devem procurar o Resolve Palmas, mais especificamente, o setor de Trânsito e Transporte. Nos demais municípios, a orientação é que os interessados procurem as Prefeituras.
Estacionamento para pessoas com TEA
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, sancionou, em maio de 2024, a Lei nº 4.413, publicada no Diário Oficial nº 6.571, que garante a reserva de no mínimo de 2% das vagas de estacionamento em shoppings centers, estabelecimentos públicos e privados, para pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA.
As vagas são destinadas a pessoas com TEA que são proprietárias de veículos, ou de pessoas que estejam utilizando os veículos para transporte de pessoas com TEA. Vale ressaltar, que para utilizar as vagas reservadas, os condutores ou proprietários devem apresentar a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), que pode ser solicitada na Secretaria da Saúde do Estado, através do link: https://ciptea.saude.to.gov.
Polícia Militar do TO
Tocantins lidera redução de homicídios no Brasil, aponta Ministério da Justiça
Dados do ano-base 2023/2024 mostram queda de 35,76% nos casos de homicídio no estado

O Tocantins se destacou nacionalmente ao registrar a maior redução no número de homicídios do Brasil, conforme os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).
De acordo com o levantamento, referente ao ano-base 2023/2024, o estado apresentou uma expressiva queda de 35,76% nos índices de homicídios, consolidando-se como referência no combate à criminalidade.
O resultado histórico é atribuído a uma atuação coordenada entre as forças de segurança estaduais, com investimentos contínuos em inteligência policial, tecnologia, valorização profissional e presença estratégica nas regiões mais vulneráveis à violência.
Para o comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, o resultado é fruto de um esforço coletivo e planejado:
“Essa conquista é resultado de um trabalho estratégico e integrado. Intensificamos as ações de policiamento ostensivo, investimos no combate às organizações criminosas, sempre com foco na presença qualificada da Polícia Militar nos pontos mais sensíveis. Também ampliamos as parcerias com outras forças de segurança e com a comunidade, porque entendemos que a segurança pública é construída de forma coletiva. Os dados do Ministério da Justiça refletem o compromisso e a dedicação diária dos nossos policiais militares em proteger a sociedade tocantinense.”
— Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça
O desempenho do Tocantins reforça o compromisso do Governo Estadual com a preservação da vida e a garantia da ordem, além de impactar positivamente outros indicadores sociais, como a sensação de segurança da população, o desenvolvimento urbano e a atração de novos investimentos para o estado.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Bruno Azevedo, destaca que o resultado é atribuído à atuação coordenada entre as forças de segurança. “Além dos investimentos em inteligência policial, tecnologia, valorização profissional e presença estratégica das corporações em áreas mais vulneráveis à criminalidade”, ressalta.
- Energisa1 dia atrás
Conta de energia: entenda sua fatura e economize
- ALETO1 dia atrás
Amélio Cayres prestigia ExpoFormoso e visita municípios
- Comunicação Transformadora por Munyque Fernandes3 dias atrás
A chata ataca novamente, desta vez o alvo são as festas juninas
- Economia4 dias atrás
Vai de Retornável! Coca-Cola anuncia nova campanha no Brasil com as icônicas garrafas retornáveis
- Entretenimento3 dias atrás
Tocantins integra Rede Nacional de Escolas Livres de Arte