Palmas
Gestores municipais de assistência social aprovam mudanças no regimento da categoria
Realizado na manhã desta quarta-feira, 16, encontro contou com a participação da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social

A alteração do regimento do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Tocantins (Coegema) referente ao pagamento da anuidade por parte dos municípios e as atribuições dos coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) estão entre as pautas aprovadas durante a 3ª reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Tocantins (CIB/TO) de 2025. O evento foi realizado nesta quarta-feira, 16, no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, e contou com a participação da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas).
Representando a secretária municipal de Ação Social, Polyanna Siqueira Campos, o secretário-executivo da pasta, Amilson Rodrigues, destacou sobre os assuntos tratados durante o encontro. “Sobre a alteração do regimento, no que diz respeito ao pagamento da anuidade, é uma medida importante já que o Coegemas está em processo de reestruturação”, disse.
Ainda segundo o secretário, o valor da anuidade, que será a partir deste momento repassado diretamente ao colegiado nacional, é fundamental para que se tenha mais investimentos na formação dos gestores e trabalhadores nos serviços de assistência social. “Outro aspecto importante quando se trata dos Cras é trabalhar a continuidade dos serviços com as transições dos governos, para que os trabalhos nesses equipamentos públicos não sejam afetados”, acrescenta.
Comissão Bipartite
A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) é um espaço de articulação dos gestores municipais e estaduais de assistência social. Trata-se de uma instância de negociação e pactuação dos aspectos operacionais da gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Membros
Compõem a CIB a presidente Débora Francisca Dutra, de Cristalândia; os vices-presidentes Deusivan Sousa dos Santos, de Angico, e Alcides Filho Rodrigues, de Araguaína; a 1ª secretária Polyanna Siqueira Campos, a 2ª secretária Aline Alves Campos, de São Salvador; o 1º tesoureiro Chardson Silva Aguiar, de Xambioá; e a 2ª tesoureira Olga Vieira Paiva, de Presidente Kenedy.