conecte-se conosco

Governo do Tocantins

Governador assina convênio para revisar plano da APA Cantão

Governador Wanderlei Barbosa assina convênio para revisão do plano de manejo da Área de Proteção Ambiental Ilha do Bananal/Cantão nesta sexta-feira, 28.
Assinatura ocorre, em Marianópolis, com o Instituto de Atenção às Cidades da UFT, a partir das às 14 horas, na Feira Coberta da cidade.

Publicadas

sobre

governador wanderlei barbosa
Foto: Antonio Goncalves/Governo do Tocantins

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assina nesta sexta-feira, 28, convênio com o Instituto de Atenção às Cidades da Universidade Federal do Tocantins (IAC/UFT) para a revisão do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Ilha do Bananal/Cantão, Unidade de Conservação (UC) sob gestão do Governo do Tocantins.

O convênio, que viabiliza a atualização do plano e atende a uma demanda antiga da comunidade local, será firmado por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), durante audiência pública, às 14 horas, na Feira Coberta de Marianópolis. A audiência será conduzida pelo juiz e coordenador do Centro de Solução de Conflito e Cidadania Ambiental e Fundiário (Cejuscaf), Wellington Magalhães.

APA Ilha do Bananal/Cantão

Com essa medida, o Governo do Tocantins objetiva garantir que o plano contemple tanto as necessidades ambientais quanto às demandas históricas da população relacionadas à gestão e conservação. A revisão do Plano de Manejo da APA Ilha do Bananal/Cantão é um marco significativo para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região.

A Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão foi criada pela Lei Estadual nº 907, de 20 de maio de 1997, abrangendo aproximadamente 1.700.000 hectares e englobando nove municípios no oeste tocantinense, onde se limita entre o Rio Araguaia a oeste e o Parque Nacional do Araguaia ao sul. A vegetação do local é caracterizada pela diversificação dos biomas Cerrado e Floresta Amazônica, incluindo grandes áreas inundáveis, com alta diversidade biológica.

Com quase 30 anos de existência, a APA teve sua implementação, tal como a atual supervisão, administração e fiscalização sob responsabilidade do Instituto Natureza do Tocantins, em articulação com os demais órgãos estaduais de meio ambiente, as prefeituras municipais envolvidas e seus respectivos órgãos ambientais.

Revisão do Plano de Manejo da APA Ilha do Bananal/Cantão é um marco significativo para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região – Divulgação
Propaganda