Governo do Tocantins
Governador autoriza escola de tempo integral em Luzimangues
Com investimento de R$ 11,5 milhões, governador Wanderlei Barbosa autoriza construção da Escola de Tempo Integral de Luzimangues.

Unidade educacional atenderá até 1,5 mil estudantes, tendo previsão de conclusão para março de 2026
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, assinou, nesta quarta-feira, 26, a Ordem de Serviço para a construção da Escola de Tempo Integral de Luzimangues, no município de Porto Nacional. Com um investimento de R$ 11.564.663,14, a unidade educacional atenderá até 1,5 mil alunos e seguirá os padrões estruturais e pedagógicos da rede estadual de ensino.
Durante o evento, o governador Wanderlei Barbosa destacou o compromisso da gestão com a educação e a importância da obra para a região. “Essa escola representa um avanço significativo para a população de Luzimangues, que vem crescendo exponencialmente por conta da proximidade com a capital Palmas. Estamos garantindo mais oportunidades para nossos adolescentes e jovens, oferecendo um ensino de qualidade em uma estrutura moderna e completa”, afirmou o governador.
A nova escola vem suprir o déficit de vagas no distrito, que conta atualmente com apenas uma unidade estadual. Luzimangues passa por um crescimento populacional, contando atualmente com 30 mil habitantes. O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, ressaltou que esse cenário no distrito exige investimentos constantes na área educacional. “A demanda por vagas aumentou consideravelmente nos últimos anos e essa escola chega para atender essa necessidade, proporcionando mais conforto e qualidade de ensino aos estudantes. Além disso, vamos construir essa escola em tempo recorde, entregando-a para a comunidade ano que vem, no início do ano letivo ”, expressou.
Estrutura da escola
Com obras já iniciadas, a Escola de Tempo Integral de Luzimangues terá uma área construída de 8.479,56 m², no Loteamento Parque dos Buritis, e contará com 18 salas de aula, com capacidade para 756 alunos por turno. A estrutura incluirá laboratórios, biblioteca, quadra poliesportiva coberta, campo society, pista de salto, refeitório e espaços destinados a atividades extracurriculares, como artes marciais e dança.
A estrutura contará ainda com guaritas para controle de acesso, bloco administrativo e educacional, banheiros para alunos, professores e equipe administrativa, pátio coberto, cozinha, espaço multiuso e áreas esportivas com quadra, campo gramado com mureta e alambrado, além de uma área pavimentada com caixa de areia para salto em distância. A unidade funcionará em período diurno, com possibilidade de ampliação para o horário noturno. As obras têm previsão de início imediato e devem ser concluídas em março de 2026.
Morador da região, Emerson Nogueira conhece bem a realidade local. Ele é professor de história da educação estadual, com 15 anos de atuação em salas de aula, no distrito de Luzimangues. “Como morador e professor em Luzimangues, vejo essa escola como uma verdadeira revolução para a educação da região. Ela trará mais identidade para a nossa comunidade, evitando que tantos alunos precisem se deslocar para Palmas. É um avanço essencial para todos nós”, comentou o professor.
Impacto na comunidade
A construção da nova escola faz parte da estratégia do Governo do Tocantins para reduzir a evasão escolar e fortalecer a educação em uma região em expansão, localizada entre Palmas e Porto Nacional. Também moradora de Luzimangues e avó de crianças em período escolar, Cleusa Ferreira de Souza comemorou a iniciativa. “A melhor coisa que o governador poderia fazer para a comunidade é a construção de uma escola nova, pois dependemos de Palmas e do centro de Porto Nacional. Estamos muito felizes e agradecidos”, comemorou Cleusa, que mora em frente ao local onde a escola funcionará.
Ainda acompanharam o governador Wanderlei Barbosa na agenda em Luzimangues, os deputados federais Carlos Gaguim e Ricardo Ayres; o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio Cayres; secretários de estado; o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel; vereadores locais e demais autoridades.
Governo do Tocantins
Tocantins é homenageado por colaboração com a Rede Nacional de Dados em Saúde
O agradecimento foi feito pelo Ministério da Saúde, na assembleia do Conass, da quarta-feira, 27

O Tocantins foi homenageado durante a assembleia ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) realizada em Brasília, na quarta-feira, 27. O agradecimento feito pelo Ministério da Saúde (MS) foi pela contribuição da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), na construção coletiva da Federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), plataforma oficial de interoperabilidade do Governo Federal.
Segundo o MS, “a participação da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins, na Etapa Piloto da Federalização RNDS foi fundamental para aprimorar a metodologia e orientar a ampliação da Etapa Estadual da Federalização da RNDS para as demais Unidades Federativas brasileiras, consolidando um marco para a transformação digital do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
“Temos trabalhado incansavelmente para modernizar e promover melhorias na saúde pública do Tocantins, como prioridade da gestão do governador Wanderlei Barbosa e ficamos felizes com essa homenagem. Ela nos motiva a continuarmos com o compromisso de aperfeiçoar o Sistema Único de Saúde, com a transformação digital, em benefício à população”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
O coordenador do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges/TO), Paulo Burgue participou do evento e afirmou que, “esse reconhecimento reafirma o compromisso da gestão da SES-TO com a inovação tecnológica em saúde e com o fortalecimento da governança digital, para a melhoria da qualidade assistencial no Tocantins”.
Rede Nacional de Dados em Saúde
A Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) é a plataforma oficial de interoperabilidade do Ministério da Saúde (MS). Foi criada para conectar os diferentes sistemas de saúde em todo o Brasil, estabelecer infraestrutura nacional para o compartilhamento seguro e padronizado de dados de saúde, garantir mais eficiência na gestão da informação e aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população.
Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa rompe ligamentos do joelho e passará por cirurgia

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, sofreu uma lesão no joelho durante uma partida de futebol na noite desta terça-feira, 26. Exames médicos confirmaram a ruptura dos ligamentos cruzados e do menisco do joelho esquerdo, condição que exige procedimento cirúrgico para a restauração das estruturas afetadas.
O laudo médico também indica a necessidade de drenagem para retirada de líquido acumulado na região. A cirurgia será agendada nos próximos dias.
Por orientação médica e devido à mobilidade reduzida, a agenda do governador ficará restrita até a realização do procedimento e durante o período de recuperação.
Governo do Tocantins
Quarta reunião do Pnatrans reúne órgãos para definição de estratégias de redução de acidentes no Tocantins
Encontro discutiu criação de comissão intersetorial, apresentou resultados da Operação Verão Seguro e alinhou novas ações de prevenção no Estado

A quarta reunião do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) foi realizada nesta terça-feira, 25, na sala de reuniões do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos. O encontro reuniu representantes de diversos órgãos estaduais, municipais e federais para alinhar novas estratégias voltadas à redução dos índices de sinistros no Tocantins.
Durante a reunião, foi criada uma comissão de levantamento e análise dos dados de registros de sinistros, que terá caráter intersetorial, com o objetivo de garantir efetividade e encaminhamentos práticos para subsidiar as ações do Pnatrans no Estado. A comissão será composta pela Polícia Militar, Secretaria de Estado da Saúde (SES), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Delegacia de Repressão a Crimes de Trânsito (DRCT), Corpo de Bombeiros Militar, Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO) – nas áreas da gerência de fiscalização e gerência de estatística – e a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (Semob).
O tenente-coronel Cleyton Alen, do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária e de Divisas (BPMRed), destacou a importância da composição integrada da comissão. “A atuação conjunta é fundamental para que os dados sejam analisados com precisão, possibilitando a adoção de medidas práticas e eficazes para reduzir os índices de sinistros e salvar vidas”, afirmou.
Resultados da Operação Verão Seguro
Na ocasião, também foram apresentados os resultados da “Operação Verão Seguro”, realizada durante a temporada de praias no Tocantins. A ação abordou 11.138 veículos em todo o Estado, na realização de 1.743 testes de alcoolemia. Além disso, 94 condutores foram autuados por dirigirem sob efeito de álcool.
O planejamento das próximas ações preventivas também foi discutido durante a reunião. O gerente de fiscalização, Enildo Leite, destacou que já está em andamento uma nova operação, voltada à prevenção de sinistros de trânsito durante o feriado prolongado da Independência do Brasil. “O Detran, em parceria com os demais órgãos de segurança e fiscalização do trânsito, irá atuar de forma integrada para conter os índices de sinistros durante o período, garantindo mais segurança aos condutores e pedestres”, explicou.
Ações do SEST/SENAT
O estado está no período de colheita da soja, em virtude disso, o SEST/SENAT promoverá ações de conscientização voltadas aos caminhoneiros que circulam nas unidades de transbordo de grãos do Tocantins, com foco na prevenção e conscientização dos riscos do uso de álcool e outras drogas por motoristas de caminhão.
O presidente do Detran/TO, William Gonzaga, reforçou a importância da união institucional. “O Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito no mundo, e precisamos enfrentar essa realidade com responsabilidade. A união de esforços entre as instituições é fundamental para salvar vidas e tornar o trânsito do Tocantins mais seguro”, destacou.
Presenças
A reunião contou com a presença de representantes da Ageto, PRF, Secretaria da Segurança Pública (SSP), Secretaria da Educação (Seduc), BPMRed, DNIT, Agência Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito de Araguaína (ASTT), SES, Guarda Metropolitana de Porto Nacional, Polícia Militar, SEST/SENAT e Conselho Estadual de Trânsito (Cetran).
-
Entretenimento2 dias atrás
Mostra Imagens que Versam; Versos que Voam abre Flisto 2025
-
Social3 dias atrás
Brilho e conquistas marcam os 24 anos de Nathaly Tayrine
-
Tocantins2 dias atrás
Sabin participa do Movimento Delas com serviços de saúde
-
Economia1 dia atrás
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
-
Social2 dias atrás
Giorgia Moura De Bortoli brilha no Baile do Rubi