conecte-se conosco

Tocantins

Governador de Palmas visita Hospital Geral e destaca desafios na saúde entre estado e município

Publicadas

sobre

Na manhã de 20 de maio, durante as comemorações do 34º aniversário de Palmas, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) realizou uma visita ao Hospital Geral de Palmas, acompanhado por diversas autoridades estaduais e federais. Durante a visita, Barbosa ressaltou a delicada situação da relação entre a saúde do estado e do município.

No último ano, 42 pacientes perderam suas vidas enquanto aguardavam por vagas no HGP, o maior hospital público do estado. O governador, juntamente com o secretário estadual de saúde Afonso Piva, o promotor Thiago Ribeiro, a senadora Dorinha (União) e o secretário de comunicação Márcio Rocha, testemunharam pacientes sendo atendidos nos corredores da emergência. Barbosa enfatizou que, apesar das melhorias recentes, como o aumento de leitos, a unidade não possui capacidade para atender à demanda encaminhada pelo município.

“Vemos pessoas que, muitas vezes, não precisariam vir para cá. Isso sobrecarrega o hospital e vemos pessoas nos corredores. Mas estamos prontos até mesmo para acabar com a regulação, se for necessário. Agora, as pessoas vão saber que muitas ficarão nos corredores. Vimos pessoas com pequenos ferimentos e pequenas lesões que poderiam ser tratadas em hospitais de média e alta complexidade”

“Se a Justiça determinar o fim da regulação, eu acabo com ela. Se não houver leitos disponíveis, colocaremos os pacientes nos corredores. Faremos o melhor que pudermos. Mas querem cobrar resultados com corredores cheios de pacientes, enquanto não fazem o dever de casa no primeiro atendimento”, alertou o governador, ressaltando que o estado já ofereceu pagar o aluguel de um hospital municipal em Palmas, mas a proposta nunca recebeu manifestação do município”. declarou Wanderlei.

A Prefeitura de Palmas informou que está aberta ao diálogo e já solicitou uma reunião com o governador.

Além disso, o governador Wanderlei Barbosa determinou uma série de medidas para lidar com a situação. Ele realizou uma reunião com o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, e a equipe de regulação do Hospital Geral de Palmas, e estabeleceu a criação de uma comissão técnica composta por médicos e enfermeiros, que trabalharão diretamente nas unidades de pronto-atendimento da capital. Essa comissão terá como objetivo garantir que os pacientes encaminhados ao HGP sejam realmente casos de média e alta complexidade.

Barbosa também determinou que a Controladoria-Geral do Estado (CGE) e a Secretaria de Estado da Saúde monitorem a regulação. O objetivo é que esse monitoramento se torne mais uma ferramenta do Governo do Tocantins para implementar boas práticas e uma gestão de risco e resultados eficiente na regulação, visando garantir aspectos de governança e modernização em todos os procedimentos na área da saúde.

Além disso, o governador ordenou que sua equipe de governo disponibilize uma área para a construção do Hospital e Maternidade do Município de Palmas. Ele ressaltou que a saúde é um direito garantido pela Constituição Federal e que é responsabilidade de todos os entes envolvidos garantir uma gestão eficiente. O governador expressou sua disposição em colaborar com a Prefeitura para melhorar continuamente a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população do estado e de Palmas.

A área destinada pelo Governo do Tocantins para o Hospital Municipal de Palmas tem 24 mil metros quadrados e está localizada na Quadra 1.301 Sul, próxima ao Hospital de Amor e ao novo Hospital da Mulher e Maternidade Dona Regina.

Fotos Ezequias Araújo

Propaganda