Entretenimento
Governador em exercício, Amélio Cayres, recebe visitas institucionais para aprovação de lei para piscicultura e encaminhamento de projetos
Publicadas
1 ano atrássobre
Por
Jaciara Barros
- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2024/06/55-1000x585.jpg&description=Governador em exercício, Amélio Cayres, recebe visitas institucionais para aprovação de lei para piscicultura e encaminhamento de projetos', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
Durante toda esta terça-feira, 25, o governador em exercício recebeu os titulares da Sepea, Seduc, SSP e Unitins, além de uma equipe da Universidade da Maturidade
O governador em exercício do Tocantins, Amélio Cayres, recebeu nesta terça-feira, 25, os secretários de Estado da Pesca e Aquicultura, Miyuki Hyashida; da Educação, Fábio Vaz; da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira; e o reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende. Na ocasião, os gestores repassaram os parâmetros sobre suas pastas e reforçaram o compromisso com a gestão. As reuniões ocorreram no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas.
“Temos no Tocantins uma boa relação institucional entre os poderes Executivo e Legislativo, e hoje [terça,25] mantemos o cronograma da agenda positiva do governo, ao receber os representantes das pastas que nos auxiliam a fazer uma boa gestão”, pontuou o governador em exercício.
No início da manhã, o governador em exercício, Amélio Cayres, recebeu a secretária de Estado da Pesca e Aquicultura, Miyuki Hyashida. Na oportunidade, a gestora solicitou apoio no envio do Projeto de Lei (PL) que institui o Programa Trilhas da Piscicultura, para a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), por parte do Governo do Tocantins. A secretária também apresentou o Plano de Desenvolvimento da Piscicultura no Estado.
“O programa foi assinado pelo governador Wanderlei Barbosa na Agrotins [Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins] deste ano e já está em execução, e precisamos que a lei seja criada como um incentivo de envio de recursos para atender os 40 municípios tocantinenses pleiteados. Também entregamos o Plano de Desenvolvimento da Piscicultura, para que o governador em exercício entenda em quais municípios estamos trabalhando com serviços de aceleração de produção”, explicou a secretária, ao reforçar que ambos os projetos têm por objetivo fomentar os mais diversos produtores da área.
Educação
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, agradeceu ao governador em exercício Amélio Cayres, que como presidente da Assembleia Legislativa, colocou a Casa de Leis como integrante da comissão que discutirá o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Educação e que conta com representantes de algumas instituições. “São instituições que vão sentar à mesa para adiantar o processo e a Assembleia Legislativa, por meio do deputado Amélio Cayres, se dispôs a ter representantes nessa comissão”, pontuou.
O governador em exercício lembrou que é um compromisso do governo Wanderlei Barbosa realizar a correção do PCCR da Educação. “É uma honra estar aqui, em nome do governador Wanderlei Barbosa, que tem cuidado de forma célere da nossa educação no Estado. E parabéns para vocês, gestores, que estão levando em frente esse projeto”, salientou.
Segurança Pública e Unitins
Ainda no gabinete do Palácio Araguaia, o governador em exercício Amélio Cayres recebeu, na tarde desta terça-feira, 25, o secretário de Estado da Segurança Pública, Waldemir Mota Oliveira; e o reitor da Unitins, Augusto Rezende, para discutir sobre a implantação do Centro de Necrópsia de Augustinópolis, em conjunto com a Unitins e as Secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP/TO) e da Saúde (SES-TO). “Com isso, vamos atender um anseio da sociedade. É um compromisso que o governador Wanderlei teve quando esteve na região”, reforçou o governador em exercício.
Durante sua fala, o reitor da Unitins, Augusto Rezende, ressaltou que a reunião foi importante para o alinhamento final para a assinatura do protocolo de intenções, que vai envolver a Unitins e as demais pastas, no intuito de promover uma estrutura voltada para a realização de necropsias na região do Bico do Papagaio. “Será um ambiente nos padrões internacionais de exigência para a realização de atividade de anatomia. Então é um ganho geral, ganha a comunidade na agilidade e ganha a universidade enquanto ambiente de aprendizagem também”, enfatizou o reitor.
“A orientação do nosso governador em exercício Amélio Cayres e do governador Wanderlei Barbosa é justamente dar agilidade na liberação dos corpos”, finalizou o titular da SSP/TO, Wlademir Mota Oliveira.
Universidade da Maturidade
Finalizando a agenda institucional do dia, o governador em exercício, Amélio Cayres, recebeu a visita dos alunos e dos coordenadores da Universidade da Maturidade do Tocantins (UMA), que estavam acompanhados de representantes da Universidade Politécnica de Leiria (Portugal). Na ocasião, Amélio Cayres recebeu o convite para o Encontro Nacional da Universidade da Maturidade, que ocorrerá entre os dias 4 e 5 de julho.
Ainda foi entregue, ao governador em exercício, uma medalha comemorativa dos 18 anos da UMA. “Quero parabenizar esse projeto maravilhoso criado aqui no Tocantins e que já está espalhado pelo Brasil inteiro. É uma honra tê-los aqui e reafirmar que estamos sempre de portas abertas para recebê-los”, finalizou.
Missão oficial na Europa
O governador em exercício Amélio Cayres estará à frente do Governo do Tocantins até o dia 3 de julho, em razão da missão oficial do governador Wanderlei Barbosa em Portugal. Acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, além de equipe técnica, o chefe do Executivo participará do 12° Fórum de Lisboa, para debater com líderes dos três poderes do Brasil e autoridades internacionais, questões fundamentais para o aprimoramento e a eficiência na gestão pública
Você pode gostar
Entretenimento
Laurez Moreira lança Força-Tarefa de Regularização Ambiental no Tocantins
O governador Laurez Moreira anunciou a Força-Tarefa de Regularização Ambiental para agilizar mais de 4,6 mil processos de licenciamento no Tocantins.
Publicadas
3 dias atrássobre
17/10/2025Por
Jaciara Barros
O governador do Tocantins, Laurez Moreira, anunciou a criação da Força-Tarefa de Regularização Ambiental para acelerar a análise de mais de 4,6 mil processos de licenciamento ambiental em tramitação no estado. A ação, coordenada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), terá duração de 120 dias, com conclusão programada para fevereiro de 2026.
Durante reunião no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, Laurez Moreira autorizou a contratação de 25 novos profissionais para reforçar as equipes de análise. Segundo o governador, a prioridade é dar celeridade aos processos já protocolados, garantindo segurança jurídica e apoio ao desenvolvimento sustentável.
Coordenação do Naturatins e metas de entrega
O presidente do Naturatins, Cledson da Rocha Lima, informou que o mutirão inicia na segunda-feira, 20, com dedicação exclusiva às demandas de licenciamento. O objetivo é eliminar o passivo e estabelecer um fluxo contínuo de análises dentro dos prazos legais.
Metas da Força-Tarefa
- Analisar mais de 4,6 mil processos de licenciamento ambiental;
- Concluir o mutirão em 120 dias (entrega até fevereiro de 2026);
- Reforçar a equipe com 25 profissionais adicionais;
- Garantir celeridade, legalidade e transparência nas decisões.
Integração setorial e diálogo com o produtivo
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Divaldo Rezende, destacou a atuação integrada entre pastas do governo e o diálogo com o setor produtivo.
A presidente da Aprosoja Tocantins, Caroline Barcellos, ressaltou que a medida atende a uma demanda histórica por agilidade e legalidade nos licenciamentos.
Regularização ambiental: licenciamento e CAR
A regularização envolve o licenciamento ambiental e a análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR), registro obrigatório que consolida informações sobre a situação ambiental de imóveis rurais. Com a força-tarefa, o governo busca promover a legalidade, conservar recursos naturais e estimular práticas produtivas responsáveis.
Entretenimento
Tocantins em Concerto encanta público em Araguaína com espetáculo acessível e celebração à música regional
Publicadas
7 dias atrássobre
13/10/2025Por
Jaciara Barros
O projeto Tocantins em Concerto emocionou o público de Araguaína na noite do último sábado, 11 de outubro, com uma apresentação no auditório do Colégio Santa Cruz. A Orquestra Viva Música apresentou um espetáculo que uniu a elegância da música instrumental à poesia da canção regional, em um concerto vibrante que reforçou a força da cultura tocantinense e nortista.
O público assistiu a uma fusão de ritmos e sonoridades conduzida pelo maestro Bruno Barreto, diretor artístico do projeto, e que contou com a participação dos consagrados artistas Juraildes da Cruz, Dorivã, Braguinha Barroso e Lucimar, acompanhados por músicos clássicos residentes no Tocantins. A apresentação fez parte da turnê nacional contemplada no edital Seleção Petrobras Cultural – Novos Eixos, via Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com patrocínio da Petrobras.
Acessibilidade
Em Araguaína, o Tocantins em Concerto destacou-se também pelo compromisso com a acessibilidade cultural. Todo o espetáculo contou com interpretação simultânea em Libras, realizada pelos intérpretes Diego Leão e Luan Crispim, permitindo que o público surdo acompanhasse cada canção e interação dos artistas.
A presença expressiva da comunidade surda de Araguaína foi um dos momentos mais simbólicos da noite, reforçando o propósito do projeto de democratizar o acesso à música e à arte. O casal Alessandra Sena e Estefania Esteves, acompanhou todo o espetáculo acompanhado do filho e descreveu a emoção de vivenciar o concerto. “Foi uma experiência maravilhosa. Mesmo sem ouvir o som, pude sentir a música nos gestos, nas vibrações e nas expressões dos intérpretes. Me senti verdadeiramente incluída”, afirmou Estefania.
Já Alessandro destacou a importância da iniciativa. “A acessibilidade em Libras nos dá o direito de viver a cultura de forma plena. Foi um concerto mostrou respeito e sensibilidade com a nossa comunidade. Espero que mais eventos sigam esse exemplo.”
O maestro Bruno Barreto celebrou o resultado da apresentação e o envolvimento do público. “Araguaína nos recebeu com muito carinho e entusiasmo. Ter uma plateia diversa, com pessoas surdas participando ativamente, foi um dos maiores presentes desta turnê. A música é uma linguagem universal, e quando conseguimos traduzi-la em acessibilidade, cumprimos nossa missão de inclusão cultural.”
O ponto alto do concerto aconteceu ao final, quando o público se deixou contagiar pelas canções e levantou das cadeiras para dançar ao som de “Nóis é Jeca mais é Joia”, de Juraildes da Cruz, com um encerrado marcado por aplausos, emoção e um sentimento coletivo de pertencimento.
A empresária Sílvia Barbosa, que assistiu ao concerto pela primeira vez, destacou o impacto da proposta. “Foi um espetáculo grandioso, que mostra como a música do Tocantins é rica e cheia de significado. Cada canção parecia contar uma história sobre nós mesmos.”
O projeto segue agora sua turnê nacional, com apresentações em Goiânia (21 de outubro), Maceió (24 de outubro), Rio Branco (4 de novembro) e Porto Velho (7 novembro), todas com entrada gratuita.
Masterclass forma jovens músicos em Araguaína
Além do concerto, o Tocantins em Concerto promoveu uma masterclass gratuita com músicos da Orquestra Viva Música, realizada no auditório do Colégio Santa Cruz na manhã do mesmo sábado. A atividade reuniu quase 100 jovens músicos e estudantes de escolas públicas e projetos sociais de Araguaína, que participaram de aulas práticas e conversas sobre técnica instrumental e leitura musical. O maestro e educador musical Marcos do Vale, que mobilizou os professores e os músicos das Bandas de Música e orquestras local, destacou a relevância da iniciativa. “Foi uma experiência maravilhosa, para os alunos que prestigiaram as oficinas, bem como para os professores, pois essas iniciativas possibilita o desenvolvimento técnico instrumental e cultural dos participantes, neste processo de ensino e aprendizagem. Importante destacar também o belo trabalho dos professores, que não medem esforços na formação e desenvolvimento de seus alunos. Outro a destacar foi o concerto, a orquestra com belos arranjos, uma sonoridade maravilhosa, com uma excelente performance dos nossos artistas Dorivan, Braguinha, Lucimar e Juraildes, valorizando a nossa música tocantinense. Os participantes tiveram contato direto com profissionais de alto nível, o que amplia horizontes e inspira novas gerações de músicos aqui no Tocantins e fomenta a cultural em nosso município.”
O maestro Bruno Barreto reforçou que a formação é um dos pilares do projeto. “O Tocantins em Concerto não é apenas um espetáculo, é também um espaço de aprendizado e troca. A música só cumpre seu papel quando gera novas oportunidades.”
Próximas apresentações:
- Goiânia – 21 de outubro
- Maceió – 24 de outubro
- Rio Branco – 04 de novembro
- Porto Velho – 07 de novembro
Entrada franca em todas as cidades
Entretenimento
Yane Lopes apresenta “Nara Leão: Voz e Verso” nesta quarta (15), em Palmas
Publicadas
7 dias atrássobre
13/10/2025Por
Jaciara Barros
A cantora Yane Lopes sobe ao palco do Teatro Sesc Palmas na próxima quarta-feira, 15, para a estreia do espetáculo “Nara Leão: Voz e Verso”, uma homenagem à musa da bossa nova que promete emocionar o público de Palmas. O show é resultado do projeto aprovado no edital de seleção pública de patrocínios do Banco da Amazônia (Basa) e celebra o encontro entre a tradição da música brasileira e as sonoridades da Amazônia Legal.
Com direção artística da própria Yane, o espetáculo traz uma releitura sensível e contemporânea de clássicos como O Barquinho, Carcará, A Banda e Sabiá com canções que ganham novos arranjos que misturam bossa nova, samba e ritmos amazônicos, criando uma fusão única que conecta o legado de Nara Leão à identidade musical do Norte do Brasil.
“Cantar Nara é revisitar uma mulher que foi delicadeza e coragem, doçura e posicionamento. Quero que o público sinta a força dessa fusão entre a bossa e a Amazônia, reconhecendo que nossa música é viva, diversa e profundamente brasileira”, afirma Yane Lopes.
O projeto também inclui uma oficina gratuita de vivência musical voltada para jovens e mulheres das periferias de Palmas, reafirmando o compromisso da artista com a democratização da música e a formação de novos talentos. “Assim como Nara, acredito que a arte deve ser acessível e transformadora. Essa é uma forma de semear novas vozes e manter vivo o legado feminino na música brasileira”, completa Yane.
Com o apoio do Banco da Amazônia, o show contará com acessibilidade em Libras. Além disso, a apresentação será registrada em áudio e vídeo para compor o álbum e o videoclipe oficial do projeto, que será lançado nas plataformas digitais ainda este ano. “Palmas tem se tornado um polo criativo da Amazônia Legal, e este projeto é uma prova de que o Norte tem voz, tem talento e tem o direito de ocupar espaços de destaque na cultura nacional”, finaliza a artista.
Serviço
Show “Nara Leão: Voz e Verso” – Yane Lopes
Local: Auditório do SENAI/TO – Palmas (TO)
Data: Quarta-feira, 15 de outubro de 2025
Horário: 20h
Realização: Yane Lopes / La Musique Produções
Patrocínio: Banco da Amazônia – Governo Federal

Estações do Senar são destaque no HortifruTO em Palmas

Governador Laurez Moreira participa do 1º Workshop HortifruTO em Palmas

Dia D da Vacinação em Palmas acontece neste sábado, 18

Inep adia aplicação do Saeb 2025 no Tocantins

Aleto realiza sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Bombeiro Militar

Amélio Cayres acompanha obras de ampliação da Assembleia Legislativa do Tocantins

Laurez Moreira lança Força-Tarefa de Regularização Ambiental no Tocantins

O Boticário lança Nativa SPA Orquídea Lumière com brilho duradouro

Carlos Amastha e Glô celebram 41 anos de casamento

Presidente da Aleto encaminha PCCR da Educação para CCJ

Influenciadora Brenda Queiroz participa de talk show em Palmas

Monster Energy lança “Rio Punch” — energia épica inspirada no Brasil!

Tocantinenses podem negociar contas de energia com descontos de até 98%

Comitê de Cultura no Tocantins realiza mapeamento cultural

Governador Laurez Moreira encaminha PCCR da Educação à Assembleia e pede celeridade para a aprovação

Governador Laurez Moreira prorroga até 15 de dezembro o prazo para pagamento do IPVA 2025

Sebrae e ApexBrasil qualificam empresas do Tocantins para exportação
Laurez Moreira anuncia projeto para regulamentar o SUAS

CNI destaca 9 obras prioritárias para o Tocantins

Último dia para garantir a participação no Festival Bar em Bar 2025

Estações do Senar são destaque no HortifruTO em Palmas

Governador Laurez Moreira participa do 1º Workshop HortifruTO em Palmas

Dia D da Vacinação em Palmas acontece neste sábado, 18

Inep adia aplicação do Saeb 2025 no Tocantins

Aleto realiza sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Bombeiro Militar

Amélio Cayres acompanha obras de ampliação da Assembleia Legislativa do Tocantins

Laurez Moreira lança Força-Tarefa de Regularização Ambiental no Tocantins

O Boticário lança Nativa SPA Orquídea Lumière com brilho duradouro

Carlos Amastha e Glô celebram 41 anos de casamento

Presidente da Aleto encaminha PCCR da Educação para CCJ

Influenciadora Brenda Queiroz participa de talk show em Palmas

Monster Energy lança “Rio Punch” — energia épica inspirada no Brasil!

Tocantinenses podem negociar contas de energia com descontos de até 98%

Comitê de Cultura no Tocantins realiza mapeamento cultural

Governador Laurez Moreira encaminha PCCR da Educação à Assembleia e pede celeridade para a aprovação

Governador Laurez Moreira prorroga até 15 de dezembro o prazo para pagamento do IPVA 2025

Sebrae e ApexBrasil qualificam empresas do Tocantins para exportação
Laurez Moreira anuncia projeto para regulamentar o SUAS

CNI destaca 9 obras prioritárias para o Tocantins

Último dia para garantir a participação no Festival Bar em Bar 2025

Estações do Senar são destaque no HortifruTO em Palmas

Governador Laurez Moreira participa do 1º Workshop HortifruTO em Palmas

Dia D da Vacinação em Palmas acontece neste sábado, 18

Inep adia aplicação do Saeb 2025 no Tocantins

Aleto realiza sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Bombeiro Militar

Amélio Cayres acompanha obras de ampliação da Assembleia Legislativa do Tocantins

Laurez Moreira lança Força-Tarefa de Regularização Ambiental no Tocantins

O Boticário lança Nativa SPA Orquídea Lumière com brilho duradouro

Carlos Amastha e Glô celebram 41 anos de casamento

Presidente da Aleto encaminha PCCR da Educação para CCJ

Influenciadora Brenda Queiroz participa de talk show em Palmas

Monster Energy lança “Rio Punch” — energia épica inspirada no Brasil!

Tocantinenses podem negociar contas de energia com descontos de até 98%

Comitê de Cultura no Tocantins realiza mapeamento cultural

Governador Laurez Moreira encaminha PCCR da Educação à Assembleia e pede celeridade para a aprovação

Governador Laurez Moreira prorroga até 15 de dezembro o prazo para pagamento do IPVA 2025

Sebrae e ApexBrasil qualificam empresas do Tocantins para exportação
Laurez Moreira anuncia projeto para regulamentar o SUAS

CNI destaca 9 obras prioritárias para o Tocantins

Último dia para garantir a participação no Festival Bar em Bar 2025
DESTAQUES
- ALETO4 dias atrás
Presidente da Aleto encaminha PCCR da Educação para CCJ
- Economia5 dias atrás
Monster Energy lança “Rio Punch” — energia épica inspirada no Brasil!
- Palmas5 dias atrás
Reestruturação administrativa redefine gestão de Palmas
- Tocantins5 dias atrás
Comitê de Cultura no Tocantins realiza mapeamento cultural
- ALETO5 dias atrás
Aleto aprova Programa de Conscientização e Controle do Diabetes nas escolas