ALETO
Governador em exercício, Laurez Moreira, apresenta situação fiscal do Estado aos deputados

Em reunião realizada nesta quarta-feira, 1º de outubro, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), o governador em exercício, Laurez Moreira (PSD), apresentou aos deputados estaduais os resultados fiscais do 2º quadrimestre de 2025 e os planos para reduzir o déficit orçamentário até o final do ano. Além do presidente da Casa, deputado Amélio Cayres (Republicanos), mais 16 parlamentares participaram da reunião.
Laurez Moreira afirmou que está empenhado em fazer um plano de desenvolvimento para o Estado e que, por isso, está adotando medidas saneadoras nas contas públicas, como a redução de despesas com o custeio da máquina administrativa. Por outro lado, o governador em exercício indicou que o corte não afetará projetos em andamento, como a manutenção de estradas e o término das obras que estão em execução, especialmente aquelas que se encontram em sua fase final.
“Vamos apresentar um plano de desenvolvimento sustentável e duradouro para o Estado, investindo na vocação econômica de cada região, visando transformar o Tocantins, um produtor de comodities, em um Estado industrializado”, projetou, solicitando apoio dos parlamentares para atingir esse objetivo. |
Durante o encontro, Laurez Moreira manifestou seu respeito pela Assembleia Legislativa, instituição da qual fez parte como deputado estadual após ter iniciado sua trajetória política como vereador de Gurupi e antes de ser eleito deputado federal, prefeito de Gurupi por dois mandatos e vice-governador do Tocantins.
Redução do déficit
Os resultados fiscais do 2º quadrimestre de 2025 foram apresentados aos deputados pelo secretário do Planejamento e Orçamento, Ronaldo Dimas.
De acordo com o secretário, quando Laurez Moreira assumiu, havia uma previsão de déficit, para o final do ano, de R$ 380 milhões. O Executivo adotou uma série de medidas e conseguiu reduzir a projeção para R$ 150 milhões. A expectativa do governo, agora, é continuar com a redução de despesas para chegar com déficit zero até o final do ano.
Ainda segundo Dimas, os maiores gargalos das contas públicas estão no Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Servir) e no sistema previdenciário. O gestor informou que já estão sendo adotadas medidas para resolver a situação.
O presidente da Aleto indicou que há a disposição de apoiar institucionalmente o plano do governo para reduzir despesas e regularizar as contas públicas, desde que o tema seja amplamente discutido com os deputados.
Presenças
Da Aleto, além do presidente, deputado Amélio Cayres, participaram da reunião os deputados Cleiton Cardoso (Republicanos), Gipão (PL), Dr. Danilo Alencar (PL), Eduardo Fortes (PSD), Eduardo Mantoan (PSDB), Gutierres Torquato (PDT), Ivory de Lira (PCdoB), Jair Farias (UB), Jorge Frederico (Republicanos), Marcus Marcelo (PL), Moisemar Marinho (PSB), Nilton Franco (Republicanos), Professor Júnior Geo (PSDB), Valdemar Júnior (Republicanos), Vilmar de Oliveira (Solidariedade) e Wiston Gomes (PSD).
Também participou da reunião o secretário-executivo da Secretaria do Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura.
ALETO
Amélio Cayres e UFNT discutem estação climática em Esperantina
Presidente da Aleto e reitor da UFNT articulam implantação de estação de pesquisa em Esperantina.

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), reuniu-se com o reitor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Airton Sieben, para tratar da implantação de uma estação de pesquisa e monitoramento de mudanças climáticas em Esperantina, no Bico do Papagaio.
O projeto, desenvolvido em parceria com uma universidade estatal de Tyumen (Rússia), tem como objetivo criar uma área de referência em estudos sobre mudanças climáticas. A escolha de Esperantina se deve à sua localização estratégica: região de transição entre os biomas Amazônia e Cerrado e ponto de encontro dos rios Araguaia e Tocantins.
Importância da UFNT na Pesquisa Científica e Desenvolvimento Regional
Durante a reunião, o reitor, acompanhado do assessor da reitoria, professor João Vidal, destacou que a estação permitirá pesquisas multidisciplinares em biodiversidade terrestre e aquática, sequestro de carbono e monitoramento de gases de efeito estufa. Também será foco do projeto avaliar os impactos das mudanças climáticas sobre populações do ecótono Amazônia-Cerrado, incluindo comunidades tradicionais, agricultores familiares e moradores que dependem diretamente dos recursos naturais da região.
“Esse é um projeto que já vem sendo desenvolvido em parceria com a Universidade de Tyumen há dois anos, com expedições na área prevista e assinatura de protocolo de intenções, além do alinhamento com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil. Agora, avançamos nas tratativas sobre a área para instalação da estação. Contar com o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, que também é representante do extremo-norte do Tocantins, é fundamental tanto pelos encaminhamentos quanto pela rapidez no apoio recebido”, afirmou o reitor Airton. |
Ao receber o projeto, o deputado Amélio Cayres reforçou o compromisso da Aleto em apoiar a iniciativa e destacou a importância da estação para o desenvolvimento regional. “É uma alegria poder contribuir com a universidade e trazer a pesquisa para perto do povo. Esse projeto vai fortalecer a ciência, gerar renda e trazer impactos positivos para toda a região. Já iniciamos os encaminhamentos e vamos abraçar essa causa”, destacou o parlamentar.
No encerramento da reunião, Amélio foi convidado a participar de uma expedição in loco, nos próximos dias, envolvendo a Prefeitura Municipal de Esperantina, o Incra e a Superintendência do Patrimônio da União no Tocantins.
ALETO
Deputado Amélio celebra 22ª Festa do Arroz em Carrasco Bonito
A 22ª Festa do Arroz reuniu moradores e visitantes em Carrasco Bonito, com shows, esportes e presença do deputado Amélio Cayres.

“A Festa do Arroz foi uma das primeiras do Bico e nos inspirou a criar outras festividades na região. É um momento de celebração das nossas tradições, de valorização da produção agrícola e de encontro das famílias. Parabenizo o prefeito Nego por resgatar essa Festa em sua gestão e a cada ano fazer um evento ainda melhor”, destacou o deputado Amélio.
Programação da Festa do Arroz
As atividades começaram na sexta-feira (26) com o Dia do Evangélico, que trouxe apresentações de igrejas locais e os shows das cantoras gospel Gesilene Silva e Suellen Lima. No sábado (27), a programação incluiu a abertura do campeonato municipal à tarde e, à noite, atrações como a banda Forró Pressão, a escolha da Garota Arroz 2025 e os shows de Manu Bahtidão e Wanessa Oliver, que encerraram a festa.
Presença de autoridades
O deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) esteve presente e acompanhou as atividades ao lado do prefeito Nego e de lideranças locais. Ele destacou a importância da Festa do Arroz como parte do calendário cultural da região.
Tradição cultural no Tocantins
Realizada desde os anos 1990, a Festa do Arroz está consolidada como uma das principais manifestações culturais do Tocantins, reunindo fé, música, gastronomia e esporte em Carrasco Bonito.
ALETO
Comissão de Constituição e Justiça vai analisar Lei Harenaki Javaé

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) encaminhou, nesta terça-feira, 23, para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) a proposta do deputado Gutierres Torquato (PDT) que institui a Campanha de Atenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres Indígenas – Lei Harenaki Javaé. A campanha tem o objetivo de conscientizar, prevenir e combater todas as formas de violência praticadas contra as mulheres indígenas e visa ao fortalecimento de redes de proteção.
Para o autor, a iniciativa tem caráter educativo, preventivo e mobilizador no apoio às ações comunitárias e institucionais, em respeito à diversidade cultural e à dignidade humana. A denominação da Lei Harenaki Javaé visa preservar a memória da jovem indígena Harenaki, que foi vítima de feminicídio no início deste mês.
O autor sugere que a campanha promova palestras, oficinas e outras ações educativas em escolas, aldeias, universidades e comunidades, difundindo informações sobre os direitos das mulheres indígenas, informando os canais de denúncia e os serviços de proteção e de atendimento.
Caso Harenaki Javaé
O feminicídio de Harenaki Javaé ocorreu na aldeia Canauanã, em Formoso do Araguaia, em 6 de setembro de 2025, e mobilizou a sociedade, o Ministério dos Povos Indígenas e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Harenaki foi vítima de abuso. Ela tinha deficiência intelectual e foi encontrada morta e carbonizada. O caso acendeu o alerta para a necessidade urgente de políticas públicas efetivas para o enfrentamento desse tipo de violência contra as indígenas.
-
Governo do Tocantins1 dia atrás
Governo do Tocantins promove Outubro Verde contra sífilis
-
Tocantins2 dias atrás
Cânion da Ilha Negra é área restrita e não pode ser visitado
-
Entretenimento3 dias atrás
Curta “Maria Izabel” vence prêmio no Festival Cine Toca
-
Entretenimento2 dias atrás
MP aprovada atualiza salários de servidores temporários do Tocantins
-
Câmara Municipal de Palmas23 horas atrás
Câmara aprova projeto que troca o nome da Avenida Teotônio Segurado para Siqueira Campos.