Governo do Tocantins
Governador em exercício participa do 2º Encontro Nacional do ICLEI Brasil em Palmas
O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, marcou presença na abertura do 2º Encontro Nacional da rede global Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI) Brasil, sediado na capital do estado, Palmas. A solenidade ocorreu na manhã desta terça-feira, 6, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, onde também está sendo realizado o 28° Encontro Nacional do Fórum dos Secretários e Secretárias de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27) e a Semana do Meio Ambiente de Palmas. Com o tema “Cidades Sustentáveis: Soluções baseadas na Natureza e Energias Renováveis”, o evento tem como propósito discutir ações urbanas que promovam cidades inclusivas, resilientes e sustentáveis, alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).
Para Laurez Moreira, o encontro é de grande importância para o Tocantins, um estado que abrange diversos ecossistemas brasileiros em seu território, como o cerrado, o pantanal, o agreste e a Amazônia. O governador destacou a importância da preservação do meio ambiente, especialmente das espécies com valor identitário e simbólico, como os buritizais e os pequizeiros. Ele ressaltou que o cuidado com o meio ambiente sempre foi uma prioridade para o governo do estado, mesmo com o crescimento econômico que o Tocantins tem experimentado.
Durante seu discurso, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, mencionou a negociação realizada pelo governador Wanderlei Barbosa de créditos de carbono no mercado internacional, demonstrando alinhamento entre a gestão municipal e a estadual. Ela elogiou a iniciativa do governador e expressou sua satisfação por sediar um evento de grande porte como o 2º Encontro Nacional do ICLEI.
O secretário executivo do ICLEI na América do Sul, Rodrigo Perpétuo, destacou a presença do governador em exercício, Laurez Moreira, e da consultora de meio ambiente, Inamara Melo, representando a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, como símbolo do compromisso com a preservação ambiental. Ele ressaltou a importância da atuação conjunta entre governos locais e estaduais para avançar nas pautas de sustentabilidade.
Inamara Melo, representante do Ministério do Meio Ambiente, enfatizou a necessidade e importância de iniciativas como o encontro do ICLEI, que reúne gestores, secretários, prefeitos e organizações envolvidas na agenda climática. Ela ressaltou a importância de abordar a resiliência e enfrentar as mudanças climáticas, mobilizando a sociedade nesse esforço global para conter o aquecimento em 1,5ºC.
O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global que reúne mais de 2.500 governos locais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável. O objetivo da rede é promover a sustentabilidade nos territórios até 2030, por meio de ações consistentes e transformadoras nas dimensões social, ambiental, econômica e institucional. O 2º Encontro Nacional do ICLEI Brasil ocorre até o dia 8 de junho, em paralelo à Semana do Meio Ambiente de Palmas e ao 28° Encontro Nacional do CB27.
O evento é uma realização do ICLEI América do Sul e da Prefeitura de Palmas, com a correalização da Fundação Konrad Adenauer e do Fórum CB27. Conta com a parceria da MRV, BRK, Enel X e Energisa, além do apoio institucional do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM), iniciativa Making Cities Resilient 2030 (MCR2030), ACA Brasil, CDP Latin America e Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas (CBHLP).