Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa convoca municípios tocantinenses a aderirem à 5ª edição do Selo UNICEF
Selo UNICEF é uma das principais iniciativas do país para a garantia de direitos de crianças e adolescentes

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado do secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, convocou nesta quinta-feira, 8, os 139 municípios tocantinenses a participarem da 5ª edição do Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) 2025-2028, durante encontro realizado no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, com a chefe do escritório do UNICEF no Amapá, no Pará, no Tocantins e no Mato Grosso, Mariana Rocha.
O Selo UNICEF é uma das principais iniciativas do país para garantir os direitos de crianças e adolescentes. A adesão ao programa é gratuita e voluntária, e pode ser realizada até o dia 9 de junho, no site. Ao aderirem ao Selo, os municípios assumem o compromisso de priorizar crianças e adolescentes em suas políticas públicas, contando com apoio técnico para o fortalecimento e a qualificação dessas políticas.
“Nós estamos pedindo a todos os prefeitos e as prefeitas que façam as suas inscrições para o Selo UNICEF. Vai até 9 de junho e nós precisamos que todos estejam inscritos para concorrer a um título tão importante para os municípios, para o estado e para o Brasil”, pontuou o governador Wanderlei Barbosa.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destacou que a cerimônia oficial de lançamento ainda será realizada, mas reforçou o convite aos municípios. “Estamos em um momento muito importante com o UNICEF, lançando o período de inscrição para os municípios tocantinenses aderirem à política do Selo UNICEF. Nós teremos um momento de encontro com os gestores, com o Tribunal de Contas e com o Ministério Público. Essa é a quinta edição no Tocantins e é a primeira que começa dessa forma”, enfatizou o secretário.
Durante os quatro anos de cada edição, o Selo UNICEF oferece suporte técnico às gestões municipais a partir de formações, monitoramento de indicadores e acompanhamento metodológico, buscando potencializar avanços concretos em indicadores sociais. O objetivo da iniciativa é impulsionar a mobilização de esforços para a promoção de direitos à saúde, à educação, ao engajamento social e à proteção contra a violência.
“Estamos começando este grande chamado a todos os municípios do estado para que façam a adesão à nossa iniciativa e promovam a garantia de direitos de crianças e adolescentes. Assim, reconhecemos as gestões municipais que estão muito comprometidas em proporcionar o melhor presente e futuro para as crianças do Tocantins”, salientou a chefe do escritório do UNICEF responsável pelo Tocantins, Mariana Rocha.
Ao final do ciclo, em 2028, os municípios que alcançarem os avanços esperados receberão o reconhecimento internacional, por meio da certificação do Selo UNICEF.
Presente na reunião, o prefeito de Cristalândia e presidente eleito da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Big Jow, ressaltou a importância da iniciativa. “Os municípios que se inscreverem e participarem terão a condição de conquistar esse selo, que é de suma importância tanto para nós, prefeitos, como para a nossa sociedade”, evidenciou o gestor.
Resultados
Durante o encontro, a chefe do escritório do UNICEF, Mariana Rocha, apresentou os dados obtidos na edição anterior do Selo UNICEF (2021-2024). No Tocantins, 71% dos municípios aderiram à iniciativa, totalizando 99 cidades comprometidas com a melhoria das políticas públicas voltadas à infância e adolescência. Desses, 16 foram certificados: Araguacema, Araguaçu, Araguaína, Araguanã, Araguatins, Arapoema, Bandeirantes do Tocantins, Barrolândia, Colinas do Tocantins, Jaú do Tocantins, Lagoa da Confusão, Monte Santo do Tocantins, Palmeirópolis, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso e São Sebastião do Tocantins. O número representa um crescimento de mais de 200% em relação à edição anterior (2017-2020), que certificou apenas cinco municípios.
No âmbito da vacinação, 54 municípios tocantinenses aderiram à estratégia de Busca Ativa Vacinal (BAV), promovida pelo UNICEF, para acelerar a imunização infantil. Além disso, o abandono escolar caiu significativamente nos municípios certificados: a taxa reduziu 76,5%, passando de 0,9% para 0,2%.
Selo UNICEF
Ao aderir a iniciativa de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e pela adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança que, no Brasil, reflete no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre a entidade e os governos estaduais e municipais, por meio da atuação integrada e intersetorial.
Ações do Governo do Tocantins
Durante a reunião, também foram destacadas as iniciativas do Governo do Tocantins voltadas à infância e adolescência, como o Jovem Trabalhador, reconhecido como o maior programa de primeiro emprego da Região Norte do Brasil. Outro destaque foi o programa educacional Bombeiro Mirim, que visa interagir com a comunidade e formar crianças, adolescentes e suas famílias com base em valores como ética, cidadania, respeito à pluralidade cultural, valorização do meio ambiente, saúde e consciência crítica. Foi ainda mencionada a bolsa permanência, batizada de Presente, do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), que busca incentivar a continuidade da jornada escolar e evitar a evasão, assim como outras ações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Presenças
A reunião também contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes; da secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Cleizenir dos Santos; do presidente do Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO), conselheiro Alberto Sevilha; do subprocurador-geral de Justiça do Ministério Público do Tocantins (MPTO), Luciano Casaroti; e demais autoridades.
Governo do Tocantins
Estellamaris Postal assume a Secretaria da Cidadania e Justiça do Tocantins

A defensora pública Estellamaris Postal foi nomeada pelo governador Laurez Moreira (PSD) para chefiar a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça do Tocantins. A nomeação consta na edição nº 6898 do Diário Oficial, publicada nesta segunda-feira, 15.
Até então, Estellamaris exercia a função de 1ª Subdefensora Pública-Geral do Estado e possui longa trajetória dentro da Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO), onde atua desde 1994.
Perfil
Graduada em Direito pela Universidade de Passo Fundo (RS) e pós-graduada em Gestão Pública, Direito Civil e Processual Civil pela Unitins, Estellamaris Postal tem carreira consolidada no serviço público.
Ela foi defensora pública-geral do Estado em quatro biênios: 2007/2008, 2009/2010, 2021/2023 e 2023/2025. Também presidiu o Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) no período de 2021/2022.
Ao longo da carreira, desempenhou funções estratégicas:
-
Subdefensora Pública-Geral em três mandatos (2011/2013; 2017/2019; 2019/2021);
-
Corregedora-Geral da DPE, eleita e reeleita para dois biênios consecutivos (2013/2015 e 2015/2017);
-
Membro do Conselho Nacional dos Corregedores Gerais das Defensorias Públicas;
-
Integrante do Conselho Penitenciário do Estado;
-
Vice-presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ).
Em 2014, foi a primeira mulher a assumir a Secretaria Nacional da Reforma do Judiciário no Ministério da Justiça. Também coordenou a Força Nacional de Execução Penal em Santa Catarina (2013) e participou da elaboração do III Diagnóstico das Defensorias Públicas do Brasil.
Com reconhecimento nacional por sua atuação, Estellamaris Postal leva para a Secretaria de Cidadania e Justiça experiência técnica, visão institucional e histórico de liderança em pautas ligadas à justiça, direitos humanos e cidadania.
Governo do Tocantins
Beto Lima é reconduzido à Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins

O governador Laurez Moreira (PSD) reconduziu o empresário Carlos Humberto Duarte Lima e Silva, conhecido como Beto Lima, ao cargo de secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins. A nomeação foi publicada na edição nº 6898 do Diário Oficial desta segunda-feira, 15.
Beto Lima já vinha ocupando a pasta desde o início da gestão do ex-governador Wanderlei Barbosa e permanecerá à frente da secretaria na atual administração.
Perfil
Engenheiro civil formado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), com MBA em Gestão Empresarial, Beto Lima construiu sua carreira no setor privado. Empresário desde 1993, atuou na liderança do grupo que administra as concessionárias Autovia Fiat, com matriz em Palmas e filial em Gurupi.
Com trajetória marcada pela defesa do setor produtivo, exerceu cargos de destaque em entidades de classe. Foi vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Tocantins (Sinduscon-TO) e, entre 2005 e 2006, presidiu a Associação Comercial e Empresarial de Palmas (ACIPA).
Também presidiu o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Tocantins (Sincodiv-TO), do qual solicitou afastamento para assumir a secretaria estadual. No comando da Indústria, Comércio e Serviços, Beto Lima tem atuado para fortalecer o ambiente empresarial, incentivar a industrialização e ampliar a geração de empregos e renda no Estado.
Casado e pai de três filhos, o secretário soma experiência em gestão pública e privada, reunindo credenciais técnicas e empresariais para conduzir a pasta estratégica do governo.
Governo do Tocantins
Em Palmas, governador Laurez Moreira participa de cerimônia de passagem de comando da Polícia Militar nesta terça-feira, 16
Governador do Tocantins, Laurez Moreira, participa nesta terça-feira, 16, às 18 horas, da solenidade de Passagem de Comando da PM – Foto: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participa nesta terça-feira, 16, às 18 horas, da solenidade de Passagem de Comando da Polícia Militar do Tocantins (PMTO). O ato será realizado no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG), em Palmas, com a presença de autoridades.
A cerimônia oficializa a nomeação realizada pelo governador Laurez Moreira no último dia 9, quando designou o coronel QOPM Cláudio Thomaz Coelho de Souza para assumir o comando-geral da Polícia Militar, em substituição ao coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça. No mesmo Diário Oficial do Estado (DOE), também foi nomeado o coronel Flávio Santos Brito como chefe do Estado-Maior da corporação.
“É com grande confiança que oficializo a passagem do comando da Polícia Militar para o coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza, cuja extensa carreira e competência garantirão à corporação um trabalho dedicado e seguro para a população”, afirma o governador Laurez Moreira.
A passagem de comando é um dos ritos mais importantes do cerimonial militar e representa a transição do mais alto posto da instituição.
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Social1 dia atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza
-
Social2 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas
-
Entretenimento3 dias atrás
Fotógrafo do Tocantins, Emerson Silva, ganha destaque nacional circulando pelo Brasil com seu trabalho sobre as tradições do Povo Indígena Krahô