Entretenimento
Governador Wanderlei Barbosa garante com ministro da Defesa do Brasil, José Múcio, apoio do Exército para combater queimadas no Estado

O Governo do Tocantins segue com ações de força-tarefa para contenção de queimadas em território estadual. Nesse sentido, o governador Wanderlei Barbosa reuniu-se com o ministro da Defesa do Brasil, José Múcio, e garantiu o reforço do 22° Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro para combater os focos de incêndio no Estado. A medida foi anunciada pelo chefe do Executivo estadual na manhã desta quinta-feira, 12, e soma-se a outras iniciativas da gestão, como a aprovação da contratação de até 500 brigadistas para atuarem contra as queimadas ilegais.
“Nos últimos dias, tivemos diversos incêndios em nosso território, registrando um aumento de 103% em relação a 2023. Fizemos uma força-tarefa que envolveu instituições como Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis], Naturatins [Instituto Natureza do Tocantins], brigadas estaduais, municipais e privadas para aumentar ainda mais essa estrutura de apoio. Por esse motivo, conversei com o ministro José Múcio, que autorizou a brigada do 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, localizada em Palmas, para nos ajudar no combate aos incêndios”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa.
Dentro das ações realizadas pelo Governo do Tocantins para combate e prevenção de queimadas, ocorreu nessa quarta-feira, 11, reunião com os secretários de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Jonis Calaça, e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcelo Lellis; os presidentes da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges, e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), coronel Edvan de Jesus Silva; além do comandante do Corpo de Bombeiros, Peterson Queiroz de Ornelas; para debater novas estratégias e ações que serão realizadas em conjunto, sendo uma delas o Benefício Emergencial, para assistir famílias atingidas por incêndios florestais em municípios que decretarem estado de emergência.
No início deste mês de setembro, foram entregues 25 novos veículos e equipamentos para o Instituto Natureza do Tocantins; assinados dois decretos emergenciais, um referente à instauração da situação de emergência em alguns municípios do Estado e outro que autoriza a contratação de mais brigadistas para atuarem nas regiões atingidas. Para a contratação de mais brigadistas, o governador Wanderlei Barbosa assinou o Decreto n° 6.841, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na última sexta-feira, 6, e que permite ampliar o número de até 500 combatentes, contratados mediante justificativa técnica elaborada pelo Comando de Ações de Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins.
O chefe do Executivo também destinou mais de R$ 6 milhões para o combate a incêndio no Estado. A ação foi tomada após reunião com os prefeitos de cerca de 60 municípios do Tocantins, que ocorreu de forma virtual, com a participação do governador; de representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO); da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); do Naturatins; da Defesa Civil do Estado; da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS); do Exército Brasileiro; e outras instituições.
Assistência à população
Como as queimadas atingem, principalmente, a zona rural do Estado, prejudicando plantações, produções e até mesmo moradias, o Governo do Tocantins anunciou benefício emergencial para assistir famílias atingidas por incêndios florestais em municípios. Por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), o Governo do Tocantins publicou a Portaria Setas n° 148 de 2024, que define os critérios para a partilha e a transferência de recursos estaduais destinados aos Benefícios Eventuais para municípios em situação de emergência devido às queimadas. A portaria estabelece que os recursos serão transferidos na modalidade fundo a fundo, com o objetivo de garantir que o atendimento esteja em conformidade com a Lei Orgânica de Assistência Social (Loas) e a Política Nacional de Assistência Social (Pnas).
Os municípios elegíveis para o cofinanciamento estadual são aqueles que atendem aos critérios estabelecidos pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e aprovados pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas/TO). Para receber os recursos, as cidades devem apresentar decretos municipais de emergência e relatórios sociais que detalham as medidas a serem tomadas. O valor do repasse será ajustado conforme o porte de cada município.
Trabalho contínuo
Durante o período da estiagem no bioma Cerrado, o mais presente no Tocantins, a vegetação seca, somada com as altas temperaturas e umidade relativa do ar baixa, facilitam os focos de queimadas. Como iniciativa padrão de todos os anos, o Governo do Tocantins destina recursos e iniciativas para o plano de contenção e combate às queimadas e, acompanhando a atual situação do cenário nacional, que vem sofrendo forte impacto dos extremos climáticos neste ano, reforça sua atenção ao controle de queimadas com ações e planejamentos emergenciais para conter a problemática no Estado.
Dentre as outras medidas adotadas pelo Governo do Tocantins, teve início nessa terça-feira, 10, a publicação semanal do Boletim Climático e Risco de Incêndio, reunindo dados do Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma-TO) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). O boletim inclui informações sobre o monitoramento climático, focos de queimadas e nível dos rios. A mais recente edição, referente ao período de 1° a 9 de setembro, apresenta o ranking dos dez municípios com maior número de focos de queimadas, informações meteorológicas das regiões norte, centro e sul do Estado, e comparativos dos níveis dos rios das 20 bacias hidrográficas ao longo dos últimos três anos.
O Tocantins já registrou 11.281 focos de queimadas em 2024, com 2.854 ocorrências somente na primeira semana de setembro. Lagoa da Confusão, Pium e Formoso do Araguaia são os municípios com maior número de registros. Em relação aos níveis dos rios, houve um aumento em comparação com 2022, mas uma redução em relação ao ano de 2023. A estação em Aurora do Tocantins, no Rio Palma, e a estação em Riachinho, no Rio Corda, mostram diferentes tendências, com a maioria dos rios apresentando um aumento em 2023, mas uma redução neste ano.
Com a produção do boletim, há um panorama real da situação, contribuindo para o combate às queimadas de forma célere e assertiva. Os dados fornecidos constantemente proporcionam uma base sólida para as equipes de combate, uma vez que o governo pode intensificar as ações nos municípios mais afetados, além de monitorar a evolução dos incêndios e implementar estratégias de prevenção naquelas localidades.
Foco no Fogo
Os trabalhos de prevenção e contenção das queimadas começam antes do período da estiagem. Entre as iniciativas está o projeto Foco no Fogo, lançado em 2020 pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, reunindo mais de 30 instituições que compõem o Comitê do Fogo. Os objetivos do projeto são prevenir, combater e fiscalizar queimadas nos municípios apontados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pelos dados do Centro de Monitoramento do Fogo (Cemaf).
Por meio de materiais educativos e visitas presenciais, os agentes sensibilizam moradores da zona rural, agropecuaristas e produtores sobre os riscos e os prejuízos das queimadas ilegais e dos incêndios florestais. Este ano, o projeto Foco no Fogo atuará em mais de 60 cidades, com a realização de campanhas de conscientização e palestras nas escolas para destacar os danos à saúde e ao meio ambiente causados por práticas prejudiciais, abrangendo tanto a fauna quanto a flora; mapeamento das regiões mais afetadas pelo fogo; e orientações nas comunidades sobre prevenção e combate.
Entretenimento
Fabio Porchat desembarca em Palmas com o espetáculo “Histórias do Porchat”

Um dos mais importantes nomes do humor nacional, Fabio Porchat se apresenta dia 26 de outubro no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas, com o stand-up “Histórias do Porchat“, trazendo consigo pelo quarto ano consecutivo, um repertório de narrativas que arrancam risadas incontroláveis da plateia pelo Brasil e pelo mundo.
“Não há nada mais gratificante para um ator do que conseguir fazer sua peça por todo o país. O Brasil é um país tão grande, com tantas possibilidades, tantas cidades diferentes e é maravilhoso ter um público diferente a cada lugar”, comemora Porchat. “Fora as comidas deliciosas em cada um desses lugares; às vezes eu acho que fico mais feliz de comer todas essas comidas, sabia?”, finaliza.
O que esperar:
Ao longo de suas inúmeras viagens, Fabio acumulou experiências únicas, desde encontros com gorilas em safáris africanos até situações hilárias como uma massagem quase erótica na Índia e uma improvável dor de barriga no Nepal. Essas vivências se transformam em combustível para uma apresentação cheia de humor e descontração.
Números impressionantes:
Público Geral: Foram mais de 400 sessões realizadas e mais de 350 mil pessoas impactadas;
Cidades Brasileiras: O espetáculo percorreu uma extensa lista de cidades, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Macapá, Rondonópolis e outras tantas, levando alegria por todo o país;
Países: Além do sucesso no Brasil, “Histórias do Porchat” conquistou plateias internacionais em países como Angola, Espanha, França, Irlanda, Portugal, Suíça, Estados Unidos e Emirados Arabes (Dubai).
Alívio em tempos difíceis:
Em um período marcado por desafios e incertezas, Fabio Porchat propõe uma fuga divertida e relaxante. A ideia do espetáculo é oferecer ao público momentos de leveza, aliviando a pressão dos últimos anos de pandemia através de risadas contagiantes. Afinal, rir é sempre um ótimo remédio.
Para quem busca uma experiência única e um espetáculo que transcende fronteiras culturais, “Histórias do Porchat” é a escolha perfeita. Prepare-se para uma noite de entretenimento inigualável, repleta de histórias que ficarão gravadas na memória e nas risadas compartilhadas.
Sobre Fábio Porchat:
Fabio Porchat é um dos comediantes mais queridos do Brasil, reconhecido por seu talento versátil no teatro, TV, cinema e internet. Fabio é hoje um dos maiores nomes do cenário brasileiro e uma referência na cultura de nosso país. O público terá um grande espetáculo e a certeza de que sairá mais leve e feliz do teatro.
Com “Histórias do Porchat”, ele continua a encantar plateias ao redor do mundo com seu humor autêntico e histórias cativantes.
Ficha Técnica
Texto, direção e atuação: Fabio Porchat
Cenógrafo: José Dias
Iluminador: Aurélio de Simoni
Figurinista: Roberta Tozato
Produção: Léo Grado
Realização: Sayd Produções
Serviço
Histórias do Porchat
Local: Centro de Convenções Arnaud Rodrigues
Data: Dia 26 de outubro | domingo
Horário: 19h
Preço: De R$55 a R$110
Entretenimento
Vivência de Choro leva música, memória e inclusão cultural à Melhor Idade em Palmas

O Choro, que inspirou ritmos como samba, marchinhas carnavalescas e bossa nova, foi recentemente reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Um projeto no Tocantins, “Vivência Inicial de Choro para a Melhor Idade”, vai ser ofertado para a melhor idade, resgatando lembranças, promovendo encontros e ampliando horizontes artísticos.
A primeira apresentação acontece na próxima quarta-feira, 03, às 18h20, na Escola de Tempo Integral Vinícius de Moraes (706 Sul), com entrada franca, convidando o público a redescobrir o gênero considerado o primeiro movimento musical urbano do Brasil. Mais do que um concerto, o projeto aposta no poder da música para inclusão social, preservação cultural e valorização da memória.
A abertura contará com um concerto especial de Choro, interpretado por um quarteto formado por guitarra acústica, saxofone tenor, clarineta e pandeiro. A apresentação marca também o início das oficinas de percussão e canto coral, destinadas aos idosos do projeto de extensão Maturidade (En)Cena, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Para o músico e responsável pelo projeto, Iogo Landinho, a iniciativa representa um gesto de reconhecimento e afeto para com a terceira idade. “O Choro carrega em suas melodias a história do Brasil e uma força de conexão que emociona gerações. Levar essa vivência para os idosos é uma forma de promover dignidade cultural, abrir espaço para que eles expressem seus talentos e, principalmente, para que se reconheçam como parte fundamental da nossa memória coletiva”, afirma Landinho.
O projeto prevê ainda um recital final, em que os idosos participantes das oficinas irão se apresentar junto ao grupo de Choro, reafirmando o protagonismo cultural da melhor idade. A expectativa é de reunir cerca de 150 pessoas em cada apresentação, totalizando mais de 300 espectadores ao longo das ações.
Com entrada gratuita, o evento abre as portas para todos os públicos que desejam celebrar a força e a beleza da música brasileira em sua forma mais original.
Projeto
O projeto é uma realização do músico Iogo Landinho, patrocinado por edital de Música da Lei Aldir Blanc (PNAB), via Fundação Cultural de Palmas e Ministério da Cultura (MinC).
Serviço
O quê: Abertura do projeto Vivência Inicial de Choro para a Melhor Idade
Quando: Quarta-feira, 03 de setembro, às 18h20
Onde: ETI Vinícius de Moraes (706 Sul), Palmas – TO
Entrada: Gratuita
Ficha técnica:
Diretor Geral: Iogo Landinho
Produtor musical: Bruno Barreto
Assessoria de Imprensa: Cinthia Abreu
Cerimonialista: Geyslany Landinho
Designer gráfico: Iara Malaspina
Fotografia e Videomaker: Gabriela Marques
Intérprete de libras: Thallyta Teixeira
Técnico de som: Daniel Mangaba
Professores:
Oficina de Canto Coral: Ane Oliveira
Oficina de Percussão: Matheus Les
Músicos:
Clarineta e flauta transversal: Ayrton Ferreira
Saxofone-tenor: Bruno Barreto
Guitarra acústica: Iogo Landinho
Pandeiro: Matheus Les
Entretenimento
Inscrições abertas para a 2ª temporada da Noite dos Compositores em Palmas

Estão abertas as inscrições para a 2ª temporada da Noite dos Compositores, evento que tem como objetivo valorizar a produção musical autoral e dar visibilidade a artistas independentes tocantinenses. Os interessados podem se inscrever até 15 de setembro, pelo formulário disponível na bio do Instagram @alternativaproduc.
Nesta edição, que acontece no dia 24 de setembro de 2025, às 20 horas, no Bar do Torresmo, em Palmas, serão selecionados 10 compositores do Tocantins ou residentes no estado. Cada artista terá a oportunidade de apresentar duas músicas autorais no palco, recebendo ainda ajuda de custo no valor de R$ 150,00. O evento é aberto ao público e com entrada gratuita.
Idealizada pela Alternativa Produções e realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), geridos pela Fundação Cultural de Palmas, a Noite dos Compositores tem se consolidado como um espaço de encontro entre músicos, público e a produção cultural local.
O produtor cultural, fotógrafo, artesão e músico Marcio Kleber, idealizador da iniciativa, ressalta a importância da proposta para a cena autoral. “A ideia é criar um espaço onde os compositores possam mostrar sua arte com liberdade e autenticidade. Cada participante traz sua identidade musical, suas histórias e vivências, criando um mosaico sonoro que representa a diversidade da nossa música”, afirma.
Além de fomentar a cena musical independente, a 2ª temporada reafirma o compromisso do projeto com a inclusão cultural, oferecendo acessibilidade em Libras para que pessoas surdas também possam vivenciar a experiência artística.
Serviço
2ª temporada da Noite dos Compositores
24 de setembro de 2025 (quarta-feira)
20h
Bar do Torresmo – Palmas/TO
10 artistas selecionados | 2 músicas autorais cada
Ajuda de custo: R$ 150,00 por artista
Inscrições até 15/09/2025 pelo formulário disponível na bio do Instagram @alternativaproduc
Entrada gratuita
-
Social3 dias atrás
Grupo JL Meurer celebra 40 anos com festa sofisticada em Palmas
-
Entretenimento2 dias atrás
Performance do Coletivo Flácido sobre especulação imobiliária em Palmas ganha repercussão nas redes sociais
-
Sebrae2 dias atrás
Tocantinenses conquistam primeiros lugares no Prêmio Amazônia de Música
-
Social16 horas atrás
Nária Leila Cerimonial arrecada 800 kg em tampinhas
-
Tocantins4 dias atrás
Nota de pesar pelo falecimento de Niclair Alves Caetano, mãe da ex-prefeita de Palmas