Turismo
Governador Wanderlei Barbosa inaugura instituto para atender pessoas vulneráveis em Gurupi e oferece apoio do Estado ao projeto.

New chat
O governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, juntamente com o vice-governador, Laurez Moreira, participou da cerimônia de inauguração do Instituto Gratidão Tocantins, na noite da última quinta-feira, dia 13, em Gurupi, na região sul do Estado. O Instituto Gratidão Tocantins é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo oferecer auxílio nas áreas de esporte, educação, saúde e lazer, e está localizado na Avenida Paraná, entre as ruas 5 e 6.
O evento de lançamento do centro de serviços destinados às pessoas em situação de vulnerabilidade contou com apresentações culturais e artísticas do Coral de Libras da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) Gurupi e da Quadrilha Junina Tradição Matuta de Gurupi. A banda do Colégio Militar Presidente Costa e Silva, regida por Elda Costa, entoou o Hino Nacional.
O governador Wanderlei Barbosa parabenizou os envolvidos na construção do projeto e se colocou à disposição para fazer com que o instituto atenda o maior número possível de tocantinenses. “Podem contar com o nosso apoio e comprometimento para fortalecer o trabalho do Instituto Gratidão Tocantins, que nasce desse sonho coletivo de estender ao nosso povo a oportunidade de emprego, lazer, assistência social e acesso à saúde”, afirmou, reconhecendo que iniciativas como essa somam forças com o trabalho já desenvolvido em sua gestão.
O vice-governador, Laurez Moreira, relembrou o Instituto Juarez Moreira, que atuou no município de Gurupi. “O Instituto Gratidão Tocantins representa essa preocupação com o social, fomentando a cultura, com foco em ajudar o poder público, estadual e municipal, com parcerias que levem dignidade ao cidadão. Um espelho do que era realizado pelo Instituto Juarez Moreira”, pontuou.
O Instituto Gratidão Tocantins trabalhará com os jovens, oferecendo capacitações e desenvolvendo modelos estratégicos de políticas públicas e privadas para fomentar a geração de trabalho e renda e o desenvolvimento socioeconômico. O próximo passo será a implementação de projetos de lazer e cultura para melhorar a qualidade de vida e a integração dos idosos.
O presidente do Instituto Gratidão Tocantins, Silvério “Dida” Moreira, já foi secretário municipal do Idoso e secretário de Assistência Social em Gurupi, além de ter presidido o Instituto Juarez Moreira, que também executava trabalhos de cunho social e atenção à população vulnerável. “Daremos continuidade com as ações que visam auxiliar a vida dos cidadãos tocantinenses, e o que eu espero é que nosso instituto possa estender as mãos a todos aqueles que precisarem”, afirmou.
O instituto também viabilizará assistência médica, ambulatorial e hospitalar. As pessoas com deficiência (PCD) terão uma atenção especial por parte do instituto, com atendimento focado na inclusão social.
A solenidade de inauguração contou com a presença do deputado estadual Gutierrez Torquato, idealizador do instituto; da prefeita de Gurupi, Josi Nunes; do presidente da Câmara Municipal de Gurupi, Valdonio Rodrigues; do secretário executivo de Educação do Estado, Edinho Fernandes, além de prefeitos, vice-prefeitos e vereadore
Turismo
Bistrô da Pousada Casa das Flores conquista pela quinta vez o Festival Gastronômico de Taquaruçu
Bistrô mantém liderança na categoria Rota Gastronômica com prato Do Mato à Brasa que valoriza sabores do Cerrado

Pelo quinto ano consecutivo, a Pousada e Bistrô Casa das Flores conquistou o primeiro lugar na categoria Rota Gastronômica do Festival Gastronômico de Taquaruçu, que atraiu milhares de visitantes ao distrito de Taquaruçu, em Palmas (TO), neste final de semana.
O feito consolida o bistrô como referência em gastronomia regional e inovação mantendo a essência de valorização da gastronomia regional com sabor e qualidade.
Prato que une tradição e sofisticação
O bistrô encantou jurados e público com a Costelinha suína defumada, acompanhada de molho barbecue de cajuí do cerrado, farofa de caparê e salada de mangará — uma composição que combina ingredientes típicos da região com técnicas de sofisticação, reforçando a identidade e a riqueza culinária do Cerrado.
Parceria para realçar o sabor
Nesta edição, o Casa das Flores inovou ao formar uma parceria com o Espaço Papiro, onde a proprietária e amante da técnica de defumação Mirian Stoppa foi a responsável pela defumação artesanal da costelinha, garantindo sabor marcante e valorizando ainda mais os insumos regionais.
O prato Do Mato à Brasa foi idealizado pela proprietária do Bistrô, kênia Borges e desenvolvido pelas chefs Viviane França e Lana, que aliaram muita criatividade e tradição para manter o padrão de excelência do bistrô.
Dedicação e trabalho
“Participar do Festival Gastronômico de Taquaruçu é sempre um desafio e uma alegria. Estar no topo pela quinta vez consecutiva mostra a dedicação da nossa equipe em valorizar os sabores do Cerrado e levar ao público experiências marcantes. Esse prêmio é fruto de muito trabalho, pesquisa e amor pela gastronomia”, declarou Kenia.
“Foi uma honra contribuir com essa parceria. A defumação artesanal potencializou o sabor da costelinha e ajudou a realçar os ingredientes regionais. O Festival mostra como o Cerrado é rico e inspirador”, destacou Mirían Stoppa, do Espaço Papiro.
Referência em gastronomia regional
Com o quinto título consecutivo, o Casa das Flores reafirma sua liderança no cenário gastronômico tocantinense, tornando-se um símbolo de inovação e valorização dos ingredientes locais. A premiação reforça a importância do festival para divulgar os sabores e a cultura do Cerrado a visitantes de todo o país.
Turismo
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem

Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Laurez Moreira anuncia novos nomes para Gabinete e Casa Militar
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Laurez Moreira nomeia nova secretária de Comunicação do Tocantins
-
ALETO4 dias atrás
Laurez Moreira visita Amélio Cayres na Aleto e apresenta novos interlocutores
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Governador em exercício Laurez Moreira nomeia novos gestores para Agricultura e Procuradoria-Geral do Estado
-
Entretenimento4 dias atrás
“Memórias, Ritmos e Melodias da Melhor Idade” encanta idosos em Palmas com música, dança e emoção