Política
Governador Wanderlei Barbosa participa da cerimônia de posse da diretora da ATM
Em cerimônia de posse da diretora da ATM, governador Wanderlei Barbosa reforça trabalho conjunto entre Governo do Tocantins e prefeituras do Estado
O governador Wanderlei Barbosa participou de solenidade, nesta terça-feira, 28, na sede da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), para acompanhar a posse da mesa diretora que administrará a entidade no biênio 2023/2024. A direção da Associação continua sob responsabilidade de Diogo Borges, prefeito do município de Talismã.
Na ocasião, reafirmando seu compromisso em se aproximar de todas as cidades do Tocantins, o governador Wanderlei Barbosa destacou o quanto é importante ter a participação da gestão estadual nas ações da ATM, sendo este um importante órgão para unir os interesses dos municípios tocantinenses com o Governo do Tocantins. “Parabenizo o presidente Diogo e reforço que trabalharemos em conjunto, pois estamos levando benefícios para os municípios e tratamos diretamente com os gestores. Fico feliz em estar aqui em um momento como esse, onde fazemos políticas para nossa população, trabalhamos em prol dos tocantinenses”, afirmou o gestor.
O presidente reeleito agradeceu a presença do governador e a confiança dos demais gestores municipais para assumir a ATM. Ele também garantiu um trabalho conjunto com o Governo do Tocantins para benefício das cidades do Estado. “Agradeço ao governador pela fala e destaco que as parcerias com o Governo do Tocantins, com projetos importantes, serão realizadas. Sabemos que o governador Wanderlei Barbosa é um gestor municipalista e grande parceiro, já que sempre nos recebeu e ouviu. Juntos, fazemos uma gestão municipalista e quem ganha é a população”, destacou o presidente empossado para mais um mandato.
A posse contou com a presença de prefeitos e vereadores de vários municípios, deputados estaduais, representantes da bancada tocantinense no Senado Federal, representantes de instituições privadas, além de políticos de outros estados, como o prefeito de Santarém, do Pará, Nélio Aguiar, que também é presidente da Federação das Associações dos Municípios Paraenses (Famep).
“Eu fico feliz em estar nessa posse representando os municípios do estado do Pará. Somos vizinhos e temos que dialogar. Fico ainda mais satisfeito em ver o governador do Tocantins nesta solenidade. Wanderlei Barbosa está em seu segundo mandato, sabe das demandas municipais. Nossa luta é conjunta e vejo que, assim como no Pará, o Governo do Tocantins está muito alinhado com os municípios”, afirmou Nélio Aguiar.
Mesa diretora
A Chapa União Municipalista foi eleita pelos prefeitos em assembleia geral extraordinária. Além do presidente, a mesa diretora é formada pelo prefeito Moacir Oliveira (Rio dos Bois) e pela prefeita Enfermeira Nezita (Monte Santo), como 1° e 2° vice-presidentes, respectivamente. O primeiro diretor Administrativo, o prefeito Paulo Roberto (Taguatinga) e o segundo diretor Administrativo, o prefeito Pastor João (Mateiros).
Na condição de 1° e 2° diretor financeiro, na devida ordem, ainda fazem parte do grupo os prefeitos Alexandre Farias (Sítio Novo do Tocantins) e Adriano de Moraes (São Sebastião do Tocantins). Além disso, mais 16 prefeitos estão presentes na chapa, na condição de membros titulares e suplentes dos conselhos Deliberativo e Fiscal.
O vice-presidente Moacir Oliveira se mostrou otimista com esse novo biênio e se colocou à disposição para trabalhar junto com o Governo do Tocantins para uma gestão mais municipalista. “Farei questão de estar junto, principalmente no que se refere às parcerias, o que garante prefeituras e municípios cada vez mais fortes”, comentou.
ATM
A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) tem como objetivos englobar as cidades do Tocantins e propagar sua doutrina municipalista. A associação apoia descentralização administrativa, com a finalidade de auxiliar os municípios para que demandas sejam solucionadas de forma conjunta, assim a ATM fortalece sua capacidade administrativa, econômica, social e cultural. A Associação foi fundada na cidade de Miracema do Tocantins, no ano de 1989, e atualmente tem sua sede na capital Palmas, com 130 filiados, o que corresponde a mais de 90% dos municípios tocantinenses.