Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa prestigia aniversário de Arraias e visita Feira da Agricultura Familiar
Com o objetivo de valorizar e reconhecer a importância do segmento da agricultura familiar no cenário econômico do Estado, bem como, fomentar a comercialização da produção, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, visitou nesta terça-feira, 1º de agosto, a 13º Feira e Encontro da Agricultura Familiar de Arraias, o evento é realizado na Praça Matriz da cidade e faz parte da programação comemorativa dos 283 anos de emancipação política do município.
O governador Wanderlei Barbosa também participou da missa em Ação de Graças pelo aniversário de 283 anos da cidade, celebrada na Igreja Nossa Senhora dos Remédios, pelo padre Deusli Evangelista.
A Feira da Agricultura Familiar foi realizada em parceria com Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e a Prefeitura de Arraias. A feira é uma vitrine para os produtos cultivados na região e uma ferramenta importante para o processo de comercialização da produção do segmento da agricultura familiar. Esta edição reuniu agricultores familiares dos municípios de Arraias, Conceição do Tocantins, Taipas, Almas, Dianópolis, Rio da Conceição, Novo Jardim, Ponte Alta do Bom Jesus, Taguatinga, Aurora, Lavandeira, Combinado, Novo Alegre, Paranã, São Salvador, Porto Alegre, Natividade e região circunvizinha. A expectativa é que mais de mil pessoas visitem o local e a estimativa de movimentação financeira é de R$ 350 mil.
“Viemos prestigiar o aniversário de Arraias e a Feira da Agricultura Familiar, onde foi possível conferir uma exposição farta de produtos do campo”, disse o Governador. Ele frisou ainda, que a feira vem ao encontro das ações do Governo do Tocantins, que fomentam melhorias para o homem do campo.
Dona Edite Alves, de Aurora, é uma das expositoras e vê o evento como um local importante para vender a produção. Ela disse que trabalha na roça e produz temperos. “Essa feira é muito importante, porque vendo meus produtos e tiro boa parte do sustento”.
Seu Joaquim Jardim da Silva também destacou a importância do evento para a venda de óleo de buriti, amendoim e folhagens e outros produtos da sua propriedade. “Eu planto e aqui é um lugar muito bom pra vender e melhorar a renda da minha família”, comentou.
Dona Eva Araújo Ferreira também é uma expositora de doces e vê a feira como um local importante para divulgação e comercialização dos seus produtos. “As pessoas já me conhecem e sempre vendo o que produzo. É o meu sustento”, frisou.
O presidente do Ruraltins, Washington Ayres, ressaltou o apoio do Governo na mobilização e realização da feira. “Estamos mais uma vez apoiando a Feira da Agricultura Familiar de Arraias, uma feira que é tradição para a região e que vem crescendo a cada ano, um sucesso de público e de produtores que vieram apresentar, divulgar e comercializar seus produtos. Isso mostra a força do trabalho de assistência técnica e Extensão Rural desenvolvido pelo Governo do Tocantins, liderado pelo governador Wanderlei Barbosa, por meio do Ruraltins. Além disso, a feira da agricultura Familiar proporciona acesso a alimentos frescos e saudáveis, estimula a economia local e fortalece a integração entre produtor e consumidor”.
O prefeito local, Herman Gomes, agradeceu a visita do Governador e destacou o apoio do Governo do Tocantins à cidade e ao segmento da Agricultura familiar. “Arraias tem uma importância muito grande no contexto histórico do Estado, somos a segunda cidade mais antiga e berço cultural do Tocantins e a presença do Governador nos deixa muito felizes”, disse o Prefeito salientando ainda o apoio ao segmento da Agricultura Familiar, que segundo disse, representa a base de sustentação da economia. “Essa feira é importante e o apoio macisso do Governo só contribui para melhorar. Este ano tem os estandes do Ruraltins, com inovações que despertam o interesse dos pequenos produtores em se aprimorar. Então agradecemos a presença do Governador, sobretudo o apoio que tem dado à cidade”.
Na oportunidade, o Governador esteve com os empresários Stephen Keith, vice-presidente da Itafos no Brasil, e com Felipe Coutas, country manager da empresa. Eles apresentaram ao Governador o projeto de fertilizantes e mineração no Tocantins.
O governador Wanderlei Barbosa destacou que o Governo do Estado está à disposição. “O Tocantins precisa incentivar os bons projetos instalados no Estado e atrair mais investidores”, frisou.
Felipe Coutas explicou que a planta de ácido sulfúrico da Itafos de Arraias tem capacidade de produção de 220 mil toneladas por ano. No entanto, toda a infraestrutura associada ao negócio de fertilizantes fosfatados verticalmente integrados de Arraias estavam desativadas desde 2019, mas já estão gradativamente voltando a operar.
O último compromisso da agenda do governador Wanderlei Barbosa foi uma rápida visita ao hospital Regional de Arraias.
Histórico
A história da cidade de Arraias tem origem com a descoberta do ouro na região, quando escravos em fuga, provenientes de São Paulo e da Bahia, refugiaram-se no lugar que passou a ser conhecido como Chapada dos Negros, dando origem ao arraial da Chapada dos Negros. O garimpo da chapada dos Negros era tão rico que, em 1740, Dom Luís de Mascarenhas, o governador da capitania de São Paulo, veio pessoalmente ao arraial e tomou posse dos veios auríferos. Com auxílio do capitão Felipe Antônio Cardoso, filho de Arraias, e com ajuda também dos escravos, mudou o arraial para outro local, distante três quilômetros onde hoje se localiza a cidade. Juntamente com Domingos Pires, definiu um traçado das ruas e fundou o arraial de Nossa Senhora dos Remédios de Arraias
Ainda no século XVIII, procurando resguardar sua arrecadação aqui na Capitania de Goiás, a Coroa de Portugal instalou postos de fiscalização e arrecadação dos tributos incidentes sobre animais em trânsito de uma capitania para outra. Assim como os registros fiscalizavam o ouro, as contagens eram especializadas na tributação de gado e outros animais. Contudo, fiscalizavam e arrecadavam outros tributos de quem por ali passasse. A expressão contagem foi usada pela primeira vez em Minas Gerais para designar o posto de fiscalização do Ribeirão das Abóboras, que deu origem à atual cidade de Contagem, naquele Estado. Entretanto, foi em Goiás que existiram em maior quantidade. Seus servidores eram os contageiros. Em 1798, a Rainha D. Maria I determinou a extinção desse cargo, que foi unificado com o cargo de fiel de registro. Arraias também teve seu posto de contagem denominado Contagem de Arraias, que foi mencionado em 1812 pelo Padre Luís Antônio da Silva e Sousa.