Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa prorroga prazo de validade do concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins

O Governo do Tocantins publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) dessa quinta-feira, 16, a prorrogação do prazo de validade do Concurso Público para provimento de vagas do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) para o Quadro de Oficiais e do Quadro de Praças Bombeiros Militares (QOBM e QPBM), referente ao Edital 001, de 8 de fevereiro de 2021. O documento veio com as assinaturas do governador Wanderlei Barbosa; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, coronel Peterson Queiroz de Ornelas; e do secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho.
Interessados em verificar as informações podem acessar o site do Diário Oficial e também baixar o documento em https://doe.to.gov.br/diario/
A prorrogação ocorreu por meio do Decreto nº 6.700, de 9 de novembro de 2023. Com isso, o certame de 2021 passa a valer até 17 de novembro de 2025.
Com a prorrogação, surge a possibilidade de 22 candidatos serem chamados. Todos eles foram aprovados em todas as etapas e atendem aos requisitos do certame: 01 soldado feminino, 01 cadete masculino e 20 vagas para soldados masculinos.
Nos próximos dois anos, eles poderão ser convocados para inclusão nos quadros do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins.
Governo do Tocantins
Tocantins consolida parceria com XGMA e terá centro de distribuição em Palmas
XGMA em Palmas instala centro de distribuição; investimento privado de R$ 25 milhões promete empregos e expansão no Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí.

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, recebeu nesta quarta-feira, 17, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, representantes do Grupo Grão de Ouro, da XGMA e da concessionária Verdes Máquinas. O encontro marca a consolidação de um projeto que começou a ser desenhado em 2023 e agora se materializa com a instalação de um centro de distribuição em Palmas.
De missão oficial à instalação no Tocantins
A aproximação teve início em setembro de 2023, quando Laurez, então vice-governador, liderou missão oficial à China e participou da 23ª Feira Internacional de Investimentos e Comércio (Cifit), em Xiamen. Na ocasião, apresentou o potencial logístico do Tocantins e convidou executivos da XGMA a conhecerem o Estado. Poucos meses depois, representantes do grupo estiveram em Palmas, estreitando a relação que hoje se concretiza em investimento.
Centro estratégico em Palmas
O centro de distribuição será responsável, inicialmente, por atender Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí, com previsão de expansão nacional. A operação ficará a cargo da Verdes Máquinas, na linha agrícola, e do Grupo Grão de Ouro, que atuará na linha amarela, voltada a equipamentos pesados para a construção civil.
Investimento e geração de empregos
Com aporte inicial de R$ 25 milhões, renovado a cada cinco ou seis meses, o projeto representa um investimento 100% privado, contando com incentivos fiscais do Governo do Estado. A expectativa é de impacto direto na geração de empregos e no fortalecimento da economia regional.
“Estamos transformando o Tocantins em um polo de oportunidades. Receber a XGMA e consolidar Palmas como centro de distribuição é dar um passo firme rumo ao desenvolvimento, mostrando que o Tocantins está preparado para ser referência nacional em logística”, destacou o governador Laurez Moreira.
O presidente do Grupo Grão de Ouro, Silvio de Souza Filho, reforçou a confiança:
“Estamos há oito anos no Tocantins e acreditamos no potencial deste Estado. Esse projeto é motivo de entusiasmo, pois trará impacto positivo para Palmas, para a região e para o Brasil”.
Potencial de expansão
Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, o investimento pode abrir portas para uma futura planta industrial no Tocantins:
“Este é um marco para nosso Estado. Estamos vendo nascer um projeto com renovação constante e geração de empregos de qualidade. É o embrião de algo que pode crescer ainda mais nos próximos anos”, afirmou.
Participaram da reunião
Além dos executivos Silvio de Souza Filho (Grupo Grão de Ouro), Darcy Itiberê (XGMA na América Latina) e Cleber Lordano (Verdes Máquinas), estiveram presentes os secretários Jairo Mariano (Fazenda), Odilon Júnior (Parcerias e Investimentos), a gerente de Desenvolvimento da Exportação da Sics, Geanny Pinheiro, e a superintendente de Parcerias e Concessões, Eliane Grossmann.
Governo do Tocantins
Cláudio Thomaz assume comando da PMTO
Cláudio Thomaz assume o comando da PMTO em cerimônia no QCG. Governador em exercicio Laurez Moreira reforça a segurança pública como prioridade e anuncia continuidade estratégica na corporação.

Palmas (TO) — O governador do Tocantins, Laurez Moreira, acompanhado da primeira-dama Ângela Prudente, participou na noite desta terça-feira, 16, da solenidade de passagem de comando da Polícia Militar do Tocantins no Quartel do Comando Geral. O coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça transmitiu a chefia ao coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza.
A solenidade, símbolo de transferência de autoridade e responsabilidade, contou com representantes das forças de segurança, secretários de Estado, deputados estaduais e federais. O ato iniciou com a apresentação da tropa ao governador e ao novo comandante da PMTO, Cláudio Thomaz Coelho.
Ao destacar as virtudes do novo comandante, o governador Laurez Moreira manifestou confiança na gestão de Cláudio Thomaz e reconheceu o trabalho do coronel Márcio Barbosa à frente da corporação. O governador afirmou que a segurança pública é prioridade do governo e enfatizou que fortalecer a Polícia Militar impacta positivamente todos os setores do Tocantins.
Orgulho e responsabilidade definem o tom do pronunciamento do novo comandante. Cláudio Thomaz afirmou que dará continuidade ao trabalho em curso com foco na operacionalidade da tropa, no bem-estar do policial e na adoção de novas tecnologias. O comandante adiantou que irá intensificar o policiamento ostensivo e preventivo nas ruas, com operações contínuas em Palmas e no interior e ações nas divisas para coibir a criminalidade e o tráfico de drogas.
Durante a solenidade, o coronel Flávio Santos Brito assumiu a chefia do Estado-Maior. A escolha reforça a continuidade estratégica e o alinhamento do comando com foco no fortalecimento institucional e na eficiência das ações policiais em todo o estado.
Com a ênfase em presença ostensiva e prevenção, a expectativa é de aumento da sensação de segurança e resposta mais célere a ocorrências. Especialistas ouvidos pela reportagem defendem a integração entre policiamento, inteligência, prevenção social e cuidados com a saúde física e mental do efetivo para resultados sustentáveis.
Governo do Tocantins
Estellamaris Postal assume a Secretaria da Cidadania e Justiça do Tocantins

A defensora pública Estellamaris Postal foi nomeada pelo governador Laurez Moreira (PSD) para chefiar a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça do Tocantins. A nomeação consta na edição nº 6898 do Diário Oficial, publicada nesta segunda-feira, 15.
Até então, Estellamaris exercia a função de 1ª Subdefensora Pública-Geral do Estado e possui longa trajetória dentro da Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO), onde atua desde 1994.
Perfil
Graduada em Direito pela Universidade de Passo Fundo (RS) e pós-graduada em Gestão Pública, Direito Civil e Processual Civil pela Unitins, Estellamaris Postal tem carreira consolidada no serviço público.
Ela foi defensora pública-geral do Estado em quatro biênios: 2007/2008, 2009/2010, 2021/2023 e 2023/2025. Também presidiu o Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) no período de 2021/2022.
Ao longo da carreira, desempenhou funções estratégicas:
-
Subdefensora Pública-Geral em três mandatos (2011/2013; 2017/2019; 2019/2021);
-
Corregedora-Geral da DPE, eleita e reeleita para dois biênios consecutivos (2013/2015 e 2015/2017);
-
Membro do Conselho Nacional dos Corregedores Gerais das Defensorias Públicas;
-
Integrante do Conselho Penitenciário do Estado;
-
Vice-presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ).
Em 2014, foi a primeira mulher a assumir a Secretaria Nacional da Reforma do Judiciário no Ministério da Justiça. Também coordenou a Força Nacional de Execução Penal em Santa Catarina (2013) e participou da elaboração do III Diagnóstico das Defensorias Públicas do Brasil.
Com reconhecimento nacional por sua atuação, Estellamaris Postal leva para a Secretaria de Cidadania e Justiça experiência técnica, visão institucional e histórico de liderança em pautas ligadas à justiça, direitos humanos e cidadania.
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Governo do Tocantins23 horas atrás
Cláudio Thomaz assume comando da PMTO
-
Social4 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas
-
Social3 dias atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza