Comenda e celebração histórica
A Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera foi criada pelo Decreto nº 479, de 1975, visando reconhecer e homenagear pessoas físicas e corporações militares, nacionais ou estrangeiras, cujas ações ou méritos excepcionais justifiquem tal distinção. Dividida em três graus: Grã-Cruz, Grande Oficial e Comendador, simboliza a gratidão e o reconhecimento do Estado de Goiás àqueles que prestaram serviços notáveis à sociedade.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, destacou a relevância da gestão do governador Wanderlei Barbosa para o país .“O governador Wanderlei Barbosa conseguiu se tornar uma referência no Tocantins e na política. O governo de Goiás trabalha com o objetivo de inclusão social, somos referência nos diálogos que levam às decisões nacionais, e aprendemos que não se governa sozinho, mas em parcerias com os outros governos e entidades”, afirmou o governador, que também agradeceu em seu discurso a presença da primeira-dama, Karynne Sotero.
A entrega da honraria ocorreu como parte das comemorações do aniversário de 297 anos da cidade de Goiás Velho, celebrado no dia 25 de julho. O município foi capital do estado de Goiás até 1937 e, devido a sua arquitetura barroca e importantes fatos históricos, faz parte do Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Por sua relevância, anualmente, o município é homenageado com a transferência, por um dia, do poder executivo estadual para as históricas instalações do governo na cidade de Goiás Velho.