Entretenimento
Governador Wanderlei Barbosa reforça compromisso na atuação municipalista, durante posse da nova diretoria da ATM
Posse da nova diretoria da entidade para o biênio 2025/2026 ocorreu na manhã desta sexta-feira, 16, em Palmas

Em seu discurso, o governador desejou um bom mandato ao presidente e à nova mesa diretora; e destacou a importância da atuação conjunta entre o Estado e os municípios. “Trabalho pela unidade de todos. Quando o Big Jow pediu meu apoio, disse a ele que o primeiro passo é a conciliação e ele buscou esse consenso para que escolhessem um nome para presidir essa associação tão fundamental e importante para o desenvolvimento do Estado. É dessa forma que o nosso Governo trabalha, pois, se estivermos unidos, seremos mais fortes”, comentou.
Ainda durante sua fala, Wanderlei Barbosa reafirmou que o novo gestor da ATM pode contar com o apoio do Governo do Tocantins para desenvolver o melhor trabalho em favor dos municípios. “Meu gabinete é aberto para resolver problemas de maneira conjunta, para que possamos trabalhar na mesma direção. A convergência de ideias vem da parceria que fazemos, pois tratamos todos os municípios da mesma maneira. É o mesmo que esperamos da gestão do prefeito Big Jow. Nosso Governo é de parceria e transparência, então pode contar comigo para buscarmos solução juntos. Estamos à disposição”, ressaltou o chefe do Executivo em seu discurso.
Ao assumir a presidência da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), o prefeito de Cristalândia, Big Jow, afirmou que sua gestão será pautada na parceria entre os municípios e os entes federativos. “A ATM só trabalha com parcerias e é por meio dessa parceria que estamos nos tornando mais fortes a cada dia que passa. Pela primeira vez, o municipalismo está sendo aplicado no estado do Tocantins, graças ao apoio do Governo do Estado e de todos que representam a sociedade. Nós nos tornamos fortes com essa união, com todos os entes federativos. Garanto ao governador Wanderlei Barbosa que nós vamos buscar essa cooperação, somos parceiros no que é melhor para o povo que representamos”, pontuou o prefeito Big Jow.
Nova diretoria
Além do presidente Big Jow, a mesa diretora da chapa União Municipalista, eleita por aclamação em março durante Assembleia Geral na sede da ATM, é formada pelo prefeito de Pedro Afonso, Joaquim Pinheiro, e pela prefeita de Buriti do Tocantins, Lucilene Brito, como 1º e 2º vice-presidentes, respectivamente.
Como diretores administrativos, foram eleitos a prefeita de Itacajá, Maria Aparecida; e o prefeito de Taguatinga, Paulo Roberto. Na condição de diretores financeiros, estão os prefeitos de Rio dos Bois, Joel Rufino, e de Brasilândia, Luiz Felipe de Miranda. Outros 16 nomes fazem parte do grupo nas funções de membros titulares e suplentes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal.
“No cargo de primeiro vice-presidente, respeitarei o direcionamento do presidente Big Jow, então o que ele estiver pautando em prol dos 139 municípios, pelo municipalismo forte, eu vou estar junto com ele. É uma nova missão e espero representá-la bem perante as cidades, em especial aqueles municípios com coeficiente de 0.6 no FPM [Fundo de Participação dos Municípios], que precisam muito da entidade para cumprir suas obrigações”, reforçou o prefeito de Pedro Afonso e 1º vice-presidente eleito, Joaquim Pinheiro.
Presenças
A solenidade de posse contou com a presença do presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda; prefeitos e vereadores de diversos municípios; deputados estaduais e federais; a senadora Dorinha; secretários de estado e municipais; representantes de instituições; além de outras autoridades.
ATM
A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) é uma entidade que reúne os gestores municipais do Tocantins, com os objetivos de promover a união e fortalecer a gestão local. Fundada em 1989 em Miracema do Tocantins, a associação conta com a filiação de 133 municípios, atuando na defesa do municipalismo, ao buscar garantir aos municípios autonomia para implementar políticas públicas de forma conjunta. Além disso, a ATM oferece apoio técnico e administrativo aos prefeitos em diversas áreas, como educação, saúde, infraestrutura e econômica.
Entretenimento
TorresmoFest acontece de 26 a 29 no Capim Dourado
Festival TorresmoFest acontece de 26 a 29 de junho em Palmas, no Capim Dourado Shopping, com entrada gratuita e shows ao vivo.

O Capim Dourado Shopping, em Palmas, recebe mais uma edição do TorresmoFest, o maior festival gastronômico do Brasil dedicado à proteína suína. De 26 a 29 de junho, o evento promete uma imersão em sabores tradicionais, música ao vivo e diversão para toda a família — tudo com entrada gratuita.
Gastronomia de respeito e estrutura completa
Reconhecido em todo o país, o TorresmoFest já passou por mais de 500 cidades e reuniu mais de 8 milhões de visitantes. Em Palmas, o festival acontece no estacionamento do shopping, das 12h às 23h, com estrutura ao ar livre, espaço kids e shows gratuitos.
No cardápio, os apaixonados por carne suína vão encontrar:
- Torresmo tradicional
- Costela no fogo de chão
- Pancetta
- Leitão à pururuca
- Joelho de porco
- Feijão tropeiro
- Sanduíches artesanais
Shows ao vivo agitam o evento
Quinta-feira (26/06)
- 20h00: Especial Charlie Brown Jr. – Tauan Lemos
Sexta-feira (27/06)
- 20h00: Cover Coldplay – Rubinho Gabba
Sábado (28/06)
- 17h00: Wagner Torres (Sertanejo)
- 20h00: Cover U2 – Rubinho Gabba
Domingo (29/06)
- 13h30: Sandro Peretto (Voz e Violão)
- 16h30: Black Mouth (Rock Nacional)
- 19h30: Especial Beatles – Banda Pepperland
Um evento para toda a família
“O TorresmoFest é mais que um festival gastronômico. É um momento para reunir amigos, curtir boa música e vivenciar uma experiência única com toda a família. Estamos felizes em trazer novamente esse evento para Palmas,” afirmou Diego Góes, superintendente do Capim Dourado Shopping.
Entretenimento
Equipe de Produção das músicas Akwē em Ação grava canções tradicionais na Aldeia Morrão
Equipe Akwē em Ação grava músicas tradicionais na Aldeia Morrão, valorizando a cultura e identidade do povo Xerente no Tocantins.

Com o compromisso de valorizar e preservar a cultura ancestral do povo Xerente, a equipe de produção das músicas Akwē em Ação realizou uma importante expedição até a Aldeia Morrão, localizada no território indígena Xerente, no Tocantins. O objetivo da missão foi gravar músicas tradicionais indígenas, entoadas pelos próprios membros da comunidade, registrando cantos que atravessam gerações.
O produtor de gravação e demais integrantes da equipe se deslocaram até a aldeia levando equipamentos e estrutura necessários para captar, com qualidade, os sons, vozes e ritmos que expressam a identidade e espiritualidade do povo Akwē (Xerente). As gravações fazem parte de um projeto que une cultura, memória e resistência, buscando ecoar a força da música indígena além das fronteiras territoriais.
As canções, que serão lançadas futuramente em formato físico e digital, integram um movimento de salvaguarda do patrimônio imaterial indígena, além de dar visibilidade à riqueza cultural dos povos originários do Brasil.
Entretenimento
Fotolyricas do Cerrado ganha versão impressa em 2025
Angel Lima lança versão impressa de Fotolyricas do Cerrado, livro de haikais e fotos sobre o bioma tocantinense, com tiragem para escolas públicas.

A jornalista e artista visual Angel Lima lança em 2025 a versão impressa de seu primeiro livro autoral, Fotolyricas do Cerrado. A obra, que une haikais e fotografias do bioma cerrado, revela um olhar poético e visual sobre o Tocantins. A publicação marca uma nova etapa do projeto iniciado com o lançamento da versão digital em dezembro de 2024.
Livro terá distribuição para escolas públicas
Com apoio da Lei Paulo Gustavo Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura e do Ministério da Cultura, a versão impressa de Fotolyricas do Cerrado terá parte da tiragem distribuída para bibliotecas de escolas públicas em diferentes municípios tocantinenses, por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc/TO).
“A distribuição para bibliotecas públicas é uma das contrapartidas do projeto, mas o público em geral também poderá adquirir o livro em livrarias de Palmas e pela internet”, ressalta a autora.
Natureza em verso e imagem
Em Fotolyricas do Cerrado, Angel entrelaça poesia e fotografia em uma proposta sensível e documental. Os haikais e imagens capturam a essência do Cerrado, abordando desde os ciclos naturais até contrastes simbólicos, como o fogo, a chuva e a resistência da semente.
A obra busca despertar um olhar mais atento e afetuoso para o bioma, promovendo consciência ambiental e valorização cultural.
Sobre a autora
Angel Lima é jornalista, fotógrafa e pesquisadora. Atua com temas ligados às culturas originárias, relações de gênero, natureza e territórios. É mestranda em Comunicação e Sociedade (PPGCom/UFT), com especializações em Estudos Latino-Americanos, Documentação Audiovisual e Ensino de Comunicação.
Com mais de 20 anos de trajetória na comunicação, Angel une técnica, sensibilidade e crítica em suas criações.
Ficha técnica
- Poemas e fotos: Angel Lima
- Apresentação e revisão: Luciana Andradito
- Prefácio: Ivan Cupertino
- Diagramação: Jackie Melo
- Capa: Angel Lima e Jackie Melo
- Assessoria de comunicação: Henrique Lopes
- Turismo4 dias atrás
Ilha do Combu: quando tradição e bioeconomia encantam visitantes
- Opinião e Editorial3 dias atrás
Campanha por Ana Caroline: doações de sangue são essenciais para nova cirurgia oncológica
- Social3 dias atrás
Yoga Day reúne bem-estar, presença e conexão no Five Senses Resort
- Social2 dias atrás
Giovanna Lancellotti e Gabriel David se casam no Cristo Redentor
- Social3 dias atrás
Sydney Neto e Aliny Almeida aproveitam férias na Itália