Agronegócio
Governança e Inovação serão debatidas no 22º Congresso Brasileiro do Agronegócio
O cenário de constantes transformações geopolíticas e o crescimento da insegurança alimentar global têm colocado o agronegócio brasileiro diante de novos desafios e oportunidades. Com o objetivo de discutir estratégias para manter a competitividade do setor e aprimorar a produção sustentável, a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e a B3, a bolsa de valores do Brasil, promovem o 22º Congresso Brasileiro do Agronegócio no dia 7 de agosto de 2023.
O evento, que será realizado no Sheraton WTC São Paulo Hotel, na Avenida das Nações Unidas, 12559, em São Paulo, terá início às 9h00 e se estenderá até as 18h00. Nesta edição, o tema central é “Brasil Agro: Inovação e Governança”, com foco nos pilares fundamentais de governança e inovação para o setor agropecuário brasileiro.
Gislaine Balbinot, diretora executiva da ABAG, destaca a importância da ciência, tecnologia e inovação para que o agronegócio brasileiro mantenha seu protagonismo na oferta de alimentos, fibras e energia renovável. Ela ressalta que o setor precisa ser altamente produtivo e sustentável, preservando os recursos naturais e os biomas, mas também ressalta a necessidade de um maior grau de governança tanto no setor privado quanto no âmbito público para enfrentar as mudanças no cenário internacional.
Em meio a quatro painéis temáticos – Cadeias Produtivas e Inovação; Inovação e Mercados; Geopolítica e Governança; e Governança e Perspectivas – o congresso buscará aprofundar as discussões sobre a importância da inovação nas cadeias produtivas, sua relevância para a competitividade do setor e a busca por práticas mais sustentáveis com menor emissão de carbono.
A conectividade também será enfatizada como uma aliada para obter e divulgar informações relevantes, fortalecendo a interligação da extensa cadeia do agronegócio brasileiro e destacando exemplos sustentáveis do país, incluindo os biocombustíveis e práticas integradas.
Em relação à governança, Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da ABAG, ressalta a importância da união entre a iniciativa privada e os órgãos públicos para combater ideias e legislações que possam prejudicar o setor agrícola. Ele destaca que uma narrativa positiva e realista do agro brasileiro, aliada ao fortalecimento de instituições nacionais e internacionais, como a Organização Mundial do Comércio (OMC), será fundamental para o crescimento sustentável do setor.
No ano anterior, o Congresso Brasileiro do Agronegócio contou com uma expressiva participação, com mais de 700 pessoas e 170 jornalistas de todo o país presentes, além de mais de 6 mil acessos online ao longo do evento. O público diversificado foi composto por empresários, líderes setoriais, autoridades governamentais de esferas federal, estadual e municipal, parlamentares e profissionais ligados ao agronegócio.
Os interessados em participar do 22º Congresso Brasileiro do Agronegócio podem obter mais informações e realizar suas inscrições através do site oficial do evento: https://congressoabag.com.br/. A expectativa é de que o evento seja mais um sucesso, contribuindo para o avanço do agronegócio brasileiro em meio a um cenário desafiador e repleto de oportunidades.