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Turismo

Governo do Estado de São Paulo realiza entrega do Novo Museu do Ipiranga

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Com investimento de R$ 34 milhões em recursos próprios do Governo do Estado para restauração e ampliação, o museu agora tem o dobro do tamanho;

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, realizou no último dia 7 de setembro a entrega do Novo Museu do Ipiranga. Após nove anos fechado para visitação, o Museu do Ipiranga reabriu para o público no dia 8 de setembro, como um dos mais completos e modernos museus da América Latina. Nos últimos três anos, o museu passou por uma reforma que angariou o maior valor já captado. Reaberto, o Museu do Ipiranga tem sua área construída dobrada e área expositiva triplicada, além de acessibilidade a todos os pavimentos do edifício, e a recuperação do Jardim Francês e suas fontes. A expectativa é de que a instituição passe a receber entre 900 mil e 1 milhão de visitantes por ano.

 

A entrega do Novo Museu do Ipiranga e o Bicentenário da Independência são marcos relevantes que pertencem ao conjunto da sociedade e devem ser celebrados por todos os brasileiros”, afirma Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. “É por isso que o Governo do Estado de São Paulo se empenhou para viabilizar o projeto de restauro e ampliação do Museu do Ipiranga e de seu Jardim Francês, e realizou mais de 100 atividades culturais relacionadas ao tema, no Parque da Independência, além da agenda virtual Bonifácio, um guia completo sobre a programação do Bicentenário em São Paulo.”, finaliza Sérgio Sá Leitão.

O custo total da obra foi de R$ 235 milhões. Além da maior captação de recursos da iniciativa privada já realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, foram feitos aportes pelo Governo do Estado e parte por empresas, mas sem incentivo fiscal. O governo estadual investiu R$ 34 milhões no museu, dos quais R$ 15 milhões foram no Edifício Monumento e R$ 19 milhões no Jardim Francês.

Entre os patrocinadores e parceiros estão: BNDES, Fundação Banco do Brasil, Vale, Bradesco, Caterpillar, Comgás, CSN, EDP, EMS, Itaú, Sabesp, Santander, Banco Safra, Honda, Raízen, Postos Ipiranga, Pinheiro Neto Advogados, Atlas Schindler, Novelis, B3, Nortel, Dimensional, Goldman Sachs, GHT, Rede D’Or e Too Seguros.

 

Obras

As obras foram executadas em duas grandes frentes: restauro do Edifício-Monumento e a ampliação do edifício. Na parte da ampliação, uma escavação em frente ao prédio, na área da esplanada, retirou 35 mil metros cúbicos de terra, a capacidade de 2 mil caminhões.

Com o novo espaço criado, de 6,8 mil m², o museu ganha entrada integrada ao Jardim Francês, além de bilheteria, café, loja, auditório para 200 pessoas, espaços e salas para atendimento educativo, e uma grande sala de exposições temporárias, com 900m². No Edifício-Monumento, foram realizados reparos em todos os detalhes da refinada arquitetura, incluindo os 7,6 mil m² das fachadas, que, pela primeira vez, passaram por limpeza, decapagem, recuperação dos ornamentos, aplicação de argamassa, tratamento de trincas e, por fim, a pintura.

O Novo Museu do Ipiranga também teve restaurado o Jardim Francês, localizado em frente ao Edifício-Monumento. Estimada em R$ 19 milhões e custeada pelo Governo do Estado, a obra incluiu restauração de toda a área construída e do paisagismo, reforma do espaço da antiga administração para instalação de um restaurante, criação de infraestrutura para food bikes, restauro e modernização da iluminação pública, requalificação das vias de acesso (inclusive com equipamentos de acessibilidade), reativação da fonte central e recuperação de duas fontes presentes no projeto original do jardim, destruídas na década de 1970.

Serão abertas ao público 12 novas exposições, contemplando cerca de 3,5 mil itens do acervo, que no total tem 450 mil itens e documentos. Pela primeira vez na história do museu, a instituição também estará apta a receber acervos de outras instituições, inclusive internacionais, graças à instalação de ar-condicionado.

 

O museu também contará agora com modernos métodos para prevenção de incêndios. O sistema de sprinklers adotado é do tipo “pré-ação” com tecnologia que antevê alarmes falsos, evitando disparos acidentais. Além do sistema de detecção de fumaça, que utiliza a técnica de aspersão (sucção do ar em intervalos fixos), houve a implantação de proteção térmica em toda a estrutura do prédio. A parte elétrica foi integralmente reformada e envolvida em manta cerâmica, material capaz de reter altas temperaturas, normalmente utilizado em portas corta-fogo. As tecnologias de prevenção contra incêndios estão integradas a um sistema inteligente de gerenciamento predial, otimizando processos de segurança, manutenção do prédio e conservação do acervo.

O prédio ganhou ainda a instalação de vidros de baixa transmitância, que retêm o calor do raio solar, garantindo conforto térmico do prédio e melhor conservação do acervo. A iluminação é controlada ponto a ponto via sistema de automação, com lâmpadas LED, que gastam menos energia e emitem menos calor. Outra ação ecológica foi um sistema híbrido para a circulação de ar, que inclui aparelhos de ar-condicionado apenas na expansão do edifício – o que também preserva a integridade da construção histórica.

 

Córrego despoluído

Além do Museu do Ipiranga restaurado e reaberto ao público, a comemoração do bicentenário da Independência do Brasil terá como cenário também o Córrego Ipiranga despoluído. A Sabesp concluiu o trabalho de despoluição do curso d’água, citado até na abertura do Hino Nacional, e está entregando à população um córrego mais limpo para a festa do 7 de setembro de 2022.

A despoluição do córrego – também chamado de riacho do Ipiranga – melhora a qualidade de vida e as condições do meio ambiente, beneficiando diretamente 400 mil moradores de bairros como Ipiranga, Saúde, Jardim da Glória, Vila Mariana, Jardim da Saúde, Água Funda, Vila das Mercês, entre outros. A obra incluiu a implantação de coletores-tronco, redes coletoras de esgoto, interligações e regularização de ligações, para levar o esgoto da região para tratamento e impedir a chegada ao Ipiranga e seus afluentes.

 

Patrimônio histórico

Tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, o edifício foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Foi concebido originalmente como um monumento à Independência e tornou-se, em 1895, a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país.

 

Exposições

No Novo Museu do Ipiranga, o público vai se deparar com 12 exposições – 11 de longa duração e uma mostra temporária. As de longa duração são divididas em dois eixos temáticos: “Para entender a sociedade” e “Para entender o Museu”. A exposição de curta duração, denominada Memórias da Independência, estará aberta por quatro meses a partir de novembro. No total, estão expostos cerca de 3162 itens pertencentes ao acervo do Museu, 562 itens de outras coleções e 76 reproduções e fac-símiles. A maior parte dos objetos data dos séculos 19 e 20, mas há itens mais antigos, que remontam ao Brasil colonial. As mostras contemplam pinturas, esculturas, objetos, móveis, moedas, documentos textuais, fotografias, objetos em tecido e madeira que trazem discussões sobre a sociedade brasileira, desde a esfera íntima da casa até a vida social, e sobre o próprio museu, suas atribuições e funcionamento.

 

 

Para Entender a Sociedade

Esse eixo apresenta para o público as pesquisas desenvolvidas pelo corpo docente do Museu e dizem respeito a processos sociais ligados aos imaginários que alimentam histórias do Brasil, ao universo do trabalho, e à constituição dos espaços domésticos como lugares de formação de identidades.

 

  1. Uma História do Brasil: a exposição compreende o hall, a escadaria principal e o Salão Nobre e tem como acervo principal as obras de arte que estão integradas à arquitetura, como a tela Independência ou Morte, de Pedro Américo. O conjunto de obras constitui uma versão da história do Brasil produzida para as comemorações do centenário da Independência em 1922. A exposição coloca em questão a noção de realidade dessa narrativa, a escolha dos personagens e o modo como esta versão da história do Brasil se subordina à história paulista. Propõe uma discussão contextualizada sobre esses documentos tridimensionais que mostram uma visão histórica difundida na década de 1920.

 

  1. Passados Imaginados: exibe telas de grandes dimensões, além da maquete de gesso representando a cidade de São Paulo em 1841, que ganhou novos recursos tecnológicos. O foco é demonstrar que os acontecimentos representados nessas obras não são uma janela para o passado que está ali representado, e sim o processo de criação de artistas em determinadas épocas. Acostumado a entender estas representações como cenas verídicas, por conta do modo como foram apresentadas nos livros didáticos, o público encontra nessa exposição a recontextualização das obras de arte para serem compreendidas dentro do sistema que as produziu.

 

  1. Territórios em Disputa: aqui estão expostos os objetos mais antigos do Museu ligados à colonização e que remontam aos séculos 16 e 17. São objetos em pedra, cartas de sesmaria, mapas e outros documentos que contam como os europeus implantaram nas terras coloniais noções de território que se materializaram não apenas por meio de legislação ou da força bruta, mas pelo uso de objetos inéditos para os povos indígenas.

 

  1. Mundos do Trabalho: a exposição trata do universo do trabalho num amplo espectro de atividades desde o período colonial até os dias atuais. Pretende lançar luzes sobre o trabalho anônimo de indígenas, negros escravizados, forros, homens livres, migrantes, imigrantes e, com isso, trazer questões centrais para a compreensão do trabalho nos dias de hoje. Uma delas será demonstrar que o trabalho manual ou seriado não pode ser desconectado do trabalho intelectual, divisão muito comum e que desvaloriza o trabalho feito com o corpo, especialmente com as mãos. A exposição inclui ferramentas de marcenaria e mecânica de Santos Dumont.

 

  1. Casas e Coisas: expõe o processo de transformação de especialização dos espaços da casa que levou a compartimentações como áreas sociais, íntimas e de serviço. A casa era um lugar multifuncional – o lugar onde se cultivava alimentos, se praticava o comércio, se produziam coisas, onde as crianças recebiam educação, se realizavam encontros culturais. Ao longo do tempo, essas atribuições foram sendo transferidas para instituições específicas fora da casa. Ao perder essas funções tradicionais, a casa se volta para uma experiência inédita: fazer parte da formação da identidade. É no século 19 que a palavra “interior” passa a conectar artefatos e espaços da casa ao interior psíquico de seus moradores. Essa mostra não trata de decoração, mas de como a decoração se torna a expressão do caráter e da personalidade de seus moradores.

 

  1. A Cidade Vista de Cima: a última exposição do eixo Para entender a Sociedade apresenta imagens que mostram os diferentes momentos da história da cidade de São Paulo e prepara o visitante para apreciar a paisagem urbana no mirante.

 

Para Entender o Museu

As exposições deste eixo trarão informações sobre a história do edifício, da instituição e seu ciclo curatorial (aquisição, conservação, catalogação, exposição). Como analisar processos históricos nunca é um trabalho neutro, é fundamental tornar transparente o modo de produção desses conhecimentos, buscando distinguir memória, uma categoria social, da História, uma categoria cognitiva que permite compreender o fenômeno social da memória. Além de uma exposição introdutória sobre esses temas, o eixo conta com mais quatro exposições, que exibirão as maiores coleções do Museu – medalhas, moedas, imagens fotográficas e pinturas e objetos do cotidiano como brinquedos e louças nacionais e estrangeiras. Elas serão utilizadas para demonstrar o funcionamento do ciclo curatorial, discutidos a partir de quatro atividades chamadas de 4Cs – Coletar, Catalogar, Conservar e Comunicar.

 

  1. Para Entender o Museu: exposição introdutória sobre o eixo. Conta a história do edifício e da instituição, explicando como é o trabalho na área de História e Cultura Material, como surgiu o Museu e porque ele foi instalado em um edifício projetado para ser um monumento à memória da Independência. A mostra conta com a Maquete do Museu produzida pelo arquiteto Tommaso Gaudenzio Bezzi em 1880 e detalha a arquitetura do prédio e sua construção.

 

  1. Coletar: imagens e objetos: amostras de nossas coleções são utilizadas para explicar as mudanças nas políticas de coleta de documentos, que levaram tanto a uma ampliação da representatividade social e cultural presente em nossas coleções quanto a uma variedade de materiais e técnicas dos objetos e imagens coletados. Destaque para a coleção de 33 retratos em óleo do belga Adrien Henri Vital van Emelen retratando pessoas negras e indígenas.

 

  1. Catalogar: moedas e medalhas: a prática da catalogação será explorada a partir da tradicional coleção de moedas e medalhas, que tem formas muito estabelecidas de identificação e descrição de seus materiais e suas simbologias.

 

  1. Conservar: brinquedos: objetos de brincar de casinha figuram ao lado de carrinhos, espaçonaves e foguetes. Será possível mostrar o trabalho de conservação, desde a avaliação no momento da entrada do item na coleção, as atividades de higienização e restauração, os modos de embalar até a guarda nas reservas técnicas.

 

  1. Comunicar: louças. Será possível mostrar como se produz uma exposição a partir de resultados de pesquisa e de como a pesquisa pode mudar o perfil das coleções. A exposição em um museu universitário de História é bem diferente da prática de simplesmente expor os objetos. Ela está relacionada à seleção, criação e interpretação, portanto, a um processo de conhecimento que está longe de ser neutro ou de atestar uma verdade.

 

Exposição temporária 

Memórias da Independência 

A exposição vai inaugurar a área nova de expansão do Museu sob a Esplanada. Aqui, serão tratadas as diferentes práticas memoriais e comemorativas relacionadas ao processo de Independência, que resultaram em sucessivas celebrações ao longo dos séculos 19, 20 e 21. Por ela, o público poderá compreender como o processo de ruptura com Portugal foi também disputado por projetos celebrativos e festividades que ocorreram em São Paulo, no Rio de Janeiro (a antiga capital) e em Salvador (onde o processo de Independência só foi concluído em 1823). A exposição abre no dia 1º de novembro e fica quatro meses em cartaz.

 

 

SERVIÇO

Museu do Ipiranga

Terça a domingo, das 11h às 17h.

Lote semanal de ingressos toda sexta-feira, às 10h, no site

www.museudoipiranga.org.br ou na plataforma Sympla.

Entrada apenas mediante agendamento prévio

Entrada gratuita até 6 de novembro, com limite de 4 ingressos por CPF

Crianças de até seis anos, acompanhadas dos pais ou responsáveis, não precisam de ingressos.

É necessária a apresentação do Certificado Nacional de Vacinação contra a Covid-19.

Rua dos Patriotas, nº 20

Grupos e escolas: Os agendamentos começam em outubro pela plataforma Sympla. Para outras informações, entre em contato pelo e-mail serveduc@usp.br

Visitas guiadas: começarão em 2023.

Como chegar:

Transporte público: De metrô, há duas estações próximas ao Museu, ambas da linha 2, verde: Alto do Ipiranga (30 minutos de caminhada) e Santos-Imigrantes (25 minutos a pé). A linha 710 da CPTM tem uma parada no Ipiranga (20 minutos de caminhada).

Principais linhas de ônibus: 4113-10 (Gentil de Moura – Pça da República), 4706-10 (Jd. Maria Estela – Metrô Vila Mariana), 478P-10 (Sacomã – Pompéia), 476G-10 (Ibirapuera – Jd.Elba), 5705-10 (Terminal Sacomã – metrô Vergueiro), 314J-10 (Pça Almeida Junior – Pq. Sta Madalena), 218 (São Bernardo do Campo – São Paulo).

Pessoas com deficiência em transporte individual: na entrada da rua Xavier de Almeida, nº 1, há vagas rotativas (zona azul) em 90°. Para quem usa bicicleta, foram instalados paraciclos na área do jardim.

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Turismo

Eco Araguaia – natureza e aventura sob medida

Cabanas rústicas, conforto na medida certa, atividades ao ar livre e o som da floresta ao anoitecer formam o cenário perfeito para quem deseja fugir do ritmo acelerado da cidade.

Por Penaforte Dias

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Deck flutuante do Eco Araguaia é ponto de encontro para rodas de conversa e contemplação do pôr do sol sobre o Rio do Coco. Foto: Febetur/Divulgação
Deck flutuante do Eco Araguaia é ponto de encontro para rodas de conversa e contemplação do pôr do sol sobre o Rio do Coco. Foto: Febetur/Divulgação

A região do Cantão, no município de Caseara, Tocantins, é um daqueles cenários naturais, de paisagens únicas, que encantam à primeira vista. E é ao lado do Parque Estadual do Cantão que se encontra o Eco Araguaia Jungle Lodge, o primeiro hotel de selva do Tocantins.

Localizado às margens do Rio do Coco/Araguaia, o hotel é um convite irresistível para quem busca se reconectar com a natureza de forma autêntica e sustentável.

Deck flutuante do Eco Araguaia é ponto de encontro para rodas de conversa e contemplação do pôr do sol sobre o Rio do Coco. Foto: Febetur/Divulgação

Deck flutuante do Eco Araguaia é ponto de encontro para rodas de conversa e contemplação do pôr do sol sobre o Rio do Coco. Foto: Febetur/Divulgação

E não se trata de uma simples hospedagem: é uma imersão na biodiversidade dos biomas Cerrado e Amazônico tocantinenses, um mergulho em paisagens preservadas e uma vivência única de turismo consciente.

As acomodações do Eco Araguaia são diferenciadas. As cabanas, construídas em madeira de forma sustentável, são integradas à paisagem e projetadas para proporcionar uma experiência acolhedora. Há cabanas perfeitas para casais ou pequenos grupos; algumas com vista deslumbrante para o rio, outras isoladas e privativas.

Ambientes internos combinam rusticidade e aconchego, com móveis em madeira e decoração integrada ao cenário natural. Foto: Febetur/Divulgação

Ambientes internos combinam rusticidade e aconchego, com móveis em madeira e decoração integrada ao cenário natural.
Foto: Febetur/Divulgação

Em todo o complexo natural, a proposta é viver a natureza em sua essência: não há ar-condicionado, apenas ventiladores, mas o frescor da mata compensa. A iluminação é suave, priorizando o ambiente noturno e a contemplação. Os banheiros, com chuveiros externos, permitem uma experiência sensorial a cada banho.

O hotel oferece ainda uma programação repleta de experiências: passeios de caiaque e voadeira pelo Rio do Coco, trilhas ecológicas com observação de aves, observação de estrelas, pesca esportiva, fogueiras noturnas no píer flutuante e piscina, além de uma praia exclusiva durante a estação seca.

Segundo o proprietário do Eco Araguaia, Guilherme Tiezzi, o empreendimento também é um projeto de turismo regenerativo.
“Além de acolher visitantes, o hotel promove a preservação ambiental e o desenvolvimento das comunidades locais, por meio de iniciativas como a Fazenda do Futuro, que transforma práticas agrícolas tradicionais em modelos sustentáveis”, afirma.

Conexão e transformação

A imersão na natureza é o grande diferencial do hotel, que proporciona uma vivência única e inesquecível ao mergulhar em um cenário onde a fauna, a flora e o silêncio da floresta se tornam protagonistas.

Além das atrações oferecidas pelo hotel, o local também é muito procurado por grupos que promovem experiências místicas, terapêuticas e de relaxamento. São atividades cuidadosamente planejadas para proporcionar vivências autênticas, que despertam os sentidos e renovam a energia vital, criando memórias afetivas que ficam para sempre.

Trilhas guiadas ao amanhecer, banhos de rio para limpeza energética, rodas de cura com fogueira ao luar, meditação ao som dos pássaros, práticas de yoga ao ar livre e encontros com saberes tradicionais do cerrado criam uma atmosfera mágica e inspiradora para os visitantes.

“É um espaço de cura e bem-estar, onde o hóspede é convidado a deixar para trás o peso do cotidiano e mergulhar numa jornada de autodescoberta, ou seja, o resgate da essência, a paz interior e o encantamento diante da beleza simples e poderosa da natureza”, destaca o professor de yoga Kaíque Hilário.

Pacotes

O hotel oferece pacotes de 3, 4 e 5 dias (de quarta a domingo). O preço das acomodações varia dependendo do tipo de cabana, da quantidade de pessoas e da duração da hospedagem.

Por exemplo, para 4 pessoas, a hospedagem na Cabana Hetô (3 noites, 4 dias) custa R$ 2.636 por pessoa. Para hospedagem tripla, o valor é de R$ 3.138 por pessoa.
Obs.: Valores referentes à baixa temporada (de setembro a junho).

Os pacotes incluem todas as refeições, estrutura e serviço de praia, além do uso de caiaques e trilhas terrestres.

Como chegar

O Eco Araguaia Jungle Lodge está localizado na Rodovia TO-080, Km 239, em Caseara, Tocantins, a cerca de 270 km de Palmas (cerca de 3h de viagem). Fica ao lado do Parque Estadual do Cantão, um dos santuários ecológicos do Tocantins, conhecido por seus mais de 800 lagos e rica biodiversidade.

Mais informações

Acesse o site oficial: ecoaraguaia.com.br
Instagram: @ecoaraguaiajunglelodge
Telefone/WhatsApp: (63) 9 9230-3307

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Turismo

Luiz Pires é eleito 1º Vice-Presidente da Federação Iberoamericana de Periodistas de Turismo – FIPETUR

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luiz pires

A nova diretoria executiva da Federação Iberoamericana de Periodistas de Turismo – FIPETUR para o biênio 2025-2027 foi eleita esta semana e tem a jornalista Yenny Polanco Lovera, da República Dominicana, como presidente e o jornalista Luiz Pires, do Brasil, como 1º Vice-Presidente.

A posse ocorreu na manhã desta tsexta-feira, 16 de maio, em Cap Cana Destination City, no restaurante Punta Espada. Yenny Polanco substitui a Maria Shaw, do Uruguay, que assumiu a presidência do Conselho Internacional da FIPETUR.

Shaw também está terminando sua gestão frente do Círculo de Periodistas de Turismo del Uruguay – CIPETUR, enquanto Yenny é presidente da Associácion Dominicana de Prensa Turística – ADOMPRETUR, e Luiz Pires, presidente da ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo.

O Vice-Ministro de Turismo para Cooperação Internacional da República Dominicana e Diretor Executivo do Projeto de Desenvolvimento Turístico de Pedernales.

Conselho de Administração da FI`PETUR 2025-2027

Yenne Polanca Lovera, república Dominicana, Presidente

Maria Shaw Arocena, ex-presidente e presidente do Conselho Internacional da FIPETUR

Luiz Pires, presidente da Abrajet Nacional, Brasil, primeiro Vice-presidente

Karmen Garrido, presidente da FEPET, Espanha, Vice-presidente de Relações Internacionais

Fernando Milo, delegado da Argentina, Secretário-Geral

Luis José Chávez, presidente do Comitê de Ética da Adompretur, República Dominicana, Tesoureiro

Armando de la Garza, do México, Diretor de Comunicações

Miryan Moreno, presidente da APETUR, Paraguay, Diretor de Treinamento

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Turismo

Cleib Filho exalta o Jalapão e integração no Talk Show

Cleib Filho representa o Jalapão e destaca integração de roteiros no Talk Show da AgroBalsas

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Cleib Filho exalta o Jalapão e integração no Talk Show

Na última edição da AgroBalsas — considerada a maior feira de agronegócio do Maranhão — O turismo ganhou protagonismo em uma ação estratégica promovida pela Instância Governança Regional (IGR) e o Governo do Estado do Maranhão. Dentro do estande dedicado ao turismo maranhense, uma das atrações mais prestigiadas foi o Talk Show sobre Integração de Roteiros Tocantins-Maranhão, que contou com a presença ilustre de Cleib Filho, mentor da Escola FaturaTUR e CEO da Jalapão 100 Limites Expedições.

O momento foi histórico para o trade turístico da região. Em pauta, a proposta de criação de uma nova rota interligando dois dos principais destinos de natureza do Brasil: Jalapão (TO) e Chapada das Mesas (MA). O objetivo é transformar a rota em um produto turístico consolidado, valorizando o ecoturismo, o turismo de experiência e o desenvolvimento sustentável nas regiões envolvidas.

Cleib Filho, que há mais de 6 anos já atua com expedições regulares na Chapada das Mesas, compartilhou cases de sucesso da Jalapão 100 Limites, uma das operadoras mais reconhecidas do Tocantins. Em sua fala, destacou a importância da integração entre os estados para fortalecer o fluxo turístico e gerar impacto econômico direto nas comunidades locais.

“É hora de deixar de competir e começar a cooperar. O turista que visita o Jalapão quer mais. Ele quer extensão, quer vivência. A Chapada das Mesas é um complemento natural. Essa rota vai transformar o turismo da região Norte e Nordeste do Brasil”, declarou Cleib durante o evento.

Além do talk show, Cleib Filho participou ativamente de rodas de conversa com empresários locais do turismo, incluindo donos de agências de viagens, receptivos, hotéis, pousadas e restaurantes. O momento proporcionou conexões estratégicas e o início de futuras parcerias. A receptividade do trade maranhense à expertise da 100 Limites foi calorosa, marcando o início de uma nova fase para a operadora, que agora entra com força total no destino Chapada das Mesas.

A AgroBalsas 2025 não é apenas uma vitrine do agronegócio, mas também se posiciona como plataforma de desenvolvimento regional, onde o turismo ganha cada vez mais espaço como vetor de geração de renda e valorização cultural. Segundo dados da EGR, o Maranhão recebeu mais de 1 milhão de turistas em 2024, com um crescimento de 18% em relação ao ano anterior — sinal claro do potencial que o estado tem para o turismo de natureza.

Com a integração da nova rota Jalapão-Chapada das Mesas, o turismo da região promete um novo ciclo de expansão, com mais roteiros integrados, mais dias de permanência dos turistas, maior ticket médio e maior capilaridade econômica nos municípios envolvidos. O trabalho conjunto de empresários como Cleibe Filho e os governos estaduais está colocando a região no radar do turismo nacional e internacional.

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A jovem Wemily Ferreira, primeira tocantinense a conquistar o título de Miss Brasil CNB Teen em 2024, passou a coroa neste sábado (31) para Mirella Rodrigues, representante de Pernambuco. A final do concurso aconteceu no fim de semana, em Brasília/DF, e marcou um momento inédito na história dos concursos de beleza teen no Brasil: pela primeira vez, duas jovens negras protagonizaram a transição do título nacional. Mirella Rodrigues, de 18 anos, natural de Recife, foi eleita Miss Brasil CNB Teen 2025 após uma performance marcante no palco e destaque ao longo das atividades do concurso. Sua coroação representa não apenas uma conquista pessoal, mas também a continuidade de um legado de representatividade e protagonismo negro no cenário da beleza teen. (Wemily Ferreira coroando sua sucessora Mirella Rodrigues; Foto: Divulgação) O evento, organizado pelo Concurso Nacional de Beleza (CNB), teve clima de emoção e celebração. Wemily, natural de Araguaína, no norte do Tocantins, encerrou seu ciclo com uma fala inspiradora. “Me despeço da faixa com o peito cheio de gratidão e deixo, junto dela, um legado de luta e de um sonho grande demais para caber em qualquer caixinha. Essa faixa foi minha e agora ela é símbolo de muitas. Porque essa faixa vai, mas o impacto fica. Quem diria que uma menina do interior do Tocantins poderia conquistar um lugar de destaque?”, declarou. Atualmente morando em São Paulo, Wemily foca na carreira digital e não pretende retornar ao universo dos concursos em versões adultas. “O mundo miss foi lindo para mim, mas é um ciclo encerrado. Agora meu foco é crescer ainda mais no digital”, afirmou. Neste ano, o Tocantins foi representado por Mirele Varão, de 20 anos, natural da comunidade quilombola Cocalinho, TO. Embora não tenha se classificado, Mirele fez história como a primeira quilombola a representar o estado na competição nacional, conquistando visibilidade e reconhecimento por sua trajetória. (Mirele Varão, representante do Tocantins; Foto: Divulgação) A edição 2025 do Miss Brasil CNB Teen reforça a importância da diversidade, inclusão e representatividade no universo dos concursos de beleza, valorizando histórias que vão além da estética e alcançam o coração da sociedade. (Mirella Rodrigues, Miss Brasil CNB Teen 2025; Foto: Divulgação)
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