Governo do Tocantins
Governo do Tocantins adere ao Pacto de Governança da Água com foco na proteção dos recursos hídricos e no saneamento básico
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O vice-governador Laurez Moreira assinou o Pacto pela Governança da Água, nesta segunda-feira, 19, no Palácio Araguaia. A iniciativa é uma ação do Governo do Tocantins juntamente com a Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA). O Tocantins é o terceiro Estado a aderir ao Pacto pela Governança da Água com a ANA. A iniciativa teve início em março de 2023, com a assinatura do primeiro pacto realizado com o Estado do Amapá, seguindo posteriormente pelo Estado do Amazonas.
O Estado do Tocantins também aderiu ao Programa Progestão, Monitor de Secas e ao Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (Qualiágua).
Na oportunidade, Laurez Moreira ressaltou que a assinatura do Pacto é mais uma ação do Governo do Tocantins para reafirmar o seu compromisso com a preservação do meio ambiente. “É com muita alegria que assinamos esse documento importante para fortalecer uma área que nós sabemos de sua importância, que é a da preservação das nossas águas. Uma ação para o Tocantins e para o Brasil. Nós temos o compromisso com a preservação dos recursos hídricos e a ANA é sem dúvidas uma parceria importante nesse enfrentamento”.
A adesão do Governo do Tocantins ao Pacto pela Governança da Água tem como objetivo fortalecer a relação institucional entre a ANA e a gestão estadual, por meio da cooperação para o aprimoramento da gestão de recursos hídricos, da regulação dos serviços de saneamento e da implementação da política de segurança de barragens.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Marcello Lelis, destacou no encontro que este foi um dia histórico para o Tocantins. “É muito gratificante estar aqui nesse dia ao lado do nosso vice-governador Laurez Moreira, recebendo a ANA, para reafirmar essa parceria da ANA entre o Governo do Tocantins, especificamente com a Semarh. É um dia histórico, pois o nosso programa Progestão é chancelado, assim como Qualiágua. É uma alegria imensa para nós”.
A diretora da Agência Nacional das Águas, Ana Carolina Argolo, enfatizou a atuação responsável que o Estado do Tocantins tem com a preservação dos seus recursos hídricos. “O Tocantins já tem a aderência de programas como Progestão e o Qualiágua, que são programas de repasse para cumprimento de metas para que a gente possa melhorar a qualidade dos serviços. O Tocantins inovou com a inclusão do sistema de alerta, que é algo que não vemos em todos os estados. Eu vejo de maneira muito positiva a atuação do Tocantins até então. A assinatura do Pacto é só mais um movimento que a gente vê com muitos bons olhos do Governo Estadual com o compromisso que ele tem com a Gestão dos Recursos Hídricos. A intenção é que todos os estados sigam o exemplo do Tocantins, Amapá e Amazonas e realizem a assinatura do Pacto”.
Além da assinatura do Pacto pela Governança da Água, o Tocantins fez adesão ao 3º ciclo do Programa Progestão (Pacto Nacional pela Gestão das Águas), compreendendo o período de 2023 a 2027. Na agenda do encontro, também ocorreu o acordo do Estado do Tocantins ao Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água- Qualiágua.
O Progestão é um programa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico-ANA, cujo objetivo é a construção de compromissos entre os entes federados, visando a superação de desafios comuns e a promoção do uso múltiplo e sustentável dos recursos hídricos, sobretudo em bacias compartilhadas. O objeto deste programa é a transferência de recursos na forma de pagamento pelo alcance das metas supramencionadas. Os valores anuais repassados serão de até R$ 1,4, chegando a R$ 7 milhões nos cinco anos de vigência.
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) foi indicada como a entidade estadual responsável pela coordenação das ações do poder executivo estadual inerente à implementação do Progestão, tendo como parceira no cumprimento das metas o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e interveniente o Conselho Estadual de Recursos Hídricos.
Pacto pela Governança da Água e Qualiágua
O Pacto pela Governança da Água, a ser formalizado por meio de um Termo de Adesão, entre a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), os Estados e o Distrito Federal visa fortalecer a relação institucional entre estes entes, aumentando a cooperação para o aprimoramento da gestão de recursos hídricos, da regulação dos serviços de saneamento e da implementação da política de segurança de barragens. O Pacto visa ainda consolidar o panorama das ações ANA com o estado de modo que seja possível o planejamento, acompanhamento e fortalecimento destas ações, refletidas na melhoria da gestão integrada dos recursos hídricos.
Já o Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água – Qualiágua é também desenvolvido pela Agência Nacional de Águas – ANA, visando: Contribuir para a gestão sistemática dos recursos hídricos, através da divulgação de dados sobre a qualidade das águas superficiais no Brasil; Promover a implementação da RNQA; Estimular a padronização dos critérios e métodos de monitoramento de qualidade de água no País, de acordo com as diretrizes estabelecidas na Resolução ANA nº 903/2013, para tornar essas informações comparáveis em nível nacional; e Contribuir para o fortalecimento e estruturação dos órgãos gestores para que realizem o monitoramento sistemático da qualidade das águas e deem publicidade aos dados gerados.
Pela adesão ao Qualiágua, a Semarh receberá até R$ 2,5 milhões com os dados divulgados do Estado do Tocantins, conforme o acordo de cooperação assinado com a Agência.
Monitor de Secas
O Monitor realiza o acompanhamento contínuo do grau de severidade das secas no Brasil com base em indicadores do fenômeno e nos impactos causados em curto e/ou longo prazo. Essa ferramenta vem sendo utilizada para auxiliar o planejamento e a execução de políticas públicas de combate à seca e pode ser acessada tanto pelo site monitordesecas.ana.gov.br
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Governo do Tocantins
Governo do Tocantins recebe ministro Wellington Dias
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29/10/2025Por
Jaciara BarrosEvento em Palmas lança o Acredita Tocantins e o programa Território e Desenvolvimento Social e Inclusão Produtiva, em parceria com o MDS e a UFT.
“Estamos unindo forças com o Governo Federal para abrir novas oportunidades de trabalho, renda e desenvolvimento. O Tocantins tem vocação empreendedora, e esses programas chegam para fortalecer quem mais precisa: o cidadão que quer crescer com dignidade”, afirmou o governador Laurez Moreira.
Acredita Tocantins
Coordenado pelo MDS, o Programa Acredita busca promover o protagonismo social de pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). A iniciativa oferece cursos de qualificação, apoio para inserção no mercado de trabalho e estímulo ao empreendedorismo, com acesso a microcrédito de baixo custo e mentoria especializada.
Mais informações sobre o MDS podem ser consultadas no site oficial:
gov.br/mds.
Território e Desenvolvimento Social e Inclusão Produtiva
Desenvolvido em parceria entre o MDS e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o programa atua na autonomia de famílias em situação de vulnerabilidade, com foco em geração de renda, segurança alimentar e abordagem territorial sustentável.
Conheça a UFT:
uft.edu.br.
Serviço
- O que Lançamento do Acredita Tocantins e do programa Território e Desenvolvimento Social e Inclusão Produtiva
- Quando Quinta-feira, 30 de outubro de 2025
- Horário 9h30
- Onde Auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, Palmas
- Participações Ministro Wellington Dias, governador Laurez Moreira e autoridades
Mais notícias
Governo do Tocantins
Tocantins valoriza servidores e moderniza gestão pública
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1 dia atrássobre
28/10/2025Por
Jaciara BarrosServidores públicos são protagonistas na transformação e inovação do serviço público tocantinense
Governo do Tocantins desenvolve ações de valorização e incentivo que modernizam a gestão estadual
No Dia do Servidor Público, celebrado nesta terça-feira, 28 de outubro, o Governo do Tocantins valoriza o papel dos profissionais que transformam a administração estadual. A atual gestão investe em iniciativas que promovem inovação, aprimoram os serviços e fortalecem a relação entre governo e sociedade. O Estado reconhece que, com dedicação e criatividade, esses servidores impulsionam o desenvolvimento e a eficiência da gestão pública.
Segundo o governador Laurez Moreira, o potencial criativo e transformador dos servidores é a base para construir um novo futuro. “A inovação nasce dentro do próprio serviço público, quando damos espaço para que os servidores contribuam com ideias e soluções. Nosso papel é garantir que essas iniciativas tenham apoio, visibilidade e resultados concretos, fortalecendo a gestão e melhorando a vida das pessoas.”
Com uma agenda voltada à modernização da administração pública, o Governo do Tocantins tem investido em tecnologia, formação e valorização profissional, promovendo um ambiente que estimula o protagonismo dos servidores. Projetos desenvolvidos dentro das próprias secretarias têm se destacado, demonstrando que a inovação é resultado direto da confiança e da autonomia dadas a quem conhece o serviço público na íntegra.
Secom cria Núcleo de Inovação Tecnológica
Entre as ações que refletem esse compromisso está a criação do Núcleo de Inovação Tecnológica na Secretaria de Estado da Comunicação. Idealizado pelo analista de comunicação social Bruno Vieira de Melo e pela laboratorista Adriana Nascimento, o espaço é voltado à transformação digital e à geração de valor público.
Um dos idealizadores pelo analista de comunicação social da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Bruno Vieira de Melo, o NIT funcionará como um catalisador de mudança cultural e de desempenho dentro da Secretaria de Comunicação – Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins
Com foco em soluções que aproximem o cidadão do Estado, o NIT propõe um modelo de gestão e comunicação pública baseado em inovação contínua. O núcleo atuará no desenvolvimento de projetos com Inteligência Artificial, automação e análise de dados para otimizar processos e ampliar a transparência, além de adotar metodologias ágeis e práticas colaborativas para fortalecer a cultura de cocriação.
“O núcleo vai criar um ambiente seguro para testar ideias e opções inovadoras. A proposta é valorizar o bem-estar e o engajamento da equipe, estimulando a colaboração e o uso de novas tecnologias”, explica Bruno. Para a secretária estadual de Comunicação, Luiza Rocha, “o NIT integra tecnologia e metodologias modernas para tornar os processos mais eficientes e transparentes e valoriza o protagonismo dos servidores”.
ATI moderniza atendimento com a assistente virtual TIA
A Agência de Tecnologia da Informação desenvolveu a assistente virtual TIA, ferramenta baseada em Inteligência Artificial que transforma o atendimento no Estado. Disponível 24 horas por dia, o sistema já registrou 546,6 mil interações e 456,8 mil sessões de usuários, com índice de assertividade de 98%, oferecendo respostas rápidas e precisas.
Especialista em inovações tecnológicas e servidor efetivo da ATI, Wagner Cassol, explica que a TIA está implementada em sete órgãos do governo – Acervo pessoal
A TIA permite a abertura e o acompanhamento de chamados por texto ou por voz e foi projetada para filtrar demandas e esclarecer dúvidas sobre serviços estaduais de forma ágil. “O projeto surgiu em 2021 diante da necessidade de um agente de IA para a Central de Serviços”, explica Wagner Cassol, especialista em inovações tecnológicas da ATI. Para o presidente da agência, Afrânio Vilar, a TIA simboliza o avanço para um modelo de atendimento mais integrado, acessível e digital.
A solução já está presente em órgãos como Adapec, Ruraltins, Seduc, CGE, ATI, Secretaria da Mulher e programa Transforma, com expansão para Naturatins, Sepea e Escola de Governo. A assistente foi integrada ao Fala BR, permitindo registrar manifestações diretamente para as ouvidorias competentes.
Polícia Militar lança Manual de Storytelling
Lançado em setembro de 2025, o livro Manual de Storytelling para o Setor Público, de autoria do tenente-coronel Cleiber Levy Gonçalves Brasilino, fortalece o diálogo entre governo e sociedade. A obra apresenta o storytelling como técnica estratégica para tornar a comunicação pública mais próxima e acessível e reúne modelos, técnicas e estudos de caso para uso ético e eficaz das narrativas.
Tenente-coronel Cleiber Levy Brasilino, autor do Manual de Storytelling para o Setor Público, obra que integra as ações do Governo do Tocantins em comunicação pública –
Para o comandante-geral da PM, Cláudio Thomas, a qualidade da comunicação entre governo e sociedade é determinante para construir confiança e aproximar o cidadão das políticas públicas. O manual contribui para traduzir o trabalho técnico em mensagens que geram entendimento, pertencimento e transparência.
Seduc impulsiona inovação com o APP Escola que Transforma 2.0
A nova versão do aplicativo Escola que Transforma consolida a tecnologia como aliada estratégica da educação pública. Idealizado pelos técnicos Carlos Guilherme Ferreira e Renato Almeida da Seduc, o sistema, desenvolvido com Google AppSheet, integra gestão e avaliação de projetos pedagógicos em ambiente web e mobile.
Carlos Guilherme Ferreira, desenvolvedor full stack da Gerência de Sistemas da Seduc, destaca a importância do aplicativo Escola Que Transforma – Seduc/Governo do Tocantins
Entre as funcionalidades estão pontuação automática, rankeamento por regionais e painéis de acompanhamento em tempo real. O aplicativo opera com perfis de acesso controlado e centraliza dados para decisões mais rápidas. “A ferramenta modernizou a gestão dos projetos pedagógicos e se tornou estratégica para valorizar boas práticas”, afirma Carlos Guilherme. Para o secretário Hércules Jackson, a iniciativa mostra como a inovação gera resultados concretos para a aprendizagem e para o trabalho das equipes escolares.
Mais notícias da editoria Tocantins
Governo do Tocantins
Tocantins tem 3ª maior cobertura odontológica do país
Publicadas
4 dias atrássobre
25/10/2025Por
Jaciara BarrosNo Dia do Cirurgião-Dentista, o Tocantins celebra a 3ª maior cobertura do Brasil, com 82,63% e mais de 405 mil atendimentos realizados até agosto.
No Dia do Cirurgião-Dentista, celebrado em 25 de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) destaca que a saúde bucal é indispensável para uma vida saudável e conscientiza a população sobre cuidados preventivos e locais de atendimento. O Tocantins comemora a terceira maior cobertura do Brasil, alcançada até agosto de 2025.
De acordo com o Sistema de Informação para a Atenção Primária à Saúde (SIAPS), o Estado atingiu 82,63% de cobertura, e o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) registrou 405.366 atendimentos odontológicos realizados entre janeiro e agosto de 2025.
O resultado é fruto do trabalho dos 5.172 profissionais que atuam na rede estadual, distribuídos em 509 equipes de saúde bucal, cinco unidades odontológicas móveis (UOM), sete centros de especialidades odontológicas (CEO) e 115 laboratórios regionais de prótese dentária (LRPD).
“Alcançar a terceira maior cobertura do país reflete o comprometimento dos nossos profissionais e a força do SUS no Tocantins. Agradecemos o trabalho de todos e todas que se dedicam no cuidado com a população”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues.
Ações e programas
O Governo do Estado tem implementado políticas públicas que promovem qualidade de vida e fortalecem o SUS. Entre elas estão o Programa Saúde na Escola (PSE), o Projeto Sorriso nas Aldeias, o PLANIFICASUS, o Brasil Sorridente e ações de apoio técnico e capacitação contínua para os municípios.
O responsável pela Área Técnica de Saúde Bucal da SES-TO, Luiz Fernando Varrone, explica: “Nosso trabalho é fortalecer a atenção primária em saúde bucal. Damos suporte técnico aos 139 municípios, apoiamos o credenciamento de novos serviços e levamos atendimento às comunidades indígenas. Com o programa Sorrisos nas Aldeias, já alcançamos 60 aldeias em dois anos”.
Atendimento especializado e histórias reais
O especialista em dor orofacial e disfunção temporomandibular, José Arlindo Ferreira Jr, que atua no Hospital Geral de Palmas (HGP), explica que o atendimento especializado é focado no controle da dor crônica e na melhora da qualidade de vida dos pacientes.
Entre os exemplos de sucesso está a paciente oncológica Maria de Fátima de Souza, 63 anos, moradora da região de Peixe. “O tratamento que recebo no HGP só tenho a agradecer. No início sentia muita dor, mas hoje já não sinto mais nada. Fui acolhida com carinho e paciência”, relatou.
A assistência odontológica começa pela atenção primária, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A moradora Valquíria Santos Carvalho, da região sul de Palmas, conta que busca o serviço anualmente: “Realizamos limpeza e, quando necessário, obturação. Sempre fomos bem atendidos e orientados sobre os melhores cuidados”.
Origem da data
O Dia do Cirurgião-Dentista é comemorado em 25 de outubro desde 1884, quando o Decreto-Lei nº 9.311 criou os primeiros cursos de Odontologia do Brasil, nos estados do Rio de Janeiro e da Bahia.
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