Governo do Tocantins
Governo do Tocantins agiliza abertura de empresas e registra aumento no número de empreendimentos em 2023
Publicadas
2 anos atrássobre
Por
Jaciara Barros- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2023/12/F4-Issam-Saado-Presidente-foto-Philipe-Ramos-Governo-do-Tocantins-1000x600.jpg&description=Governo do Tocantins agiliza abertura de empresas e registra aumento no número de empreendimentos em 2023', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
Tocantins é um dos estados mais rápidos do Brasil na abertura de empresas; Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins) registra aumento no número de abertura de empresas em comparação a 2022
O Tocantins encerra o ano de 2023 registrando aumento na abertura de empresas em comparação ao ano anterior. Foram 24.448 empreendimentos abertos neste ano, representando um crescimento em relação ao ano de 2022, que totalizou 23.878 novos registros. Os dados contabilizados vão até o mês de novembro. O Governo do Estado, por meio da Junta Comercial do Tocantins (Jucetins), avalia o papel do órgão nesse crescimento.
Para o presidente da Jucetins, Issam Saado, os avanços no registro empresarial refletem o comprometimento do Estado em modernizar e simplificar o ambiente de negócios. “Graças à visão e ao investimento do Governo do Tocantins, alcançamos esses feitos. A modernização e a simplificação são prioridades do governador Wanderlei Barbosa, que impactam diretamente na atração de investimentos”, enfatiza o presidente.
“O Tocantins, por meio da Jucetins, não apenas comemora recordes, mas estabelece novos padrões para o registro empresarial no Brasil. A digitalização, a agilidade e o comprometimento com a modernização tornam o estado um exemplo a ser seguido, fomentando o ambiente de negócios e impulsionando o desenvolvimento econômico”, acrescenta Issam Saado.
A Jucetins alcançou o top 5 no ranking nacional de tempo médio para abertura de empresas. Com um tempo total de 1 hora, 58 minutos e 54 segundos para análise de processos, destacando-se como o quarto estado mais rápido do Brasil. Ao todo, contando o tempo gasto pela Jucetins, pelos municípios e pela Receita Federal, o Tocantins leva em média 11 horas para finalizar um processo de abertura.
Investimento no Tocantins
Fundador da C.E.G Serviço LTDA, empresa de construção de edifícios aberta este ano em Araguaína, João Nelson Monteiro Palitot, destaca as oportunidades como fator decisivo para investir no estado. “O Tocantins é um território novo, repleto de oportunidades que motivaram minha decisão de investir aqui”, explica.
Sobre o processo de abertura da empresa, João enfatiza a facilidade proporcionada pela Jucetins. “O processo para abrir uma empresa não foi trabalhoso. Minha contadora solicitou a documentação e, rapidamente, já estava com o meu CNPJ e o contrato social em mãos. Um ponto positivo é a praticidade em iniciar um negócio aqui no Tocantins”, frisa o empresário.
Agilidade para abrir empresas
A contadora Julyana Brito, também de Araguaína, afirma que a sua perspectiva sobre as mudanças no registro empresarial é positiva. “O número de empresas que abrimos este ano foi expressivo, resultado de estratégias eficazes para manter o ambiente de negócios competitivo”, salienta.
Ela destaca as principais mudanças recentes, como o registro 100% digital, a assinatura com o gov.br, o balcão único e a agilidade na análise dos processos. “Essas inovações são fundamentais para a simplificação do trabalho contábil e garantem mais rapidez e eficiência”, reforça.
Inclusive, a Jucetins recomenda aos empresários que desejam abrir seu primeiro negócio, que procurem um profissional de contabilidade, com a habilidade e o conhecimento necessários para lidar com todos os processos. “O profissional contábil garante que tudo esteja correto e também que sua empresa cresça com segurança e responsabilidade”, explica Julyana.
Segmentos econômicos
Em 2023, o setor de comércio liderou as aberturas, com 7.705 novas empresas, seguido por construção (2.120); alojamento e alimentação (2.099); atividades administrativas e serviços complementares (1.937), e atividades profissionais, científicas e técnicas (1.881). “Essa diversificação econômica demonstra a resiliência e a adaptabilidade do ambiente empresarial tocantinense”, enfatiza o vice-presidente da Jucetins, Juarez Rigol.
“Estamos comprometidos em trazer as práticas mais avançadas de registro empresarial para o Tocantins. A total digitalização, o registro automático e a possibilidade de pagamento via PIX são exemplos claros de nossa busca pela excelência e pela eficiência”, completa o vice-presidente.
Ranking dos municípios
E âmbito estadual, Palmas destacou-se como o líder na abertura de empresas, com um total de 8.878 novos empreendimentos. Araguaína (3.482), Gurupi (1.657), Porto Nacional (1.096) e Paraíso do Tocantins (957) estão logo atrás.
Top 10 municípios que mais abriram empresas
1 – Palmas: 8.878 empresas;
2 – Araguaína: 3.482 empresas;
3 – Gurupi: 1.657 empresas;
4 – Porto Nacional: 1.096 empresas;
5 – Paraíso do Tocantins: 957 empresas;
6 – Colinas do Tocantins: 523 empresas;
7 – Guaraí: 312 empresas;
8 – Araguatins: 294 empresas;
9 – Augustinópolis: 269 empresas;
10 – Dianópolis: 259 empresas.
Municípios mais rápidos
Quanto à agilidade na abertura de empresas, Araguaína lidera o ranking, com um tempo médio de 2 horas, 57 minutos e 44 segundos. Dianópolis (8:20:24), Gurupi (9:41:35) e Tocantinópolis (9:48:27) também se destacam.
Top 10 municípios que mais abriram empresas (considerando apenas os municípios com mais de 15 mil habitantes)
1 – Araguaína: 2:57:44
2 – Dianópolis: 8:20:24
3 – Gurupi: 9:41:35
4 – Tocantinópolis: 9:48:27
5 – Palmas: 10:04:44
6 – Miracema do Tocantins: 10:45:50
7 – Augustinópolis: 13:42:45
8 – Paraíso do Tocantins: 13:42:57
9 – Formoso do Araguaia: 13:46:42
10 – Porto Nacional: 15:08:30
Você pode gostar
Governo do Tocantins
Copa Tocantins de Ginástica Rítmica abre inscrições em Palmas
Publicadas
7 minutos atrássobre
06/11/2025Por
Jaciara BarrosCompetição promovida pelo Governo do Tocantins acontecerá de 27 a 29 de novembro no IFTO e reunirá atletas de todo o estado
As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 23 de novembro, oferecendo uma oportunidade para jovens atletas mostrarem talento, disciplina e paixão pelo esporte.
Valores e objetivos do evento
A competição tem como propósito principal promover valores como disciplina, trabalho em equipe, resiliência e autoconfiança, pilares essenciais na formação de jovens atletas. Além disso, busca contribuir para a redução da ociosidade infantil e juvenil e fortalecer o intercâmbio de experiências entre ginastas e treinadores de diferentes regiões, estimulando o crescimento da comunidade da ginástica brasileira.
Categorias e premiações
A Copa Tocantins de Ginástica Rítmica reunirá atletas das categorias pré-infantil (10 a 11 anos), infantil (12 a 13 anos), juvenil (14 a 15 anos) e adulto (a partir de 16 anos).
A organização confirma que haverá premiações em dinheiro, troféus e medalhas para as melhores colocadas, valorizando o desempenho técnico e artístico das participantes.
Inscrições e participação
As inscrições devem ser realizadas no site oficial https://codegr.com.br/, onde também devem ser enviadas as músicas correspondentes a cada atleta.
A competição é aberta a escolas, clubes, associações e entidades filiadas ou vinculadas à Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).
Mais notícias
Governo do Tocantins
Divaldo Rezende visita Polo Irrigado e conhece projeto Bioaçaí
Publicadas
8 horas atrássobre
06/11/2025Por
Jaciara BarrosProjeto Bioaçaí: Divaldo Rezende visita Polo Irrigado e investimentos de R$ 11 milhões em Lagoa da Confusão
Aproest apresenta o projeto Bioaçaí
A visita foi conduzida pelo presidente da Aproest, Wagno Milhomem, com a presença do secretário da Agricultura e Pecuária, César Halum; do gestor executivo das Cidades e Habitação, Wilson Sousa e Silva; e do assessor técnico do Itertins, Herbert Martins.
Com investimentos superiores a R$ 11 milhões, o projeto Bioaçaí tem como meta estruturar a cadeia produtiva do fruto no Tocantins, fortalecendo a bioeconomia regional. A área de 135 mil hectares abriga cerca de 270 mil mudas de açaí nativo da Amazônia, consolidando-se como uma referência nacional em agricultura sustentável.
Polo Irrigado é referência na Região Norte
Durante o encontro, o anfitrião Wagno Milhomem apresentou o Polo de Agricultura Irrigada do Sudoeste do Tocantins, que abrange Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia e Dueré. Reconhecido pela Portaria nº 2.880/2024 do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), é o primeiro polo irrigado da Região Norte do país.
A meta é atingir 225 mil hectares irrigados até 2030, beneficiando mais de 110 mil pessoas. Atualmente, o polo possui 150 mil hectares de produção irrigada e se destaca como modelo de produtividade responsável.
Divaldo Rezende reforça sustentabilidade do projeto Bioaçaí
O secretário Divaldo Rezende ressaltou o empenho do Governo do Tocantins em alinhar a competitividade do agronegócio com a agenda ambiental.
“Estamos trabalhando para gerar riqueza e empregos com responsabilidade ambiental. O projeto Bioaçaí é exemplo de como o Tocantins pode ser vitrine nacional em produção sustentável”, afirmou o secretário.
Ele também mencionou a recente reunião na Semarh com entidades representativas do agronegócio, quando foram apresentadas propostas conjuntas da Frente de Entidades do Agronegócio Tocantinense (Feato) para fortalecer o setor produtivo.
Programa Floresta Mais e incentivos ambientais
Durante a visita, Divaldo Rezende convidou os produtores para o lançamento do Programa Floresta Mais, que reconhecerá o trabalho de pequenos produtores rurais com até quatro módulos fiscais, por meio do pagamento por serviços ambientais.
O evento será realizado na próxima sexta-feira, 7, às 9h, no Palácio Araguaia, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o PNUD e o Fundo Verde do Clima (GCF). No Tocantins, a ação é executada pela Semarh e pelo Naturatins.
Aproest destaca inovação e compromisso social
O evento foi encerrado com um jantar institucional promovido pela Aproest, reunindo produtores e lideranças regionais. “Temos um potencial enorme dentro do nosso polo, e queremos transformar esse potencial em geração de riqueza e empregos”, destacou Wagno Milhomem.
O projeto Bioaçaí representa um marco na agricultura sustentável do Tocantins, combinando inovação, responsabilidade social e compromisso com o futuro. A iniciativa reforça o protagonismo do estado como referência em desenvolvimento rural aliado à conservação ambiental.
Mais notícias
Governo do Tocantins
Laurez e Renan reforçam parceria por um Tocantins logístico
Publicadas
21 horas atrássobre
05/11/2025Por
Jaciara BarrosEm Gurupi, governador Laurez Moreira e ministro Renan Filho visitam Terminal Rodoferroviário Fazendão e reafirmam parceria por um Tocantins logístico, estratégico e sustentável.
Visita reforça compromissos entre Governo do Tocantins e Ministério dos Transportes para ampliar a integração logística e impulsionar o desenvolvimento regional
Investimentos estratégicos e compromissos com o desenvolvimento
Durante a visita, o governador Laurez Moreira agradeceu ao ministro pelo comprometimento com o desenvolvimento do estado e destacou obras que transformam a realidade logística tocantinense. “Agradeço ao ministro Renan pela dedicação que ele tem tido com o Tocantins. Primeiro, pela duplicação da nossa BR-153, uma obra de vital importância. Depois, pelo apoio ao grupo Fazendão e à Rumo na construção dessa grande estrutura que hoje visitamos. E não posso deixar de agradecer pela ponte de Aguiarnópolis, que liga ao Estreito, no Maranhão, uma obra que eu não conheço igual, construída em tão curto espaço de tempo. Essa ponte interliga o Norte ao Nordeste brasileiro, e nós, tocantinenses, estamos muito felizes por isso”, destacou o governador.
Laurez também ressaltou seu compromisso em buscar constantemente apoio para as demandas do Estado. “Sempre que vou a Brasília, estou ao lado do ministro reivindicando algo novo para o Tocantins. Ele tem nos ajudado na BR-235, que vai ligar Pedro Afonso ao Maranhão e Piauí, chegando até Aracaju. São 170 quilômetros dentro do nosso estado, e a Bancada Federal já se comprometeu a destinar recursos, a pedido do ministro. Essas obras vão impulsionar o desenvolvimento do Tocantins”, pontuou.
Integração cultural e valorização da Ilha do Bananal
O governador apresentou novos projetos de integração e valorização da cultura local. “Vou apresentar ao ministro o projeto da travessia da Ilha do Bananal, que prevê um centro de eventos e fortalecimento da nossa cultura, mostrando ao Brasil e ao mundo a riqueza dos povos Karajás e Javaés, seu artesanato, culinária e os belos lagos da maior ilha fluvial do mundo”, afirmou Laurez Moreira.
Reconhecimento do Tocantins como polo estratégico
O ministro Renan Filho elogiou o trabalho do governo estadual e destacou o papel estratégico do Tocantins no novo ciclo de desenvolvimento nacional. “Estou aqui ao lado do governador Laurez, do presidente da Rumo, do vice-prefeito de Gurupi e do Volney, proprietário do Fazendão, uma estrutura fundamental para o carregamento e estocagem da produção do Brasil Central e do Oeste da Bahia. Estamos observando de perto tudo o que a infraestrutura do Sul do Tocantins precisa para crescer”, afirmou o ministro.
Renan também reforçou a importância da Ferrovia Norte-Sul e do fortalecimento logístico da região. “Em um momento em que o mundo enfrenta incertezas, o Brasil segue se agigantando. Aqui, estamos abrindo novos negócios, ampliando a capacidade das ferrovias e fortalecendo as exportações. Isso mostra um país que surpreende positivamente, mesmo em cenários desafiadores”, ressaltou.
Pontes de Xambioá e Estreito
Durante a visita, o ministro confirmou que as duas pontes em construção no Tocantins serão entregues ainda em 2025. “As duas obras estão em fase final. A ponte de Xambioá será entregue agora. Já a ponte de Estreito, que sofreu aquele acidente em dezembro do ano passado, será finalizada em menos de um ano. As cabeceiras estão prontas, a pavimentação está em fase final e, em breve, vamos inaugurar”, garantiu Renan Filho.
O governador Laurez Moreira reforçou que essas entregas fortalecem o futuro do Tocantins e o tornam cada vez mais competitivo. “Criar oportunidades e atrair investimentos é o caminho. Tenho certeza de que essas obras trarão mais desenvolvimento para nossa região. Ministro, o Tocantins é grato, e juntos vamos transformar nosso Estado, levando-o da 24ª para a 15ª ou 16ª economia do país em pouco tempo”, afirmou o governador.
Rumo à COP30
Encerrando a visita, o ministro explicou que o trajeto pelo Tocantins integra a “Rota COP30”, uma expedição rodoviária até Belém, sede da conferência. “Hoje permaneço em Palmas e amanhã seguiremos para Xambioá. Estou indo até Belém, na boleia de um caminhão. É uma viagem simbólica, porque quem olha com os próprios olhos entende melhor as realidades do país e pode tomar decisões mais justas. Agradeço ao governador e ao povo do Tocantins pela recepção”, concluiu Renan Filho.
O governador Laurez Moreira e o ministro dos Transportes, Renan Filho, darão continuidade à agenda nesta quinta-feira, 6, com uma visita às obras de construção da Ponte Xambioá/TO – São Geraldo do Araguaia/PA, marcada para às 16h.
Presenças
Participaram da agenda o CEO do Grupo Fazendão, Volney Aquino; o superintendente regional do DNIT, Luiz Antônio Ehret Garcia; o CEO da Rumo, Pedro Palma; o vice-prefeito de Gurupi, Adailton Fonseca; vereadores, secretários e lideranças locais.
Mais notícias
Copa Tocantins de Ginástica Rítmica abre inscrições em Palmas
Miss Universo 2025: Candidatas abandonam evento após bronca pública em Miss México
COP30 Belém: Portugal investe e Lula faz apelo global
Divaldo Rezende visita Polo Irrigado e conhece projeto Bioaçaí
Capim Dourado Shopping inaugura Natal com Jardim Encantado
Sesc Tocantins realiza terceira edição de campanha solidária
LDO 2026: Amélio Cayres prioriza infraestrutura e Medicina em Dianópolis
Mulheres Empreendedoras da Amazônia é destaque nacional
Laurez e Renan reforçam parceria por um Tocantins logístico
Zohran Mamdani vence em Nova York
Premiação do 9º Salão Palmense ocorre nesta quinta (6)
Em Brasília, governador Laurez Moreira debate o desenvolvimento do estado em encontro com prefeitos
Em Brasília, governador Laurez Moreira participa da VI Edição do Prêmio Rede Governança Brasil
Operação Virtude 2025 mobiliza forças de segurança no Tocantins
Laurez Moreira discute prioridades do Tocantins em Brasília
Prefeitura de Palmas abre consulta pública do Plano Plurianual
LDO 2026 Tocantins é aprovada com 136 emendas
Polícia Militar do Tocantins entrega base reformada em Palmas
Carros elétricos Tocantins terão isenção de IPVA até 2026
Beauty November do Boticário chega ao Tocantins
Copa Tocantins de Ginástica Rítmica abre inscrições em Palmas
Miss Universo 2025: Candidatas abandonam evento após bronca pública em Miss México
COP30 Belém: Portugal investe e Lula faz apelo global
Divaldo Rezende visita Polo Irrigado e conhece projeto Bioaçaí
Capim Dourado Shopping inaugura Natal com Jardim Encantado
Sesc Tocantins realiza terceira edição de campanha solidária
LDO 2026: Amélio Cayres prioriza infraestrutura e Medicina em Dianópolis
Mulheres Empreendedoras da Amazônia é destaque nacional
Laurez e Renan reforçam parceria por um Tocantins logístico
Zohran Mamdani vence em Nova York
Premiação do 9º Salão Palmense ocorre nesta quinta (6)
Em Brasília, governador Laurez Moreira debate o desenvolvimento do estado em encontro com prefeitos
Em Brasília, governador Laurez Moreira participa da VI Edição do Prêmio Rede Governança Brasil
Operação Virtude 2025 mobiliza forças de segurança no Tocantins
Laurez Moreira discute prioridades do Tocantins em Brasília
Prefeitura de Palmas abre consulta pública do Plano Plurianual
LDO 2026 Tocantins é aprovada com 136 emendas
Polícia Militar do Tocantins entrega base reformada em Palmas
Carros elétricos Tocantins terão isenção de IPVA até 2026
Beauty November do Boticário chega ao Tocantins
Copa Tocantins de Ginástica Rítmica abre inscrições em Palmas
Miss Universo 2025: Candidatas abandonam evento após bronca pública em Miss México
COP30 Belém: Portugal investe e Lula faz apelo global
Divaldo Rezende visita Polo Irrigado e conhece projeto Bioaçaí
Capim Dourado Shopping inaugura Natal com Jardim Encantado
Sesc Tocantins realiza terceira edição de campanha solidária
LDO 2026: Amélio Cayres prioriza infraestrutura e Medicina em Dianópolis
Mulheres Empreendedoras da Amazônia é destaque nacional
Laurez e Renan reforçam parceria por um Tocantins logístico
Zohran Mamdani vence em Nova York
Premiação do 9º Salão Palmense ocorre nesta quinta (6)
Em Brasília, governador Laurez Moreira debate o desenvolvimento do estado em encontro com prefeitos
Em Brasília, governador Laurez Moreira participa da VI Edição do Prêmio Rede Governança Brasil
Operação Virtude 2025 mobiliza forças de segurança no Tocantins
Laurez Moreira discute prioridades do Tocantins em Brasília
Prefeitura de Palmas abre consulta pública do Plano Plurianual
LDO 2026 Tocantins é aprovada com 136 emendas
Polícia Militar do Tocantins entrega base reformada em Palmas
Carros elétricos Tocantins terão isenção de IPVA até 2026
Beauty November do Boticário chega ao Tocantins
DESTAQUES



Social4 dias atrásEliana Castro de Oliveira assume diretoria na Educação



Governo do Tocantins4 dias atrásMônica Avelino Arrais é homenageada pelo Batalhão de Infantaria



Cultura2 dias atrásAngel Lima representa o Brasil no Noviembre Fotográfico em Cuba



Governo do Tocantins21 horas atrásLaurez e Renan reforçam parceria por um Tocantins logístico



Entretenimento20 horas atrásCapim Dourado Shopping inaugura Natal com Jardim Encantado