Entretenimento
Governo do Tocantins alerta sobre o fim do prazo para a finalização de processos de CNH vencidos em 2024
Festival Arruaça de Teatro de Rua estreia em Palmas com programação gratuita e diversificada
A capital tocantinense recebe a partir desta quinta-feira, 27, até domingo, 30 a 1ª edição do Festival Arruaça de Teatro de Rua, evento que transforma os espaços públicos de Palmas em palcos abertos. Com programação totalmente gratuita, o festival traz espetáculos, oficinas formativas e debates sobre a arte teatral, democratizando o acesso à cultura.
Para Patrícia de Sá, presidente do Grupo Um Ponto Dois, “O Arruaça representa a materialização de um sonho coletivo de artistas que querem ocupar os espaços públicos com arte, colaborando para democratização do acesso à cultura e essa primeira edição só é possível graças às políticas públicas como as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc”.
Todos os eventos contam com recursos de acessibilidade, como interpretação em Libras e audiodescrição. As oficinas formativas, ministradas por artistas reconhecidos nacionalmente, exploram técnicas vocais, corporais e musicais voltadas para o teatro de rua. “As inscrições para as oficinas se encerraram no dia 26 de março, mas a programação artística é gratuita, aberta ao público e livre para todas as idades”, afirmou Pedro Macedo, produtor executivo do festival.
Realização e apoio
O festival é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) da Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins, e possui também uma programação formativa realizada com aportes da Lei Paulo Gustavo por meio da Fundação Cultural de Palmas e com produção do Grupo Um Ponto Dois. Conta ainda com parceria da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC), da Rede Olhos D’Água e do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins.
Programação completa
Quinta-feira (27 de março)
17h – Cortejo de Abertura no Calçadão da Avenida Tocantins (Taquaralto), com concentração em frente à Igreja da Praça Taquaralto
19h – Mesa Temática “O Teatro de Rua no Brasil” com Vanéssia Gomes (CE) e Justino Vettore (TO) na Pracinha da Cultura (Morada do Sol)
Sexta-feira (28 de março)
14h – Oficina de Preparação de Voz para Teatro de Rua com Babaya (MG) no Laboratório de Música da UFT
19h – Espetáculo “Inventando Modas” do Grupo Boca do Lixo (GO) em frente ao Museu Casa Sussuapara (Parque Cesamar) Direção: João Artigos
20h- Espetáculo “Amargo que nem jiló” Grupo Jilozeiros (TO) direção: Ivana Cruz
Sábado (29 de março)
10h – Oficina de Preparação Corporal com Fernando Vettore (PR) no Espaço Mais Cultura Marcélia Belém (1304 Sul)
18h – Espetáculo “Brincar é Pegar uma Liberdade” do Grupo Ará (TO) com direção de Renata Ferreira
19h – Espetáculo “Sou Poeta” do grupo A Barraca (TO) com direção de Magna Carneiro
Domingo (30 de março)
15h – Oficina de Percussão com Tambores do Tocantins com Márcio Bello (TO) no Centro de Criatividade Maria dos Reis (Taquaruçu)
18h – Espetáculo “Maria Julieta e Zé Romeu” do Grupo Um Ponto Dois (TO), com direção de Bárbara Tavares
19h – Espetáculo “Os Viajantes” do grupo Artpalco (TO), com direção de Wagner Bárbara
Serviço
Festival Arruaça de Teatro de Rua
Data: 27 a 30 de março de 2025
Locais: Diversos pontos de Palmas
Entrada franca (Com passagem de chapéu pelos artistas, onde público contribui com o que desejar)
Informações: @grupoupd no Instagram