conecte-se conosco

Governo do Tocantins

Governo do Tocantins assegura direitos previdenciários com a Reforma da Previdência e prioriza atendimento humanizado para segurados do Igeprev

Publicadas

sobre

Em 2023, saúde mental, Núcleo de Acolhimento Previdenciário, projetos e ações humanizadas na área previdenciária são alguns dos destaques
 

Com a preocupação de uma gestão comprometida com os segurados e os beneficiários do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev-TO), o Governo do Tocantins, após amplo debate, protocolou no dia 30 de novembro deste ano, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Previdência n° 1/2023 e o Projeto de Lei Complementar (PL) n° 3/2023. O PL dispõe sobre o Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (RPPS-TO); já a PEC visa adequar as regras do RPPS-TO à Reforma Previdenciária instituída pela Emenda Constitucional Federal de 2019.

Reforma com diálogo

A Reforma da Previdência foi construída e devidamente lapidada com o diálogo e a contribuição assertiva de todas as categorias dos servidores, para que não houvesse perdas de direitos adquiridos pelos servidores públicos. O Governo do Tocantins delegou, ao Conselho de Administração do Igeprev, formado por servidores públicos estaduais e representantes classistas, a tarefa de realizar estudos e apresentar uma proposta de reforma, coletando sugestões vindas direto dos sindicatos, das entidades representativas, dos poderes do Estado e de outros órgãos autônomos, mantendo sempre a preocupação da gestão, de discutir amplamente a Reforma com todos os envolvidos.

“Essa é uma adequação necessária para garantir a saúde previdenciária do Igeprev e assegurar a aposentadoria de nossos servidores no futuro”, pontua o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.

“A proposta de Reforma apresentada pela gestão estadual é uma determinação da Constituição Federal e utiliza, como base, as mesmas regras da União, preconizadas na Emenda Constitucional n° 103/2019”, explica o presidente do Igeprev, Sharlles Fernando Bezerra Lima, ressaltando que o número de aposentados no regime público tende a aumentar nos próximos anos e que, para diminuir o impacto nas despesas do Estado, protegendo os serviços essenciais como saúde, educação e infraestrutura, novas medidas estabelecidas em lei na previdência são essenciais. “Garantir os direitos previdenciários de todos é prioridade nesta gestão participativa e conjunta com o Governo do Tocantins”, afirma Sharlles Fernando.

O que muda com a Reforma

Como regra de transição, para os atuais servidores, o Governo do Tocantins adotou regras bem mais brandas do que o Governo Federal. “Não houve diferenciação de gênero, como houve na Emenda Constitucional 103. As regras de transições também ficaram mais brandas; o pedágio foi reduzido de 100% para 50%; as regras dos policiais civis também ficaram bem mais brandas; a idade, que era de 52 e 53, passou a ser de 49 e 50 anos para mulher e homem, respectivamente”, detalha Sharlles Fernando. O presidente do Igeprev salienta ainda que a reforma é importante, porque ajuda a equilibrar o déficit setorial, para que o Instituto tenha condições de manter o pagamento de todos os beneficiários em dia.

Pela regra geral da nova previdência, os homens poderão se aposentar aos 65 e as mulheres aos 60 anos, desde que tenham pelo menos 25 anos de contribuição e estejam há dez anos no serviço público e, no mínimo, há cinco anos no cargo em que se der a aposentadoria. O cálculo do benefício será de 60% da média de todas as remunerações mais 2% para cada ano que exceder os 20 anos de contribuição.

Condições especiais

Para os novos servidores que irão ingressar, algumas categorias têm condições especiais de aposentadoria. No caso dos professores, as idades mínimas passarão a ser de 55 e 60 anos, para mulheres e homens, respectivamente. Já para os policiais civis, penais e agentes socioeducativos, a idade mínima será de 55 anos, tanto para homens quanto para mulheres, desde que tenham pelo menos 30 anos de contribuição previdenciária e 25 anos de carreira policial.

Servidores públicos que lidam com agentes nocivos à saúde também passam a ter condições especiais de aposentadoria. Eles poderão se aposentar aos 55 anos. Antes, não havia regra específica para esses servidores. Já no caso de segurados com deficiência, a idade mínima para mulheres e homens será de 55 anos, mais 20 de contribuição, se a deficiência for grave; 23, se for moderada; e 25, no caso de deficiência leve. Regra mais atenuada que a fixada pela EC n° 103/19.

Incapacidade permanente

A aposentadoria por invalidez passa a ser tratada como aposentadoria por incapacidade permanente e é devida ao servidor que não puder se readaptar no próprio cargo, ou outro, por problema de saúde.

Núcleo de Acolhimento Previdenciário (NAP)

Além da Reforma que trará mais equilíbrio à previdência, outras ações também trouxeram significativa importância para os segurados e os beneficiários do Igeprev. Com um ano de implantação do Núcleo de Acolhimento Previdenciário (NAP), os frutos colhidos foram dos mais positivos, com mais de 100 acolhimentos realizados, entre acolhimento pericial, terapêutico (individual e coletivo) para servidores e estagiários, além da realização de rodas de conversa, palestras e workshops.

Trata-se de uma importante parceria entre a Junta Médica da Secretaria de Estado da Administração (Secad) e o Igeprev, na composição do NAP, que tem como objetivo atender os beneficiários e segurados do Instituto, em alguns segmentos multidisciplinares como apoio e acolhimento psicológico, psicoterapêutico, além de outras áreas afins da saúde; já no campo previdenciário e de Gestão de Pessoas, o atendimento é voltado para o momento de preparação para aposentadoria e, após o ingresso como beneficiário, dentro de um arcabouço de possibilidades mediante aplicabilidade da Educação Previdenciária do Pró-Gestão RPPS, com um Programa de Orientação para Aposentadoria, Acolhimento e de Boas-Vindas.

O projeto pretende estabelecer uma comunicação externa e uma ponte assertiva de acolhimento, com ações voltadas para a Educação Previdenciária e a interatividade entre o Igeprev, outros órgãos, poderes, instituições, os segurados e os beneficiários, cuja finalidade é oferecer o auxílio necessário dentro das devidas orientações, para que esse segurado e/ou beneficiário tenha um atendimento de qualidade e com proficiência dos serviços prestados pelo Instituto.

Saúde Emocional

Além de acolher os segurados e os beneficiários do Igeprev, o NAP também atuou em um importante trabalho de acolhimento da saúde emocional dos servidores e dos estagiários do Instituto. Uma das ações realizadas foi a Campanha de Conscientização e Prevenção ao Assédio e à Discriminação no Serviço Público, por meio de palestras e rodas de conversa.

“Discorrer sobre o assédio e suas consequências é extremamente importante, tendo em vista que é uma ocorrência, infelizmente, rotineira e com efeitos catastróficos, tanto para o clima organizacional quanto para as vítimas. Essa modalidade psicoeducativa sobre o tema pode contribuir sobremaneira para a diminuição ou o surgimento de casos, principalmente, porque quem pratica ou está passando pela situação, não tem ciência que se trata de um assédio”, alerta o psicólogo Flávio Mendes.

Premiação Igeprev

O ano de 2023 também trouxe valorização e reconhecimento para o Igeprev, em alguns projetos e ações realizados no Instituto. O Igeprev foi destaque no Prêmio Instituto Evaldo Lodi (IEL) de Talentos. O Instituto foi premiado em duas categorias, com três projetos e sete troféus. A premiação fez parte de um importante reconhecimento por projetos inovadores e que contemplam estagiários, empresas concedentes e instituições de ensino.

Com objetivo de estimular iniciativas, o Prêmio IEL de Talentos fomentou importantes conquistas no Igeprev, no que tange às boas práticas de gestão, contemplando o Instituto nas categorias: Empresa Inovadora (médio porte) e Estagiário Inovador, reconhecendo as habilidades e o potencial de projetos voltados para o desenvolvimento de ações no âmbito do serviço público.

Capacitação

Com a realização de capacitações e workshops, foi possível oportunizar a troca de conhecimentos para servidores e estagiários do Igeprev, com a finalidade de abordar temas relacionados a boas práticas de atendimento, comunicação e postura adequada no ambiente de trabalho. Ao longo de 2023, além de ações e projetos, foram realizados serviços voltados para um acolhimento previdenciário humanizado, multidisciplinar e participativo, com resultados positivos, incluindo também a capacitação dos servidores do Instituto. Tudo voltado para as boas práticas de gestão e para melhor atender aos segurados e beneficiários do Instituto.

“Capacitar servidores e estagiários é de primordial importância, para alcançar um atendimento de qualidade, com acolhimento também no ambiente de trabalho”, destaca a gerente de Gestão de Pessoas, Simone Souza Moreira.

“Buscar as melhores práticas de gestão e integrar servidores e estagiários do Igeprev ao compromisso de atender bem os segurados e os beneficiários são as primeiras premissas na condução assertiva de atender com qualidade, conduzindo de forma norteadora os serviços oferecidos pelo Instituto”, enfatiza o presidente do Igeprev, Sharlles Fernando.

Prova de Vida 2023

Mais de 80% dos beneficiários (aposentados e pensionistas) já realizaram a Prova de Vida 2023. O processo de atualização cadastral é de caráter obrigatório para os aposentados e pensionistas, e deve ser feito de maneira remota, exclusivamente pelo aplicativo Meu RPPS, até o dia 31 de dezembro.

Devido ao procedimento ser realizado de forma digital, não é necessário o comparecimento na sede do Instituto em Palmas, ou nas unidades do Pronto, em Araguaína ou Gurupi. Após a realização da Prova de Vida, pelo celular ou qualquer outro dispositivo móvel, é feita a análise, bem como a checagem de documentos e reconhecimento facial dos segurados e beneficiários. Após cinco dias úteis, a validação do procedimento estará disponível para consulta dentro do próprio App Meu RPPS.

Vale salientar que, na ausência da realização da Prova de Vida, o pagamento poderá ser suspenso. “É fundamental que os segurados e os beneficiários estejam atentos aos prazos e a todas as informações disponíveis no site do Igeprev ou no aplicativo Meu RPPS, para a realização da Prova de Vida 2023”, destaca o presidente do Igeprev.

O atendimento remoto se dá pelo WhatsApp (63) 99225-9117 ou pelo 0800 647-0747.

Doador de Sangue e Natal Solidário

O Igeprev também se destacou em 2023 pela solidariedade. Na semana nacional do Doador de Sangue, o Instituto recebeu o ônibus do Hemocentro e os servidores deram exemplo, doando vida. Mais de 40 doações foram realizadas durante a campanha. Lembrando que a cada bolsa de sangue doada, quatro pessoas podem ser beneficiadas. Como parceiro da Hemorrede há mais de seis anos, o Igeprev tem contribuído com aproximadamente 130 doações de sangue anualmente.

Além da doação de sangue, o Natal Solidário, que está na sua décima edição da campanha, este ano arrecadou mais de 750 itens, como: cestas básicas, de higiene e de limpeza, além de fraldas geriátricas. Mais de 25 entidades filantrópicas e 500 famílias foram beneficiadas com a campanha que levou antecipadamente o espírito de Natal a quem mais precisa.

“É imbuído nesse clima natalino e no comprometimento de uma gestão contributiva, que o Igeprev finaliza 2023 com importantes resultados, ações e projetos voltados para o atendimento mais humanizado, e um acolhimento previdenciário de qualidade, para os segurados e os beneficiários do Instituto”, finaliza o presidente do Igeprev.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Governo do Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa assina Ordem de Serviço para recuperação de barragem no Projeto Rio Formoso nesta segunda-feira, 14

Assinatura para o início das obras será realizada em solenidade às 10 horas, no Ginásio da Escola Municipal Hermínio Azevedo Soares, em Formoso do Araguaia

Publicadas

sobre

Assinatura para o início das obras será realizada pelo governador Wanderlei Barbosa em solenidade às 10 horas, em Formoso do Araguaia - Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins
Assinatura para o início das obras será realizada pelo governador Wanderlei Barbosa em solenidade às 10 horas, em Formoso do Araguaia - Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assina nesta segunda-feira, 14, a Ordem de Serviço para a obra de recuperação da Barragem Taboca – Eixo 1, localizada no Projeto Rio Formoso. A solenidade ocorre às 10 horas, no Ginásio da Escola Municipal Hermínio Azevedo Soares, em Formoso do Araguaia.

A obra será executada pela Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd) e representa um investimento de R$ 33,35 milhões.

Projeto Rio Formoso

Com estruturas construídas entre 1979 e 1982, quando a região ainda integrava o estado de Goiás, a barragem necessita de adequações para atender à Política Nacional de Segurança de Barragens e garantir segurança hídrica ao projeto, que é um dos maiores polos agrícolas do Tocantins.

O Projeto Rio Formoso abrange cerca de 28 mil hectares irrigáveis e utiliza sistemas de irrigação por inundação para o cultivo de arroz no período chuvoso. Durante a seca, o modelo adotado é o de subirrigação, voltado para a produção de sementes de soja, além do cultivo de milho, feijão e melancia. A obra visa assegurar a continuidade e expansão dessas atividades produtivas, fundamentais para o desenvolvimento da região.

Continue lendo

Governo do Tocantins

Governo do Tocantins realiza ação de arrecadação de alimentos no Taquaruçu Fest

Doações serão encaminhadas a instituições e projetos sociais por meio programa Tocantins Alimenta Quem Precisa, realizado pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais; evento ocorre nesta sexta-feira, 11, com show nacional de Bell Marques

Publicadas

sobre

Público que vai curtir o Taquaruçu Fest é convidado a doar 1 kg de alimento não perecível para o programa Tocantins Alimenta Quem Precisa - Loise Maria/Governo do Tocantins
Público que vai curtir o Taquaruçu Fest é convidado a doar 1 kg de alimento não perecível para o programa Tocantins Alimenta Quem Precisa - Loise Maria/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins realiza, nesta sexta-feira, 11, a segunda edição do Taquaruçu Fest e convida a população a participar da festa e também de uma ação solidária: a doação de 1 kg de alimento não perecível para o programa Tocantins Alimenta Quem Precisa. Coordenado pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps), o programa destina os alimentos arrecadados a instituições, projetos sociais e comunidades em situação de vulnerabilidade. O evento ocorre na Praça Tarcísio Machado, no distrito de Taquaruçu, em Palmas, com entrada gratuita, show nacional de Bell Marques e apresentações de artistas regionais.

“Nós acreditamos no poder da solidariedade e sabemos que cada show, cada festa, pode ser também uma oportunidade de fazer o bem. Por isso, aproveitamos este momento de celebração para convidar as pessoas a doarem. É um gesto simples, mas que transforma a realidade de muita gente”, destaca a primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero.

O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, enfatiza que o programa Tocantins Alimenta Quem Precisa tem sido um grande aliado nas ações e nos eventos do estado. “É uma parceria que dá certo, porque além de levar alegria às pessoas, fortalece o espírito de solidariedade do nosso povo, algo que vem sendo muito bem conduzido pela nossa primeira-dama Karynne Sotero e pelo nosso governador Wanderlei Barbosa. Por isso, é fundamental reforçarmos sempre essa união entre o turismo e as ações sociais, pois juntos construímos um Tocantins mais justo, acolhedor e forte para todos”, reforça.

Solidariedade em rede

Criado em 2024, o Tocantins Alimenta Quem Precisa integra a Rede Cuidar, iniciativa do Governo do Estado que articula ações voltadas para a proteção social, a geração de renda e a cidadania. Desde então, o programa tem promovido a arrecadação de alimentos em shows e eventos realizados pelo Estado, como a 25ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), onde cerca de 140 toneladas de alimentos foram arrecadados e seguem sendo encaminhados a quem mais precisa.

Entre as instituições já beneficiadas, estão as casas de idosos Sagrado Coração de Jesus (Araguaína), Conferência São Vicente de Paula (Arraias) e Abrigo João XXIII (Porto Nacional). O Lar Batista F. F. Soren, que acolhe crianças em situação de vulnerabilidade, também recebeu doações, assim como a Associação das Mulheres Bem Vividas de Pedro Afonso e a Casa Azul, que apoia famílias da região sul de Palmas.

As doações também têm chegado às famílias de pacientes em tratamento, por meio da Associação Amigos do HGP, da Fundação Pró-Rim, da Casa de Apoio Vera Lúcia, da Liga Feminina de Combate ao Câncer e da Comunidade Terapêutica Rhema, que atua na recuperação de dependentes químicos no Jardim Taquari, em Palmas, bem como a Fazenda da Esperança Feminina.

Taquaruçu Fest

Promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), o Taquaruçu Fest celebra a cultura local e o turismo com shows de artistas regionais e nacionais. Nesta sexta-feira, 11, a grande atração será Bell Marques, conhecido por hits que marcaram gerações. Também sobem ao palco os artistas Viola D’Júnior, Paulinho & Banda e Wglemerson Lima.

Continue lendo

Governo do Tocantins

Com mais de 77 mil processos, Detran/TO registra aumento de 27% no número de atendimento no mês de junho

No primeiro semestre de 2025, órgão ultrapassou 300 mil atendimentos referentes aos serviços de habilitação, veículo e banca examinadora

Publicadas

sobre

Ampliação dos serviços digitais contempla o amplo projeto do Governo do Tocantins de modernização da administração pública do estado, em busca de oferecer mais celeridade e eficiência aos cidadãos tocantinenses
Ampliação dos serviços digitais contempla o amplo projeto do Governo do Tocantins de modernização da administração pública do estado, em busca de oferecer mais celeridade e eficiência aos cidadãos tocantinenses

Com mais de 77 mil processos, Detran/TO registra aumento de 27% no número de atendimento no mês de junho

 

No primeiro semestre de 2025, órgão ultrapassou 300 mil atendimentos referentes aos serviços de habilitação, veículo e banca examinadora

Por Gabriel Moraes / Governo do Tocantins 

 

O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), realizou 77.518 mil atendimentos relacionados aos serviços de habilitação, veículo, nas 43 unidades do órgão no estado, e da banca examinadora, em 83 municípios tocantinenses, no mês de junho.

 

Com uma média de 4.080 atendimentos por dia, os números representam um aumento de 27,01% em relação ao mês de maio, quando o órgão atendeu a 61.036 solicitações de serviços.

 

Nos seis primeiros meses do ano, o Detran/TO registrou um total de 301.601 mil atendimentos. Esses resultados não levam em consideração os serviços realizados pela Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) e pelo setor jurídico do órgão.

 

Segundo o presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga, “esses números refletem o crescimento da demanda e o empenho do órgão em atender as necessidades da população tocantinense. Nosso trabalho segue tendo como foco a inovação, ampliação dos canais de atendimento e otimização dos serviços, visando sempre à excelência no suporte ao cidadão”, destacou o titular da pasta.

 

Habilitação

 

No mês de junho, o setor de habilitação registrou 11.340 atendimentos envolvendo requerimentos e aberturas de processos, dos quais houveram a emissão de 8.804 Carteiras Nacional de Habilitação (CNH).

 

Com 3.845 mil emissões, a renovação da CNH foi o serviço mais solicitado do órgão no mês, seguido de primeira habilitação, com 2.242 processos, e troca para definitiva, com 1.569 pedidos. O órgão contabilizou também 25 pedidos de Permissão Internacional para Dirigir (PID).

 

Veículos

 

Os serviços de veículos seguiram como os mais procurados do Detran/TO, registrando 55.748 mil atendimentos no mês de junho.

 

A Transferência de propriedade foi o serviço mais procurado pelos usuários com 8.903 atendimentos, seguido de alienação fiduciária, 4.846, e primeiro emplacamento, com 4.573 solicitações, não considerando a auditoria, já que todos os serviços passam por este procedimento.

 

Banca Examinadora

 

A banca examinadora do Detran/TO aplicou 10.430 provas em 83 municípios tocantinenses. Desse total, 6.592 foram provas práticas e 3.838 teóricas. Nos municípios onde não possui banca fixa, o serviço é oferecido por agendamento.

 

Primeiro Emplacamento 100% digital

 

O Detran/TO agora passa a oferecer o serviço de primeiro emplacamento 100% digital, não sendo mais presencial. O serviço foi ampliado para os usuários, que antes estava restrito aos despachantes, o que irá diminuir filas e garantir celeridade nos processos do órgão.

 

O serviço está disponível no Portal de Serviços do Governo do Tocantins, por meio do link:

https://servicos.to.gov.br/servico_detalhado.aspx?cod_assunto_documento_tipo=8502 .

 

Credenciamento para CFC 100% digital

 

Já está valendo também para os Centros de Formação de Condutores (CFC´s), os serviços de credenciamento, renovação de credenciamento, inclusão de veículos e cadastro de profissionais pelo Portal de Serviços do Governo do Estado. Os referidos processos serão realizados de maneira 100% digital.

 

“Essa atualização do sistema representa mais um avanço na transformação digital do Detran. Estamos tornando os processos mais rápidos e acessíveis, beneficiando diretamente os Centros de Formação de Condutores e os cidadãos tocantinenses”, enfatiza o presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga.

 

Link de acesso aos serviços: https://servicos.to.gov.br/listar_servico.aspx?txt_pesquisa=inclus%u00e3o

 

Ampliação dos serviços online

 

Com o primeiro emplacamento e o credenciamento para os CFC´s, o Detran/TO amplia seus serviços disponibilizados de forma online, por meio do Detran TO Fácil, Carteira Digital de Trânsito (CDT) e do site institucional, permitindo que os usuários do órgão possam ter acesso a eles sem a necessidade de se deslocaram até alguma unidade do órgão presencialmente.

 

Essa ampliação dos serviços digitais contempla o amplo projeto do Governo do Tocantins de modernização da administração pública do estado, em busca de oferecer mais celeridade e eficiência aos cidadãos tocantinenses.

 

Confira os serviços disponibilizados nas ferramentas:

 

Detran TO Fácil

Troca da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) provisória para a definitiva;

Permissão Internacional para Dirigir (PID);

Emissão de segunda via;

Consulta ao prontuário (multas e débitos).

 

Carteira Digital de Trânsito

 

Intenção de venda;

Desconto de 40% nas multas;

Indicação do real condutor;

Consulta ao prontuário;

Credencial para vaga especial em estacionamentos para pessoas idosas, com deficiência e mobilidade reduzida.

 

Site institucional / Portal de serviços

Primeiro Emplacamento

Emissão do licenciamento e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV);

Cartão de vaga especial no estacionamento para pessoas idosas;

Credenciamento, renovação de credenciamento, inclusão de veículos e cadastro de profissionais para CFC´s

Continue lendo
Propaganda
Pastor Carlos Velozo, e o deputado Estadual Dr. Danilo Alencar se reuniram nesta sexta, 11, para falar sobre demandas de saúde pública – Foto: Edu Fortes
Palmas9 horas atrás

Prefeito Carlos Velozo e deputado Dr. Danilo Alencar discutem parceria para zerar filas de cirurgias eletivas em Palmas

Entretenimento10 horas atrás

Amélio Cayres garante R$ 100 mil para estrutura da praia de São Salvador do TO e prestigia abertura da temporada

Cidade de Palmas10 horas atrás

Eduardo Siqueira Campos recebe alta médica e seguirá tratamento em prisão domiciliar

a group of people in a canoe on a lake
Turismo17 horas atrás

Som das Águas movimenta finais de tarde no Lago de Palmas

Turismo17 horas atrás

Descobertas ao redor: o valor de viver o que está ao alcance dos olhos

Foto: Astur Socorro (SP) - Divulgação
Turismo17 horas atrás

Muito além da estadia

Marca lança ambiente-conceito que ressignifica o vestir no cotidiano, com foco em experiências sensoriais e momentos de leveza
Moda e Estilo17 horas atrás

Letslo apresenta conceito “Íntimo” e reposiciona o vestir como ato de autocuidado

Assinatura para o início das obras será realizada pelo governador Wanderlei Barbosa em solenidade às 10 horas, em Formoso do Araguaia - Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins18 horas atrás

Governador Wanderlei Barbosa assina Ordem de Serviço para recuperação de barragem no Projeto Rio Formoso nesta segunda-feira, 14

Público que vai curtir o Taquaruçu Fest é convidado a doar 1 kg de alimento não perecível para o programa Tocantins Alimenta Quem Precisa - Loise Maria/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins1 dia atrás

Governo do Tocantins realiza ação de arrecadação de alimentos no Taquaruçu Fest

Experiência de compra mais próxima e acessível ao consumidor é a mais nova tendência
Economia1 dia atrás

Mais perto do público: concessionárias se reinventam para crescer em meio à competitividade do setor automotivo

Os sons que ecoam pelas cordilheiras e vales da América do Sul serão o foco de uma experiência cultural única. Na próxima segunda-feira, 14 de julho, a partir das 19h30, o Patio de Chile sediará a Oficina de Instrumentos Andinos. O evento, conduzido por um trio de músicos com mais de 20 anos de carreira – Nacha Moretto, Jorge Menares e Chico Pedro –, é um convite aberto a todos os interessados em explorar a rica linguagem musical do continente. A oficina foi criada a partir de décadas de pesquisa e prática musical, com o objetivo de apresentar ao público a diversidade de instrumentos de sopro e cordas que formam a identidade sonora de países andinos. Os participantes terão a oportunidade não apenas de aprender sobre a teoria, mas também de interagir fisicamente com os instrumentos. A oficina faz parte da contrapartida do edital da PNAB 2025 do projeto que vem sendo realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, do Ministério da Cultura, operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins. O Módulo I da oficina é prático e interativo, incluindo: Apresentação teórica e funcional de instrumentos como quenas, zampoñas, antaras e rondadores. Manuseio dos instrumentos para uma maior conexão e aprendizado. Uma atividade prática guiada para experimentar os sons dos instrumentos de sopro. Uma demonstração fascinante sobre a confecção artesanal de uma quena e uma zampoña, incluindo técnicas de afinação e uso. "A música andina carrega a história e a alma do nosso povo. Queremos compartilhar não apenas as melodias, mas o conhecimento por trás de cada som, cada sopro", explica Nacha Moretto, uma das idealizadoras do projeto. "É uma oportunidade para as pessoas se conectarem com essa cultura de uma forma muito mais profunda, sentindo a música em suas próprias mãos." A oficina é destinada a músicos, estudantes, pesquisadores e a todos os amantes da cultura latino-americana, sem necessidade de conhecimento musical prévio. SERVIÇO: O quê: Oficina de Instrumentos Andinos 2025 Quando: 14 de julho (Segunda-feira) Horário: A partir das 19h30 Onde: Patio de Chile – 1203 Sul Quanto: Entrada Franca Link para inscrição: https://forms.gle/zkQLQ7Lzbor6C2f37 Sobre os oficineiros: Nacha Moretto, Jorge Menares e Chico Pedro são músicos e pesquisadores dedicados à divulgação da cultura latino-americana. Com mais de duas décadas de experiência individual e em conjunto, eles unem seus conhecimentos para criar projetos que valorizam e difundem as tradições musicais do continente, promovendo a troca de saberes e a prática instrumental.
Entretenimento1 dia atrás

Oficina de instrumentos andinos oferece imersão gratuita na cultura musical da américa do sul

Em seis meses, Tocantins registra 150 colisões com postes
Energisa1 dia atrás

Em seis meses, Tocantins registra 150 colisões com postes

O Boticário lança ativações com a temática do Verão em 5 estados do Norte
Moda e Estilo1 dia atrás

O Boticário lança ativações com a temática do Verão em 5 estados do Norte

Ampliação dos serviços digitais contempla o amplo projeto do Governo do Tocantins de modernização da administração pública do estado, em busca de oferecer mais celeridade e eficiência aos cidadãos tocantinenses
Governo do Tocantins1 dia atrás

Com mais de 77 mil processos, Detran/TO registra aumento de 27% no número de atendimento no mês de junho

Processo de beatificação do Padre Luso será aberto com missa em Porto Nacional
Conteúdo Religioso1 dia atrás

Processo de beatificação do Padre Luso será aberto com missa em Porto Nacional

Semus adota estratégias variadas para combater transmissores de arborivoses – Foto: Arquivo Semus
Palmas1 dia atrás

Palmas registra redução de 80% nos casos confirmados de dengue

O estande do Tocantins ocupa 38 m² e apresenta uma amostra expressiva do artesanato regional - Foto: Paulo Gualberto/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins2 dias atrás

Governo do Tocantins abre estande na 25ª Fenearte com protagonismo de artesãos indígenas e tradicionais

Alguns dos novos conselheiros do CMPC posam junto à presidente da FCP, Luara Aquino, e a outras autoridades – Foto: Flávia Ruth
Palmas2 dias atrás

Nova diretoria do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Palmas é empossada

EUA oficializam tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto
Internacional2 dias atrás

EUA oficializam tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto; carta de Trump a Lula provoca crise diplomática

Cayres celebrou o pagamento das emendas para fortalecer o turismo durante evento da Setur. Foto Mazim Aguiar/Setur Tocantins
ALETO2 dias atrás

Emendas pagas: deputado Amélio destina R$ 750 mil para temporada de praia e eventos culturais em seis cidades

Pastor Carlos Velozo, e o deputado Estadual Dr. Danilo Alencar se reuniram nesta sexta, 11, para falar sobre demandas de saúde pública – Foto: Edu Fortes
Palmas9 horas atrás

Prefeito Carlos Velozo e deputado Dr. Danilo Alencar discutem parceria para zerar filas de cirurgias eletivas em Palmas

Entretenimento10 horas atrás

Amélio Cayres garante R$ 100 mil para estrutura da praia de São Salvador do TO e prestigia abertura da temporada

Cidade de Palmas10 horas atrás

Eduardo Siqueira Campos recebe alta médica e seguirá tratamento em prisão domiciliar

a group of people in a canoe on a lake
Turismo17 horas atrás

Som das Águas movimenta finais de tarde no Lago de Palmas

Turismo17 horas atrás

Descobertas ao redor: o valor de viver o que está ao alcance dos olhos

Foto: Astur Socorro (SP) - Divulgação
Turismo17 horas atrás

Muito além da estadia

Marca lança ambiente-conceito que ressignifica o vestir no cotidiano, com foco em experiências sensoriais e momentos de leveza
Moda e Estilo17 horas atrás

Letslo apresenta conceito “Íntimo” e reposiciona o vestir como ato de autocuidado

Assinatura para o início das obras será realizada pelo governador Wanderlei Barbosa em solenidade às 10 horas, em Formoso do Araguaia - Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins18 horas atrás

Governador Wanderlei Barbosa assina Ordem de Serviço para recuperação de barragem no Projeto Rio Formoso nesta segunda-feira, 14

Público que vai curtir o Taquaruçu Fest é convidado a doar 1 kg de alimento não perecível para o programa Tocantins Alimenta Quem Precisa - Loise Maria/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins1 dia atrás

Governo do Tocantins realiza ação de arrecadação de alimentos no Taquaruçu Fest

Experiência de compra mais próxima e acessível ao consumidor é a mais nova tendência
Economia1 dia atrás

Mais perto do público: concessionárias se reinventam para crescer em meio à competitividade do setor automotivo

Os sons que ecoam pelas cordilheiras e vales da América do Sul serão o foco de uma experiência cultural única. Na próxima segunda-feira, 14 de julho, a partir das 19h30, o Patio de Chile sediará a Oficina de Instrumentos Andinos. O evento, conduzido por um trio de músicos com mais de 20 anos de carreira – Nacha Moretto, Jorge Menares e Chico Pedro –, é um convite aberto a todos os interessados em explorar a rica linguagem musical do continente. A oficina foi criada a partir de décadas de pesquisa e prática musical, com o objetivo de apresentar ao público a diversidade de instrumentos de sopro e cordas que formam a identidade sonora de países andinos. Os participantes terão a oportunidade não apenas de aprender sobre a teoria, mas também de interagir fisicamente com os instrumentos. A oficina faz parte da contrapartida do edital da PNAB 2025 do projeto que vem sendo realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, do Ministério da Cultura, operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins. O Módulo I da oficina é prático e interativo, incluindo: Apresentação teórica e funcional de instrumentos como quenas, zampoñas, antaras e rondadores. Manuseio dos instrumentos para uma maior conexão e aprendizado. Uma atividade prática guiada para experimentar os sons dos instrumentos de sopro. Uma demonstração fascinante sobre a confecção artesanal de uma quena e uma zampoña, incluindo técnicas de afinação e uso. "A música andina carrega a história e a alma do nosso povo. Queremos compartilhar não apenas as melodias, mas o conhecimento por trás de cada som, cada sopro", explica Nacha Moretto, uma das idealizadoras do projeto. "É uma oportunidade para as pessoas se conectarem com essa cultura de uma forma muito mais profunda, sentindo a música em suas próprias mãos." A oficina é destinada a músicos, estudantes, pesquisadores e a todos os amantes da cultura latino-americana, sem necessidade de conhecimento musical prévio. SERVIÇO: O quê: Oficina de Instrumentos Andinos 2025 Quando: 14 de julho (Segunda-feira) Horário: A partir das 19h30 Onde: Patio de Chile – 1203 Sul Quanto: Entrada Franca Link para inscrição: https://forms.gle/zkQLQ7Lzbor6C2f37 Sobre os oficineiros: Nacha Moretto, Jorge Menares e Chico Pedro são músicos e pesquisadores dedicados à divulgação da cultura latino-americana. Com mais de duas décadas de experiência individual e em conjunto, eles unem seus conhecimentos para criar projetos que valorizam e difundem as tradições musicais do continente, promovendo a troca de saberes e a prática instrumental.
Entretenimento1 dia atrás

Oficina de instrumentos andinos oferece imersão gratuita na cultura musical da américa do sul

Em seis meses, Tocantins registra 150 colisões com postes
Energisa1 dia atrás

Em seis meses, Tocantins registra 150 colisões com postes

O Boticário lança ativações com a temática do Verão em 5 estados do Norte
Moda e Estilo1 dia atrás

O Boticário lança ativações com a temática do Verão em 5 estados do Norte

Ampliação dos serviços digitais contempla o amplo projeto do Governo do Tocantins de modernização da administração pública do estado, em busca de oferecer mais celeridade e eficiência aos cidadãos tocantinenses
Governo do Tocantins1 dia atrás

Com mais de 77 mil processos, Detran/TO registra aumento de 27% no número de atendimento no mês de junho

Processo de beatificação do Padre Luso será aberto com missa em Porto Nacional
Conteúdo Religioso1 dia atrás

Processo de beatificação do Padre Luso será aberto com missa em Porto Nacional

Semus adota estratégias variadas para combater transmissores de arborivoses – Foto: Arquivo Semus
Palmas1 dia atrás

Palmas registra redução de 80% nos casos confirmados de dengue

O estande do Tocantins ocupa 38 m² e apresenta uma amostra expressiva do artesanato regional - Foto: Paulo Gualberto/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins2 dias atrás

Governo do Tocantins abre estande na 25ª Fenearte com protagonismo de artesãos indígenas e tradicionais

Alguns dos novos conselheiros do CMPC posam junto à presidente da FCP, Luara Aquino, e a outras autoridades – Foto: Flávia Ruth
Palmas2 dias atrás

Nova diretoria do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Palmas é empossada

EUA oficializam tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto
Internacional2 dias atrás

EUA oficializam tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto; carta de Trump a Lula provoca crise diplomática

Cayres celebrou o pagamento das emendas para fortalecer o turismo durante evento da Setur. Foto Mazim Aguiar/Setur Tocantins
ALETO2 dias atrás

Emendas pagas: deputado Amélio destina R$ 750 mil para temporada de praia e eventos culturais em seis cidades

Pastor Carlos Velozo, e o deputado Estadual Dr. Danilo Alencar se reuniram nesta sexta, 11, para falar sobre demandas de saúde pública – Foto: Edu Fortes
Palmas9 horas atrás

Prefeito Carlos Velozo e deputado Dr. Danilo Alencar discutem parceria para zerar filas de cirurgias eletivas em Palmas

Entretenimento10 horas atrás

Amélio Cayres garante R$ 100 mil para estrutura da praia de São Salvador do TO e prestigia abertura da temporada

Cidade de Palmas10 horas atrás

Eduardo Siqueira Campos recebe alta médica e seguirá tratamento em prisão domiciliar

a group of people in a canoe on a lake
Turismo17 horas atrás

Som das Águas movimenta finais de tarde no Lago de Palmas

Turismo17 horas atrás

Descobertas ao redor: o valor de viver o que está ao alcance dos olhos

Foto: Astur Socorro (SP) - Divulgação
Turismo17 horas atrás

Muito além da estadia

Marca lança ambiente-conceito que ressignifica o vestir no cotidiano, com foco em experiências sensoriais e momentos de leveza
Moda e Estilo17 horas atrás

Letslo apresenta conceito “Íntimo” e reposiciona o vestir como ato de autocuidado

Assinatura para o início das obras será realizada pelo governador Wanderlei Barbosa em solenidade às 10 horas, em Formoso do Araguaia - Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins18 horas atrás

Governador Wanderlei Barbosa assina Ordem de Serviço para recuperação de barragem no Projeto Rio Formoso nesta segunda-feira, 14

Público que vai curtir o Taquaruçu Fest é convidado a doar 1 kg de alimento não perecível para o programa Tocantins Alimenta Quem Precisa - Loise Maria/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins1 dia atrás

Governo do Tocantins realiza ação de arrecadação de alimentos no Taquaruçu Fest

Experiência de compra mais próxima e acessível ao consumidor é a mais nova tendência
Economia1 dia atrás

Mais perto do público: concessionárias se reinventam para crescer em meio à competitividade do setor automotivo

Os sons que ecoam pelas cordilheiras e vales da América do Sul serão o foco de uma experiência cultural única. Na próxima segunda-feira, 14 de julho, a partir das 19h30, o Patio de Chile sediará a Oficina de Instrumentos Andinos. O evento, conduzido por um trio de músicos com mais de 20 anos de carreira – Nacha Moretto, Jorge Menares e Chico Pedro –, é um convite aberto a todos os interessados em explorar a rica linguagem musical do continente. A oficina foi criada a partir de décadas de pesquisa e prática musical, com o objetivo de apresentar ao público a diversidade de instrumentos de sopro e cordas que formam a identidade sonora de países andinos. Os participantes terão a oportunidade não apenas de aprender sobre a teoria, mas também de interagir fisicamente com os instrumentos. A oficina faz parte da contrapartida do edital da PNAB 2025 do projeto que vem sendo realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, do Ministério da Cultura, operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins. O Módulo I da oficina é prático e interativo, incluindo: Apresentação teórica e funcional de instrumentos como quenas, zampoñas, antaras e rondadores. Manuseio dos instrumentos para uma maior conexão e aprendizado. Uma atividade prática guiada para experimentar os sons dos instrumentos de sopro. Uma demonstração fascinante sobre a confecção artesanal de uma quena e uma zampoña, incluindo técnicas de afinação e uso. "A música andina carrega a história e a alma do nosso povo. Queremos compartilhar não apenas as melodias, mas o conhecimento por trás de cada som, cada sopro", explica Nacha Moretto, uma das idealizadoras do projeto. "É uma oportunidade para as pessoas se conectarem com essa cultura de uma forma muito mais profunda, sentindo a música em suas próprias mãos." A oficina é destinada a músicos, estudantes, pesquisadores e a todos os amantes da cultura latino-americana, sem necessidade de conhecimento musical prévio. SERVIÇO: O quê: Oficina de Instrumentos Andinos 2025 Quando: 14 de julho (Segunda-feira) Horário: A partir das 19h30 Onde: Patio de Chile – 1203 Sul Quanto: Entrada Franca Link para inscrição: https://forms.gle/zkQLQ7Lzbor6C2f37 Sobre os oficineiros: Nacha Moretto, Jorge Menares e Chico Pedro são músicos e pesquisadores dedicados à divulgação da cultura latino-americana. Com mais de duas décadas de experiência individual e em conjunto, eles unem seus conhecimentos para criar projetos que valorizam e difundem as tradições musicais do continente, promovendo a troca de saberes e a prática instrumental.
Entretenimento1 dia atrás

Oficina de instrumentos andinos oferece imersão gratuita na cultura musical da américa do sul

Em seis meses, Tocantins registra 150 colisões com postes
Energisa1 dia atrás

Em seis meses, Tocantins registra 150 colisões com postes

O Boticário lança ativações com a temática do Verão em 5 estados do Norte
Moda e Estilo1 dia atrás

O Boticário lança ativações com a temática do Verão em 5 estados do Norte

Ampliação dos serviços digitais contempla o amplo projeto do Governo do Tocantins de modernização da administração pública do estado, em busca de oferecer mais celeridade e eficiência aos cidadãos tocantinenses
Governo do Tocantins1 dia atrás

Com mais de 77 mil processos, Detran/TO registra aumento de 27% no número de atendimento no mês de junho

Processo de beatificação do Padre Luso será aberto com missa em Porto Nacional
Conteúdo Religioso1 dia atrás

Processo de beatificação do Padre Luso será aberto com missa em Porto Nacional

Semus adota estratégias variadas para combater transmissores de arborivoses – Foto: Arquivo Semus
Palmas1 dia atrás

Palmas registra redução de 80% nos casos confirmados de dengue

O estande do Tocantins ocupa 38 m² e apresenta uma amostra expressiva do artesanato regional - Foto: Paulo Gualberto/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins2 dias atrás

Governo do Tocantins abre estande na 25ª Fenearte com protagonismo de artesãos indígenas e tradicionais

Alguns dos novos conselheiros do CMPC posam junto à presidente da FCP, Luara Aquino, e a outras autoridades – Foto: Flávia Ruth
Palmas2 dias atrás

Nova diretoria do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Palmas é empossada

EUA oficializam tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto
Internacional2 dias atrás

EUA oficializam tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto; carta de Trump a Lula provoca crise diplomática

Cayres celebrou o pagamento das emendas para fortalecer o turismo durante evento da Setur. Foto Mazim Aguiar/Setur Tocantins
ALETO2 dias atrás

Emendas pagas: deputado Amélio destina R$ 750 mil para temporada de praia e eventos culturais em seis cidades

DESTAQUES