Governo do Tocantins
Governo do Tocantins assina contrato de mais R$4,3 milhões para reforma e manutenção de edificações históricas
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Jaciara Barros
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O objetivo do contrato é proporcionar um acompanhamento especializado com conhecimento aplicado às práticas de manutenção e conservação das edificações de interesse cultural e histórico, de forma a executar reparos, adequações e adaptações, conforme as condições previstas no processo licitatório.
O secretário da Cultura Tião Pinheiro frisou a sensibilidade e orientação do governador Wanderlei Barbosa em priorizar demandas de conservação das edificações históricas do Estado: “Depois de duas licitações desertas, tivemos êxito na terceira tentativa e agora passamos à fase de execução das reformas e manutenções emergenciais de museus e igrejas que carecem desses serviços. Isso nos permite dar sequência à tarefa de construir políticas perenes para fortalecer a memória cultural tocantinense”
Como obras prioritárias estão a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no município de Monte do Carmo; a Casa de Cultura de Paranã; o Museu dos Povos Indígenas da Ilha do Bananal; o Museu Histórico e Cultural de Arraias; o Memorial Coluna Prestes, em Palmas; a Paróquia Nossa Senhora da Natividade; as ruínas da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Natividade; a Igreja de São José das Missões, em Dianópolis, e o Museu Histórico do Tocantins (Palacinho), em Palmas.
Para a superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Kátia Maia Flores, a nova etapa reflete o cuidado com a história tocantinense. “Esses patrimônios do Estado, como igrejas e museus, já estão há bastante tempo aguardando por reparos dos desgastes que habitualmente acontecem nessas edificações. Foi feito um levantamento e houveram duas licitações, sendo que a primeira não teve êxito e agora nós conseguimos ter sucesso com uma empresa com mão de obra especializada que vai atuar nessas obras já elencadas”, disse. Após a assinatura, representantes da Secult ainda se encontrarão com as partes do processo licitatório para uma reunião técnica na qual serão definidas as prioridades de execução das obras.
Segundo a diretora de manutenção predial da Ageto, Ranu Lima, é uma atribuição da agência fazer a ponte entre a empresa licitada e a Secretaria da Cultura. “Nós damos todo o apoio técnico, desde a licitação até a parte de elaboração dos projetos, das planilhas orçamentárias, da fiscalização e da execução das obras”, explicou.
Representante da empresa licitada, Diego Fernando explicou que de início será necessário realizar o levantamento das obras, das emergências, para a confecção de planilhas técnicas que serão aprovadas pela Ageto. Após a aprovação, o projeto já poderá ser executado.
Com expertise na área do patrimônio histórico, a responsável técnica da empresa, a arquiteta Aline Carlos, observa a ligação da população tocantinense com esses lugares, que se transformam em espaços afetivos e de memória. “A gente vê que a população tem muito apego, então é necessário que seja um projeto muito transparente para garantir que as lembranças e memórias do povo sejam resguardadas”, comentou.
Para além da importância cultural e afetiva das edificações, que ajudam a contar parte da história do Tocantins, o coordenador do Escritório Estadual do Ministério da Cultura, Cícero Belém, aponta ainda o potencial econômico. “A Secretaria da Cultura vem sinalizando um olhar mais amplo, mais alargado, sobre o desenvolvimento da cultura no Tocantins. E o patrimônio é uma área estratégica e também econômica, porque promove a circulação de pessoas e abrigam eventos relevantes”, disse.
A superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Tocantins (Iphan), Cejane Pacini, parabenizou a Secult pela agilidade na resolução e assinatura do contrato. “Nós sabemos que o trabalho que o Estado realizará agora é importante e de maior dificuldade, por isso o Iphan está à disposição para orientar em questões técnicas e também na captação de outros meios de recursos”, ressaltou.
A verba licitatória para as obras de conservação das edificações históricas advém do Fundo Estadual de Cultura. O valor contratado ficou abaixo dos R$4,5 milhões originalmente aprovados pelo Conselho de Políticas Culturais do Tocantins (CPC-TO), totalizando R$4.387.500,00.
“Em reuniões, nós decidimos sobre o uso do recurso do Fundo de Cultura e a sociedade civil ansiava muito para que esse valor fosse utilizado para preservar a cultura do Estado”, disse Elpídio De Paula, conselheiro representante da Câmara Setorial de Artes Visuais do CPC-TO.
Ao comemorar a assinatura do contrato, o padre da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no município de Monte de Carmo, Wanderson Silva, reforçou a relevância do patrimônio histórico: “a nossa Igreja é monumento tombado pelo Estado do Tocantins e também foi tombada pelo Estado de Goiás, antes da separação”, comentou.
Presenças
Pela Secult, também estiveram presentes durante a assinatura do contrato, a secretária executiva Valéria Kurovski, a assessora institucional Aurielly Painkow, a diretora de Administração e Finanças, Carcilene de Souza Oliveira, e os gerentes Alline Alves, Sebastião Pereira Neto e Luciano Pereira.
Também participaram a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Tocantins (Iphan), Cejane Pacini; o deputado estadual Cleiton Cardoso; a presidente da Associação Cultural do município de Natividade Simone Camelo; o prefeito e o presidente da Câmara Municipal do município de Monte do Carmo, Date Ribeiro e Jefferson Carvalho, respectivamente, o padre de Monte de Carmo Wanderson Silva, e o técnico de edificações Hernathan Rodrigues.
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Governo do Tocantins
Governo do Tocantins recebe ministro Wellington Dias
Publicadas
9 horas atrássobre
29/10/2025Por
Jaciara Barros
Evento em Palmas lança o Acredita Tocantins e o programa Território e Desenvolvimento Social e Inclusão Produtiva, em parceria com o MDS e a UFT.
“Estamos unindo forças com o Governo Federal para abrir novas oportunidades de trabalho, renda e desenvolvimento. O Tocantins tem vocação empreendedora, e esses programas chegam para fortalecer quem mais precisa: o cidadão que quer crescer com dignidade”, afirmou o governador Laurez Moreira.
Acredita Tocantins
Coordenado pelo MDS, o Programa Acredita busca promover o protagonismo social de pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). A iniciativa oferece cursos de qualificação, apoio para inserção no mercado de trabalho e estímulo ao empreendedorismo, com acesso a microcrédito de baixo custo e mentoria especializada.
Mais informações sobre o MDS podem ser consultadas no site oficial:
gov.br/mds.
Território e Desenvolvimento Social e Inclusão Produtiva
Desenvolvido em parceria entre o MDS e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o programa atua na autonomia de famílias em situação de vulnerabilidade, com foco em geração de renda, segurança alimentar e abordagem territorial sustentável.
Conheça a UFT:
uft.edu.br.
Serviço
- O que Lançamento do Acredita Tocantins e do programa Território e Desenvolvimento Social e Inclusão Produtiva
- Quando Quinta-feira, 30 de outubro de 2025
- Horário 9h30
- Onde Auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, Palmas
- Participações Ministro Wellington Dias, governador Laurez Moreira e autoridades
Mais notícias
Governo do Tocantins
Tocantins valoriza servidores e moderniza gestão pública
Publicadas
2 dias atrássobre
28/10/2025Por
Jaciara Barros
Servidores públicos são protagonistas na transformação e inovação do serviço público tocantinense
Governo do Tocantins desenvolve ações de valorização e incentivo que modernizam a gestão estadual
No Dia do Servidor Público, celebrado nesta terça-feira, 28 de outubro, o Governo do Tocantins valoriza o papel dos profissionais que transformam a administração estadual. A atual gestão investe em iniciativas que promovem inovação, aprimoram os serviços e fortalecem a relação entre governo e sociedade. O Estado reconhece que, com dedicação e criatividade, esses servidores impulsionam o desenvolvimento e a eficiência da gestão pública.
Segundo o governador Laurez Moreira, o potencial criativo e transformador dos servidores é a base para construir um novo futuro. “A inovação nasce dentro do próprio serviço público, quando damos espaço para que os servidores contribuam com ideias e soluções. Nosso papel é garantir que essas iniciativas tenham apoio, visibilidade e resultados concretos, fortalecendo a gestão e melhorando a vida das pessoas.”
Com uma agenda voltada à modernização da administração pública, o Governo do Tocantins tem investido em tecnologia, formação e valorização profissional, promovendo um ambiente que estimula o protagonismo dos servidores. Projetos desenvolvidos dentro das próprias secretarias têm se destacado, demonstrando que a inovação é resultado direto da confiança e da autonomia dadas a quem conhece o serviço público na íntegra.
Secom cria Núcleo de Inovação Tecnológica
Entre as ações que refletem esse compromisso está a criação do Núcleo de Inovação Tecnológica na Secretaria de Estado da Comunicação. Idealizado pelo analista de comunicação social Bruno Vieira de Melo e pela laboratorista Adriana Nascimento, o espaço é voltado à transformação digital e à geração de valor público.
Um dos idealizadores pelo analista de comunicação social da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Bruno Vieira de Melo, o NIT funcionará como um catalisador de mudança cultural e de desempenho dentro da Secretaria de Comunicação – Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins
Com foco em soluções que aproximem o cidadão do Estado, o NIT propõe um modelo de gestão e comunicação pública baseado em inovação contínua. O núcleo atuará no desenvolvimento de projetos com Inteligência Artificial, automação e análise de dados para otimizar processos e ampliar a transparência, além de adotar metodologias ágeis e práticas colaborativas para fortalecer a cultura de cocriação.
“O núcleo vai criar um ambiente seguro para testar ideias e opções inovadoras. A proposta é valorizar o bem-estar e o engajamento da equipe, estimulando a colaboração e o uso de novas tecnologias”, explica Bruno. Para a secretária estadual de Comunicação, Luiza Rocha, “o NIT integra tecnologia e metodologias modernas para tornar os processos mais eficientes e transparentes e valoriza o protagonismo dos servidores”.
ATI moderniza atendimento com a assistente virtual TIA
A Agência de Tecnologia da Informação desenvolveu a assistente virtual TIA, ferramenta baseada em Inteligência Artificial que transforma o atendimento no Estado. Disponível 24 horas por dia, o sistema já registrou 546,6 mil interações e 456,8 mil sessões de usuários, com índice de assertividade de 98%, oferecendo respostas rápidas e precisas.
Especialista em inovações tecnológicas e servidor efetivo da ATI, Wagner Cassol, explica que a TIA está implementada em sete órgãos do governo – Acervo pessoal
A TIA permite a abertura e o acompanhamento de chamados por texto ou por voz e foi projetada para filtrar demandas e esclarecer dúvidas sobre serviços estaduais de forma ágil. “O projeto surgiu em 2021 diante da necessidade de um agente de IA para a Central de Serviços”, explica Wagner Cassol, especialista em inovações tecnológicas da ATI. Para o presidente da agência, Afrânio Vilar, a TIA simboliza o avanço para um modelo de atendimento mais integrado, acessível e digital.
A solução já está presente em órgãos como Adapec, Ruraltins, Seduc, CGE, ATI, Secretaria da Mulher e programa Transforma, com expansão para Naturatins, Sepea e Escola de Governo. A assistente foi integrada ao Fala BR, permitindo registrar manifestações diretamente para as ouvidorias competentes.
Polícia Militar lança Manual de Storytelling
Lançado em setembro de 2025, o livro Manual de Storytelling para o Setor Público, de autoria do tenente-coronel Cleiber Levy Gonçalves Brasilino, fortalece o diálogo entre governo e sociedade. A obra apresenta o storytelling como técnica estratégica para tornar a comunicação pública mais próxima e acessível e reúne modelos, técnicas e estudos de caso para uso ético e eficaz das narrativas.
Tenente-coronel Cleiber Levy Brasilino, autor do Manual de Storytelling para o Setor Público, obra que integra as ações do Governo do Tocantins em comunicação pública –
Para o comandante-geral da PM, Cláudio Thomas, a qualidade da comunicação entre governo e sociedade é determinante para construir confiança e aproximar o cidadão das políticas públicas. O manual contribui para traduzir o trabalho técnico em mensagens que geram entendimento, pertencimento e transparência.
Seduc impulsiona inovação com o APP Escola que Transforma 2.0
A nova versão do aplicativo Escola que Transforma consolida a tecnologia como aliada estratégica da educação pública. Idealizado pelos técnicos Carlos Guilherme Ferreira e Renato Almeida da Seduc, o sistema, desenvolvido com Google AppSheet, integra gestão e avaliação de projetos pedagógicos em ambiente web e mobile.
Carlos Guilherme Ferreira, desenvolvedor full stack da Gerência de Sistemas da Seduc, destaca a importância do aplicativo Escola Que Transforma – Seduc/Governo do Tocantins
Entre as funcionalidades estão pontuação automática, rankeamento por regionais e painéis de acompanhamento em tempo real. O aplicativo opera com perfis de acesso controlado e centraliza dados para decisões mais rápidas. “A ferramenta modernizou a gestão dos projetos pedagógicos e se tornou estratégica para valorizar boas práticas”, afirma Carlos Guilherme. Para o secretário Hércules Jackson, a iniciativa mostra como a inovação gera resultados concretos para a aprendizagem e para o trabalho das equipes escolares.
Mais notícias da editoria Tocantins
Governo do Tocantins
Tocantins tem 3ª maior cobertura odontológica do país
Publicadas
5 dias atrássobre
25/10/2025Por
Jaciara Barros
No Dia do Cirurgião-Dentista, o Tocantins celebra a 3ª maior cobertura do Brasil, com 82,63% e mais de 405 mil atendimentos realizados até agosto.
No Dia do Cirurgião-Dentista, celebrado em 25 de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) destaca que a saúde bucal é indispensável para uma vida saudável e conscientiza a população sobre cuidados preventivos e locais de atendimento. O Tocantins comemora a terceira maior cobertura do Brasil, alcançada até agosto de 2025.
De acordo com o Sistema de Informação para a Atenção Primária à Saúde (SIAPS), o Estado atingiu 82,63% de cobertura, e o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) registrou 405.366 atendimentos odontológicos realizados entre janeiro e agosto de 2025.
O resultado é fruto do trabalho dos 5.172 profissionais que atuam na rede estadual, distribuídos em 509 equipes de saúde bucal, cinco unidades odontológicas móveis (UOM), sete centros de especialidades odontológicas (CEO) e 115 laboratórios regionais de prótese dentária (LRPD).
“Alcançar a terceira maior cobertura do país reflete o comprometimento dos nossos profissionais e a força do SUS no Tocantins. Agradecemos o trabalho de todos e todas que se dedicam no cuidado com a população”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues.
Ações e programas
O Governo do Estado tem implementado políticas públicas que promovem qualidade de vida e fortalecem o SUS. Entre elas estão o Programa Saúde na Escola (PSE), o Projeto Sorriso nas Aldeias, o PLANIFICASUS, o Brasil Sorridente e ações de apoio técnico e capacitação contínua para os municípios.
O responsável pela Área Técnica de Saúde Bucal da SES-TO, Luiz Fernando Varrone, explica: “Nosso trabalho é fortalecer a atenção primária em saúde bucal. Damos suporte técnico aos 139 municípios, apoiamos o credenciamento de novos serviços e levamos atendimento às comunidades indígenas. Com o programa Sorrisos nas Aldeias, já alcançamos 60 aldeias em dois anos”.
Atendimento especializado e histórias reais
O especialista em dor orofacial e disfunção temporomandibular, José Arlindo Ferreira Jr, que atua no Hospital Geral de Palmas (HGP), explica que o atendimento especializado é focado no controle da dor crônica e na melhora da qualidade de vida dos pacientes.
Entre os exemplos de sucesso está a paciente oncológica Maria de Fátima de Souza, 63 anos, moradora da região de Peixe. “O tratamento que recebo no HGP só tenho a agradecer. No início sentia muita dor, mas hoje já não sinto mais nada. Fui acolhida com carinho e paciência”, relatou.
A assistência odontológica começa pela atenção primária, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A moradora Valquíria Santos Carvalho, da região sul de Palmas, conta que busca o serviço anualmente: “Realizamos limpeza e, quando necessário, obturação. Sempre fomos bem atendidos e orientados sobre os melhores cuidados”.
Origem da data
O Dia do Cirurgião-Dentista é comemorado em 25 de outubro desde 1884, quando o Decreto-Lei nº 9.311 criou os primeiros cursos de Odontologia do Brasil, nos estados do Rio de Janeiro e da Bahia.
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