Governo do Tocantins
Governo do Tocantins assina convênio com Associação que oferece educação de qualidade a 120 estudantes no Sul do Estado

O governador em exercício, Laurez Moreira, assinou o Termo de Convênio com a Associação Novo Caminho Juvenil que, desde a década de 90, oferece, de forma voluntária, educação a crianças em situação de vulnerabilidade em três unidades escolares distribuídas na cidade de São Salvador, no distrito do município chamado Povoado Retiro e em Palmeirópolis. A assinatura do convênio ocorreu na tarde desta segunda-feira, 26, no Colégio Agrícola Dom Bosco, situado no município de São Salvador, e foi realizada juntamente com o secretário de Educação, Fábio Vaz, e com o fundador da Associação, Sérgio Buffo.
Com o termo de Convênio, a Seduc assumiu a contratação de 10 professores, um diretor escolar e um coordenador pedagógico. Além disso, fará um repasse mensal de R$ 12.979,10 para manutenção das unidades de ensino. Outro ponto importante com esse acordo firmado, é que essas unidades agora passam a ofertar ensino de tempo integral e os estudantes irão sair dessas escolas com uma formação técnica.
Durante seu pronunciamento, Laurez Moreira citou uma frase que ouviu de Sérgio Buffo em 1994, quando o questionou sobre seus projetos pessoais, visto que desde aquela época, Sérgio já vivia em função da Associação. “Você me disse que não tinha preocupação em ter patrimônio. Sua preocupação era servir as pessoas e fazer o bem e ainda citou uma analogia com os pássaros: ‘amanhecem o dia sem casa para morar, mas vivem alegres e cantando'”, rememorou Laurez ao agradecer o ensinamento. O gestor anunciou que, com o apoio do governador Wanderlei Barbosa, o Estado também doou um ônibus escolar para a Associação Novo Caminho Juvenil.
O Secretário Fábio Vaz, destacou a importância do Sérgio Buffo e do trabalho desenvolvido pela Associação para a educação estadual. “Você é uma pessoa de ouro. Um desbravador que acreditou nessa região. Enfrentou o sofrimento junto conosco e hoje chegou o dia em que o Estado começa a pagar uma dívida”, disse, citando Sérgio: “sua luta, que iniciou lá atrás, ganha mais força hoje, com a parceria do Estado do Tocantins com o teu sonho, que é o sonho de toda essa comunidade”, ressaltou. “Foi uma luta manter as escolas abertas dentre várias questões burocráticas, mas já se vão 29 anos de trabalho na região, transformando vidas, sendo uma escola modelo, que oportuniza”.
Associação Novo Caminho Juvenil
Fundada pelo missionário italiano Sérgio Ruffo, a Associação Novo Caminho Juvenil oferta acesso a turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio, além de capacitações técnicas a 120 estudantes, distribuídos nas três unidades de ensino geridas pela instituição.
A primeira unidade é o Colégio de Tecelagem Artística Nossa Senhora Auxiliadora, no Povoado Retiro, que oferta o 9⁰ ano do Ensino Fundamental e a 1ª série do Ensino Médio; a segunda é a Escola de Tecelagem Artística Nossa Senhora Auxiliadora, em Palmeirópolis, que oferta o 9⁰ ano do Ensino Fundamental e a 3ª série do Ensino Médio. Nessas duas unidades são oferecidas aulas de corte e costura, crochê, bordado, horta e outras artes artesanais. A terceira unidade de ensino gerida pela Associação é o Colégio Agrícola Dom Bosco, que oferta o 9⁰ ano do Ensino Fundamental, a 1ª série do Técnico em Agropecuária e a 3ª série do Ensino Médio. As unidades de ensino funcionam no sistema internato, sendo o Colégio Agrícola Dom Bosco voltado para o público masculino e as outras duas para o público feminino, que somam um total de 120 estudantes. As unidades de ensino estão em funcionamento desde 1994, atendendo principalmente o público em situação de vulnerabilidade.
“Quando nós chegamos em São Salvador, o acesso se dava apenas por barco. O bispo da diocese de Porto Nacional da época nos encaminhou, quatro italianos, para vir ajudar o povo muito carente e muito pobre, vítimas da escravidão e da ditadura”, relembrou Sérgio Buffo, que continuou a história: “Na época, buscamos conhecer as pessoas e, só depois, começamos nossa missão, já em união com a Operação Mato Grosso, que iniciou no estado de mesmo nome e hoje está presente no Peru, Equador e Bolívia”, disse ao salientar o caráter voluntário do trabalho desenvolvido à frente da Associação.”Estou muito feliz e agradecido ao governador Wanderlei Barbosa, ao vice Laurez e, sobretudo, ao secretário Fábio por terem lutado por este convênio conosco. Há 12 anos buscamos esse reconhecimento e, finalmente, nesta gestão conseguimos. Sinto que o Estado deve nos ajudar a cuidar dos filhos do Tocantins e é isso que fazemos aqui, ao oferecer uma educação transformadora, que forma gente honesta, bom cidadão, trabalhador a fim de oferecer um bom futuro para o País”.
O sentimento de gratidão é compartilhado pela estudante Karine Gomes dos Santos, de 15 anos. Ela frequenta o 1° ano do Ensino Médio no Colégio de Tecelagem Artística Nossa Senhora Auxiliadora e reconhece que o convênio auxiliará as unidades a garantir o salário dos professores. “Agora nossos professores terão essa garantia de pagamento, o que nos deixa muito felizes, pois reconhecemos como a educação que recebemos é diferenciada. É uma educação que nos humaniza, por isso sou grata a esses profissionais”, disse a estudante.
Governo do Tocantins
Cláudio Thomaz assume comando da PMTO
Cláudio Thomaz assume o comando da PMTO em cerimônia no QCG. Governador em exercicio Laurez Moreira reforça a segurança pública como prioridade e anuncia continuidade estratégica na corporação.

Palmas (TO) — O governador do Tocantins, Laurez Moreira, acompanhado da primeira-dama Ângela Prudente, participou na noite desta terça-feira, 16, da solenidade de passagem de comando da Polícia Militar do Tocantins no Quartel do Comando Geral. O coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça transmitiu a chefia ao coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza.
A solenidade, símbolo de transferência de autoridade e responsabilidade, contou com representantes das forças de segurança, secretários de Estado, deputados estaduais e federais. O ato iniciou com a apresentação da tropa ao governador e ao novo comandante da PMTO, Cláudio Thomaz Coelho.
Ao destacar as virtudes do novo comandante, o governador Laurez Moreira manifestou confiança na gestão de Cláudio Thomaz e reconheceu o trabalho do coronel Márcio Barbosa à frente da corporação. O governador afirmou que a segurança pública é prioridade do governo e enfatizou que fortalecer a Polícia Militar impacta positivamente todos os setores do Tocantins.
Orgulho e responsabilidade definem o tom do pronunciamento do novo comandante. Cláudio Thomaz afirmou que dará continuidade ao trabalho em curso com foco na operacionalidade da tropa, no bem-estar do policial e na adoção de novas tecnologias. O comandante adiantou que irá intensificar o policiamento ostensivo e preventivo nas ruas, com operações contínuas em Palmas e no interior e ações nas divisas para coibir a criminalidade e o tráfico de drogas.
Durante a solenidade, o coronel Flávio Santos Brito assumiu a chefia do Estado-Maior. A escolha reforça a continuidade estratégica e o alinhamento do comando com foco no fortalecimento institucional e na eficiência das ações policiais em todo o estado.
Com a ênfase em presença ostensiva e prevenção, a expectativa é de aumento da sensação de segurança e resposta mais célere a ocorrências. Especialistas ouvidos pela reportagem defendem a integração entre policiamento, inteligência, prevenção social e cuidados com a saúde física e mental do efetivo para resultados sustentáveis.
Governo do Tocantins
Estellamaris Postal assume a Secretaria da Cidadania e Justiça do Tocantins

A defensora pública Estellamaris Postal foi nomeada pelo governador Laurez Moreira (PSD) para chefiar a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça do Tocantins. A nomeação consta na edição nº 6898 do Diário Oficial, publicada nesta segunda-feira, 15.
Até então, Estellamaris exercia a função de 1ª Subdefensora Pública-Geral do Estado e possui longa trajetória dentro da Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO), onde atua desde 1994.
Perfil
Graduada em Direito pela Universidade de Passo Fundo (RS) e pós-graduada em Gestão Pública, Direito Civil e Processual Civil pela Unitins, Estellamaris Postal tem carreira consolidada no serviço público.
Ela foi defensora pública-geral do Estado em quatro biênios: 2007/2008, 2009/2010, 2021/2023 e 2023/2025. Também presidiu o Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) no período de 2021/2022.
Ao longo da carreira, desempenhou funções estratégicas:
-
Subdefensora Pública-Geral em três mandatos (2011/2013; 2017/2019; 2019/2021);
-
Corregedora-Geral da DPE, eleita e reeleita para dois biênios consecutivos (2013/2015 e 2015/2017);
-
Membro do Conselho Nacional dos Corregedores Gerais das Defensorias Públicas;
-
Integrante do Conselho Penitenciário do Estado;
-
Vice-presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ).
Em 2014, foi a primeira mulher a assumir a Secretaria Nacional da Reforma do Judiciário no Ministério da Justiça. Também coordenou a Força Nacional de Execução Penal em Santa Catarina (2013) e participou da elaboração do III Diagnóstico das Defensorias Públicas do Brasil.
Com reconhecimento nacional por sua atuação, Estellamaris Postal leva para a Secretaria de Cidadania e Justiça experiência técnica, visão institucional e histórico de liderança em pautas ligadas à justiça, direitos humanos e cidadania.
Governo do Tocantins
Beto Lima é reconduzido à Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins

O governador Laurez Moreira (PSD) reconduziu o empresário Carlos Humberto Duarte Lima e Silva, conhecido como Beto Lima, ao cargo de secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins. A nomeação foi publicada na edição nº 6898 do Diário Oficial desta segunda-feira, 15.
Beto Lima já vinha ocupando a pasta desde o início da gestão do ex-governador Wanderlei Barbosa e permanecerá à frente da secretaria na atual administração.
Perfil
Engenheiro civil formado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), com MBA em Gestão Empresarial, Beto Lima construiu sua carreira no setor privado. Empresário desde 1993, atuou na liderança do grupo que administra as concessionárias Autovia Fiat, com matriz em Palmas e filial em Gurupi.
Com trajetória marcada pela defesa do setor produtivo, exerceu cargos de destaque em entidades de classe. Foi vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Tocantins (Sinduscon-TO) e, entre 2005 e 2006, presidiu a Associação Comercial e Empresarial de Palmas (ACIPA).
Também presidiu o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Tocantins (Sincodiv-TO), do qual solicitou afastamento para assumir a secretaria estadual. No comando da Indústria, Comércio e Serviços, Beto Lima tem atuado para fortalecer o ambiente empresarial, incentivar a industrialização e ampliar a geração de empregos e renda no Estado.
Casado e pai de três filhos, o secretário soma experiência em gestão pública e privada, reunindo credenciais técnicas e empresariais para conduzir a pasta estratégica do governo.
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Governo do Tocantins13 horas atrás
Cláudio Thomaz assume comando da PMTO
-
Social3 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas
-
Social3 dias atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza