Governo do Tocantins
Governo do Tocantins avança na modernização dos serviços públicos e consolida o estado como referência em inovação
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Jaciara Barros
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Em 2024, a ATI Tocantins modernizou serviços, promoveu economia com digitalização, capacitou servidores e otimizou infraestrutura tecnológica
O ano de 2024 foi decisivo para o Tocantins consolidar-se como referência em tecnologia e inovação no setor público. Sob a gestão do governador Wanderlei Barbosa, a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) avançou na digitalização de serviços, modernizou a administração pública, promoveu economia significativa e ampliou a eficiência no atendimento à população. Esses esforços foram reconhecidos nacionalmente com importantes premiações e resultados expressivos em diversas áreas.
Durante o Seminário Nacional de Tecnologias da Informação e da Comunicação para Gestão Pública (Secop) 2024, realizado no Rio de Janeiro/RJ, o Tocantins foi destaque ao receber o 3º lugar na categoria de maior evolução no Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais e o 2º lugar como Melhor Solução de Governo Digital para Governo.
O governador Wanderlei Barbosa destaca o impacto das conquistas alcançadas pelo Tocantins. “Nosso objetivo sempre foi transformar a relação do cidadão com o poder público, tornando os serviços mais acessíveis, rápidos e eficazes. Este reconhecimento nacional reforça que estamos no caminho certo, consolidando o Tocantins como um estado referência em tecnologia e gestão pública no Brasil. Seguiremos firmes, investindo em soluções que melhorem a vida da nossa população e promovam o desenvolvimento do nosso estado”, afirma o Governador.
“Esses prêmios reconhecem os esforços da nossa equipe e reforçam o compromisso do Governo do Tocantins em transformar os serviços públicos por meio da tecnologia. Um exemplo do impacto tecnológico foi a redução do tempo de processamento da folha de pagamento, de 36 horas para apenas 2 horas, promovendo uma maior eficiência administrativa”, ressalta o presidente da ATI, Alírio Félix.
Digitalização e economia sustentável
O Sistema de Gestão de Documentos Digitais (SGD) da ATI desempenhou um papel central na economia de mais de R$ 114 milhões ao eliminar custos relacionados à produção e ao armazenamento físico de documentos. Além disso, a digitalização proporcionou uma economia de tempo equivalente a 143 milhões de horas, demonstrando o impacto positivo da inovação na gestão pública.
A plataforma Pronto Digital, que completou um ano em outubro de 2024, consolidou-se como uma ferramenta essencial para o acesso aos serviços públicos. Com 727 serviços cadastrados, sendo 42,78% totalmente digitais, o sistema já registrou 72.507 solicitações realizadas por 122.569 usuários, envolvendo 30 órgãos estaduais.
Projetos e inovações transformadoras
A ATI também entregou projetos estratégicos como a Plataforma de Teletrabalho; a plataforma Nexus para organização dos conselhos e colegiados; e o Rurater 2.0, focado na modernização da gestão rural. Além disso, implementou o ICMS Educacional e 11 serviços fiscais disponibilizados pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), incluindo o Termo de Assunção de Dívida de IPVA, que permite a transferência de propriedade ou posse de veículos automotores, dentro do mesmo município, sem o pagamento do IPVA do exercício corrente, conforme o Art. 81 § 2º da Lei nº 1.287/01. Outras entregas incluem a implantação do Sistema de Gestão de Atendimento (SGA) no Servir e no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), bem como a implementação do Sistema de Gestão Documental (SGD) Tributário na Sefaz.
Em 2024, a ATI gerenciou 514 Ordens de Serviço, das quais 133 foram homologadas e aprovadas, realizou 1.076 reuniões técnicas e analisou mais de 1 mil artefatos, reafirmando seu compromisso com a qualidade e a eficiência das entregas.
Capacitação para o futuro
A capacitação foi outro destaque, com 46 treinamentos realizados, abrangendo 22 sistemas tecnológicos e beneficiando 1.605 servidores de 17 órgãos estaduais. A adoção da Plataforma Moodle e a produção de vídeos tutoriais ampliaram o alcance das ações de treinamento, enquanto cursos como o de Linguagem Simples fortaleceram a comunicação e o uso eficiente da tecnologia no setor público.
Suporte e infraestrutura tecnológica
A ATI também foi essencial na operacionalização de eventos como a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024), a Festa do Senhor do Bonfim e o Seminário de Economia Criativa. A infraestrutura tecnológica foi ampliada para novos prédios do governo, como as secretarias de Estado da Juventude e Esporte (Seju); dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot); da Cultura (Secult); e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), assegurando conectividade e modernidade.
Ao longo de 2024, mais de 34 mil chamados foram triados pela ATI, com cerca de 2 mil resolvidos diretamente. A agência também monitorou demandas em tempo real e promoveu capacitações para ferramentas como VOIP e Nexus.
Gestão estratégica e planejamento
Com a elaboração de 88 Projetos Básicos de TI e Termos de Referência (PBTI/TR), a ATI demonstrou sua capacidade de planejamento e inovação. Foi lançado o Plano Estratégico e Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (Pedtic) 2024-2027, que define metas como transformação digital, sustentabilidade e segurança de dados para os próximos anos.
Também foram realizadas 44 vistorias com monitoramento de mais de 8.315 equipamentos adquiridos pelo Executivo Estadual.
Visão para 2025
Encerrando o ano com resultados marcantes, o governador Wanderlei Barbosa reforça o compromisso com o avanço tecnológico do Tocantins. “Investir em tecnologia não é apenas uma escolha estratégica, mas uma necessidade para atender às demandas de nossa população com qualidade e agilidade”, pontua o Governador.
Com iniciativas robustas e reconhecimentos nacionais, o Tocantins demonstra que a transformação digital é o caminho para um estado mais eficiente, sustentável e conectado com as demandas da sociedade.
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Governo do Tocantins
Governo do Tocantins recebe ministro Wellington Dias
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2 horas atrássobre
29/10/2025Por
Jaciara Barros
Evento em Palmas lança o Acredita Tocantins e o programa Território e Desenvolvimento Social e Inclusão Produtiva, em parceria com o MDS e a UFT.
“Estamos unindo forças com o Governo Federal para abrir novas oportunidades de trabalho, renda e desenvolvimento. O Tocantins tem vocação empreendedora, e esses programas chegam para fortalecer quem mais precisa: o cidadão que quer crescer com dignidade”, afirmou o governador Laurez Moreira.
Acredita Tocantins
Coordenado pelo MDS, o Programa Acredita busca promover o protagonismo social de pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). A iniciativa oferece cursos de qualificação, apoio para inserção no mercado de trabalho e estímulo ao empreendedorismo, com acesso a microcrédito de baixo custo e mentoria especializada.
Mais informações sobre o MDS podem ser consultadas no site oficial:
gov.br/mds.
Território e Desenvolvimento Social e Inclusão Produtiva
Desenvolvido em parceria entre o MDS e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o programa atua na autonomia de famílias em situação de vulnerabilidade, com foco em geração de renda, segurança alimentar e abordagem territorial sustentável.
Conheça a UFT:
uft.edu.br.
Serviço
- O que Lançamento do Acredita Tocantins e do programa Território e Desenvolvimento Social e Inclusão Produtiva
- Quando Quinta-feira, 30 de outubro de 2025
- Horário 9h30
- Onde Auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, Palmas
- Participações Ministro Wellington Dias, governador Laurez Moreira e autoridades
Mais notícias
Governo do Tocantins
Tocantins valoriza servidores e moderniza gestão pública
Publicadas
1 dia atrássobre
28/10/2025Por
Jaciara Barros
Servidores públicos são protagonistas na transformação e inovação do serviço público tocantinense
Governo do Tocantins desenvolve ações de valorização e incentivo que modernizam a gestão estadual
No Dia do Servidor Público, celebrado nesta terça-feira, 28 de outubro, o Governo do Tocantins valoriza o papel dos profissionais que transformam a administração estadual. A atual gestão investe em iniciativas que promovem inovação, aprimoram os serviços e fortalecem a relação entre governo e sociedade. O Estado reconhece que, com dedicação e criatividade, esses servidores impulsionam o desenvolvimento e a eficiência da gestão pública.
Segundo o governador Laurez Moreira, o potencial criativo e transformador dos servidores é a base para construir um novo futuro. “A inovação nasce dentro do próprio serviço público, quando damos espaço para que os servidores contribuam com ideias e soluções. Nosso papel é garantir que essas iniciativas tenham apoio, visibilidade e resultados concretos, fortalecendo a gestão e melhorando a vida das pessoas.”
Com uma agenda voltada à modernização da administração pública, o Governo do Tocantins tem investido em tecnologia, formação e valorização profissional, promovendo um ambiente que estimula o protagonismo dos servidores. Projetos desenvolvidos dentro das próprias secretarias têm se destacado, demonstrando que a inovação é resultado direto da confiança e da autonomia dadas a quem conhece o serviço público na íntegra.
Secom cria Núcleo de Inovação Tecnológica
Entre as ações que refletem esse compromisso está a criação do Núcleo de Inovação Tecnológica na Secretaria de Estado da Comunicação. Idealizado pelo analista de comunicação social Bruno Vieira de Melo e pela laboratorista Adriana Nascimento, o espaço é voltado à transformação digital e à geração de valor público.
Um dos idealizadores pelo analista de comunicação social da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Bruno Vieira de Melo, o NIT funcionará como um catalisador de mudança cultural e de desempenho dentro da Secretaria de Comunicação – Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins
Com foco em soluções que aproximem o cidadão do Estado, o NIT propõe um modelo de gestão e comunicação pública baseado em inovação contínua. O núcleo atuará no desenvolvimento de projetos com Inteligência Artificial, automação e análise de dados para otimizar processos e ampliar a transparência, além de adotar metodologias ágeis e práticas colaborativas para fortalecer a cultura de cocriação.
“O núcleo vai criar um ambiente seguro para testar ideias e opções inovadoras. A proposta é valorizar o bem-estar e o engajamento da equipe, estimulando a colaboração e o uso de novas tecnologias”, explica Bruno. Para a secretária estadual de Comunicação, Luiza Rocha, “o NIT integra tecnologia e metodologias modernas para tornar os processos mais eficientes e transparentes e valoriza o protagonismo dos servidores”.
ATI moderniza atendimento com a assistente virtual TIA
A Agência de Tecnologia da Informação desenvolveu a assistente virtual TIA, ferramenta baseada em Inteligência Artificial que transforma o atendimento no Estado. Disponível 24 horas por dia, o sistema já registrou 546,6 mil interações e 456,8 mil sessões de usuários, com índice de assertividade de 98%, oferecendo respostas rápidas e precisas.
Especialista em inovações tecnológicas e servidor efetivo da ATI, Wagner Cassol, explica que a TIA está implementada em sete órgãos do governo – Acervo pessoal
A TIA permite a abertura e o acompanhamento de chamados por texto ou por voz e foi projetada para filtrar demandas e esclarecer dúvidas sobre serviços estaduais de forma ágil. “O projeto surgiu em 2021 diante da necessidade de um agente de IA para a Central de Serviços”, explica Wagner Cassol, especialista em inovações tecnológicas da ATI. Para o presidente da agência, Afrânio Vilar, a TIA simboliza o avanço para um modelo de atendimento mais integrado, acessível e digital.
A solução já está presente em órgãos como Adapec, Ruraltins, Seduc, CGE, ATI, Secretaria da Mulher e programa Transforma, com expansão para Naturatins, Sepea e Escola de Governo. A assistente foi integrada ao Fala BR, permitindo registrar manifestações diretamente para as ouvidorias competentes.
Polícia Militar lança Manual de Storytelling
Lançado em setembro de 2025, o livro Manual de Storytelling para o Setor Público, de autoria do tenente-coronel Cleiber Levy Gonçalves Brasilino, fortalece o diálogo entre governo e sociedade. A obra apresenta o storytelling como técnica estratégica para tornar a comunicação pública mais próxima e acessível e reúne modelos, técnicas e estudos de caso para uso ético e eficaz das narrativas.
Tenente-coronel Cleiber Levy Brasilino, autor do Manual de Storytelling para o Setor Público, obra que integra as ações do Governo do Tocantins em comunicação pública –
Para o comandante-geral da PM, Cláudio Thomas, a qualidade da comunicação entre governo e sociedade é determinante para construir confiança e aproximar o cidadão das políticas públicas. O manual contribui para traduzir o trabalho técnico em mensagens que geram entendimento, pertencimento e transparência.
Seduc impulsiona inovação com o APP Escola que Transforma 2.0
A nova versão do aplicativo Escola que Transforma consolida a tecnologia como aliada estratégica da educação pública. Idealizado pelos técnicos Carlos Guilherme Ferreira e Renato Almeida da Seduc, o sistema, desenvolvido com Google AppSheet, integra gestão e avaliação de projetos pedagógicos em ambiente web e mobile.
Carlos Guilherme Ferreira, desenvolvedor full stack da Gerência de Sistemas da Seduc, destaca a importância do aplicativo Escola Que Transforma – Seduc/Governo do Tocantins
Entre as funcionalidades estão pontuação automática, rankeamento por regionais e painéis de acompanhamento em tempo real. O aplicativo opera com perfis de acesso controlado e centraliza dados para decisões mais rápidas. “A ferramenta modernizou a gestão dos projetos pedagógicos e se tornou estratégica para valorizar boas práticas”, afirma Carlos Guilherme. Para o secretário Hércules Jackson, a iniciativa mostra como a inovação gera resultados concretos para a aprendizagem e para o trabalho das equipes escolares.
Mais notícias da editoria Tocantins
Governo do Tocantins
Tocantins tem 3ª maior cobertura odontológica do país
Publicadas
4 dias atrássobre
25/10/2025Por
Jaciara Barros
No Dia do Cirurgião-Dentista, o Tocantins celebra a 3ª maior cobertura do Brasil, com 82,63% e mais de 405 mil atendimentos realizados até agosto.
No Dia do Cirurgião-Dentista, celebrado em 25 de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) destaca que a saúde bucal é indispensável para uma vida saudável e conscientiza a população sobre cuidados preventivos e locais de atendimento. O Tocantins comemora a terceira maior cobertura do Brasil, alcançada até agosto de 2025.
De acordo com o Sistema de Informação para a Atenção Primária à Saúde (SIAPS), o Estado atingiu 82,63% de cobertura, e o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) registrou 405.366 atendimentos odontológicos realizados entre janeiro e agosto de 2025.
O resultado é fruto do trabalho dos 5.172 profissionais que atuam na rede estadual, distribuídos em 509 equipes de saúde bucal, cinco unidades odontológicas móveis (UOM), sete centros de especialidades odontológicas (CEO) e 115 laboratórios regionais de prótese dentária (LRPD).
“Alcançar a terceira maior cobertura do país reflete o comprometimento dos nossos profissionais e a força do SUS no Tocantins. Agradecemos o trabalho de todos e todas que se dedicam no cuidado com a população”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues.
Ações e programas
O Governo do Estado tem implementado políticas públicas que promovem qualidade de vida e fortalecem o SUS. Entre elas estão o Programa Saúde na Escola (PSE), o Projeto Sorriso nas Aldeias, o PLANIFICASUS, o Brasil Sorridente e ações de apoio técnico e capacitação contínua para os municípios.
O responsável pela Área Técnica de Saúde Bucal da SES-TO, Luiz Fernando Varrone, explica: “Nosso trabalho é fortalecer a atenção primária em saúde bucal. Damos suporte técnico aos 139 municípios, apoiamos o credenciamento de novos serviços e levamos atendimento às comunidades indígenas. Com o programa Sorrisos nas Aldeias, já alcançamos 60 aldeias em dois anos”.
Atendimento especializado e histórias reais
O especialista em dor orofacial e disfunção temporomandibular, José Arlindo Ferreira Jr, que atua no Hospital Geral de Palmas (HGP), explica que o atendimento especializado é focado no controle da dor crônica e na melhora da qualidade de vida dos pacientes.
Entre os exemplos de sucesso está a paciente oncológica Maria de Fátima de Souza, 63 anos, moradora da região de Peixe. “O tratamento que recebo no HGP só tenho a agradecer. No início sentia muita dor, mas hoje já não sinto mais nada. Fui acolhida com carinho e paciência”, relatou.
A assistência odontológica começa pela atenção primária, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A moradora Valquíria Santos Carvalho, da região sul de Palmas, conta que busca o serviço anualmente: “Realizamos limpeza e, quando necessário, obturação. Sempre fomos bem atendidos e orientados sobre os melhores cuidados”.
Origem da data
O Dia do Cirurgião-Dentista é comemorado em 25 de outubro desde 1884, quando o Decreto-Lei nº 9.311 criou os primeiros cursos de Odontologia do Brasil, nos estados do Rio de Janeiro e da Bahia.
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