Governo do Tocantins
Governo do Tocantins celebra avanços do Programa de Parcerias e Investimentos em 2023

Estado prevê economia de R$ 600 milhões aos cofres públicos com assinatura do primeiro contrato de PPP e destaca evolução de grandes projetos, como o da Loteria Estadual do Tocantins e o do Hospital da Mulher e Maternidade Dona Regina, que despontam no cenário
Com a assinatura do primeiro contrato de Parceria Público-Privada (PPP) do Estado e outros grandes projetos em fase avançada de desenvolvimento, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI), despontou com notoriedade no cenário nacional de PPPs e concessões no ano de 2023. Além do Projeto de Energia Solar, que concluiu a fase contratual e, agora, segue para implementação, outras importantes propostas já se encontram em vias de licitação, a exemplo da Loteria Estadual e do Hospital da Mulher e Maternidade Dona Regina.
Setores como educação e tecnologia também estão contemplados no Programa de Parcerias e Investimentos (Tocantins PPI) por meio do projeto para construção do câmpus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em Augustinópolis; e do projeto para implementação da Rede de Banda Larga. Ambos estão em fase de estruturação dos estudos.
O turismo também foi um setor que teve destaque positivo dentro do programa em 2023, com a proposta de atender os anseios da população em relação a soluções para os atrativos turísticos públicos do Jalapão. Para tanto, nos meses de novembro e dezembro, o Governo do Tocantins realizou o primeiro ciclo de reuniões com as comunidades jalapoeiras, na intenção de estabelecer um processo de diálogo permanente a respeito de alternativas que podem melhorar os serviços de uso público e a visitação nos atrativos que são de responsabilidade do Estado. O processo de diálogo deverá ter continuidade no decorrer de 2024, para que seja iniciada a fase de estudos e modelagem de um futuro projeto, considerando sempre como prioridade aquilo que for proposto pelas comunidades em harmonia com as políticas públicas.
Thomas Jefferson, secretário da SPI, pasta responsável pela governança do Programa de Parcerias e Investimentos do Tocantins, destaca que uma das grandes vantagens da modalidade de contrato entre o poder público e a iniciativa privada é a viabilidade de infraestruturas de grande porte com mais qualidade, mais economia e em menos tempo.
“Ao longo deste ano, tivemos grandes avanços em projetos importantes que, assim que implementados, começarão a entregar muitos benefícios à sociedade. A economia está fortemente agregada aos projetos de PPPs e concessões do Tocantins, só na PPP de Energia Solar, por exemplo, teremos uma economia de R$ 600 milhões aos cofres públicos. Essas parcerias são essenciais para impulsionar o crescimento econômico do Estado e melhorar a qualidade de vida da população”, explica.
O titular da SPI também destaca o compromisso do governador Wanderlei Barbosa em continuar promovendo Parcerias Público-Privadas e concessões como estratégias de desenvolvimento para o Estado.
“O governador Wanderlei Barbosa sempre acreditou nas PPPs como alternativas para que a gente possa alcançar um futuro ainda mais próspero e sustentável para o Tocantins, por isso está muito comprometido em assegurar a efetividade e a boa gestão dessas parcerias”, afirma Thomas Jefferson.
Mesmo tratando-se de um programa com pouco tempo de atividade no Estado, tendo sido implantado em 2020, neste ano de 2023, o Tocantins PPI teve repercussões positivas no cenário nacional de PPPs. Em matéria especial publicada pela Revista Exame, o projeto para a construção do novo Hospital da Mulher e Maternidade Dona Regina é citado como um impulsionador para o crescimento de 26% em novos investimentos na área da saúde por meio de PPPs e concessões. O Governo do Tocantins também foi destaque em duas matérias especiais da Revista Valor Econômico, considerado o mais importante veículo de economia, finanças e negócios do Brasil, como idealizador de importantes projetos na agenda de PPPs que avançam e trazem resultados.
Para a secretária-executiva do Tocantins PPI e superintendente da Secretaria de Parcerias e Investimentos, Eliane Grossmann, os projetos se mostram promissores, porque, além de terem forte potencial econômico, priorizam o desenvolvimento aliado às demandas reais da população tocantinense.
“Nossos projetos de PPPs e concessões estão implicados primeiramente em entregar uma infraestrutura que propicie serviços com qualidade e eficiência para a população tocantinense. Por isso, todo o nosso avanço neste sentido se dá com muito trabalho e diálogo público, para garantir que os benefícios sejam alcançados de forma transparente e participativa”, afirma a secretária-executiva do Tocantins PPI.
Atualmente, a carteira do Programa de Parcerias e Investimentos do Tocantins é constituída por 26 projetos contemplando as áreas da saúde, educação, turismo e diversos outros setores de grande impacto social e ambiental. Conheça todos os projetos da pasta e acompanhe o estágio de desenvolvimento acessando https://www.to.gov.br/parcerias/projetos/3wnyd231r1hu .
Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa anuncia Taquaruçu Fest com Bell Marques e atrações regionais.
Governador Wanderlei Barbosa anuncia segunda edição do Taquaruçu Fest com a atração nacional Bell Marques. Evento promovido pelo Governo do Tocantins será realizado no dia 11 de julho, no distrito de Taquaruçu, e contará com atrações regionais como Wglemerson Lima

A ação integra o calendário de eventos promovidos pelo Estado com foco na valorização do turismo e da cultura entre os meses de junho e agosto.
A primeira edição do Taquaruçu Fest, realizada em 2023, contou com apresentação da dupla Rio Negro e Solimões. Neste ano, a expectativa é de um evento ainda maior, com estrutura reforçada, segurança e incentivo à participação de empreendedores locais.
Governo do Tocantins
Em Araguatins, governador Wanderlei Barbosa assina adesão do Estado a programa nacional de gestão para aprimorar prestação de serviços públicos
Iniciativa possibilita acesso a diversos serviços tecnológicos de forma colaborativa com o Governo Federal

Em agenda oficial com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no município de Araguatins, na região do Bico do Papagaio, o governador Wanderlei Barbosa e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, assinaram, nesta sexta-feira, 27, o Termo de Adesão do estado do Tocantins ao Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI).
A iniciativa, realizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), oferece diversos serviços e soluções tecnológicas gratuitas para otimizar a gestão pública em áreas estratégicas, aproximando o cidadão da administração pública e aprimorando a digitalização de processos.
Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa afirmou que a adesão à medida reforça o compromisso do Governo do Tocantins com a modernização da gestão pública. “Nosso objetivo é modernizar os sistemas institucionais para facilitar o acesso das pessoas aos serviços que elas precisam. É um compromisso do nosso Governo seguir realizando melhorias e este acordo com o Governo Federal vem para fortalecer ainda mais este trabalho, ampliando a eficiência, a transparência e a qualidade nos serviços oferecidos”, destacou o chefe do Executivo.
Com a adesão, o Tocantins passa a ter acesso a diversos serviços que são contemplados nos sete eixos do programa. Entre os recursos estão o Login Único e a Prova de Vida Digital, do GOV.BR; o Sistema Eletrônico de Informações (SEI); a plataforma Transferegov.br; Compras.gov: plataforma gratuita para compras públicas; Imóvel da Gente: uso social de terrenos da União; além de capacitações ofertadas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pela Rede de Parcerias.
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, ressaltou a importância da cooperação entre os entes federativos. “A adesão do Tocantins reforça o espírito colaborativo do Governo Federal que inspira o programa: o de compartilhar experiências bem-sucedidas e soluções que funcionam, ampliando o alcance de políticas públicas que melhoram a vida da população”, enfatizou a ministra Esther Dweck.
Para garantir a efetividade da implantação, o MGI designa um gerente técnico que acompanhará o Tocantins por um período de dois anos. A Secretaria de Estado da Administração (Secad) será responsável por coordenar a articulação colaborativa entre os órgãos estaduais. O próximo passo após a assinatura do Termo de Adesão é a elaboração do Plano de Trabalho, que deverá ser entregue em até 60 dias. O documento definirá as prioridades e as ações a serem executadas com o apoio das ferramentas disponibilizadas pelo PNGI.
O secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, ressaltou que a adesão representa um avanço estratégico para o Estado. “Estamos investindo em uma gestão mais eficiente, moderna e conectada com as necessidades do cidadão. O PNGI oferece ferramentas robustas que nos permitirão economizar recursos, desburocratizar processos e ampliar o acesso da população aos serviços públicos digitais. Nós já utilizamos essa parceria por meio da nossa Escola de Governo, que tem um acordo de cooperação com a Escola Nacional de Administração, a Enap, com oferta variada de cursos para todos os servidores”, frisou o secretário.
Programa Nacional de Gestão e Inovação
O Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI) é uma iniciativa estratégica do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) voltada para o fortalecimento da administração pública nos estados e nos municípios brasileiros. O principal objetivo é apoiar as gestões locais na modernização de processos, na inovação de políticas públicas e na digitalização de serviços, por meio de soluções gratuitas desenvolvidas e coordenadas pelo Governo Federal.
Como funciona?
Ao aderir ao PNGI, o estado ou município passa a integrar um pacto federativo de cooperação. Com isso, possui acesso a um catálogo robusto de ferramentas, plataformas e metodologias que auxiliam na melhoria da governança pública. O PNGI é reconhecido como um importante instrumento de apoio às gestões locais, promovendo um modelo de administração pública mais ágil, inovador e transparente.
Essas soluções abrangem diversas áreas, como: Governo digital (Login Único, Prova de Vida Digital, Conecta GOV.BR); Gestão de pessoas e planejamento institucional (Dimensionamento da Força de Trabalho); Capacitação e formação de servidores (Escola Virtual de Governo, Enap Aqui, Liderando para o Desenvolvimento); Contratações públicas e transparência (Compras.gov.br, Portal Nacional de Contratações Públicas, Transferegov.br); Inovação e transformação de serviços (Cidades que Transformam, CoLabs, LA!BoraGov, Plataforma Desafios); Inclusão social e equidade (cota de 8% para mulheres em situação de violência nos contratos terceirizados).
Secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, ressalta os avanços trazidos pelo PNGI para a digitalização e a eficiência na prestação de serviços à população – Marcio Vieira /Governo do Tocantins
Ministra Esther Dweck explica os benefícios do PNGI, que oferece soluções tecnológicas e capacitações para otimizar a gestão pública nos estados e nos municípios – Esequias Araujo/Governo do Tocantins
Ministra Esther Dweck explica os benefícios do PNGI, que oferece soluções tecnológicas e capacitações para otimizar a gestão pública nos estados e nos municípios – Esequias Araujo/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa anuncia projeto do novo Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins, com apoio da União
Obra será financiada com recursos do PAC Saúde e contrapartida estadual, somando mais de R$ 60 milhões em investimentos

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, anunciou, nesta sexta-feira, 27, a construção do novo Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins. O projeto é resultado de uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal, e foi comunicado pelo chefe do Executivo estadual durante evento realizado no município, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
A obra será financiada com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Ministério da Saúde, no valor de R$ 60.000.072,00, com a contrapartida do Governo do Tocantins de R$ 2.724.691,76.
Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa destacou a importância da união de esforços para a construção da nova unidade de saúde. “Agradeço muito por esta parceria. Vamos construir, juntos, o Hospital da Mulher e Maternidade em Araguatins, com R$ 60 milhões do Governo Federal e quase R$ 3 milhões do Governo do Tocantins. Tenho certeza de que os recursos virão para fazermos esse hospital que vai atender toda a região do Bico do Papagaio”, enfatizou o chefe do Executivo estadual.
Presente no evento, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, reforçou a importância do novo projeto. “Esta será uma obra muito importante, não só para Araguatins, mas para toda a região do Bico do Papagaio. A unidade contará com 150 leitos, incluindo leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] obstétrica e neonatal, além de toda a infraestrutura necessária para o funcionamento adequado de uma maternidade. Estamos nas etapas de finalização, o processo com a Vigilância Sanitária está concluído, o convênio com a Caixa Econômica também está firmado e, agora, seguimos para a finalização do projeto arquitetônico e para a fase de licitação”, explicou o secretário.
Estrutura
A nova unidade será construída na Rua Nero Macedo, no Setor Irial, em um terreno de 25 mil m² doado pela Prefeitura de Araguatins. O hospital faz parte da estratégia de fortalecimento da Rede Alyne de Atenção Materno Infantil, implantada pelo Governo Federal.
O Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins contará com 150 leitos, distribuídos entre suítes de Pré-parto, Parto e Pós-parto (PPP), de alto risco, Centro de Parto Normal (CPN) intra-hospitalar, UTI Materna e UTI Neonatal, Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa), além de leitos de alojamento conjunto. A unidade terá também dez dormitórios na Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, quatro salas de centro cirúrgico e toda a infraestrutura necessária para garantir o atendimento de qualidade às mulheres da região.
O novo hospital será referência na Macrorregião Norte do Tocantins, que abrange 64 municípios e uma população estimada em 626.407 habitantes. O prefeito de Araguatins, Aquiles Pereira, comemorou o avanço do projeto. “Finalizamos todas as etapas e, agora, é partir para a execução. Acredito que, em até 60 dias, estaremos dando o pontapé inicial”, salientou o gestor.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, detalhou a estrutura da nova maternidade, com 150 leitos, incluindo UTIs obstétrica e neonatal – Esequias Araújo/Governo do Tocantins
O prefeito de Araguatins, Aquiles Pereira, celebrou a etapa final do projeto e anunciou a expectativa de início das obras nos próximos 60 dias – Esequias Araújo/Governo do Tocantins
-
Turismo20 horas atrás
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
-
Turismo20 horas atrás
Abrajet Nacional em movimento: tradição e inovação no jornalismo de turismo
-
Palmas4 dias atrás
Prefeito em exercício de Palmas é Carlos Eduardo Velozo
-
Sebrae4 dias atrás
Conexão LetsLo valoriza o autocuidado como ferramenta de liderança entre médicas empreendedoras da Capital
-
Palmas21 horas atrás
Carlos Velozo garante estabilidade como prefeito em exercício