Governo do Tocantins
Governo do Tocantins celebra e valoriza a riqueza dos povos originários no Turis
Projetos da Secretaria do Turismo avançam para qualificar moradores de aldeias da Ilha do Bananal
Neste Dia dos Povos Originários, 19 de abril, o Tocantins se une ao país em um momento de celebração da rica diversidade cultural e dos saberes ancestrais que emanam de suas etnias. A data também convida à reflexão sobre a essencial preservação de seus modos de vida e territórios. Nesse contexto, o turismo emerge como um vetor estratégico para garantir a sustentabilidade, fortalecer a cultura e promover a cidadania dessas comunidades.
O Brasil abriga uma expressiva população indígena, conforme dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que contabilizou 1.693.535 pessoas autodeclaradas indígenas, representando 0,83% do total de habitantes. Essa diversidade se manifesta em 305 etnias distintas e 274 línguas, distribuídas por 827 municípios em todo o país.
O Tocantins se destaca nesse cenário com uma população estimada em mais de 20 mil indígenas. Essa presença se traduz em uma rica tapeçaria cultural, composta por 16 etnias, entre elas os Karajá, Xambioá, Javaé (que formam o povo Iny), Xerente, Apinajè, Krahô, Krahô-Kanela e Avá-Canoeiro (Cara Preta).
O secretário de Turismo do Estado, Hercy Filho, ressalta o empenho do governador Wanderlei Barbosa em valorizar as tradições das etnias tocantinenses, enxergando no turismo um importante aliado nesse desafio. A parceria com a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais e a Secretaria de Cultura é considerada fundamental para o desenvolvimento de projetos que fortaleçam o etnoturismo.
“Como um estado de expressivas riquezas naturais e culturais, que integra a região amazônica, temos a responsabilidade de valorizar nossos povos ancestrais e levar a eles o turismo como uma importante fonte de geração de renda limpa e sustentável”, afirma Hercy Filho.
Ações estratégicas
A Secretaria de Turismo do Estado tem direcionado esforços para o desenvolvimento de projetos de etnoturismo com foco na sustentabilidade e no protagonismo das comunidades.
Em 2022, a passagem do Rally Sertões impulsionou a realização de capacitações para jovens e líderes indígenas, além da estruturação de acampamentos na Ilha do Bananal. O objetivo é que os próprios indígenas assumam a gestão dos roteiros turísticos, valorizando sua cultura e gerando renda de forma autônoma.
Na maior ilha fluvial do mundo, os atrativos a serem explorados incluem as festas tradicionais, trilhas ecológicas, a pesca esportiva e a rica observação de aves e outros animais da região. Um exemplo recente do potencial turístico da região foi a visita de um grupo de turistas, incluindo um visitante espanhol, à Aldeia Macaúba durante a realização do tradicional ritual Hetohoky, em março deste ano.
O Governo do Tocantins está trabalhando para concretizar o potencial do etnoturismo no estado. O projeto Tocantins Recebe Bem prevê a formatação de um produto “piloto” de etnoturismo em Lagoa da Confusão, com a definição de uma aldeia na Ilha do Bananal, da etnia Javaé, para iniciar as atividades. O processo de licitação da empresa responsável por conduzir essa etapa já está em andamento.
O projeto piloto abrangerá a elaboração de um manual de visitação, diretrizes para a gastronomia e o artesanato local, modelos de gestão dos empreendimentos turísticos, estratégias de mídias sociais, normas para a pesca esportiva e trilhas, roteiros para observação de aves, além de visitas técnicas para o desenvolvimento das atividades.
Outro projeto de grande envergadura, com previsão de início ainda este ano e financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), contemplará diversas aldeias da Ilha do Bananal com ações de capacitação e melhorias de infraestrutura.
Neste Dia dos Povos Originários, o Tocantins reafirma seu compromisso com a valorização e o respeito às suas comunidades indígenas, reconhecendo o potencial do turismo como ferramenta de preservação cultural, desenvolvimento sustentável e empoderamento dessas populações.
Governo do Tocantins
Governador em exercício Laurez Moreira nomeia novos gestores para Agricultura e Procuradoria-Geral do Estado

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, nomeou César Hanna Halum como secretário de Estado da Agricultura e Pecuária; e Josué Pereira de Amorim como procurador-geral do Estado. As nomeações foram publicadas nesta quinta-feira, 4, no Diário Oficial do Estado (DOE).
César Halum
César Hanna Halum é médico-veterinário e chegou a Araguaína em 1980 como servidor da Secretaria da Agricultura do Estado de Goiás, sendo o primeiro profissional a atuar no combate à febre aftosa na região, que depois se tornaria Tocantins. No estado, foi presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), entre 1999 e 2001; e secretário de Estado da Agricultura, de 2019 a 2020.
Também exerceu os cargos de secretário de Governo do Tocantins, entre 2021 e 2022; e secretário nacional de Política Agrícola e de Agricultura Familiar do Ministério da Agricultura, em 2020 e 2021.
Na vida parlamentar, foi deputado estadual de 2003 a 2010, período em que presidiu a Assembleia Legislativa do Tocantins, entre 2005 e 2006. Também presidiu a União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), em 2008. Exerceu três mandatos consecutivos como deputado federal, entre 2011 e 2019.
Josué Amorim
Tocantinense de Aparecida do Rio Negro, Josué Amorim é atuante na carreira, com trajetória reconhecida também como professor universitário. Integra o quadro de procuradores do estado do Tocantins desde 1994, oriundo do primeiro concurso realizado pela Instituição. Na Procuradoria-Geral do Estado, ocupou a função de corregedor e foi também subprocurador de Precatórios e Ações Trabalhistas.
Foi presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Tocantins (Aproeto) e diretor do Centro de Estudos da Associação Nacional dos Procuradores de Estado (Anape), além de conselheiro seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB-TO).
Secretários já nomeados
Além de César Hanna Halum e Josué Pereira de Amorim, o governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, já nomeou Luiza Rocha Pinheiro para exercer o cargo de secretária de Estado da Comunicação; Ailton Parente Araújo para exercer o cargo de chefe de Gabinete do Governador; e coronel Vitor Teles para exercer o cargo de secretário-chefe da Casa Militar.
Governo do Tocantins
Laurez Moreira anuncia novos nomes para Gabinete e Casa Militar

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, oficializou nesta quarta-feira, 3, mudanças estratégicas no alto escalão do governo. O Diário Oficial do Estado (DOE) trouxe a nomeação de Ailton Parente Araújo como chefe de Gabinete do Governador e de Vitor Oliveira Santos Rocha Teles como secretário-chefe da Casa Militar.
Laurez destacou que as escolhas reforçam o compromisso da gestão com a eficiência e a responsabilidade no serviço público.
“O Ailton e o coronel Vitor têm trajetórias sólidas no serviço público e demonstram grande capacidade de liderança. Confio plenamente no trabalho de cada um deles e tenho certeza de que irão contribuir de forma significativa com o Governo do Tocantins”, afirmou.
Ailton Parente, chefe de Gabinete do Governador
Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá (RJ), Ailton Parente Araújo tem uma trajetória marcada pela gestão pública e política. Foi servidor efetivo da Secretaria de Planejamento (Seplan), assessor de planejamento da Prefeitura de Porto Nacional e prefeito de Santa Rosa do Tocantins por quatro mandatos.
Também atuou como assessor parlamentar na Câmara Federal, subsecretário estadual de Energias Renováveis e, desde 2023, ocupava o cargo de chefe de Gabinete do vice-governador. Agora, assume o Gabinete do Governador e coordenará o Grupo Gestor.
Coronel Vitor Teles, secretário-chefe da Casa Militar
Natural de Aracaju (SE), o coronel Vitor Oliveira Santos Rocha Teles, 43 anos, ingressou na Academia Policial Militar Tiradentes em 2005 e foi declarado aspirante em 2008. Desde então, acumulou funções de comando em diferentes cidades, como Tocantínia, Miranorte e Miracema, além de cargos estratégicos na capital.
Entre as funções exercidas, destacam-se: chefe da Diretoria de Ensino da Academia Policial Militar Tiradentes, ajudante de Ordens do Governador, subdiretor do Colégio Militar Unidade II e chefe de equipe de escolta do Governador.
É bacharel em Direito e Segurança Pública, com especializações em Direitos Humanos e Cidadania, Docência do Ensino Superior e Práticas Jurídicas, além de cursos de formação e aperfeiçoamento pela PMTO e PMBA.
Gestão reforçada
Com as nomeações, o governo interino de Laurez Moreira fortalece a articulação institucional do Gabinete e a segurança do Executivo estadual, apostando em nomes experientes e comprometidos com o serviço público.
Governo do Tocantins
Laurez Moreira nomeia nova secretária de Comunicação do Tocantins

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, anunciou mudanças estratégicas no alto escalão do governo. A edição desta quarta-feira, 3, do Diário Oficial do Estado (DOE) trouxe a nomeação da publicitária Luiza Rocha Pinheiro como secretária de Estado da Comunicação.
O DOE também oficializou Ailton Parente Araújo como chefe de Gabinete do Governador, na Secretaria-Executiva da Governadoria, e Vitor Oliveira Santos Rocha Teles como secretário-chefe da Casa Militar.
Segundo Laurez Moreira, as escolhas refletem o compromisso da gestão com a eficiência e a responsabilidade no serviço público.
“A Luiza, o Ailton e o coronel Vitor têm trajetórias sólidas no serviço público e demonstram grande capacidade de liderança. Confio plenamente no trabalho de cada um deles e tenho certeza de que irão contribuir de forma significativa com o Governo do Tocantins”, destacou.
Quem é Luiza Rocha
Nascida em Santo André (SP) e radicada no Tocantins há mais de 30 anos, Luiza Rocha Pinheiro é publicitária, especialista em marketing e servidora efetiva do Estado no cargo de Analista de Comunicação Social.
Com ampla experiência na comunicação pública, já atuou como gestora de comunicação da Universidade de Gurupi (UnirG) e como secretária de Comunicação da Prefeitura de Gurupi, coordenando imprensa, campanhas publicitárias, mídias digitais e cerimonial. No âmbito estadual, integrou a equipe da vice-governadoria, contribuindo para o planejamento e condução institucional do gabinete.
A nomeação marca um novo momento para a Comunicação do Tocantins, fortalecendo a integração entre governo e sociedade.
-
Sebrae4 dias atrás
Tocantinenses conquistam primeiros lugares no Prêmio Amazônia de Música
-
Social3 dias atrás
Nária Leila Cerimonial arrecada 800 kg em tampinhas
-
Entretenimento4 dias atrás
Performance do Coletivo Flácido sobre especulação imobiliária em Palmas ganha repercussão nas redes sociais
-
Entretenimento3 dias atrás
Grupo Menos é Mais e Cat Dealers fazem show em Palmas nesta semana
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Governo do Tocantins lança Programa AlimenTO