Tocantins
Governo do Tocantins comemora 35 anos da Procuradoria-Geral do Estado com homenagens a servidores e ex-procuradores

O auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, foi cenário da comemoração dos 35 anos da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/TO) nesta quarta-feira, 21. O ato marcou as celebrações da implementação do órgão institucional responsável pela representação judicial e extrajudicial e pela consultoria jurídica do Estado. Com a presença de figuras emblemáticas para a história do Tocantins, o evento reuniu ex-procuradores-gerais, bem como procuradores de outros estados e autoridades de órgãos jurídicos para homenagear a instituição.
Ao representar o governador Wanderlei Barbosa, o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, parabenizou a instituição e os procuradores que contribuíram e contribuem para o Tocantins. “São 35 anos de Procuradoria-Geral do Estado e, temos aqui conosco, celebrando, pessoas que possibilitaram o início das atividades de suma importância para o Estado. É uma história de defesa do estado do Tocantins, de orientação jurídica, de orientação para todos os gestores do Governo do Tocantins. Quero parabenizar e agradecer, em nome do governador Wanderlei Barbosa, a todos e todas que fizeram e fazem parte dessa instituição”, destacou.
A subprocuradora-geral do Estado, Irana Coelho, ressaltou que a celebração dos 35 anos da Procuradoria-Geral do Estado é um marco simbólico. “No decorrer dos anos, o estado do Tocantins cresceu e as demandas também. E a nossa carreira tem prestado todo o serviço em sua defesa. Estamos comemorando hoje [quarta-feira, 21], mas sabendo que virão outros anos para fazermos ainda mais ganhos e mais comemorações, bem como continuarmos firmes na defesa do Tocantins e dos cidadãos”, enfatizou.
História da PGE
A Procuradoria-Geral do Estado surge nos primeiros anos da criação do Tocantins, quando em 1989, com a promulgação da Lei n° 1, que estabeleceu a criação da Advocacia-Geral do Estado (AGE), sendo esta a instituição responsável, até então, pela atuação na defesa do Estado em ações judiciais, fornecendo pareceres jurídicos sobre questões administrativas e legislativas. Muitos advogados de diversas regiões do país se dirigiram ao recém-criado estado para contribuir juridicamente com o Governo do Tocantins.
Em 1994, ocorreu o primeiro concurso para Procurador-Geral do Estado, com 60 vagas disponíveis. Os aprovados foram empossados pelo então governador Moisés Nogueira Avelino.
Entre os primeiros procuradores estava Lucélia Maria Sabino, que se aposentou no ano de 2018. Foram décadas dedicadas à fortificação de um recente estado e, hoje, ela analisa todo o histórico com muito orgulho e emoção. “O sentimento é de satisfação, pois olhamos uma instituição que cresceu e está muito forte. A cada ano que passa, eu vejo a Procuradoria-Geral do Estado e os procuradores muito mais instituição, fazendo dela um órgão forte e isso me deixa muito feliz, porque o papel da Procuradoria é esse”, salientou a ex-procuradora Lucélia Maria Sabino.
A iniciativa da realização do primeiro concurso para procurador da PGE foi do então advogado-geral Coriolano Santos Marinho, que foi homenageado na celebração desta quarta-feira. “Trabalhamos em um tempo difícil para implantar a PGE e dar uma estruturação adequada ao órgão de defesa do Estado. Eu não imaginava que um dia se transformasse no que é hoje. Eu estou muito feliz e orgulhoso daquilo que a gente plantou”, concluiu.
Durante a cerimônia, outros procuradores e autoridades foram homenageados com uma medalha comemorativa dos 35 anos da Procuradoria-Geral do Estado.
Edição: Victória Milhomem
Revisão Textual: Marynne Juliate
Tocantins
Hospital de Amor Tocantins sorteará moto nesta quinta-feira, 18 de setembro

Com o objetivo de arrecadar recursos para a continuidade da construção de sua unidade em Palmas (TO), o Hospital de Amor Tocantins realizará, nesta quinta-feira, 18 de setembro, às 17h, o 2º sorteio de uma moto 0 km, dentro da campanha Super Sorteio de Amor. A transmissão será ao vivo pelo Instagram @palmasparavida e pelo YouTube @cdl.palmas.
A instituição convida toda a comunidade a participar e contribuir com sua missão de salvar vidas. Para concorrer, basta entrar em contato pelo WhatsApp (63) 99123-1489 e realizar uma doação. A cada R$ 10, o doador recebe um cupom eletrônico para participar da campanha, que ainda prevê o sorteio de mais uma moto e de um carro elétrico.
O QR Code do cupom deve ser validado no aplicativo CDL Palmas, garantindo a participação automática do doador, sem necessidade de comparecer presencialmente para depositar o cupom na urna.
Sobre o Hospital de Amor Tocantins
Desde 2021, o Hospital de Amor em Palmas oferece gratuitamente exames de rastreamento de câncer de mama e de colo do útero. Os agendamentos para mamografia e Papanicolaou podem ser feitos presencialmente ou pelo WhatsApp (63) 3212-9403.
Com o avanço das obras da unidade, a instituição prevê a ampliação dos serviços, passando a oferecer outros exames e tratamentos completos para diferentes tipos de câncer. O Hospital de Amor é reconhecido como o maior centro oncológico da América Latina, com atendimento 100% gratuito.
Governo do Tocantins
Estellamaris Postal assume a Secretaria da Cidadania e Justiça do Tocantins

A defensora pública Estellamaris Postal foi nomeada pelo governador Laurez Moreira (PSD) para chefiar a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça do Tocantins. A nomeação consta na edição nº 6898 do Diário Oficial, publicada nesta segunda-feira, 15.
Até então, Estellamaris exercia a função de 1ª Subdefensora Pública-Geral do Estado e possui longa trajetória dentro da Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO), onde atua desde 1994.
Perfil
Graduada em Direito pela Universidade de Passo Fundo (RS) e pós-graduada em Gestão Pública, Direito Civil e Processual Civil pela Unitins, Estellamaris Postal tem carreira consolidada no serviço público.
Ela foi defensora pública-geral do Estado em quatro biênios: 2007/2008, 2009/2010, 2021/2023 e 2023/2025. Também presidiu o Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) no período de 2021/2022.
Ao longo da carreira, desempenhou funções estratégicas:
-
Subdefensora Pública-Geral em três mandatos (2011/2013; 2017/2019; 2019/2021);
-
Corregedora-Geral da DPE, eleita e reeleita para dois biênios consecutivos (2013/2015 e 2015/2017);
-
Membro do Conselho Nacional dos Corregedores Gerais das Defensorias Públicas;
-
Integrante do Conselho Penitenciário do Estado;
-
Vice-presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ).
Em 2014, foi a primeira mulher a assumir a Secretaria Nacional da Reforma do Judiciário no Ministério da Justiça. Também coordenou a Força Nacional de Execução Penal em Santa Catarina (2013) e participou da elaboração do III Diagnóstico das Defensorias Públicas do Brasil.
Com reconhecimento nacional por sua atuação, Estellamaris Postal leva para a Secretaria de Cidadania e Justiça experiência técnica, visão institucional e histórico de liderança em pautas ligadas à justiça, direitos humanos e cidadania.
Governo do Tocantins
Beto Lima é reconduzido à Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins

O governador Laurez Moreira (PSD) reconduziu o empresário Carlos Humberto Duarte Lima e Silva, conhecido como Beto Lima, ao cargo de secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins. A nomeação foi publicada na edição nº 6898 do Diário Oficial desta segunda-feira, 15.
Beto Lima já vinha ocupando a pasta desde o início da gestão do ex-governador Wanderlei Barbosa e permanecerá à frente da secretaria na atual administração.
Perfil
Engenheiro civil formado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), com MBA em Gestão Empresarial, Beto Lima construiu sua carreira no setor privado. Empresário desde 1993, atuou na liderança do grupo que administra as concessionárias Autovia Fiat, com matriz em Palmas e filial em Gurupi.
Com trajetória marcada pela defesa do setor produtivo, exerceu cargos de destaque em entidades de classe. Foi vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Tocantins (Sinduscon-TO) e, entre 2005 e 2006, presidiu a Associação Comercial e Empresarial de Palmas (ACIPA).
Também presidiu o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Tocantins (Sincodiv-TO), do qual solicitou afastamento para assumir a secretaria estadual. No comando da Indústria, Comércio e Serviços, Beto Lima tem atuado para fortalecer o ambiente empresarial, incentivar a industrialização e ampliar a geração de empregos e renda no Estado.
Casado e pai de três filhos, o secretário soma experiência em gestão pública e privada, reunindo credenciais técnicas e empresariais para conduzir a pasta estratégica do governo.
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Social1 dia atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza
-
Social2 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas
-
Entretenimento3 dias atrás
Fotógrafo do Tocantins, Emerson Silva, ganha destaque nacional circulando pelo Brasil com seu trabalho sobre as tradições do Povo Indígena Krahô