conecte-se conosco

Governo do Tocantins

Governo do Tocantins encerra 2ª edição do projeto Conecta Jovem com mais de 800 atendimentos prestados

Publicadas

sobre

Solenidade de encerramento do projeto ocorreu nesta terça-feira, 26, com a participação de estudantes, atletas, representante do Conselho Nacional de Juventude e instituições parceiras
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju), realizou nesta terça-feira, 26, o encerramento da 2ª edição do projeto Conecta Jovem. Durante todo o mês de novembro, o programa criou espaços de discussões sobre políticas públicas para a juventude e atendeu um público de 800 jovens em diversos municípios tocantinenses. A solenidade, que contou com participações de estudantes, atletas e representantes do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), foi realizada no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas.

O secretário da Seju, Atos Gomes, parabenizou os participantes, destacando a importância do projeto e da secretaria, que vem valorizando o protagonismo juvenil, tal como a execução do Estatuto da Juventude. “Tenho muito orgulho de fazer parte deste governo que está transformando vidas. É a gestão da saúde, da educação, da infraestrutura, mas também dos esportes e da juventude. O governador Wanderlei Barbosa valoriza muito cada jovem e criou a pasta pensando nisso. O projeto Conecta Jovem leva informações essenciais sobre o Estatuto da Juventude, que é para toda juventude tocantinense”, afirma o secretário.

Conecta Jovem

O Conecta Jovem tem como objetivo auxiliar a disseminação de informações acerca de ações voltadas aos direitos dos jovens, nas instituições de ensino da rede estadual do Tocantins. Ações itinerantes foram realizadas nas cidades de Palmas, Dianópolis, Paraíso, Guaraí, Pedro Afonso, Tupirama e Araguatins, com palestras e oficinas relacionadas aos direitos da juventude, produção de vídeos, primeiros socorros e combate a incêndio, entre outras temáticas.

A programação nas escolas contou com as parcerias do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins (CBMTO) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com participação ativa na realização de oficinas e palestras. O Corpo de Bombeiros foi uma das instituições governamentais que teve acesso direto com os jovens participantes do projeto. O coronel Cleber Sobrinho afirmou que, no contato com os estudantes, houve a possibilidade de crescimento mútuo e que, por unanimidade, a avaliação do projeto foi positiva por parte dos alunos.

“O projeto mostrou ser uma iniciativa de grande sucesso. Primeiro, possibilitou que duas secretarias estreitassem laços, e, por meio dessa união, alcançamos diretamente mais de 800 jovens. Indiretamente, impactamos mais de 5 mil pessoas. Quando o Corpo de Bombeiros entra no ambiente educacional e compartilha um pouco da sua realidade, os jovens percebem como isso pode fazer diferença, transformando vidas”, explicou o coronel do Corpo de Bombeiros Cleber Sobrinho.

Encerramento

A programação de encerramento contou com apresentações de ginástica rítmica e mesa redonda sobre políticas públicas voltadas para empreendedorismo e empregabilidade para o público jovem, com os participantes Isac dos Santos Maciel, especialista em projeto na Renapsi Tocantins; Emerson Montenegro Lima, professor e analista técnico do Sebrae Tocantins; e Matheus Mota Paraná, do Programa Jovem Trabalho, que atua na Secretaria de Estado da Educação e estudante no Instituto Nacional de Desenvolvimento Socioeconômico (INDS). Na oportunidade, os jovens tiveram voz ativa, onde debateram e ampliaram os conhecimentos sobre empregabilidade.

A estudante Vitória Faustino, atualmente no 2º ano do ensino médio, na Escola Estadual Profª Elizângela Glória Cardoso, participou da cerimônia e das atividades do projeto, afirmando que o Conecta Jovem mudou a perspectiva de muitos estudantes, que agora têm voz ativa na esfera política.  “Hoje em dia a gente consegue idealizar, porque antes a gente não tinha tanta voz no Estado e o projeto está dando voz para os estudantes, para os jovens. É muito importante para a gente começar a ingressar na nossa vida adulta já tendo voz na política e na sociedade”, comentou a estudante.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda