Governo do Tocantins
Governo do Tocantins impulsiona a transformação digital para facilitar a vida dos cidadãos Tocantinenses
A digitalização dos serviços públicos do estado, uma das prioridades na gestão do governador Wanderlei Barbosa, ganhará força com a participação do estado na construção da Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD), idealizada pelo Ministério da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos (MGI). O lançamento da ENGD ocorreu nesta quarta-feira, 2, em Brasília, e contou com a participação do secretário de Estado da Administração/TO, Paulo César Benfica, e do secretário Extraordinário de Representação em Brasília (Serb), Carlos Manzini.
O MGI tem como objetivo desenvolver colaborativamente um conjunto de recomendações estratégicas para impulsionar a transformação digital na administração pública, visando aprimorar a qualidade dos serviços públicos oferecidos no país ao longo dos próximos quatro anos. Por meio do EGND, o Governo Federal vai promover uma integração federativa que favoreça a melhor experiência da sociedade na interação com os governos.
O secretário da Administração do Tocantins, Paulo César Benfica, reforça que o Tocantins já se encontra em meio a um processo de transformação digital. O gestor destacou que essa transformação, determinada pelo governador Wanderlei Barbosa, pode ser evidenciada pela recente missão oficial do governo do Tocantins à Estônia, país que é referência mundial em digitalização de serviços públicos.
“O governador Wanderlei Barbosa tem como objetivo a implementação da transformação digital para facilitar a vida dos cidadãos tocantinenses, proporcionando maior economia, transparência, eficiência e, acima de tudo, promovendo a inclusão digital como fator chave nesse processo de transformação. O Tocantins tem avanços recentes como, por exemplo, o sistema de posse de novos servidores que passou a ser online, desde abril deste ano. Há muito a ser feito, mas hoje o estado já é o líder da região norte em uma esfera de serviço digital”, afirma o secretário.
O evento destacou pontos como as relações humanas com a transformação digital, enfatizando aos gestores a importância de reconhecer que a tecnologia, isoladamente, não é capaz de mudar o mundo, mas ela é uma ferramenta que pode ser utilizada para melhorar a vida das pessoas. O secretário Carlos Manzini afirmou que esse é o nível de compreensão do assunto que o governo do Tocantins tem buscado para atingir ao que o governador Wanderlei Barbosa tem determinado, que é a excelência em governo digital.
“Um exemplo dessa busca do governador Wanderlei Barbosa por realizar a transformação digital do Tocantins com mais alto nível de seriedade, foi a iniciativa de levar um grupo gestor a Estônia e a Finlândia, países que são referência mundial no assunto, onde conhecemos toda a tecnologia, soluções e avanços que esses países já conquistaram. Vários sistemas do Tocantins já estão informatizados, digitalizados e essa transformação é perene”, comenta o secretário Paulo César Benfica.
Construção da ENGD
A ENGD vai simplificar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos por meio da oferta de serviços digitais mais seguros e de maior qualidade. A construção está sendo conduzida de forma colaborativa, participativa e engajada, envolvendo diversos atores do setor público e da sociedade. Nos meses de agosto, setembro e outubro, representantes do MGI promoverão oficinas em todas as cinco regiões do país para ouvir gestores estaduais e municipais, especialistas, acadêmicos e a sociedade em geral. Essas oficinas visam coletar iniciativas, modelos e projetos que possam ampliar a oferta de serviços digitais em todo o Brasil.
Ao final do processo, o Governo Federal, Estadual e Municipal terão uma visão única e integrada do processo de digitalização de serviços públicos, focada em oferecer serviços digitais cada vez mais eficientes, seguros e transparentes. Isso possibilitará a melhoria da experiência do usuário ao interagir com o Governo por meio da tecnologia, beneficiando a população tocantinense e de todo o país. A iniciativa também fortalecerá a governança digital e a modernização dos serviços públicos em todos os níveis de Governo.