Tocantins
Governo do Tocantins intensifica construção do Mapeamento Situacional dos Povos Originários com a participação de lideranças de 11 etnias
Representantes de onze etnias foram ouvidos nesta quinta-feira, 17, no Palácio Araguaia, com a presença do vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira.
Mais de 60 lideranças indígenas dos povos Apinajè, Awá-Canoeiro, Javaé, Kanela, Karajá, Karajá-Xambioá, Krahô, Krahô Kanela, Krahô Takaywrá, Tuxá e Xerente estiveram presentes, nesta quinta-feira, 17, no encerramento do primeiro Encontro dos Povos Originários do Tocantins, com a presença do vice-governador Laurez Moreira.
O evento, promovido pela Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins (Sepot), no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, serviu para levantamento de informações que darão base para a construção do Mapeamento Situacional dos Povos Indígenas do Tocantins.
Mapeamento Situacional
Ao longo de dois dias, a Sepot esteve ouvindo, apresentando e discutindo propostas com nove vereadores indígenas, dois prefeitos, representantes municipais, servidores públicos indígenas, órgãos do Governo Federal como Fundação Nacional dos Indígenas (Funai), Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis) Tocantins e Araguaia, representantes de associações e movimentos sociais indígenas, representantes das mulheres indígenas, além de caciques e outras lideranças dos povos originários.
Foi “uma demonstração de união e apoio mútuo, e do quanto precisamos trabalhar em alinhamento para levar as políticas públicas aos nossos povos”, declarou a secretária dos Povos Originários e Tradicionais, Narubia Werreria, referindo-se ao resultado dos trabalhos.
O encontro foi uma oportunidade para levantamento de informações sobre a realidade de cada povo, com suas demandas gerais e específicas. Um momento para identificar as principais necessidades em cada povo e elencar as prioridades a serem observadas pelos gestores, de forma conjunta e articulada.
Além deste momento, de ouvir os povos, a Sepot tem ido até as comunidades indígenas para verificar e vivenciar a realidade, observando, principalmente, as potencialidades locais de cada território e etnia a fim de desenvolver projetos que respondam às necessidades de melhoria das populações. “Diante do que já foi visto, estamos desenvolvendo uma agenda de visitas até o final do ano, para que nosso planejamento seja feito da melhor forma possível, observando a realidade e as necessidades dos nossos povos”, ressaltou a secretária Narubia Werreria.
Demandas dos povos
Durante a tarde, as lideranças apresentaram ao governador em exercício as principais demandas levantadas ao longo dos dois dias, 16 e 17. Foram citadas questões relativas a concurso público específico para indígenas, melhorias em infraestrutura, saneamento, estradas, habitação, segurança para as mulheres, educação ambiental e combate a incêndios, acesso à saúde, investimento em turismo, apoio ao empreendedorismo e ao artesanato.
Ações em andamento
Pontuando as ações da Sepot, a secretária Narubia Werreria destacou que o Governo do Tocantins, através da Sepot, tem articulado interinstitucionalmente para resolver os problemas. “Realizamos, recentemente, um Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços; está em discussão um projeto de piscicultura nas aldeias; iniciamos discussões sobre o acesso à saúde, segurança, moradia e educação; há recurso do Governo Federal, do programa Minha Casa Minha Vida”, lembrou a secretária.
Em relação à segurança das mulheres, a Secretaria está articulando junto à Polícia Federal e à Secretaria de Segurança Pública, a estruturação de uma rede de segurança integrada para atuação em casos de violência contra a mulheres, crianças e idosos indígenas.
A secretária Narubia Werreria Narubia destacou, ainda, o diálogo com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para desenvolver o empreendedorismo junto a indígenas que trabalham com artesanato. “Este diálogo é uma sequência de muitos outros que vêm sendo realizados para melhoria da qualidade de vida e ampliação de oportunidades para nossos povos”, disse. Em andamento, também, está a negociação de um espaço para construção da Casa de Cultura Indígena, com projeto arquitetônico desenvolvido pela UFT e UniCatólica.
Em sua fala, o vice-governador, Laurez Moreira, ressaltou a importância de se ouvir e acolher as demandas da população, “as coisas começam assim, ouvindo, e vocês falando o que necessitam. Ao final, iremos sentar, separar as demandas e distribuir para cada secretaria”. Em resposta ao apontamento da necessidade do desenvolvimento de etnoturismo, o governador ressaltou estar alinhado com o deputado Ricardo Ayres, que irá destinar uma emenda parlamentar para a construção de um centro de eventos na Ilha do Bananal e que, este, por sua vez, além de promover o desenvolvimento cultural e econômico, também atrairá melhorias em infraestrutura nas vias de acesso. Ao final de sua fala, o vice-governador reafirmou o compromisso do Governo para com os desafios enfrentados pelos povos, “estamos começando a abrir as portas para os povos indígenas. Vocês podem passar as reivindicações à Narubia para encaminhar para cada secretaria competente.”
O deputado federal, Ricardo Ayres, reforçou seu apoio aos povos originários e destacou haver emenda destinada para viabilizar o projeto do centro de eventos. O deputado destacou, ainda, a necessidade de união entre os gestores indígenas para se fortalecerem, mutuamente, neste momento em que se tem abertura ao diálogo e apoio nos governos Federal e Estadual.
Representatividade
“Nunca vi uma reunião tão bonita, as dificuldades são iguais, então precisamos caminhar todos juntos”, expressou o cacique Natanael Karajá.
“Foi um passo muito positivo a criação da Sepot, porque mostra a disposição em ouvir as comunidades e trazer uma resolução para os problemas apresentados. A política da inclusão fortalece muito o movimento indígena”, avaliou a presidente da Associação do Povo Awá, Kamutaja Silva Awa.
Participaram do encontro, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) Araguaia e Tocantins, vereadores indígenas, Conselho das Organizações Indígenas Javaé da Ilha do Bananal (Conjaba), Instituto Indígena do Tocantins (Indtins), Articulação dos Povos Indígenas do Tocantins (Arpit), Instituto dos Caciques e Povos Indígenas da Ilha do Bananal (Icapib), caciques e lideranças dos povos originários, o vice-governador Laurez Moreira e o deputado federal Ricardo Ayres e diversas associações indígenas.
Tocantins
Primeira-dama Karynne Sotero repudia associação de sua imagem a fatos relacionados ao ex-marido, de quem se divorciou em 2017
Karynne Sotero enfatiza que não possui qualquer ligação com o processo referente à compra de cestas básicas entre 2020 e 2021, quatro anos após seu divórcio de Paulo César Lustosa. Ela reafirma confiança no esclarecimento dos fatos que motivaram seu afastamento e o do governador Wanderlei Barbosa.

“Minha história não se confunde com a de ninguém. Cada um deve responder por seus atos. Não é justo que minha imagem seja associada e eu seja responsabilizada por escolhas que não são minhas.” Foi assim que a primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, repudiou nesta quarta-feira, 17, as tentativas de imputar a sua reputação fatos investigados envolvendo seu ex-marido, Paulo César Lustosa. Karynne tem mantido postura serena e confiante desde seu afastamento e do governador Wanderlei Barbosa pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ela lembrou que está divorciada desde 2017 e que, desde então, construiu sua vida de maneira totalmente independente.
Desde que assumiu a Secretaria Extraordinária de Participações Sociais, em janeiro de 2024, Karynne Sotero tem se dedicado a coordenar projetos voltados a famílias vulneráveis, mulheres, crianças e idosos em diversas regiões do Tocantins. Orgulhosa dos resultados já alcançados, ela ressaltou que, através do seu trabalho, pôde dar visibilidade a grupos como as quebradeiras de coco babaçu do Bico do Papagaio, “que há mais de 15 anos não recebiam nem a visita de alguém do governo”. O trabalho vem sendo reconhecido e fortalecido pelo apoio de prefeitos, primeiras-damas municipais, lideranças sociais e pela própria população, que acompanha de perto os impactos das ações.
A tentativa de vincular sua imagem a fatos que não lhe dizem respeito também expõe um traço recorrente: o de responsabilizar mulheres por escolhas e atos alheios. “Como mulher, sei o quanto os julgamentos podem ser duros e injustos. Mas sigo com serenidade e fé, sustentada pelo apoio de tantas pessoas que acreditam no nosso trabalho e no futuro do Tocantins”, afirmou.
Karynne destacou ainda que, assim como o governador Wanderlei Barbosa, tem enfrentado momentos de perseguição política e ataques infundados. No entanto, disse confiar que tudo será devidamente esclarecido. “Confio nos planos de Deus e sei que a verdade sempre prevalece. É Ele quem me sustenta e me dá forças para seguir firme, de cabeça erguida, no caminho do bem e do trabalho pelo povo tocantinense”, concluiu.
Governo do Tocantins
Cláudio Thomaz assume comando da PMTO
Cláudio Thomaz assume o comando da PMTO em cerimônia no QCG. Governador em exercicio Laurez Moreira reforça a segurança pública como prioridade e anuncia continuidade estratégica na corporação.

Palmas (TO) — O governador do Tocantins, Laurez Moreira, acompanhado da primeira-dama Ângela Prudente, participou na noite desta terça-feira, 16, da solenidade de passagem de comando da Polícia Militar do Tocantins no Quartel do Comando Geral. O coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça transmitiu a chefia ao coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza.
A solenidade, símbolo de transferência de autoridade e responsabilidade, contou com representantes das forças de segurança, secretários de Estado, deputados estaduais e federais. O ato iniciou com a apresentação da tropa ao governador e ao novo comandante da PMTO, Cláudio Thomaz Coelho.
Ao destacar as virtudes do novo comandante, o governador Laurez Moreira manifestou confiança na gestão de Cláudio Thomaz e reconheceu o trabalho do coronel Márcio Barbosa à frente da corporação. O governador afirmou que a segurança pública é prioridade do governo e enfatizou que fortalecer a Polícia Militar impacta positivamente todos os setores do Tocantins.
Orgulho e responsabilidade definem o tom do pronunciamento do novo comandante. Cláudio Thomaz afirmou que dará continuidade ao trabalho em curso com foco na operacionalidade da tropa, no bem-estar do policial e na adoção de novas tecnologias. O comandante adiantou que irá intensificar o policiamento ostensivo e preventivo nas ruas, com operações contínuas em Palmas e no interior e ações nas divisas para coibir a criminalidade e o tráfico de drogas.
Durante a solenidade, o coronel Flávio Santos Brito assumiu a chefia do Estado-Maior. A escolha reforça a continuidade estratégica e o alinhamento do comando com foco no fortalecimento institucional e na eficiência das ações policiais em todo o estado.
Com a ênfase em presença ostensiva e prevenção, a expectativa é de aumento da sensação de segurança e resposta mais célere a ocorrências. Especialistas ouvidos pela reportagem defendem a integração entre policiamento, inteligência, prevenção social e cuidados com a saúde física e mental do efetivo para resultados sustentáveis.
Tocantins
Hospital de Amor Tocantins sorteará moto nesta quinta-feira, 18 de setembro

Com o objetivo de arrecadar recursos para a continuidade da construção de sua unidade em Palmas (TO), o Hospital de Amor Tocantins realizará, nesta quinta-feira, 18 de setembro, às 17h, o 2º sorteio de uma moto 0 km, dentro da campanha Super Sorteio de Amor. A transmissão será ao vivo pelo Instagram @palmasparavida e pelo YouTube @cdl.palmas.
A instituição convida toda a comunidade a participar e contribuir com sua missão de salvar vidas. Para concorrer, basta entrar em contato pelo WhatsApp (63) 99123-1489 e realizar uma doação. A cada R$ 10, o doador recebe um cupom eletrônico para participar da campanha, que ainda prevê o sorteio de mais uma moto e de um carro elétrico.
O QR Code do cupom deve ser validado no aplicativo CDL Palmas, garantindo a participação automática do doador, sem necessidade de comparecer presencialmente para depositar o cupom na urna.
Sobre o Hospital de Amor Tocantins
Desde 2021, o Hospital de Amor em Palmas oferece gratuitamente exames de rastreamento de câncer de mama e de colo do útero. Os agendamentos para mamografia e Papanicolaou podem ser feitos presencialmente ou pelo WhatsApp (63) 3212-9403.
Com o avanço das obras da unidade, a instituição prevê a ampliação dos serviços, passando a oferecer outros exames e tratamentos completos para diferentes tipos de câncer. O Hospital de Amor é reconhecido como o maior centro oncológico da América Latina, com atendimento 100% gratuito.
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Governo do Tocantins12 horas atrás
Cláudio Thomaz assume comando da PMTO
-
Social3 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas
-
Social2 dias atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza