conecte-se conosco

Tocantins

Governo do Tocantins intensifica construção do Mapeamento Situacional dos Povos Originários com a participação de lideranças de 11 etnias

Representantes de onze etnias foram ouvidos nesta quinta-feira, 17, no Palácio Araguaia, com a presença do vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira.

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Foto ilustrativa referente ao tema abordado

Mais de 60 lideranças indígenas dos povos Apinajè, Awá-Canoeiro, Javaé, Kanela, Karajá, Karajá-Xambioá, Krahô, Krahô Kanela, Krahô Takaywrá, Tuxá e Xerente estiveram presentes, nesta quinta-feira, 17, no encerramento do primeiro Encontro dos Povos Originários do Tocantins, com a presença do vice-governador Laurez Moreira.

O evento, promovido pela Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins (Sepot), no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, serviu para levantamento de informações que darão base para a construção do Mapeamento Situacional dos Povos Indígenas do Tocantins.

Mapeamento Situacional

Ao longo de dois dias, a Sepot esteve ouvindo, apresentando e discutindo propostas com nove vereadores indígenas, dois prefeitos, representantes municipais, servidores públicos indígenas, órgãos do Governo Federal como Fundação Nacional dos Indígenas (Funai), Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis) Tocantins e Araguaia, representantes de associações e movimentos sociais indígenas, representantes das mulheres indígenas, além de caciques e outras lideranças dos povos originários.

Foi “uma demonstração de união e apoio mútuo, e do quanto precisamos trabalhar em alinhamento para levar as políticas públicas aos nossos povos”, declarou a secretária dos Povos Originários e Tradicionais, Narubia Werreria, referindo-se ao resultado dos trabalhos.

O encontro foi uma oportunidade para levantamento de informações sobre a realidade de cada povo, com suas demandas gerais e específicas. Um momento para identificar as principais necessidades em cada povo e elencar as prioridades a serem observadas pelos gestores, de forma conjunta e articulada.

Além deste momento, de ouvir os povos, a Sepot tem ido até as comunidades indígenas para verificar e vivenciar a realidade, observando, principalmente, as potencialidades locais de cada território e etnia a fim de desenvolver projetos que respondam às necessidades de melhoria das populações. “Diante do que já foi visto, estamos desenvolvendo uma agenda de visitas até o final do ano, para que nosso planejamento seja feito da melhor forma possível, observando a realidade e as necessidades dos nossos povos”, ressaltou a secretária Narubia Werreria.

Demandas dos povos

Durante a tarde, as lideranças apresentaram ao governador em exercício as principais demandas levantadas ao longo dos dois dias, 16 e 17. Foram citadas questões relativas a concurso público específico para indígenas, melhorias em infraestrutura, saneamento, estradas, habitação, segurança para as mulheres, educação ambiental e combate a incêndios, acesso à saúde, investimento em turismo, apoio ao empreendedorismo e ao artesanato.

Ações em andamento

Pontuando as ações da Sepot, a secretária Narubia Werreria destacou que o Governo do Tocantins, através da Sepot, tem articulado interinstitucionalmente para resolver os problemas. “Realizamos, recentemente, um Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços; está em discussão um projeto de piscicultura nas aldeias; iniciamos discussões sobre o acesso à saúde, segurança, moradia e educação; há recurso do Governo Federal, do programa Minha Casa Minha Vida”, lembrou a secretária.

Em relação à segurança das mulheres, a Secretaria está articulando junto à Polícia Federal e à Secretaria de Segurança Pública, a estruturação de uma rede de segurança integrada para atuação em casos de violência contra a mulheres, crianças e idosos indígenas.

A secretária Narubia Werreria Narubia destacou, ainda, o diálogo com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para desenvolver o empreendedorismo junto a indígenas que trabalham com artesanato. “Este diálogo é uma sequência de muitos outros que vêm sendo realizados para melhoria da qualidade de vida e ampliação de oportunidades para nossos povos”, disse. Em andamento, também, está a negociação de um espaço para construção da Casa de Cultura Indígena, com projeto arquitetônico desenvolvido pela UFT e UniCatólica.

Em sua fala, o vice-governador, Laurez Moreira, ressaltou a importância de se ouvir e acolher as demandas da população, “as coisas começam assim, ouvindo, e vocês falando o que necessitam. Ao final, iremos sentar, separar as demandas e distribuir para cada secretaria”. Em resposta ao apontamento da necessidade do desenvolvimento de etnoturismo, o governador ressaltou estar alinhado com o deputado Ricardo Ayres, que irá destinar uma emenda parlamentar para a construção de um centro de eventos na Ilha do Bananal e que, este, por sua vez, além de promover o desenvolvimento cultural e econômico, também atrairá melhorias em infraestrutura nas vias de acesso. Ao final de sua fala, o vice-governador reafirmou o compromisso do Governo para com os desafios enfrentados pelos povos, “estamos começando a abrir as portas para os povos indígenas. Vocês podem passar as reivindicações à Narubia para encaminhar para cada secretaria competente.”

O deputado federal, Ricardo Ayres, reforçou seu apoio aos povos originários e destacou haver emenda destinada para viabilizar o projeto do centro de eventos. O deputado destacou, ainda, a necessidade de união entre os gestores indígenas para se fortalecerem, mutuamente, neste momento em que se tem abertura ao diálogo e apoio nos governos Federal e Estadual.

Representatividade

“Nunca vi uma reunião tão bonita, as dificuldades são iguais, então precisamos caminhar todos juntos”, expressou o cacique Natanael Karajá.

“Foi um passo muito positivo a criação da Sepot, porque mostra a disposição em ouvir as comunidades e trazer uma resolução para os problemas apresentados. A política da inclusão fortalece muito o movimento indígena”, avaliou a presidente da Associação do Povo Awá, Kamutaja Silva Awa.

Participaram do encontro, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) Araguaia e Tocantins, vereadores indígenas, Conselho das Organizações Indígenas Javaé da Ilha do Bananal (Conjaba), Instituto Indígena do Tocantins (Indtins), Articulação dos Povos Indígenas do Tocantins (Arpit), Instituto dos Caciques e Povos Indígenas da Ilha do Bananal (Icapib), caciques e lideranças dos povos originários, o vice-governador Laurez Moreira e o deputado federal Ricardo Ayres e diversas associações indígenas.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Governo do Tocantins

Tocantins tem 3ª maior cobertura odontológica do país

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

No Dia do Cirurgião-Dentista, o Tocantins celebra a 3ª maior cobertura do Brasil, com 82,63% e mais de 405 mil atendimentos realizados até agosto.

No Dia do Cirurgião-Dentista, o Tocantins celebra a 3ª maior cobertura do Brasil, com 82,63% e mais de 405 mil atendimentos realizados até agosto.

No Dia do Cirurgião-Dentista, celebrado em 25 de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) destaca que a saúde bucal é indispensável para uma vida saudável e conscientiza a população sobre cuidados preventivos e locais de atendimento. O Tocantins comemora a terceira maior cobertura do Brasil, alcançada até agosto de 2025.

De acordo com o Sistema de Informação para a Atenção Primária à Saúde (SIAPS), o Estado atingiu 82,63% de cobertura, e o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) registrou 405.366 atendimentos odontológicos realizados entre janeiro e agosto de 2025.

O resultado é fruto do trabalho dos 5.172 profissionais que atuam na rede estadual, distribuídos em 509 equipes de saúde bucal, cinco unidades odontológicas móveis (UOM), sete centros de especialidades odontológicas (CEO) e 115 laboratórios regionais de prótese dentária (LRPD).

“Alcançar a terceira maior cobertura do país reflete o comprometimento dos nossos profissionais e a força do SUS no Tocantins. Agradecemos o trabalho de todos e todas que se dedicam no cuidado com a população”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues.

Ações e programas

O Governo do Estado tem implementado políticas públicas que promovem qualidade de vida e fortalecem o SUS. Entre elas estão o Programa Saúde na Escola (PSE), o Projeto Sorriso nas Aldeias, o PLANIFICASUS, o Brasil Sorridente e ações de apoio técnico e capacitação contínua para os municípios.

O responsável pela Área Técnica de Saúde Bucal da SES-TO, Luiz Fernando Varrone, explica: “Nosso trabalho é fortalecer a atenção primária em saúde bucal. Damos suporte técnico aos 139 municípios, apoiamos o credenciamento de novos serviços e levamos atendimento às comunidades indígenas. Com o programa Sorrisos nas Aldeias, já alcançamos 60 aldeias em dois anos”.

Atendimento especializado e histórias reais

O especialista em dor orofacial e disfunção temporomandibular, José Arlindo Ferreira Jr, que atua no Hospital Geral de Palmas (HGP), explica que o atendimento especializado é focado no controle da dor crônica e na melhora da qualidade de vida dos pacientes.

Entre os exemplos de sucesso está a paciente oncológica Maria de Fátima de Souza, 63 anos, moradora da região de Peixe. “O tratamento que recebo no HGP só tenho a agradecer. No início sentia muita dor, mas hoje já não sinto mais nada. Fui acolhida com carinho e paciência”, relatou.

A assistência odontológica começa pela atenção primária, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A moradora Valquíria Santos Carvalho, da região sul de Palmas, conta que busca o serviço anualmente: “Realizamos limpeza e, quando necessário, obturação. Sempre fomos bem atendidos e orientados sobre os melhores cuidados”.

Origem da data

O Dia do Cirurgião-Dentista é comemorado em 25 de outubro desde 1884, quando o Decreto-Lei nº 9.311 criou os primeiros cursos de Odontologia do Brasil, nos estados do Rio de Janeiro e da Bahia.

Mais notícias da editoria Saúde

Portal Jaciara Barros — Quem acontece aparece aqui!

 

Continue lendo

Governo do Tocantins

Laurez Moreira prorroga concurso do Corpo de Bombeiros

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

O governadorLaurez Moreira destacou o excelente trabalho realizado pela corporação e que a prorrogação do concurso reforça o compromisso da gestão com o fortalecimento da segurança pública em todo o estado - Crédito: Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins

Governador Laurez Moreira prorroga por dois anos o concurso do Corpo de Bombeiros do Tocantins, garantindo validade até 2027 e reforçando a segurança pública.

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, assinou nesta quinta-feira, 23 de outubro, o Decreto nº 7.028, que prorroga por mais dois anos o prazo de validade do concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), realizado em 2023. O decreto será publicado no Diário Oficial do Estado ainda nesta quinta-feira, 23, e garante que o certame tenha validade até 2027.

O concurso ofertou 110 vagas para cadetes e alunos-praças e agora terá seu prazo estendido, permitindo o chamamento de novos aprovados. A medida, segundo o governador, reforça o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento da segurança pública e com a valorização das instituições militares.

“Nós temos um imenso respeito pelo trabalho desempenhado pelo Corpo de Bombeiros. Sempre defendi a importância do concurso público e por isso estou prorrogando a validade do último certame, realizado em 2023, por mais dois anos. Essa medida reforça o compromisso do Governo do Tocantins com a valorização do sistema de segurança pública e o fortalecimento das nossas instituições”, destacou Laurez Moreira.

O subcomandante-geral do CBMTO, coronel Maxuell dos Santos de Souza, também comemorou a decisão, destacando o impacto positivo da prorrogação. “Esse é um ato muito importante e uma oportunidade valiosa, pois o concurso estava prestes a vencer. Sabemos o alto custo de realizar um novo certame e o Corpo de Bombeiros já conta com pessoas aptas. Essa prorrogação representa a possibilidade real de ampliar o nosso quadro de servidores”, afirmou.

Sobre o concurso

O concurso público do CBMTO foi executado em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Com a prorrogação, o prazo de validade, que se encerraria em 27 de outubro deste ano, passa a vigorar até 2027.

Mais notícias da editoria Tocantins

Portal Jaciara Barros — Quem acontece aparece aqui!

 

Continue lendo

Tocantins

Hospital de Amor lança campanha Direito de Viver no TO

Avatar de Jaciara Barros

Publicadas

sobre

Lançamento da campanha Direito de Viver acontece nesta sexta (27), no Hospital de Amor Tocantins.

Hospital de Amor Tocantins lança a campanha Direito de Viver nesta sexta (27), às 15h30, em Palmas, reforçando a solidariedade e o compromisso com a vida.

O Hospital de Amor Tocantins realiza, nesta sexta-feira, 27 de outubro, o lançamento oficial da campanha “Direito de Viver”, uma ação solidária que mobiliza a sociedade em prol da prevenção, tratamento e assistência a pacientes com câncer. O evento será realizado às 15h30, na sede do hospital, localizada na Quadra 1101 Sul, Avenida LO 27, nº 944, Plano Diretor Sul, em Palmas.

A campanha, tradicionalmente promovida pelo Hospital de Amor em todo o país, tem como objetivo arrecadar recursos para manutenção e ampliação dos atendimentos oferecidos de forma gratuita à população. O projeto conta com o engajamento de voluntários, empresas e instituições que acreditam na força da solidariedade e no poder transformador do amor ao próximo.

Durante o lançamento, representantes do hospital e apoiadores da iniciativa irão destacar a importância da colaboração coletiva para fortalecer a rede de apoio à saúde e ampliar o alcance das ações de diagnóstico e tratamento no Tocantins.

Com o lema “Direito de Viver”, a campanha reafirma o compromisso do Hospital de Amor em garantir a todos os brasileiros acesso digno à saúde, com acolhimento, esperança e humanização.

📅 Data: 27 de outubro, às 15h30
📍 Local: Hospital de Amor Tocantins – Quadra 1101 Sul, Avenida LO 27, nº 944, Plano Diretor Sul, Palmas-TO.

Mais notícias da editoria Tocantins

Portal Jaciara Barros — Quem acontece aparece aqui!

Continue lendo
Propaganda

DESTAQUES

Sair da versão mobile