Governo do Tocantins
Governo do Tocantins investe em ações de direitos humanos e no fortalecimento dos sistemas penal e socioeducativo
Publicadas
2 anos atrássobre
Por
Jaciara Barros
- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2023/08/F4-Entrega-Viaturas-Sistema-Socioeducativo-foto-Vitoria-Soares-Gov-TO-1000x600.jpg&description=Governo do Tocantins investe em ações de direitos humanos e no fortalecimento dos sistemas penal e socioeducativo', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
Entre as prioridades da gestão estadual estão o fortalecimento das políticas públicas voltadas à garantia de direitos humanos, o aparelhamento e a valorização dos policiais penais e dos agentes socioeducativos
O Governo do Tocantins completou seis meses na gestão e tem trabalhado, desde então, cuidando de todos. Entre as prioridades está o fortalecimento das políticas públicas voltadas à garantia de direitos humanos e na área de segurança dos Sistemas Penal e Socioeducativo.
Por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), o Governo atuou na promoção de direitos da população tocantinense, em especial aos grupos vulneráveis, como idosos, pessoas com deficiência, população negra, população LGBTQIA+, adictos e com medidas que priorizam os servidores, policiais penais e agentes de segurança socioeducativo.
O gestor da Pasta, Deusiano Amorim, destacou as ações da Seciju nesses seis primeiros meses. “Temos trabalhado com empenho para atender o que foi solicitado pelo governador Wanderlei Barbosa, que visa trazer um melhor atendimento das demandas frente às áreas que atuamos: Sistema Penal, Sistema Socioeducativo, Direitos Humanos e Procon”, ressaltou.
Direitos Humanos
Ações de conscientização foram o ponto alto, nesses seis meses de atuação do governador Wanderlei Barbosa, quanto ao fortalecimento da área de direitos humanos. Nas campanhas executadas, foram abordados temas como a garantia de direitos e a inclusão social, além da valorização de seus servidores.
No âmbito legal, o Governo do Tocantins instituiu a Política Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, com o objetivo de promover a autonomia e a participação efetiva da população com 60 anos ou mais na sociedade. O Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Feca) também foi uma medida governamental para a promoção da política de atendimento; e os programas de promoção, proteção e defesa da criança e do adolescente no Estado, além da Lei n° 4.123, que torna obrigatória a divulgação do Disque 100 em salas de cinemas do Estado.
Já no reforço à luta pelos direitos das pessoas negras, foi instituído o Mês Estadual da Consciência Negra, mais uma importante conquista dessa pauta no Estado e o Conselho Deliberativo do Programa de Proteção às Vítimas e Testemunhas de Violência no Tocantins que antecede a instalação do Provita, programa que terá como foco a proteção de pessoas que estejam sendo coagidas ou expostas a grave ameaça.
As ações de promoção de direitos de crianças e adolescentes não param. A gestão estadual assumiu o Compromisso Tocantinense pela Primeira Infância que reúne diversas entidades e instituições públicas comprometidas a implementar políticas públicas para promover o desenvolvimento integral das crianças de zero a seis anos.
Além disso, foi criado o Comitê Gestor do Selo Unicef no Estado, grupo consultivo que visa apoiar o planejamento, a execução, o monitoramento, o acompanhamento e a participação nas ações previstas no Selo Unicef edição 2021-2024 e o Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia-CT), que disponibiliza dados nacionais para o fortalecimento do trabalho de Conselhos Tutelares de mais de 90 municípios do Tocantins.
Aparelhamento e valorização da Polícia Penal
No âmbito do Sistema Penal, o governador Wanderlei Barbosa tem dado ainda maior destaque ao aparelhamento e à valorização da Categoria com a entrega de mais cinco novas viaturas para a Polícia Penal só nesse primeiro semestre, além de cinco bebês-conforto para unidades penais femininas de Palmas, Miranorte, Ananás e Talismã.
Em junho, o Executivo Estadual também destinou três veículos recebidos do Governo Federal para fortalecer ações de segurança e de inteligência do Sistema Penal do Tocantins. No que se refere à valorização da categoria, o Governador já iniciou os trâmites para as progressões verticais que beneficiarão os 918 policiais penais e 21 Analistas em Execução Penal do Estado em relação ao período de 2017 a 2022.
Com os objetivos de otimizar e garantir maior eficiência nos serviços prestados pelo Sistema Penal, o governador Wanderlei Barbosa divulgou, recentemente, edital para concurso de remoção interna de policiais penais e remanejamento de servidores, atendendo uma das reivindicações da categoria. Ainda com foco na valorização dos policiais penais, autorizou aumento de 85% nos plantões-extras, equiparando ao valor pago à Polícia Civil.
Fomentando a profissionalização dos policiais penais, tem-se viabilizado a participação em cursos táticos e de gestão em âmbito nacional, em parceria com outras forças de segurança. Só este ano, policiais penais foram disponibilizados para reforçar efetivo contra atos criminosos no Acre, no combate à criminalidade na Operação Tolerância Zero na área de inteligência, curso de Força Tática da Polícia Militar, participação em missão especial no Equador e em cursos de operação de instrumentos de menor potencial ofensivo (Impo).
Pessoas privadas de liberdade e egressos
O Governo do Tocantins também tem investido em tecnologia e segurança no âmbito do Sistema Penal com o início do cadastramento biométrico de pessoas privadas de liberdade que facilitará o acesso a programas sociais, cursos educacionais e o fortalecimento do exercício da cidadania.
Em maio, o Governo também deu início à integração dos bancos de dados do Sistema Penal e da Polícia Federal (PF), que permitirá o acesso remoto e em tempo real de dados oficiais de ambas forças de segurança, proporcionando maior agilidade na localização de pessoas em cumprimento de medidas alternativas em caso de tentativas de fuga do país nos aeroportos e auxílio em ações durante emissão de passaportes.
Por meio do Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo e o Instituto Travessia, 20 monitorados com tornozeleira eletrônica que cumprem medida no regime semiaberto estão sendo contratados para trabalhar em uma empresa de iniciativa privada no ramo de limpeza urbana, fortalecendo a reinserção na sociedade e contribuindo para a não reincidência no sistema penal.
Pela segunda vez consecutiva, o Sistema Penal do Tocantins participou da maior feira de Tecnologia Agropecuária da região Norte, a Agrotins 2023 com exposição de produtos feitos por mão de obra carcerária de mais de 12 unidades penais.
E na área da educação, o Sistema Penal tem se destacado com a participação de mais de 600 custodiados no Enem PPL e o aumento de 44% no número de aprovados no Encceja PPL de 2022, o que dá direito à certificação no ensino fundamental ou médio e computa para remição de parte da pena.
Na profissionalização, custodiados têm participado de cursos de panificação e confeitaria, pedreiro em alvenaria, corte e costura, encanador hidráulico e eletricista, além de oficinas de biojoias com sementes, cultivo e produção de mandioca e suinocultura na Fazenda Penal de Cariri do Tocantins, entre outros, com parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Já na política dos egressos, o Governo firmou parcerias com o Sistema S, que tem ofertado cursos profissionalizantes por meio do Escritório Social em sistemas mecânicos de motocicleta, assistente administrativo e assistente de recursos humanos.
A gestão estadual também divulgou Portaria, que visa instituir a metodologia de mobilização de pré-egressos do Sistema Penal para direcionar as ações e os serviços necessários à preparação para a liberdade durante os seis meses que antecedem suas progressões.
Sistema Socioeducativo
Reforçando as ações de segurança no Sistema Socioeducativo, o Governo do Tocantins entregou duas novas viaturas para uso do Grupamento de Ações Especializadas de Escolta Tática (Gaet) na movimentação de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa do Estado.
Com o trabalho conjunto entre o Governo do Tocantins e a Prefeitura de Palmas, o Sistema Socioeducativo ganhou reforço no acolhimento de adolescentes em conflito com a lei, apreendidos em flagrante, contando com serviços especializados de diversas instituições.
O Governo também fomentou o Projeto Sociocultural para socioeducandos nas nove unidades socioeducativas com a entrega de Kit Multimídia adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep/TO), que disponibilizou mais de R$ 1,3 milhão para execução do Projeto.
Por meio da Seciju, o Governo do Tocantins tem firmado parcerias importantes com o Senac e o Ministério Público do Tocantins (MPTO) na oferta de cursos profissionalizantes para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, fortalecendo os eixos da medida socioeducativa.
Você pode gostar
Governo do Tocantins
Governador Laurez Moreira participa do 1º Workshop HortifruTO em Palmas
Laurez Moreira participa do 1º Workshop HortifruTO, no Parque Agrotecnológico de Palmas, e entrega kits do programa Mesa Farta a produtores rurais.
Publicadas
1 dia atrássobre
17/10/2025Por
Jaciara Barros
O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participou nesta sexta-feira, 17, da 1ª edição do workshop HortifruTO, voltado ao fortalecimento da produção de hortaliças e frutas no entorno de Palmas. O evento, realizado no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, marcou também a entrega simbólica de kits do programa Mesa Farta.
A ação reuniu cerca de 300 pequenos produtores rurais e foi promovida pelo Governo do Tocantins, por meio da Seagro, Sepea, Ruraltins e demais instituições parceiras.
Valorização do pequeno produtor
Durante o evento, o governador destacou as ações do Estado para garantir melhores condições aos trabalhadores do campo. “Sabemos da importância da agricultura familiar e queremos que o pequeno produtor tenha a mesma oportunidade do grande. É prioridade do nosso governo ajudar, orientar e cuidar do pequeno produtor”, afirmou Laurez Moreira.
Capacitação e incentivo à agricultura familiar
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, César Halum, destacou que o workshop foi idealizado para capacitar agricultores e técnicos. “Nosso principal objetivo é integrar produção, comercialização e, futuramente, industrialização. Este dia de campo foi pensado exatamente para isso”, ressaltou.
O presidente do Ruraltins, Adenieux Rosa Santana, reforçou o papel da capacitação como ferramenta de fortalecimento da agricultura familiar. “Precisamos garantir que os insumos e os conhecimentos cheguem aos produtores de forma efetiva”, afirmou.
Programação técnica e troca de experiências
O HortifruTO ofereceu uma programação completa, com palestras, oficinas e atividades de campo divididas em dois circuitos temáticos. Além de produtores, participaram associações rurais, técnicos, acadêmicos da Unitins e pesquisadores da Embrapa.
O evento também discutiu temas como estratégias de comercialização, acesso a mercados e programas institucionais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Depoimentos dos produtores
O agricultor Domingos Alves Neto, que vive há 35 anos em Palmas com a esposa Francisca Maria da Silva Alves, destacou a relevância do aprendizado. “É um conhecimento que aprendemos aqui e levamos para a nossa comunidade. Esse ensinamento eu repasso também para os outros, acho muito bom”, afirmou.
Francisca também elogiou a experiência: “Sempre tivemos contato com o campo, mas nunca tivemos a oportunidade de aprender assuntos tão importantes. Foi enriquecedor”.
Programa Mesa Farta
Durante o evento, foram entregues kits do programa Mesa Farta com sementes de arroz, feijão, milho e frutas, beneficiando produtores da Associação dos Produtores Agrofamiliares de Palmas (Asproagro) e do Assentamento Mariana. A iniciativa visa gerar renda, estimular a produção local e fortalecer a segurança alimentar no Tocantins.
Governo do Tocantins
Inep adia aplicação do Saeb 2025 no Tocantins
Alteração ocorre devido a atraso na produção e envio dos malotes de provas; Seduc reforça importância do engajamento da rede municipal e estadual.
Publicadas
1 dia atrássobre
17/10/2025Por
Jaciara Barros
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) adiou o início da aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025 no Tocantins. As avaliações serão realizadas entre os dias 27 de outubro e 7 de novembro deste ano.
Motivo do adiamento
Segundo a Seduc, o adiamento ocorreu devido a um atraso na produção e envio dos malotes de provas pela gráfica contratada pelo Inep, responsável pela confecção, logística e distribuição dos materiais utilizados em todo o país.
Importância da avaliação
O Saeb é uma das principais ferramentas de diagnóstico da educação brasileira, permitindo avaliar o desempenho dos estudantes e orientar políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade do ensino. O levantamento subsidia indicadores como o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), essencial para o planejamento das ações educacionais.
Engajamento das redes de ensino
A Seduc reforçou o pedido de engajamento das redes municipal e estadual de ensino, destacando que a participação de gestores, professores e estudantes é fundamental para garantir a representatividade dos resultados e o fortalecimento da educação pública tocantinense.
Mais informações sobre o Saeb estão disponíveis no site oficial do Inep:
www.gov.br/inep/saeb
Governo do Tocantins
Governador Laurez Moreira encaminha PCCR da Educação à Assembleia e pede celeridade para a aprovação
Documento abrange todos os professores efetivos da rede estadual e traz melhorias significativas para a categoria
Publicadas
3 dias atrássobre
15/10/2025Por
Jaciara Barros
Na data em que se comemora o Dia do Professor, o governador do Tocantins, Laurez Moreira, anunciou, diante de centenas de profissionais da rede estadual de ensino, o encaminhamento do novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da Educação para a Assembleia Legislativa do Estado (Aleto). O anúncio ocorreu nesta quarta-feira, 15, no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, quando foi assinado o termo de encaminhamento.
Na ocasião, Laurez Moreira enfatizou que o projeto simboliza a valorização da categoria e que investir na carreira dos profissionais é preparar um novo futuro para todos. “Parabenizo os professores pelo seu dia, que deve ser celebrado valorizando a categoria. Estamos enviando este projeto tão importante para a Assembleia e solicitamos celeridade para a aprovação. Realizamos todos os estudos necessários e, com a redução dos gastos que estamos promovendo, constatamos que teremos condições para que o novo PCCR já tenha efeitos financeiros a partir do mês de dezembro e que os professores comecem a receber. Investir em educação é fundamental e uma das prioridades do nosso governo”, ressaltou.
“Este momento é resultado de muito esforço e dedicação. Vamos trabalhar para que possamos ter a educação como propósito, enfrentar as questões que eventualmente possam aparecer e que possamos avançar muito mais. Parabéns a todos os profissionais por esta conquista”, destacou o secretário de Estado da Educação, Hércules Jackson Moreira Santos.
Presente na cerimônia, o presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres, assegurou o compromisso da Casa de Leis em agilizar a tramitação do projeto. “Assim que essa matéria chegar à Assembleia, daremos celeridade nesse processo para que os educadores realmente possam usufruir deste momento”, pontuou.
A cerimônia também contou com a participação de deputados, secretários de Estado e demais autoridades.
PCCR da Educação
O novo PCCR dos profissionais da Educação incorpora avanços que valorizam a categoria e tornam mais clara a estrutura da carreira. A tabela será unificada e organizada conforme a titulação do professor, com 11 referências horizontais que permitem ao servidor identificar com mais facilidade sua posição.
Todos os professores efetivos da rede estadual serão beneficiados com a evolução salarial. Atualmente, o quadro da Educação reúne 8.285 concursados, entre eles 3.685 professores em estágio probatório e 4,6 mil efetivos estabilizados, além de 6.533 servidores inativos aposentados por paridade.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Tocantins (Sintet), José Roque Rodrigues Santiago, salientou que o momento representa uma conquista histórica aos profissionais da educação. “Hoje [quarta-feira, 15] é um dia de vitória para a nossa categoria. Há 11 anos, lutamos por essa reformulação. Agora, precisamos continuar para conseguirmos melhorias dentro do projeto para a categoria sentir os efeitos que são fundamentais ao crescimento da educação, visando dias melhores aos trabalhadores e também aos nossos alunos”, pontuou.
“É um ganho para a educação, para os professores que tanto lutam no seu dia a dia, que sofrem a responsabilidade de fazer com que as pessoas tenham um futuro melhor. Estou prestes a me aposentar e é algo muito importante depois de 32 anos de batalha. É uma valorização que é necessária para todos nós. Estou muito feliz”, evidenciou a professora da rede estadual, Marília Mascarenhas.

Estações do Senar são destaque no HortifruTO em Palmas

Governador Laurez Moreira participa do 1º Workshop HortifruTO em Palmas

Dia D da Vacinação em Palmas acontece neste sábado, 18

Inep adia aplicação do Saeb 2025 no Tocantins

Aleto realiza sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Bombeiro Militar

Amélio Cayres acompanha obras de ampliação da Assembleia Legislativa do Tocantins

Laurez Moreira lança Força-Tarefa de Regularização Ambiental no Tocantins

O Boticário lança Nativa SPA Orquídea Lumière com brilho duradouro

Carlos Amastha e Glô celebram 41 anos de casamento

Presidente da Aleto encaminha PCCR da Educação para CCJ

Influenciadora Brenda Queiroz participa de talk show em Palmas

Monster Energy lança “Rio Punch” — energia épica inspirada no Brasil!

Tocantinenses podem negociar contas de energia com descontos de até 98%

Comitê de Cultura no Tocantins realiza mapeamento cultural

Governador Laurez Moreira encaminha PCCR da Educação à Assembleia e pede celeridade para a aprovação

Governador Laurez Moreira prorroga até 15 de dezembro o prazo para pagamento do IPVA 2025

Sebrae e ApexBrasil qualificam empresas do Tocantins para exportação
Laurez Moreira anuncia projeto para regulamentar o SUAS

CNI destaca 9 obras prioritárias para o Tocantins

Último dia para garantir a participação no Festival Bar em Bar 2025

Estações do Senar são destaque no HortifruTO em Palmas

Governador Laurez Moreira participa do 1º Workshop HortifruTO em Palmas

Dia D da Vacinação em Palmas acontece neste sábado, 18

Inep adia aplicação do Saeb 2025 no Tocantins

Aleto realiza sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Bombeiro Militar

Amélio Cayres acompanha obras de ampliação da Assembleia Legislativa do Tocantins

Laurez Moreira lança Força-Tarefa de Regularização Ambiental no Tocantins

O Boticário lança Nativa SPA Orquídea Lumière com brilho duradouro

Carlos Amastha e Glô celebram 41 anos de casamento

Presidente da Aleto encaminha PCCR da Educação para CCJ

Influenciadora Brenda Queiroz participa de talk show em Palmas

Monster Energy lança “Rio Punch” — energia épica inspirada no Brasil!

Tocantinenses podem negociar contas de energia com descontos de até 98%

Comitê de Cultura no Tocantins realiza mapeamento cultural

Governador Laurez Moreira encaminha PCCR da Educação à Assembleia e pede celeridade para a aprovação

Governador Laurez Moreira prorroga até 15 de dezembro o prazo para pagamento do IPVA 2025

Sebrae e ApexBrasil qualificam empresas do Tocantins para exportação
Laurez Moreira anuncia projeto para regulamentar o SUAS

CNI destaca 9 obras prioritárias para o Tocantins

Último dia para garantir a participação no Festival Bar em Bar 2025

Estações do Senar são destaque no HortifruTO em Palmas

Governador Laurez Moreira participa do 1º Workshop HortifruTO em Palmas

Dia D da Vacinação em Palmas acontece neste sábado, 18

Inep adia aplicação do Saeb 2025 no Tocantins

Aleto realiza sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Bombeiro Militar

Amélio Cayres acompanha obras de ampliação da Assembleia Legislativa do Tocantins

Laurez Moreira lança Força-Tarefa de Regularização Ambiental no Tocantins

O Boticário lança Nativa SPA Orquídea Lumière com brilho duradouro

Carlos Amastha e Glô celebram 41 anos de casamento

Presidente da Aleto encaminha PCCR da Educação para CCJ

Influenciadora Brenda Queiroz participa de talk show em Palmas

Monster Energy lança “Rio Punch” — energia épica inspirada no Brasil!

Tocantinenses podem negociar contas de energia com descontos de até 98%

Comitê de Cultura no Tocantins realiza mapeamento cultural

Governador Laurez Moreira encaminha PCCR da Educação à Assembleia e pede celeridade para a aprovação

Governador Laurez Moreira prorroga até 15 de dezembro o prazo para pagamento do IPVA 2025

Sebrae e ApexBrasil qualificam empresas do Tocantins para exportação
Laurez Moreira anuncia projeto para regulamentar o SUAS

CNI destaca 9 obras prioritárias para o Tocantins

Último dia para garantir a participação no Festival Bar em Bar 2025
DESTAQUES
- ALETO2 dias atrás
Presidente da Aleto encaminha PCCR da Educação para CCJ
- Economia3 dias atrás
Monster Energy lança “Rio Punch” — energia épica inspirada no Brasil!
- Palmas3 dias atrás
Reestruturação administrativa redefine gestão de Palmas
- Tocantins3 dias atrás
Comitê de Cultura no Tocantins realiza mapeamento cultural
- ALETO3 dias atrás
Aleto aprova Programa de Conscientização e Controle do Diabetes nas escolas