Governo do Tocantins
Governo do Tocantins promove a Primeira Feira da Colheita em Santa Rosa: Agricultura Familiar em Destaque

Na manhã deste domingo, 28, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), iniciou a primeira edição da feira da Colheita, no município de Santa Rosa, povoado Cangas. A feira marca o início de um evento que percorrerá sessenta municípios tocantinenses, abrangendo todas as regiões do Estado.
O evento, que ocorre nos dias 28, 29 e 30 de abril, é fruto de recursos provenientes de uma emenda parlamentar no valor de R$ 5 milhões, e é executado pelo Ruraltins em colaboração com o Ministério da Agricultura e Pecuária, além das prefeituras municipais.
Com duração de três dias, a Feira da Colheita está movimentando o povoado de Cangas, em Santa Rosa, com a presença e o engajamento de agricultores familiares que expõem seus produtos na cidade durante o período do evento. Além disso, o comércio local também está se beneficiando com o aumento da movimentação econômica nos restaurantes e o consumo de produtos da agricultura familiar pela comunidade.
O presidente do Ruraltins, Washington Ayres, destacou a importância do evento para os produtores locais e para a população de Cangas, enfatizando a variedade de atividades oferecidas durante a feira, como palestras, treinamentos e capacitações direcionadas especialmente para os agricultores da região.
“Além de expor e comercializar os produtos da própria comunidade, nós trazemos também vitrines com as cadeias produtivas, os nossos parceiros com palestras, treinamentos, capacitações, totalmente direcionadas para o público da comunidade, ou seja, para os nossos agricultores da agricultura familiar”, afirmou o presidente.
O prefeito de Santa Rosa, Levi Teixeira, expressou sua gratidão ao Governador do Estado e demais autoridades responsáveis pela realização do evento, e aproveitou a oportunidade para propor a expansão da feira para o 20º Festival de Música Folclórica que ocorrerá no município de Santa Rosa nos dias 30 de maio a 2 de junho.
“Na oportunidade agradeço ao Governador Wanderlei Barbosa e demais autoridades responsáveis por esse grandioso evento que traz benefícios a esse povoado, quero pedir que esse evento ocorra também em nosso 20º Festival de música folclórica que irá ocorrer nos dias 30 de maio a 2 de junho, no município de Santa Rosa, para que a gente possa atender outras comunidades, como a quilombolas, assentamento Bom Jesus, Carajás e demais regiões que estão próximas ao município”, ressaltou o prefeito.
Na sequência, o professor doutor Clayton Milagres, do Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdades e Sistemas Socioecológico (Nerudes), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), iniciou as palestras abordando o tema do associativismo, em uma didática motivacional, com o objetivo de despertar nos agricultores a importância do trabalho coletivo e demonstrar que a roça também é um negócio viável quando realizado de forma organizada e participativa.
Satisfeito com a feira, o produtor Geraldo Neto Costa de Araújo compartilhou sua experiência, destacando a importância do evento para os produtores locais.
“Eu acho muito importante para nós produtores, é mais uma oportunidade pra gente vender nossos produtos. Hoje trouxemos bolo de arroz, pimenta malagueta, requeijão, limão, banana maçã, mandioca e já vendemos quase tudo. A gente só tem a agradecer a vocês por nos dar essa oportunidade”, afirmou Geraldo.
A primeira Feira da Colheita em Santa Rosa está sendo um verdadeiro sucesso, e evidencia o potencial da agricultura familiar, fortalecendo a união entre produtores e comunidade. Este evento promete marcar o início de uma série de feiras que contribuirão significativamente para o desenvolvimento rural do Estado do Tocantins.
Governo do Tocantins
Cláudio Thomaz assume comando da PMTO
Cláudio Thomaz assume o comando da PMTO em cerimônia no QCG. Governador em exercicio Laurez Moreira reforça a segurança pública como prioridade e anuncia continuidade estratégica na corporação.

Palmas (TO) — O governador do Tocantins, Laurez Moreira, acompanhado da primeira-dama Ângela Prudente, participou na noite desta terça-feira, 16, da solenidade de passagem de comando da Polícia Militar do Tocantins no Quartel do Comando Geral. O coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça transmitiu a chefia ao coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza.
A solenidade, símbolo de transferência de autoridade e responsabilidade, contou com representantes das forças de segurança, secretários de Estado, deputados estaduais e federais. O ato iniciou com a apresentação da tropa ao governador e ao novo comandante da PMTO, Cláudio Thomaz Coelho.
Ao destacar as virtudes do novo comandante, o governador Laurez Moreira manifestou confiança na gestão de Cláudio Thomaz e reconheceu o trabalho do coronel Márcio Barbosa à frente da corporação. O governador afirmou que a segurança pública é prioridade do governo e enfatizou que fortalecer a Polícia Militar impacta positivamente todos os setores do Tocantins.
Orgulho e responsabilidade definem o tom do pronunciamento do novo comandante. Cláudio Thomaz afirmou que dará continuidade ao trabalho em curso com foco na operacionalidade da tropa, no bem-estar do policial e na adoção de novas tecnologias. O comandante adiantou que irá intensificar o policiamento ostensivo e preventivo nas ruas, com operações contínuas em Palmas e no interior e ações nas divisas para coibir a criminalidade e o tráfico de drogas.
Durante a solenidade, o coronel Flávio Santos Brito assumiu a chefia do Estado-Maior. A escolha reforça a continuidade estratégica e o alinhamento do comando com foco no fortalecimento institucional e na eficiência das ações policiais em todo o estado.
Com a ênfase em presença ostensiva e prevenção, a expectativa é de aumento da sensação de segurança e resposta mais célere a ocorrências. Especialistas ouvidos pela reportagem defendem a integração entre policiamento, inteligência, prevenção social e cuidados com a saúde física e mental do efetivo para resultados sustentáveis.
Governo do Tocantins
Estellamaris Postal assume a Secretaria da Cidadania e Justiça do Tocantins

A defensora pública Estellamaris Postal foi nomeada pelo governador Laurez Moreira (PSD) para chefiar a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça do Tocantins. A nomeação consta na edição nº 6898 do Diário Oficial, publicada nesta segunda-feira, 15.
Até então, Estellamaris exercia a função de 1ª Subdefensora Pública-Geral do Estado e possui longa trajetória dentro da Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO), onde atua desde 1994.
Perfil
Graduada em Direito pela Universidade de Passo Fundo (RS) e pós-graduada em Gestão Pública, Direito Civil e Processual Civil pela Unitins, Estellamaris Postal tem carreira consolidada no serviço público.
Ela foi defensora pública-geral do Estado em quatro biênios: 2007/2008, 2009/2010, 2021/2023 e 2023/2025. Também presidiu o Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) no período de 2021/2022.
Ao longo da carreira, desempenhou funções estratégicas:
-
Subdefensora Pública-Geral em três mandatos (2011/2013; 2017/2019; 2019/2021);
-
Corregedora-Geral da DPE, eleita e reeleita para dois biênios consecutivos (2013/2015 e 2015/2017);
-
Membro do Conselho Nacional dos Corregedores Gerais das Defensorias Públicas;
-
Integrante do Conselho Penitenciário do Estado;
-
Vice-presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ).
Em 2014, foi a primeira mulher a assumir a Secretaria Nacional da Reforma do Judiciário no Ministério da Justiça. Também coordenou a Força Nacional de Execução Penal em Santa Catarina (2013) e participou da elaboração do III Diagnóstico das Defensorias Públicas do Brasil.
Com reconhecimento nacional por sua atuação, Estellamaris Postal leva para a Secretaria de Cidadania e Justiça experiência técnica, visão institucional e histórico de liderança em pautas ligadas à justiça, direitos humanos e cidadania.
Governo do Tocantins
Beto Lima é reconduzido à Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins

O governador Laurez Moreira (PSD) reconduziu o empresário Carlos Humberto Duarte Lima e Silva, conhecido como Beto Lima, ao cargo de secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins. A nomeação foi publicada na edição nº 6898 do Diário Oficial desta segunda-feira, 15.
Beto Lima já vinha ocupando a pasta desde o início da gestão do ex-governador Wanderlei Barbosa e permanecerá à frente da secretaria na atual administração.
Perfil
Engenheiro civil formado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), com MBA em Gestão Empresarial, Beto Lima construiu sua carreira no setor privado. Empresário desde 1993, atuou na liderança do grupo que administra as concessionárias Autovia Fiat, com matriz em Palmas e filial em Gurupi.
Com trajetória marcada pela defesa do setor produtivo, exerceu cargos de destaque em entidades de classe. Foi vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Tocantins (Sinduscon-TO) e, entre 2005 e 2006, presidiu a Associação Comercial e Empresarial de Palmas (ACIPA).
Também presidiu o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Tocantins (Sincodiv-TO), do qual solicitou afastamento para assumir a secretaria estadual. No comando da Indústria, Comércio e Serviços, Beto Lima tem atuado para fortalecer o ambiente empresarial, incentivar a industrialização e ampliar a geração de empregos e renda no Estado.
Casado e pai de três filhos, o secretário soma experiência em gestão pública e privada, reunindo credenciais técnicas e empresariais para conduzir a pasta estratégica do governo.
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Social3 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas
-
Social2 dias atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza
-
Governo do Tocantins7 horas atrás
Cláudio Thomaz assume comando da PMTO