Governo do Tocantins
Governo do Tocantins promove intensa agenda local e internacional que marcou a Semana Mundial do Meio Ambiente

Semana teve como destaque a assinatura histórica do acordo técnico e comercial em Genebra, na Suiça com a Mercuria Energy Trading S/A para a qualificação e certificação dos créditos de carbono
A Semana Mundial do Meio Ambiente, comemorada entre os dias 05 e 09 de junho, foi marcada por uma intensa agenda local e internacional promovida pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) com a participação dos Comitês de Bacias Hidrográficas, tendo como destaques a assinatura histórica do acordo técnico e comercial em Genebra, na Suiça, com a Mercuria Energy Trading S/A para a qualificação e certificação dos créditos de carbono.
Enquanto isto, o Tocantins foi homenageado no Primeiro Workshop Técnico de Sensoriamento Remoto na Universidade de Direito da Califórnia (UCLA), Los Angeles – EUA, organizado pelo Secretariado da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force). Estavam presentes no evento Brasil, México, Indonésia e Peru. O Workshop reuniu representantes da equipe técnica das jurisdições membros da Força-Tarefa do GCF para quatro dias de intercâmbio sobre metodologias de coleta de dados de sensoriamento remoto, ferramentas geoespaciais e recursos de processamento de dados. O evento contou com a participação da analista ambiental da Semarh Oliria Morgana Menezes.
A Semana do Meio Ambiente foi extremamente comemorada de Norte a Sul do estado. E vejo que a assinatura com a Mercuria, no dia 05 de junho, define dois momentos; um momento antes deste ato e, outro momento, depois deste ato que coloca o Tocantins na vanguarda do enfrentamento da crise climática mundial.Isto demonstra o compromisso do governador Wanderlei Barbosa com a política ambiental”, afirmou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Marcello Lelis.
Com a assinatura do acordo, a Mercuria, que é uma das maiores empresas do mundo no segmento de energia e commodities compromete-se a investir aproximadamente R$ 20 milhões em serviços técnicos para o cumprimento dos requisitos de certificação dos créditos de carbono em um padrão internacional. Outros R$ 10 a 20 milhões serão investidos no registro desses créditos, o que permitirá ao Tocantins tornar-se elegível para atuar no mercado de carbono voluntário e utilizar os seus ativos ambientais como forma de gerar recursos para investir na preservação ambiental e no desenvolvimento sustentável do Estado.
frente, em solo tocantinense, o projeto Foco no Fogo seguiu com visitas aos municípios de Miranorte, Ponte Alta e Tocantínia, incluindo escolas, propriedades rurais e comunidades indígenas, conscientizando a população contra as queimadas ilegais e incêndios florestais.Além disso, a equipe do Foco no Fogo também promoveu uma blitz educativa na TO-050 para alertar os motoristas sobre os riscos e prejuízos causados pelas queimadas ilegais.
Plantio de mudas
Educação ambiental e plantio de mudas foram o foco das ações promovidas pelos Comitês de Bacias Hidrográficas. No Norte do Estado, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Lontra e Corda, juntamente com os municípios membros, promoveram durante toda a semana, palestras nas escolas destacando a importância da boa gestão dos Recursos Hídricos. O comitê também realizou o plantio de mudas nativas do cerrado para recuperação de nascentes que foram cultivadas no Centro de Recuperação de Áreas Degradadas (CRADs).
A mesma ação também foi promovida pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Formoso, Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antonio e Santa Tereza e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves. Em todo o Estado, os Comitês somaram o total de 5 mil mudas plantadas para recuperação de nascentes e áreas degradadas. Já o Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas levou para a Praça da Sustentabilidade instalada no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues as ações desenvolvidas pelo comitê.
Entrega Kit
Somada a todas estas ações, a Semarh também entrou kits contendo um fotobook sobre a Estratégia Tocantins Competitivo e Sustentável e uma muda nativa do Cerrado, com uma carta assinada pelo governador Wanderlei Barbosa e pelo secretário Marcello Lelis a diversas autoridade e profissionais da imprensa. A proposta foi demonstrar, por meio deste gesto, o compromisso do Governo do Estado com a agenda ambiental, buscando cada vez mais o engajamento dos diversos atores em prol das ações do REDD+, tendo em vista a necessidade de conservação da vegetação nativa para evitar as emissões dos gases do efeito estufa.
Governo do Tocantins
Cláudio Thomaz assume comando da PMTO
Cláudio Thomaz assume o comando da PMTO em cerimônia no QCG. Governador em exercicio Laurez Moreira reforça a segurança pública como prioridade e anuncia continuidade estratégica na corporação.

Palmas (TO) — O governador do Tocantins, Laurez Moreira, acompanhado da primeira-dama Ângela Prudente, participou na noite desta terça-feira, 16, da solenidade de passagem de comando da Polícia Militar do Tocantins no Quartel do Comando Geral. O coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça transmitiu a chefia ao coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza.
A solenidade, símbolo de transferência de autoridade e responsabilidade, contou com representantes das forças de segurança, secretários de Estado, deputados estaduais e federais. O ato iniciou com a apresentação da tropa ao governador e ao novo comandante da PMTO, Cláudio Thomaz Coelho.
Ao destacar as virtudes do novo comandante, o governador Laurez Moreira manifestou confiança na gestão de Cláudio Thomaz e reconheceu o trabalho do coronel Márcio Barbosa à frente da corporação. O governador afirmou que a segurança pública é prioridade do governo e enfatizou que fortalecer a Polícia Militar impacta positivamente todos os setores do Tocantins.
Orgulho e responsabilidade definem o tom do pronunciamento do novo comandante. Cláudio Thomaz afirmou que dará continuidade ao trabalho em curso com foco na operacionalidade da tropa, no bem-estar do policial e na adoção de novas tecnologias. O comandante adiantou que irá intensificar o policiamento ostensivo e preventivo nas ruas, com operações contínuas em Palmas e no interior e ações nas divisas para coibir a criminalidade e o tráfico de drogas.
Durante a solenidade, o coronel Flávio Santos Brito assumiu a chefia do Estado-Maior. A escolha reforça a continuidade estratégica e o alinhamento do comando com foco no fortalecimento institucional e na eficiência das ações policiais em todo o estado.
Com a ênfase em presença ostensiva e prevenção, a expectativa é de aumento da sensação de segurança e resposta mais célere a ocorrências. Especialistas ouvidos pela reportagem defendem a integração entre policiamento, inteligência, prevenção social e cuidados com a saúde física e mental do efetivo para resultados sustentáveis.
Governo do Tocantins
Estellamaris Postal assume a Secretaria da Cidadania e Justiça do Tocantins

A defensora pública Estellamaris Postal foi nomeada pelo governador Laurez Moreira (PSD) para chefiar a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça do Tocantins. A nomeação consta na edição nº 6898 do Diário Oficial, publicada nesta segunda-feira, 15.
Até então, Estellamaris exercia a função de 1ª Subdefensora Pública-Geral do Estado e possui longa trajetória dentro da Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO), onde atua desde 1994.
Perfil
Graduada em Direito pela Universidade de Passo Fundo (RS) e pós-graduada em Gestão Pública, Direito Civil e Processual Civil pela Unitins, Estellamaris Postal tem carreira consolidada no serviço público.
Ela foi defensora pública-geral do Estado em quatro biênios: 2007/2008, 2009/2010, 2021/2023 e 2023/2025. Também presidiu o Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) no período de 2021/2022.
Ao longo da carreira, desempenhou funções estratégicas:
-
Subdefensora Pública-Geral em três mandatos (2011/2013; 2017/2019; 2019/2021);
-
Corregedora-Geral da DPE, eleita e reeleita para dois biênios consecutivos (2013/2015 e 2015/2017);
-
Membro do Conselho Nacional dos Corregedores Gerais das Defensorias Públicas;
-
Integrante do Conselho Penitenciário do Estado;
-
Vice-presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ).
Em 2014, foi a primeira mulher a assumir a Secretaria Nacional da Reforma do Judiciário no Ministério da Justiça. Também coordenou a Força Nacional de Execução Penal em Santa Catarina (2013) e participou da elaboração do III Diagnóstico das Defensorias Públicas do Brasil.
Com reconhecimento nacional por sua atuação, Estellamaris Postal leva para a Secretaria de Cidadania e Justiça experiência técnica, visão institucional e histórico de liderança em pautas ligadas à justiça, direitos humanos e cidadania.
Governo do Tocantins
Beto Lima é reconduzido à Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins

O governador Laurez Moreira (PSD) reconduziu o empresário Carlos Humberto Duarte Lima e Silva, conhecido como Beto Lima, ao cargo de secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins. A nomeação foi publicada na edição nº 6898 do Diário Oficial desta segunda-feira, 15.
Beto Lima já vinha ocupando a pasta desde o início da gestão do ex-governador Wanderlei Barbosa e permanecerá à frente da secretaria na atual administração.
Perfil
Engenheiro civil formado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), com MBA em Gestão Empresarial, Beto Lima construiu sua carreira no setor privado. Empresário desde 1993, atuou na liderança do grupo que administra as concessionárias Autovia Fiat, com matriz em Palmas e filial em Gurupi.
Com trajetória marcada pela defesa do setor produtivo, exerceu cargos de destaque em entidades de classe. Foi vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Tocantins (Sinduscon-TO) e, entre 2005 e 2006, presidiu a Associação Comercial e Empresarial de Palmas (ACIPA).
Também presidiu o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Tocantins (Sincodiv-TO), do qual solicitou afastamento para assumir a secretaria estadual. No comando da Indústria, Comércio e Serviços, Beto Lima tem atuado para fortalecer o ambiente empresarial, incentivar a industrialização e ampliar a geração de empregos e renda no Estado.
Casado e pai de três filhos, o secretário soma experiência em gestão pública e privada, reunindo credenciais técnicas e empresariais para conduzir a pasta estratégica do governo.
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Governo do Tocantins13 horas atrás
Cláudio Thomaz assume comando da PMTO
-
Social3 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas
-
Social2 dias atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza