conecte-se conosco

AGROTINS

Governo do Tocantins promove o Dia do Mel na Agrotins 25 anos

Expositores trazem degustação de uma variedade de méis nobres e apresentam instalações de colméias de abelhas sem ferrão no Bosque da Semarh

Publicadas

sobre

Dia do Mel na Agrotins 25 anos
Foto Washington Luiz/Governo do Tocantins

Governo do Tocantins promove o Dia do Mel na Agrotins 25 anos

Expositores trazem degustação de uma variedade de méis nobres e apresentam instalações de colméias de abelhas sem ferrão no Bosque da Semarh

O governo do Tocantins promoveu nesta quinta-feira, 15, o ‘Dia do Mel na Agrotins 25 anos’ – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins. No Bosque da Semarh – Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, expositores realizaram manhã de degustação de uma variedade de méis nobres e apresentaram instalações de colmeias de abelhas sem ferrão aos visitantes. A programação teve início com duas exposições no Bosque e a realização de cinco palestras no Auditório Semarh; no período da tarde foi promovido um concurso do mel, com a avaliação dos visitantes; e as atividades se estendem até amanhã (16) quando também no período da tarde serão realizadas duas oficinas.

O secretário Marcello Lelis destacou que “o Dia do Mel trouxe um tema rico para o Bosque da Semarh promovendo uma oportunidade valiosa aos visitantes de conhecer as abelhas sem ferrão, degustar uma variedade de mel e adquirir uma amostra do produto. Na ocasião, as palestras e oficinas mostram a importância das abelhas e uma infinidade de informações que aproximam a população dessa riqueza natural, que movimenta a bioeconomia e proporcionam uma série de benefícios ao meio ambiente e à população”.

O assessor de gabinete da Semarh, Felipe Pimpão, organizador do Dia do Mel no Bosque da Semarh, enfatizou que as abelhas nativas sem ferrão são trabalhadas pelas associações e federação no Tocantins, “essas abelhas não oferecem qualquer risco à iniciativa de exposição na Agrotins 25 anos. As abelhas têm um importante papel no meio ambiente, como a polinização das plantas, além do mel produzido que é um alimento rico para os seres humanos e uma variedade de subprodutos, utilizados na produção de remédios, entre outros. Tudo isso motivou a promoção dessa oportunidade para o nosso público visitante conhecer de perto essas abelhas com a presença de profissionais do ramo, especialistas e parceiros da Associação Meliponativa e da Fetoapi, que é Federação Tocantinense de Apicultores”.

Expositores

O expositor secretário da Associação Meliponativa, Anderson Zaidam, contou que “trabalha com meliponicultora, que é a criação racional de abelhas nativas sem ferrão. Temos algumas abelhas expostas aqui, dentre elas a tiúba, a uruçu amarela, a jataí, que são abelhas bem conhecidas do público tocantinense, que são abelhas nativas aqui do cerrado tocantinense. Nós trouxemos para o Bosque uma variedade de meles de abelhas nativas. Meles como este de chuba, ursula amarela, boca de renda, jataí, marmelada, tube bravo, borá, uma infinidade de meles, porque o Brasil é o país que tem a maior biodiversidade de abelhas do mundo”.

Anderson Zaidam acrescentou que esses são meles nobres, são meles finos de alta complexidade, tanto gastronômica quanto terapêutica, além da palestra sobre a nossa estrela de hoje, que é o pólen das abelhas nativas, conhecido popularmente como samburá. E o samburá é o alimento mais completo que existe na natureza depois do leite materno. Então é um alimento completo, um complexo de proteínas, vitaminas, sais minerais, hormônios e colesterol bom, considerado um superalimento por conta dessa gama de diversidade e de concentração elevada desses nutrientes. “O Brasil tem cerca de 350 espécies de abelhas catalogadas, a maioria delas são abelhas sem ferrão. E a gente vem aqui para impactar as pessoas com essas abelhas, elas estão transitando aqui no Bosque da Semarh, as pessoas alérgicas, não precisa ter medo, elas não têm ferrão, são abelhas que não fazem mal, fazem mel”, concluiu.

O expositor vice-presidente da Federação Fetoapi e presidente da meliponicultora junto a Confederação Brasileira de Apicultura e da Associação de Apicultores e Meliponicultores, José Neuto Souto expressou a satisfação de trazer a exposição temática e dos produtos para o Bosque da Semarh. “A gente consegue ter um vislumbre dos resultados que isso nos trará na geração de mais visibilidade à causa das abelhas. Visto que essa causa é uma causa nobre, você cria a abelha, você preserva o meio ambiente, você contribui para ter uma saúde e bem-estar que é chamada melipoterapia”.

José Neuto enfatizou que, “pessoas de todas as idades podem e devem criar abelhas sem ferrão, que tem um mel com superior valor terapêutico. Nós estamos muito entusiasmados com esse olhar para a causa das abelhas nativas sem ferrão. Nós trouxemos uma variedade de mel, além de óleos e outros itens, como própolis. A abelha que hoje é muito conhecida em todo o território nacional, entre as abelhas nativas, é a jataí, que tem o mel usado para inibir o crescimento da catarata, mas é importante deixar claro que não acaba e proporciona bem-estar. Essa é uma abelha que se adaptou à várias regiões do país, uma espécie muito procurada por interessados na criação. Em segundo lugar, vem a uruçu cinzenta, em alguns estados ela é chamada de tiúba, uma abelha do mel muito procurado por pessoas mais experientes”.

Palestrantes

O biólogo, meliponicultor e tesoureiro da Meliponativa, Eduardo Pelaez Risuenho, ministrou a palestra ‘Biologia das Abelhas Nativas e sua Importância para a Conservação da Água’ e em seguida, o ativista ambiental certificado em meliponicultora pela Embrapa e pelo Senar, secretário da Meliponativa, Anderson Zaidam, apresentou a palestra com o título ‘O Pólen das Abelhas Nativas: O Samburá como Superalimento’.

Na sequência, pela Fetoapi, o zootecnista, mestre e doutor em aquicultura, professor do Centro Universitário Católica do Tocantins, Peter Gaberz Kirschnik, ministrou a palestra ‘Primeiros passos para criar abelhas sem ferrão; em seguida, o professor doutor da disciplina “Polinização Agrícola” do curso de graduação em agronomia da Universidade Federal do Tocantins, Paulo Henrique Tschoeke, ministrou a palestra ‘Polinizadores e agricultura: mudar é preciso’; e encerrando a agenda, a médica veterinária graduada pela Universidade Federal Fluminense, responsável técnica da área de Apicultura e Meliponicultura da Secretaria da Agricultura, Erika Jardim, ministrou a palestra ‘Panorama da Apicultura no Tocantins’.

Participantes

Mais de 40 participantes entre especialistas, produtores rurais e acadêmicos se reuniram no Auditório Semarh para acompanhar as apresentações das palestras. Os acadêmicos de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Tocantins em Porto Nacional, Beatriz e Yuri Pereira, também aproveitaram a oportunidade de colecionar novos conhecimentos. No período da tarde, a Meliponativa realizou o 1º Concurso de Mel da Meliponativa, no Bosque da Semarh. O concurso reuniu aproximadamente 20 amostras de méis de abelhas nativas sem ferrão, provenientes de diversas regiões do estado, que foram avaliadas por visitantes e convidados, com base na roda sensorial de aromas e sabores dos méis nativos.

Amanhã (16), a Fetoapi vai promover no período da tarde a ‘Oficina de manejo de Abelha Jataí’, com a demonstração da técnica de transferência de abelha jataí do tronco para caixa racional; e em seguida, a ‘Oficina de manejo de colmeias de abelha sem ferrão’, com a confecção de potes de cera mista, para estocagem de alimentos para as abelhas sem ferrão, encerrando a programação do mel no Bosque da Semarh, durante a Agrotins 25 anos.

Agrotins 25 anos

A Agrotins 25 anos acontece de 13 a 17 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas. Com 25 anos de avanços e oportunidades, a Agrotins celebra uma trajetória de crescimento e inovação, consolidando-se como um dos principais eventos do agronegócio no Brasil.

A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, órgãos públicos e instituições de pesquisas e educacionais.

nais.

O gestor da Semarh, Marcello Lelis, destacou que o Dia do Mel foi importante para os visitantes conhecerem as abelhas sem ferrão e degustarem diversos tipos de mel – Marcel de Paula/Governo do Tocantins

Palestra com a médica veterinária, responsável técnica da área de Apicultura Erika Jardim – Washington Luiz/Governo do Tocantins
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AGROTINS

Wanderlei Barbosa destaca importância da Agrotins para a economia

Durante shows de abertura da Agrotins 25 anos, governador Wanderlei Barbosa reforça importância da feira para a economia tocantinense.
Programação foi realizada na noite desta quinta-feira, 15, na Praça dos Girassóis, e contou com as apresentações do cantor Bruno, da dupla sertaneja Bruno e Marrone; e da banda Limão com Mel.

Publicadas

sobre

Wanderlei Barbosa destaca importância da Agrotins para a economia
Em clima de festa e solidariedade, público lotou a Praça dos Girassóis para prestigiar os shows de abertura da Agrotins 25 anos - Foto: Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, participou, na noite desta quinta-feira, 15, dos shows de abertura da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 25 anos). A programação especial foi realizada na Praça dos Girassóis, em Palmas, e contou com as apresentações do cantor Bruno, da dupla sertaneja Bruno e Marrone, e da banda de forró Limão com Mel.

Na ocasião, o governador destacou a importância da Agrotins para o fortalecimento da economia do estado. “Hoje, vemos na Agrotins a alegria do setor produtivo. Fizemos, por exemplo, o lançamento do rastreamento do nosso rebanho bovino. Todos os animais do Tocantins serão rastreados, o que fortalece a exportação de carne. Da mesma forma, estamos investindo em estrutura para o escoamento de grãos. Esse trabalho está diretamente ligado ao crescimento da Agrotins e da economia tocantinense”, ressaltou o chefe do Executivo estadual, durante coletiva à imprensa.

Com o tema AgroEvolução, a Agrotins 25 anos ocorre no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas, até o sábado, 17. A feira reúne inovação, tecnologia, sustentabilidade e oportunidades de negócios para produtores, pesquisadores e investidores.

Presente no evento, o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, enfatizou que o número de visitantes nesta edição da Agrotins já supera em cerca de 20% o público de 2024, o que deve refletir em um volume maior de negócios concretizados. “Este ano, com toda a infraestrutura que o governador nos deu condições de montar, o ambiente da feira está muito mais agradável. Os expositores investiram no layout e os produtores estão animados, fazendo negócios. Há grande movimentação de compras e muitos eventos acontecendo nos 12 auditórios, com atividades simultâneas. É um ano de muito aprendizado, oportunidades e tecnologia”, pontuou o secretário.

Programação

Promovida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), a programação de shows da Agrotins 25 anos também contou com as apresentações dos artistas regionais Rafa do Piseiro e Rony Sertão, que animaram o público.

O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, reforçou a importância da integração entre negócios e entretenimento no evento. “Desde o primeiro momento, o governador faz essa junção do negócio, do empresarial com o entretenimento. Então, há a importância de entreter as pessoas, mas também de possibilitar um ganho econômico para elas”, enfatizou o secretário.

Com uma barraca de alimentação no local, a comerciante Marilene da Silva também avaliou positivamente a movimentação. “A expectativa é de boas vendas. O público está animado e isso ajuda muito”, declarou.

A tecnóloga Neta Paulino, que participou do evento com a família, elogiou a organização. “Viemos para curtir a festa. Mesmo sendo uma quinta-feira, tiramos um tempinho”, salientou.

Agrotins alimenta quem precisa

A ação Agrotins Alimenta Quem Precisa foi idealizada pela primeira-dama Karynne Sotero em 2024. Na primeira edição, foram arrecadadas mais de 130 toneladas de alimentos não perecíveis, encaminhados a instituições e casas de apoio tocantinenses que atuam com populações vulneráveis.

Neste ano, a arrecadação ocorre tanto durante os shows quanto nos dias de realização da feira. “E aqui no show, inclusive, nós tivemos o Camarote Solidário, onde conseguimos arrecadar mais de R$ 100 mil. Hoje [quinta-feira, 15], na Agrotins, arrecadamos mais de 3 mil cestas básicas, então começamos com o pé direito. A Agrotins é esse fenômeno e também é uma feira que está trabalhando o social”, enfatizou a primeira-dama Karynne Sotero.

Reforço na segurança

Para o show de abertura, a Polícia Militar do Tocantins (PMTO) montou um esquema especial de segurança. Foram implementadas diversas modalidades de policiamento, cobrindo toda a área do evento, incluindo acessos, áreas de estacionamento e corredores laterais.

Agrotins 25 anos

Com 25 anos de avanços e oportunidades, a Agrotins celebra uma trajetória de crescimento e inovação, consolidando-se como um dos principais eventos do agronegócio no Brasil.

A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, órgãos públicos, instituições de pesquisa e instituições educacionais.

Em coletiva à imprensa, o governador Wanderlei Barbosa reforçou a importância da Agrotins para o fortalecimento da economia estadual – Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins

Programação especial foi realizada na Praça dos Girassóis, em Palmas, e contou com a apresentação do cantor Bruno, da dupla Bruno e Marrone – Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins

Com uma barraca de alimentação no local, a comerciante Marilene da Silva avaliou positivamente a movimentação – Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins

A tecnóloga Neta Paulino participou do evento com a família e elogiou a organização – Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins

Polícia Militar garantiu a segurança do público com efetivo reforçado – Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins

Neste ano, a arrecadação de alimentos para o projeto “Agrotins alimenta quem precisa” ocorreu tanto durante os shows quanto nos dias de realização da feira – Loise Maria/Governo do Tocantins

Banda de forró Limão com Mel também animou a plateia durante a programação de abertura da Agrotins 25 anos – Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins
Continue lendo

AGROTINS

Wanderlei lança Cidade do Automóvel e Parque Tecnológico na Agrotins

Na Agrotins 25 anos, governador Wanderlei Barbosa lança projetos da Cidade do Automóvel e do Parque Tecnológico, com potencial de gerar mais de 5 mil empregos.
Projetos foram assinados por meio de decretos, objetivando impulsionar a economia e fortalecer a área de ciência e tecnologia em Palmas

Publicadas

sobre

Na Agrotins 25 anos, governador Wanderlei Barbosa lança projetos da Cidade do Automóvel e do Parque Tecnológico, com potencial de gerar mais de 5 mil empregos
Na Agrotins, governador Wanderlei Barbosa lança projetos da Cidade do Automóvel e Parque Tecnológico - Foto: Antonio Gonçalves/Governo do Tocanti

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, lançou nesta quinta-feira, 15, os projetos Cidade do Automóvel, espaço localizado na região Norte de Palmas, destinado à instalação de empreendimentos industriais, comerciais e de prestação de serviços do setor automotivo; e o Parque Tecnológico, voltado ao fortalecimento da pesquisa e da inovação científica. O lançamento dos projetos, que serão executados pela Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), ocorreu durante a abertura oficial da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 25 anos), realizada no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas, que neste ano tem como tema AgroEvolução.

“Estamos aqui no lançamento da Agrotins 25 anos, onde aproveitamos para autorizar obras e benefícios importantes para Palmas e para o Tocantins, como a Cidade do Automóvel e o Parque Tecnológico, duas grandes iniciativas que fortalecerão o desenvolvimento em Palmas. Acreditamos que, dentro de 60 dias, encaminharemos essas duas importantes obras para licitação e daremos a ordem de serviço para o início da implementação”, destacou o governador Wanderlei Barbosa durante o lançamento dos projetos.

Cidade do Automóvel

O decreto assinado nesta quinta-feira, 15, referente ao projeto Cidade do Automóvel, trata das providências necessárias para a implantação de toda a infraestrutura do espaço, localizado no Distrito Industrial Tocantins II, na quadra ASR-NE 65, em Palmas, destinado à instalação de empreendimentos industriais, comerciais e prestadores de serviços do setor automotivo. O projeto está localizado em uma quadra com 321 lotes, sendo 137 terrenos com tamanhos que variam de 360 m² a 1.826,60 m², a serem destinados a todos os tipos de empresas e negócios do ramo automobilístico, como concessionárias, lojas de novos e seminovos e oficinas mecânicas. O Governo do Tocantins instituiu a Cidade do Automóvel por meio da Portaria n° 132, publicada em 2020, e esta possui uma área de 105.041,09 m².

“É um dia muito especial, em que o nosso governador Wanderlei Barbosa e o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, lançaram o Distrito 65, situado na saída para Lajeado, onde será implantada a tão sonhada Cidade do Automóvel, uma antiga demanda do setor produtivo da nossa capital. Trata-se de um grande empreendimento, que contará com 321 áreas industriais e previsão de atrair mais de meio bilhão de reais em investimentos privados para Palmas, com potencial de gerar mais de 5 mil empregos diretos. Após recebermos os projetos da prefeitura, vamos tomar as providências necessárias para realizar a licitação e iniciar a implantação dessa grande obra”, assegurou o titular da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima.

Para o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, “hoje [quinta-feira, 15] é um dia que ficará na história por diversas razões. São muitos avanços. Assinamos projetos que darão início à Cidade do Automóvel e ao Parque Tecnológico, além de outros protocolos importantes. Estamos trabalhando em parceria. A prefeitura de Palmas está fazendo a renúncia fiscal dos impostos necessários para a implantação do projeto Cidade do Automóvel, como o ITBI [Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis], o que resultará em mais de R$ 38 milhões de isenção de impostos para o Governo do Tocantins”.

Parque Tecnológico

Outro projeto anunciado pelo Governo do Tocantins é o decreto que aprova o projeto de loteamento ALC-NO 13, localizado também na região norte de Palmas. A área, de propriedade do estado, será dividida em partes menores por meio do processo de microparcelamento, com o objetivo de viabilizar a implantação do Parque Tecnológico de Palmas. O espaço será dedicado ao desenvolvimento da tecnologia, pesquisa científica e empreendedorismo, em articulação com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt).

O reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende, destacou a importância da retomada do projeto do Parque Tecnológico como um marco para o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação. “Para as universidades, esse novo passo na estruturação do Parque Tecnológico representa um avanço enorme. É um projeto criado há quase 15 anos, mas que estava adormecido e, agora, o governador Wanderlei Barbosa retoma, juntamente com a Fapt [Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins], no sentido de garantir um investimento de R$ 30 milhões para o Centro de Inovação, para a infraestrutura básica e também para o microparcelamento, onde as empresas poderão se instalar. Esse projeto se consolida como um ambiente de inovação, voltado para os pesquisadores, para o desenvolvimento de projetos e para a análise de cenários econômicos. Com muita alegria, parabenizamos o governador Wanderlei Barbosa por essa iniciativa, que cria um espaço essencial para a ciência, a tecnologia e a inovação”, reforçou o reitor Augusto Rezende.

Outros projetos

Durante a abertura da Agrotins 25 anos, o governador Wanderlei Barbosa também assinou outros projetos importantes para o desenvolvimento socioeconômico de Palmas, como o Programa Frutifica Tocantins; o Programa Mesa Farta e o Programa Mais Genética.

Durante a abertura da Agrotins, o governador Wanderlei Barbosa também assinou outros projetos importantes para o desenvolvimento socioeconômico de Palmas – Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins

Prefeito Eduardo Siqueira Campos destaca parceria com o Governo do Estado para viabilizar a Cidade do Automóvel – Esequias Araújo/Governo do Tocantins

Reitor da Unitins, Augusto Rezende, celebra retomada do Parque Tecnológico como avanço para ciência e inovação no Tocantins – Esequias Araújo/Governo do Tocantins

Titular da Sics, Carlos Humberto Lima, apresenta detalhes sobre o Distrito 65 e a expectativa de geração de empregos em Palmas – Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins

Autoridades estaduais e municipais acompanham o lançamento dos projetos Cidade do Automóvel e Parque Tecnológico – Esequias Araújo/Governo do Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa ressalta, durante o lançamento dos projetos na Agrotins 25 anos, que as obras terão processo de licitação a partir de 60 dias – Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa assina os decretos que instituem a Cidade do Automóvel e o Parque Tecnológico durante cerimônia na Agrotins 25 anos – Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins
Continue lendo

AGROTINS

SSP/TO reforça compromisso com segurança no campo durante abertura da Agrotins 2025

Secretário Bruno Azevedo participou da cerimônia ao lado do governador e demais autoridades estaduais

Publicadas

sobre

SSP/TO reforça compromisso com segurança no campo durante abertura da Agrotins 2025
Vania Machado/Governo do Tocantins

O secretário da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO), Bruno Azevedo, participou nesta quinta-feira, 15, da abertura oficial da Agrotins 2025, maior feira agrotecnológica da região Norte do País, a Agrotins (Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins), que neste ano chega a sua 25ª edição. O evento, realizado no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas, contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa, membros do secretariado estadual e outras autoridades.

Durante a cerimônia, o governador destacou o papel estratégico do agronegócio para o desenvolvimento do Estado. “O agronegócio tocantinense cresce de forma constante e tem gerado importantes resultados econômicos. O Tocantins se consolida como uma nova fronteira agrícola no Brasil, atraindo investimentos e fortalecendo o setor industrial. Nosso governo atua como parceiro, oferecendo incentivos e promovendo inovação para garantir esse avanço”, afirmou.

O secretário da Segurança Pública, Bruno Azevedo, reforçou o compromisso da pasta com a segurança no campo. “A presença da Secretaria e da Polícia Civil na Agrotins demonstra nossa prioridade em fortalecer a segurança rural. Seguimos empenhados em ampliar ações integradas e estratégicas para proteger o produtor e garantir a tranquilidade nas áreas de produção, contribuindo diretamente para o ambiente favorável ao crescimento do agronegócio tocantinense”, declarou o secretário.

A Agrotins 2025 teve início na última terça-feira, 13, e segue até sábado, 17. Durante o evento, a Polícia Civil do Tocantins mantém uma delegacia no local, com estrutura para atender o público, registrar ocorrências e atuar em eventuais demandas que surgirem ao longo da programação. O horário de atendimento é das 8 às 20h, durante os dias de evento.

Agrotins 25 anos

Com 25 anos de avanços e oportunidades, a Agrotins celebra uma trajetória de crescimento e inovação, consolidando-se como um dos principais eventos do agronegócio no Brasil.

A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, órgãos públicos e instituições de pesquisas e educacionais.

Continue lendo
Propaganda
Casamento Giovanna Lancellotti e Gabriel David no Cristo
Social15 horas atrás

Giovanna Lancellotti e Gabriel David se casam no Cristo Redentor

Marcus Senna e Giorgia Bortoli entram no clima junino como Lampião e Maria Bonita
Social1 dia atrás

Marcus Senna e Giorgia Bortoli entram no clima junino como Lampião e Maria Bonita

Sydney Neto
Social1 dia atrás

Sydney Neto e Aliny Almeida aproveitam férias na Itália

Yoga Day reúne bem-estar, presença e conexão no Five Senses Resort
Social1 dia atrás

Yoga Day reúne bem-estar, presença e conexão no Five Senses Resort

A Arquidiocese de Palmas inaugurou a primeira capela em aldeia indígena, na Aldeia Krite, marcando um momento histórico de fé e comunhão com o povo Xerente.
Conteúdo Religioso1 dia atrás

Um marco histórico de fé e comunhão com o povo Xerente

Equipe de Produção das músicas Akwē em Ação grava canções tradicionais na Aldeia Morrão
Entretenimento1 dia atrás

Equipe de Produção das músicas Akwē em Ação grava canções tradicionais na Aldeia Morrão

Porque quem cuida de tantas, também merece ser cuidada.
Social1 dia atrás

Solange Duailibe recarrega as energias às margens do Lago de Palmas

Ana Caroline precisa de doações de sangue para cirurgia oncológica no fígado. Doe no Hemocentro em seu nome ou compartilhe a campanha.
Opinião e Editorial2 dias atrás

Campanha por Ana Caroline: doações de sangue são essenciais para nova cirurgia oncológica

Praia do Marahu em Mosqueiro- Foto Ramid
Turismo2 dias atrás

Mosqueiro: praias de água doce e charme histórico

Demonstração do processo para jornalistas
Turismo2 dias atrás

Ilha do Combu: quando tradição e bioeconomia encantam visitantes

Adrien Metge (FRA), Yamaha WR 450F (#1) (PhotoAction)
Carros2 dias atrás

Rally Jalapão: definidos os campeões da edição 2025

Esportes4 dias atrás

Abertura da Copa Futebol Campeão 2025 reúne centenas de atletas Norte a Sul do país

O doador de 21 anos ajudará quem precisa de transplante de fígado
Governo do Tocantins4 dias atrás

Família autoriza doação de órgão no Hospital Geral de Palmas

Fotolyricas do Cerrado celebra o bioma tocantinense com poesia e imagem
Entretenimento4 dias atrás

Fotolyricas do Cerrado ganha versão impressa em 2025

A exposição é uma iniciativa da fotógrafa Ronalda Pinto, com patrocínio do edital de Artes Visuais da Lei Aldir Blanc (PNAB), via Secretaria Estadual da Cultura (Secult) e Ministério da Cultura (MinC).
Entretenimento4 dias atrás

Fotografia que encena memórias: exposição “Sala Aberta em foco” segue aberta até 30 de junho na UFT

Andressa Anholete/Agência Senado Fonte: Agência Senado
Senado Federal4 dias atrás

Congresso derruba veto e vítimas do zika vírus receberão pensão especial

Crédito das fotos: Rafael Batista/ Divulgação
Entretenimento4 dias atrás

Espetáculo “Minha Voz é Resistência” será apresentado gratuitamente em Porto Nacional

A meningite meningocócica, causada pela bactéria Neisseria meningitidis, é uma infecção grave que pode evoluir rapidamente e deixar sequelas permanentes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é fatal em até 50% dos casos não tratados e pode resultar em dano cerebral, perda auditiva ou outras incapacidades permanentes em 10% a 20% dos sobreviventes. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção. No Tocantins, o Sabin Diagnóstico e Saúde oferece a vacina meningocócica ACWY para ampliar a proteção da população. A médica Sylvia Freire, infectologista pediátrica do Sabin, explica que a doença meningocócica preocupa pela capacidade de se disseminar e evoluir rapidamente. “A doença meningocócica é uma infecção bacteriana que pode causar meningite e/ou meningococcemia (infecção disseminada), potencialmente muito grave, podendo levar à necrose de extremidades e disfunção de órgãos, além de sequelas como surdez e déficits neurológicos permanentes”, destaca. Os sintomas iniciais da meningite incluem febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez de nuca, vômitos, podendo haver confusão mental. “Quando ocorre a meningococcemia, manchas violáceas aparecem na pele, configurando gravidade e necessidade de tratamento imediato para evitar complicações sérias e até mesmo óbito”, afirma Dra. Sylvia. A transmissão acontece por secreções respiratórias, inclusive de portadores assintomáticos, o que reforça a importância da vacinação. No Brasil, os sorotipos B, C, Y e W são os mais prevalentes. “O esquema vacinal deve começar aos três meses de idade com nova dose dois meses depois e reforços entre 12 e 15 meses, 5 anos e 11 anos. Também devem ser vacinados adolescentes e adultos que não receberam o imunizante na infância, além de viajantes para áreas de risco e pessoas com condições que aumentam a vulnerabilidade, como doenças imunossupressoras ou ausência do baço”, complementa a médica. Em Palmas, a vacina meningo ACWY , assim como a meningo B, está disponível na unidade matriz do Sabin Diagnóstico e Saúde, localizada na Qd. 201 Sul, Av. Joaquim Teotônio Segurado. O Sabin conta com um portfólio de mais de 20 imunizantes e realiza a aplicação de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 11h, sem necessidade de agendamento. A enfermeira Heryka Cavalcante, responsável pelo serviço de vacinas no Tocantins, destaca a importância da vacinação e do acolhimento durante o atendimento. “A vacinação é a forma mais segura e eficaz de prevenir surtos e proteger a saúde da população. No Sabin, oferecemos um atendimento humanizado, com recursos para minimizar a dor e até certificado de coragem para as crianças, tornando o momento da vacinação mais leve e acolhedor”, afirma. Além da unidade física, o Sabin oferece a compra da vacina pelo e-commerce, com agendamento, e o serviço Vacinas e Exames Móveis (VEM Sabin), que leva a imunização ao conforto do domicílio ou local de preferência do cliente
Saúde e Bem Estar4 dias atrás

Vacina Meningocócica ACWY protege contra meningite e está disponível no Sabin em Palmas

Haverá tarifa zero no transporte coletivo durante o Corpus Christi – Foto: Lia Mara
Palmas4 dias atrás

Corpus Christi: usuários do transporte coletivo têm tarifa zero nesta quinta-feira, 19

Prefeito Eduardo Siqueira Campos entrega etapa número 1 do primeiro parque urbano que beneficia diretamente mais de 60 mil pessoas da região sul de Palmas
Palmas4 dias atrás

Parque dos Pioneiros de Palmas recebe reconhecimento como modelo para outras cidades brasileiras

Casamento Giovanna Lancellotti e Gabriel David no Cristo
Social15 horas atrás

Giovanna Lancellotti e Gabriel David se casam no Cristo Redentor

Marcus Senna e Giorgia Bortoli entram no clima junino como Lampião e Maria Bonita
Social1 dia atrás

Marcus Senna e Giorgia Bortoli entram no clima junino como Lampião e Maria Bonita

Sydney Neto
Social1 dia atrás

Sydney Neto e Aliny Almeida aproveitam férias na Itália

Yoga Day reúne bem-estar, presença e conexão no Five Senses Resort
Social1 dia atrás

Yoga Day reúne bem-estar, presença e conexão no Five Senses Resort

A Arquidiocese de Palmas inaugurou a primeira capela em aldeia indígena, na Aldeia Krite, marcando um momento histórico de fé e comunhão com o povo Xerente.
Conteúdo Religioso1 dia atrás

Um marco histórico de fé e comunhão com o povo Xerente

Equipe de Produção das músicas Akwē em Ação grava canções tradicionais na Aldeia Morrão
Entretenimento1 dia atrás

Equipe de Produção das músicas Akwē em Ação grava canções tradicionais na Aldeia Morrão

Porque quem cuida de tantas, também merece ser cuidada.
Social1 dia atrás

Solange Duailibe recarrega as energias às margens do Lago de Palmas

Ana Caroline precisa de doações de sangue para cirurgia oncológica no fígado. Doe no Hemocentro em seu nome ou compartilhe a campanha.
Opinião e Editorial2 dias atrás

Campanha por Ana Caroline: doações de sangue são essenciais para nova cirurgia oncológica

Praia do Marahu em Mosqueiro- Foto Ramid
Turismo2 dias atrás

Mosqueiro: praias de água doce e charme histórico

Demonstração do processo para jornalistas
Turismo2 dias atrás

Ilha do Combu: quando tradição e bioeconomia encantam visitantes

Adrien Metge (FRA), Yamaha WR 450F (#1) (PhotoAction)
Carros2 dias atrás

Rally Jalapão: definidos os campeões da edição 2025

Esportes4 dias atrás

Abertura da Copa Futebol Campeão 2025 reúne centenas de atletas Norte a Sul do país

O doador de 21 anos ajudará quem precisa de transplante de fígado
Governo do Tocantins4 dias atrás

Família autoriza doação de órgão no Hospital Geral de Palmas

Fotolyricas do Cerrado celebra o bioma tocantinense com poesia e imagem
Entretenimento4 dias atrás

Fotolyricas do Cerrado ganha versão impressa em 2025

A exposição é uma iniciativa da fotógrafa Ronalda Pinto, com patrocínio do edital de Artes Visuais da Lei Aldir Blanc (PNAB), via Secretaria Estadual da Cultura (Secult) e Ministério da Cultura (MinC).
Entretenimento4 dias atrás

Fotografia que encena memórias: exposição “Sala Aberta em foco” segue aberta até 30 de junho na UFT

Andressa Anholete/Agência Senado Fonte: Agência Senado
Senado Federal4 dias atrás

Congresso derruba veto e vítimas do zika vírus receberão pensão especial

Crédito das fotos: Rafael Batista/ Divulgação
Entretenimento4 dias atrás

Espetáculo “Minha Voz é Resistência” será apresentado gratuitamente em Porto Nacional

A meningite meningocócica, causada pela bactéria Neisseria meningitidis, é uma infecção grave que pode evoluir rapidamente e deixar sequelas permanentes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é fatal em até 50% dos casos não tratados e pode resultar em dano cerebral, perda auditiva ou outras incapacidades permanentes em 10% a 20% dos sobreviventes. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção. No Tocantins, o Sabin Diagnóstico e Saúde oferece a vacina meningocócica ACWY para ampliar a proteção da população. A médica Sylvia Freire, infectologista pediátrica do Sabin, explica que a doença meningocócica preocupa pela capacidade de se disseminar e evoluir rapidamente. “A doença meningocócica é uma infecção bacteriana que pode causar meningite e/ou meningococcemia (infecção disseminada), potencialmente muito grave, podendo levar à necrose de extremidades e disfunção de órgãos, além de sequelas como surdez e déficits neurológicos permanentes”, destaca. Os sintomas iniciais da meningite incluem febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez de nuca, vômitos, podendo haver confusão mental. “Quando ocorre a meningococcemia, manchas violáceas aparecem na pele, configurando gravidade e necessidade de tratamento imediato para evitar complicações sérias e até mesmo óbito”, afirma Dra. Sylvia. A transmissão acontece por secreções respiratórias, inclusive de portadores assintomáticos, o que reforça a importância da vacinação. No Brasil, os sorotipos B, C, Y e W são os mais prevalentes. “O esquema vacinal deve começar aos três meses de idade com nova dose dois meses depois e reforços entre 12 e 15 meses, 5 anos e 11 anos. Também devem ser vacinados adolescentes e adultos que não receberam o imunizante na infância, além de viajantes para áreas de risco e pessoas com condições que aumentam a vulnerabilidade, como doenças imunossupressoras ou ausência do baço”, complementa a médica. Em Palmas, a vacina meningo ACWY , assim como a meningo B, está disponível na unidade matriz do Sabin Diagnóstico e Saúde, localizada na Qd. 201 Sul, Av. Joaquim Teotônio Segurado. O Sabin conta com um portfólio de mais de 20 imunizantes e realiza a aplicação de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 11h, sem necessidade de agendamento. A enfermeira Heryka Cavalcante, responsável pelo serviço de vacinas no Tocantins, destaca a importância da vacinação e do acolhimento durante o atendimento. “A vacinação é a forma mais segura e eficaz de prevenir surtos e proteger a saúde da população. No Sabin, oferecemos um atendimento humanizado, com recursos para minimizar a dor e até certificado de coragem para as crianças, tornando o momento da vacinação mais leve e acolhedor”, afirma. Além da unidade física, o Sabin oferece a compra da vacina pelo e-commerce, com agendamento, e o serviço Vacinas e Exames Móveis (VEM Sabin), que leva a imunização ao conforto do domicílio ou local de preferência do cliente
Saúde e Bem Estar4 dias atrás

Vacina Meningocócica ACWY protege contra meningite e está disponível no Sabin em Palmas

Haverá tarifa zero no transporte coletivo durante o Corpus Christi – Foto: Lia Mara
Palmas4 dias atrás

Corpus Christi: usuários do transporte coletivo têm tarifa zero nesta quinta-feira, 19

Prefeito Eduardo Siqueira Campos entrega etapa número 1 do primeiro parque urbano que beneficia diretamente mais de 60 mil pessoas da região sul de Palmas
Palmas4 dias atrás

Parque dos Pioneiros de Palmas recebe reconhecimento como modelo para outras cidades brasileiras

Casamento Giovanna Lancellotti e Gabriel David no Cristo
Social15 horas atrás

Giovanna Lancellotti e Gabriel David se casam no Cristo Redentor

Marcus Senna e Giorgia Bortoli entram no clima junino como Lampião e Maria Bonita
Social1 dia atrás

Marcus Senna e Giorgia Bortoli entram no clima junino como Lampião e Maria Bonita

Sydney Neto
Social1 dia atrás

Sydney Neto e Aliny Almeida aproveitam férias na Itália

Yoga Day reúne bem-estar, presença e conexão no Five Senses Resort
Social1 dia atrás

Yoga Day reúne bem-estar, presença e conexão no Five Senses Resort

A Arquidiocese de Palmas inaugurou a primeira capela em aldeia indígena, na Aldeia Krite, marcando um momento histórico de fé e comunhão com o povo Xerente.
Conteúdo Religioso1 dia atrás

Um marco histórico de fé e comunhão com o povo Xerente

Equipe de Produção das músicas Akwē em Ação grava canções tradicionais na Aldeia Morrão
Entretenimento1 dia atrás

Equipe de Produção das músicas Akwē em Ação grava canções tradicionais na Aldeia Morrão

Porque quem cuida de tantas, também merece ser cuidada.
Social1 dia atrás

Solange Duailibe recarrega as energias às margens do Lago de Palmas

Ana Caroline precisa de doações de sangue para cirurgia oncológica no fígado. Doe no Hemocentro em seu nome ou compartilhe a campanha.
Opinião e Editorial2 dias atrás

Campanha por Ana Caroline: doações de sangue são essenciais para nova cirurgia oncológica

Praia do Marahu em Mosqueiro- Foto Ramid
Turismo2 dias atrás

Mosqueiro: praias de água doce e charme histórico

Demonstração do processo para jornalistas
Turismo2 dias atrás

Ilha do Combu: quando tradição e bioeconomia encantam visitantes

Adrien Metge (FRA), Yamaha WR 450F (#1) (PhotoAction)
Carros2 dias atrás

Rally Jalapão: definidos os campeões da edição 2025

Esportes4 dias atrás

Abertura da Copa Futebol Campeão 2025 reúne centenas de atletas Norte a Sul do país

O doador de 21 anos ajudará quem precisa de transplante de fígado
Governo do Tocantins4 dias atrás

Família autoriza doação de órgão no Hospital Geral de Palmas

Fotolyricas do Cerrado celebra o bioma tocantinense com poesia e imagem
Entretenimento4 dias atrás

Fotolyricas do Cerrado ganha versão impressa em 2025

A exposição é uma iniciativa da fotógrafa Ronalda Pinto, com patrocínio do edital de Artes Visuais da Lei Aldir Blanc (PNAB), via Secretaria Estadual da Cultura (Secult) e Ministério da Cultura (MinC).
Entretenimento4 dias atrás

Fotografia que encena memórias: exposição “Sala Aberta em foco” segue aberta até 30 de junho na UFT

Andressa Anholete/Agência Senado Fonte: Agência Senado
Senado Federal4 dias atrás

Congresso derruba veto e vítimas do zika vírus receberão pensão especial

Crédito das fotos: Rafael Batista/ Divulgação
Entretenimento4 dias atrás

Espetáculo “Minha Voz é Resistência” será apresentado gratuitamente em Porto Nacional

A meningite meningocócica, causada pela bactéria Neisseria meningitidis, é uma infecção grave que pode evoluir rapidamente e deixar sequelas permanentes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é fatal em até 50% dos casos não tratados e pode resultar em dano cerebral, perda auditiva ou outras incapacidades permanentes em 10% a 20% dos sobreviventes. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção. No Tocantins, o Sabin Diagnóstico e Saúde oferece a vacina meningocócica ACWY para ampliar a proteção da população. A médica Sylvia Freire, infectologista pediátrica do Sabin, explica que a doença meningocócica preocupa pela capacidade de se disseminar e evoluir rapidamente. “A doença meningocócica é uma infecção bacteriana que pode causar meningite e/ou meningococcemia (infecção disseminada), potencialmente muito grave, podendo levar à necrose de extremidades e disfunção de órgãos, além de sequelas como surdez e déficits neurológicos permanentes”, destaca. Os sintomas iniciais da meningite incluem febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez de nuca, vômitos, podendo haver confusão mental. “Quando ocorre a meningococcemia, manchas violáceas aparecem na pele, configurando gravidade e necessidade de tratamento imediato para evitar complicações sérias e até mesmo óbito”, afirma Dra. Sylvia. A transmissão acontece por secreções respiratórias, inclusive de portadores assintomáticos, o que reforça a importância da vacinação. No Brasil, os sorotipos B, C, Y e W são os mais prevalentes. “O esquema vacinal deve começar aos três meses de idade com nova dose dois meses depois e reforços entre 12 e 15 meses, 5 anos e 11 anos. Também devem ser vacinados adolescentes e adultos que não receberam o imunizante na infância, além de viajantes para áreas de risco e pessoas com condições que aumentam a vulnerabilidade, como doenças imunossupressoras ou ausência do baço”, complementa a médica. Em Palmas, a vacina meningo ACWY , assim como a meningo B, está disponível na unidade matriz do Sabin Diagnóstico e Saúde, localizada na Qd. 201 Sul, Av. Joaquim Teotônio Segurado. O Sabin conta com um portfólio de mais de 20 imunizantes e realiza a aplicação de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 11h, sem necessidade de agendamento. A enfermeira Heryka Cavalcante, responsável pelo serviço de vacinas no Tocantins, destaca a importância da vacinação e do acolhimento durante o atendimento. “A vacinação é a forma mais segura e eficaz de prevenir surtos e proteger a saúde da população. No Sabin, oferecemos um atendimento humanizado, com recursos para minimizar a dor e até certificado de coragem para as crianças, tornando o momento da vacinação mais leve e acolhedor”, afirma. Além da unidade física, o Sabin oferece a compra da vacina pelo e-commerce, com agendamento, e o serviço Vacinas e Exames Móveis (VEM Sabin), que leva a imunização ao conforto do domicílio ou local de preferência do cliente
Saúde e Bem Estar4 dias atrás

Vacina Meningocócica ACWY protege contra meningite e está disponível no Sabin em Palmas

Haverá tarifa zero no transporte coletivo durante o Corpus Christi – Foto: Lia Mara
Palmas4 dias atrás

Corpus Christi: usuários do transporte coletivo têm tarifa zero nesta quinta-feira, 19

Prefeito Eduardo Siqueira Campos entrega etapa número 1 do primeiro parque urbano que beneficia diretamente mais de 60 mil pessoas da região sul de Palmas
Palmas4 dias atrás

Parque dos Pioneiros de Palmas recebe reconhecimento como modelo para outras cidades brasileiras

DESTAQUES