Governo do Tocantins
Governo do Tocantins realiza escuta ativa sobre turismo na Ilha do Bananal
Ação é prerrogativa para captação de recursos junto a instituições internacionais
Publicadas
2 meses atrássobre
Por
Jaciara Barros
- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2025/09/Na-Aldeia-Txuiri-equipe-da-Setur-se-reuniu-com-comunidade-e-liderancas-de-quatro-aldeias-Javae_Seleucia-Fontes_Governo-do-Tocantins-1000x600.jpeg&description=Governo do Tocantins realiza escuta ativa sobre turismo na Ilha do Bananal', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
Até o mês de dezembro de 2025, os criadores de gado que ainda permanecem na Ilha do Bananal terão que se retirar definitivamente da região. Dessa forma, as comunidades indígenas perderão uma importante fonte de renda, o aluguel de pastos. Com o objetivo de identificar aldeias com interesse em desenvolver o turismo e as habilidades específicas de cada uma, técnicos da Secretaria do Turismo do Tocantins percorreram diversas aldeias para reuniões com lideranças de 23 comunidades Karajá e Javaé (Povo Iny).
“Estamos falando de um grande programa de Governo que irá beneficiar diversos setores e, pela primeira vez na história do Tocantins o turismo indígena será beneficiado, durante a gestão Wanderlei Barbosa”, comemora o secretário de Turismo Hercy Filho. Segundo ele, a atenção maior é para os povos originários e tradicionais, visando o apoio a projetos de Etnoturismo e turismo de base comunitária.
Potencial e desafios
A maior ilha fluvial do mundo é lar dos povos Karajá, Javaé e Avá-Canoeiro. Circundada pelos rios Araguaia e Javaé e Coco, recortada por lagos e inundada parcialmente no verão chuvoso, a ilha é um santuário da natureza e das tradições dos povos originários.
São centenas de quilômetros de áreas propícias à pesca esportiva, observação de animais, safári fotográfico, trilhas. Mas o principal valor da Ilha do Bananal são seus moradores e sua rica cultura, que agrega festas tradicionais, lendas, cantos, danças, artesanato, culinária.
Mas tudo isso está sob ameaça. “Falta segurança e fiscalização para entrada de não indígenas”, afirma o cacique Kubli Karajá, da Aldeia Nova Tytemã, que pretende construir um rancho para hospedar visitantes, uma casa para expor o artesanato, além de atividades agregadas, como a criação de abelhas.
Apesar dos problemas existentes na Ilha, como a falta de saneamento, há muito otimismo com a possibilidade de um trabalho com o turismo. Yoló Werreria, médico e cacique da Aldeia Bela Werreria, vislumbra um projeto com foco cultural e envolvendo aldeias pequenas. Seus pais são conhecidos pelo trabalho de recuperação de indígenas alcoólicos. “A gente percebe que sozinhos a gente não faz nada”, completa sua mãe, Lenimar Werreria Kanela.
Aldeias grandes, como Fontoura e Santa Isabel, também apostam no turismo para recuperar a renda perdida com o gado. “Nossa renda acabou, temos que abraçar novos projetos”, explica o Cacique Cláudio, ao ressaltar que falta capacitação na área administrativa, um dos gargalos da gestão de projetos próprios.
As aldeias Javaé também projetam uma economia baseada no turismo. Na Aldeia Txuiri, o cacique Cleiton ressalta que sua comunidade é a porta de entrada para a Ilha do Bananal, via Formoso do Araguaia. “A gente tem buscado aperfeiçoamento para atuar no turismo, estamos em busca de parceiros para desenvolver o projeto”, revela.
Sem impedimento
O economista e técnico da Setur, Ribamar Félix, ressaltou em todas as aldeias visitadas que o programa do Governo do Tocantins é de longo prazo e o turismo não deve ser tratado isoladamente. “Nosso balanço é positivo, ouvimos as lideranças, as mulheres, os jovens e retornaremos outras vezes”, pontua.
De acordo com o procurador do Ministério Público Federal, Álvaro Manzano, que esteve nas aldeias Fontoura e Santa Isabel nesta semana, não há impedimento para as comunidades que já estejam em condições de realizar projetos de visitação.
Representantes da Funai confirmaram que, apesar de solicitar plano de visitação de acordo com normativa federal, a instituição tem a função de colaborar e não impedir o trabalho.
Você pode gostar
Governo do Tocantins
Governo do Tocantins alinha continuidade do projeto Pró-Catadores Recicla+
Secretário Divaldo Rezende realiza primeira reunião com o Coder/TO para garantir a execução do projeto financiado pelo Novo PAC
Publicadas
1 hora atrássobre
21/10/2025Por
Jaciara Barros
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), realizou nesta segunda-feira, 20, uma reunião com o Consórcio de Desenvolvimento da Região Sul e Centro-Oeste do Tocantins (Coder/TO) para alinhar os próximos passos do projeto Pró-Catadores Recicla+. O encontro marcou a primeira agenda oficial do novo titular da pasta, Divaldo Rezende, com o consórcio.
Participaram da reunião o prefeito de Peixe e presidente do Coder/TO, César Augusto; o secretário executivo do consórcio, Pedro Dias; o diretor executivo, Josias Cardoso; a diretora de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Semarh, Ellen Amaral; e a gerente da área, Hélia Pacheco.
Importância da reciclagem e do projeto Recicla+Durante o encontro, foram discutidas as suspensivas constantes no Termo de Compromisso assinado em abril deste ano, que condicionam o repasse dos recursos pela Caixa Econômica Federal no âmbito do eixo Resíduos Sólidos do Novo PAC Seleções. As equipes ajustaram estratégias para cumprimento das metas até 30 de novembro, o que garantirá a liberação dos valores e a continuidade das contratações previstas.
O secretário Divaldo Rezende destacou que o Governo do Tocantins executará o projeto em parceria direta com o consórcio, por meio de um Termo de Cooperação entre a Semarh e o Coder/TO. “Este projeto é prioridade na pauta do Governo, e vamos trabalhar com dedicação para cumprir todos os prazos e garantir a manutenção dos recursos junto à Caixa”, afirmou.
Parcerias institucionais
Além do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal, o projeto conta com apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO) e da Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplan). Divaldo Rezende adiantou que será firmado um Acordo de Cooperação com o TCE para orientar os municípios sobre a importância da implementação da taxa do lixo ou taxa de manejo de resíduos sólidos urbanos.
O presidente do Coder/TO e prefeito de Peixe, César Augusto, reforçou o alinhamento entre Estado e municípios. “Assumimos esse compromisso com total integração. Houve um alinhamento de 100% entre as prefeituras e o governo. O secretário Divaldo tem sensibilidade e experiência, o que nos dá segurança para avançar”, destacou.
Mais notícias do Governo do Tocantins
Governo do Tocantins realiza encontro estratégico sobre sustentabilidade
Governo do Tocantins avança na construção do Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins
Governo do Tocantins participa da COP Cerrados e reforça compromissos ambientais
Laurez Moreira anuncia força-tarefa para agilizar processos de licenciamento ambiental
Governo do Tocantins
Governo do Tocantins realiza encontro estratégico sobre sustentabilidade
Evento integra Governo, Sudam e instituições parceiras na construção de uma agenda sustentável para o Estado
Publicadas
1 hora atrássobre
21/10/2025Por
Jaciara Barros
O Governo do Tocantins e a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), em parceria com outras instituições, promovem nesta quarta-feira, 22, às 8 horas, o Encontro Estratégico para um Tocantins Sustentável. A reunião será realizada na sala de reuniões do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas.
O evento tem como objetivo fortalecer a integração entre governo, academia e sociedade civil na construção de uma agenda voltada ao desenvolvimento sustentável do Tocantins, com foco em políticas públicas que conciliem crescimento econômico, preservação ambiental e inclusão social.
De acordo com os organizadores, a iniciativa faz parte dos esforços do Estado em alinhar suas ações às metas nacionais e internacionais de sustentabilidade, promovendo parcerias estratégicas e articulando soluções conjuntas entre os setores público e privado.
Serviço
- O que: Encontro Estratégico para um Tocantins Sustentável
- Quando: Quarta-feira, 22 de outubro
- Horário: 8 horas
- Local: Sala de reuniões do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas
Mais notícias do Governo do Tocantins
Governo do Tocantins participa da COP Cerrados em Brasília e assina carta pelo bioma
Governo do Tocantins lança nova identidade visual e consolida novo caminho de transformação
Laurez Moreira anuncia força-tarefa para agilizar processos de licenciamento ambiental
Governo do Tocantins amplia projetos de educação ambiental nas escolas
Governo do Tocantins
Identificação neonatal Tocantins: governo inicia campanha pioneira em Palmas
Publicadas
23 horas atrássobre
20/10/2025Por
Jaciara Barros
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO), iniciou nesta quarta-feira, 22, uma campanha de identificação neonatal em Palmas. A ação ocorre até sexta-feira, 24, na unidade do Instituto de Identificação localizada no Palmas Shopping, das 10h às 17h, e tem como objetivo testar um novo equipamento capaz de emitir documentos já a partir do primeiro dia de vida da criança.
A diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon, destacou que a tecnologia garantirá mais segurança e cidadania às crianças tocantinenses. “A identificação desde o nascimento é um avanço significativo. Além de assegurar a cidadania desde os primeiros dias de vida, essa iniciativa ajuda a prevenir situações delicadas, como trocas de bebês em maternidades e possíveis casos de raptos. Ter a digital da criança registrada desde cedo é uma forma de proteção e cuidado com as famílias”, afirmou.
Durante os três dias de campanha, a empresa responsável pelo equipamento disponibilizará o sistema para testes práticos, e todos os documentos emitidos terão validade legal, sem necessidade de refazer o procedimento posteriormente.
O Instituto de Identificação convida pais e responsáveis a participarem da ação, voltada para crianças de 0 a 7 anos, mediante apresentação da certidão de nascimento original e do CPF do responsável. O atendimento será realizado por ordem de chegada, com limite de 50 vagas por dia.
Com a implementação definitiva da nova tecnologia, o Tocantins se tornará um dos primeiros estados do país a oferecer emissão de documentos desde o nascimento, reforçando o compromisso da SSP/TO com a modernização dos serviços públicos e a proteção das famílias.
Governo do Tocantins lança nova identidade visual e consolida novo caminho de transformação
Laurez Moreira anuncia força-tarefa para agilizar processos de licenciamento ambiental
Governo do Tocantins avança na construção do Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins
Governo do Tocantins participa da COP Cerrados em Brasília e assina carta pelo bioma

Projeto mapeia e cataloga ceramistas do Tocantins

Governo do Tocantins alinha continuidade do projeto Pró-Catadores Recicla+

Governo do Tocantins realiza encontro estratégico sobre sustentabilidade

Kássio Nunes Marques assume relatoria de habeas corpus de Wanderlei Barbosa no STF

Resgate de arara em Palmas mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros

Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira

Mostra Audiovisual Toca Criativa premia jovens talentos de Palmas

Governança Agro participa da 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Empreendedoras do Sul do Tocantins participam de congresso nacional sobre o protagonismo feminino no agronegócio

Sebrae realiza arrecadação de livros para incentivar a leitura e o pensamento crítico

Leilão Galácticos reúne celebridades em noite solidária

Identificação neonatal Tocantins: governo inicia campanha pioneira em Palmas

Cetur Tocantins participa da oficina Vai Turismo

Laurez Moreira anuncia melhorias para o Jalapão em Mateiros

BIJOIAS anuncia 107ª edição e reforça protagonismo no setor

Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025

Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny III

Gincana da Guarda Metropolitana de Palmas fortalece vínculos entre pais e filhos

Governo do Tocantins avança com Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins

Emenda de Amélio Cayres assegura melhorias na Saúde de Pau D’Arco

Projeto mapeia e cataloga ceramistas do Tocantins

Governo do Tocantins alinha continuidade do projeto Pró-Catadores Recicla+

Governo do Tocantins realiza encontro estratégico sobre sustentabilidade

Kássio Nunes Marques assume relatoria de habeas corpus de Wanderlei Barbosa no STF

Resgate de arara em Palmas mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros

Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira

Mostra Audiovisual Toca Criativa premia jovens talentos de Palmas

Governança Agro participa da 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Empreendedoras do Sul do Tocantins participam de congresso nacional sobre o protagonismo feminino no agronegócio

Sebrae realiza arrecadação de livros para incentivar a leitura e o pensamento crítico

Leilão Galácticos reúne celebridades em noite solidária

Identificação neonatal Tocantins: governo inicia campanha pioneira em Palmas

Cetur Tocantins participa da oficina Vai Turismo

Laurez Moreira anuncia melhorias para o Jalapão em Mateiros

BIJOIAS anuncia 107ª edição e reforça protagonismo no setor

Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025

Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny III

Gincana da Guarda Metropolitana de Palmas fortalece vínculos entre pais e filhos

Governo do Tocantins avança com Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins

Emenda de Amélio Cayres assegura melhorias na Saúde de Pau D’Arco

Projeto mapeia e cataloga ceramistas do Tocantins

Governo do Tocantins alinha continuidade do projeto Pró-Catadores Recicla+

Governo do Tocantins realiza encontro estratégico sobre sustentabilidade

Kássio Nunes Marques assume relatoria de habeas corpus de Wanderlei Barbosa no STF

Resgate de arara em Palmas mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros

Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira

Mostra Audiovisual Toca Criativa premia jovens talentos de Palmas

Governança Agro participa da 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Empreendedoras do Sul do Tocantins participam de congresso nacional sobre o protagonismo feminino no agronegócio

Sebrae realiza arrecadação de livros para incentivar a leitura e o pensamento crítico

Leilão Galácticos reúne celebridades em noite solidária

Identificação neonatal Tocantins: governo inicia campanha pioneira em Palmas

Cetur Tocantins participa da oficina Vai Turismo

Laurez Moreira anuncia melhorias para o Jalapão em Mateiros

BIJOIAS anuncia 107ª edição e reforça protagonismo no setor

Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025

Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny III

Gincana da Guarda Metropolitana de Palmas fortalece vínculos entre pais e filhos

Governo do Tocantins avança com Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins

Emenda de Amélio Cayres assegura melhorias na Saúde de Pau D’Arco
DESTAQUES
- Social1 dia atrás
Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025
- Faet e Senar4 dias atrás
Estações do Senar são destaque no HortifruTO em Palmas
- Palmas4 dias atrás
Dia D da Vacinação em Palmas acontece neste sábado, 18
- Corpo de Bombeiros Militar22 horas atrás
Resgate de arara em Palmas mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros
- Moda e Estilo22 horas atrás
Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira