Governo do Tocantins
Governo do Tocantins reforça compromisso com a cultura, as tradições e o desenvolvimento dos povos originários

No Dia dos Povos Indígenas, comemorado neste 19 de abril, a gestão estadual destaca as ações realizadas em benefício das 16 etnias presentes no estado
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), celebra o Dia dos Povos Indígenas, destacando as diversas ações desenvolvidas nas áreas de educação, sustentabilidade, cultura, proteção social e valorização das 16 etnias presentes no território tocantinense. Segundo o Censo Demográfico de 2022, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Tocantins possui mais de 20 mil pessoas que se autodeclaram indígenas, o que representa 1,32% da população no estado.
Para garantir ainda mais qualidade nas estruturas e no ensino das escolas indígenas, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, entregou em março deste ano as obras de ampliação e reforma das escolas estaduais indígenas Sakruiwẽ, localizada na Aldeia Funil; e Waikarnãse, na Aldeia Salto, em Tocantínia; além da entrega simbólica da escola Hery Hãwa, do município de Lagoa da Confusão. As ações fazem parte do Profe Indígena, um dos eixos do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), e receberam mais de R$ 1,9 milhão em investimentos.
Com o novo bloco construído, a Escola Sakruiwẽ passou a oferecer o ensino médio, atendendo atualmente 149 estudantes. A Escola Waikarnãse ganhou refeitório, cozinha e melhorias estruturais; enquanto a Escola Hery Hãwa foi ampliada com salas de aula, pátio coberto, banheiros adaptados, cozinha, área de serviço e setor administrativo.
“Todas as ações desenvolvidas até aqui refletem o compromisso da nossa gestão com a valorização e o respeito às culturas e às tradições dos povos indígenas do estado. Nesta data tão importante, celebrada anualmente no dia 19 de abril, reafirmo o compromisso com os povos originários do Tocantins e ressalto que a nossa gestão segue empenhada em desenvolver políticas públicas que atendam a todos, de forma integral”, destaca o governador Wanderlei Barbosa.
Em setembro de 2024, foram instalados biodigestores nas escolas indígenas e quilombolas. A instalação do primeiro biodigestor ocorreu no Centro de Ensino Médio Xerente Warã; seguido pela Escola Estadual Skawe, na reserva indígena Xerente, ambas no município de Tocantínia; além de unidades em Chapada da Natividade e no povoado Mumbuca, em Mateiros.
Os biodigestores usam a decomposição de resíduos sólidos, como orgânico, dejetos e esterco, para a produção de gás de cozinha e biofertilizantes, possibilitando uma experiência interdisciplinar para alunos da rede pública de ensino, além de contribuir para a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável das comunidades beneficiadas.
“Essas ações são exemplos do nosso compromisso com um modelo de gestão participativa, que respeita a diversidade étnica, cultural e territorial. A Sepot segue vigilante e ativa, com a missão de garantir que os direitos dos povos originários sejam efetivados não apenas em datas simbólicas, mas todos os dias. Os povos indígenas não querem apenas ser lembrados, querem ser respeitados, ouvidos e incluídos nas decisões que constroem o Tocantins”, ressalta o secretário de Estado dos Povos Originários e Tradicionais, Paulo Xerente.
Para além da infraestrutura, a Sepot também articulou a aplicação da Lei de Cotas, assegurando a reserva de 10% das vagas em concursos públicos estaduais para indígenas e quilombolas, promovendo representatividade e inclusão no serviço público do estado do Tocantins.
Mulheres indígenas em destaque
O 1° Fórum de Proteção da Mulher Indígena, promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Sepot, foi realizado em novembro de 2024, em Palmas, e reuniu mais de 200 participantes, incluindo mulheres das 16 etnias do estado. Na ocasião, as indígenas que participaram do evento apresentaram uma carta de intenção com demandas e medidas que consideram primordiais, resultando na elaboração de um plano de ação com propostas para a implementação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência contra as mulheres indígenas.
“O fórum foi um momento muito especial, um encontro de lideranças mulheres em que elas puderam trocar experiências, acolher umas às outras e construir, juntas, propostas para enfrentar os desafios que nós vivemos. Essas ações têm um papel fundamental em nossas vidas, porque não basta só reconhecer nossa existência, é preciso também garantir os nossos direitos”, enfatiza a jovem liderança indígena e servidora da Sepot, Simikadi Bixoá.
Com o objetivo de garantir a segurança e o fortalecimento das mulheres indígenas na luta pela preservação ambiental, o Governo do Tocantins também apoia a Associação de Brigadistas Xerente (Abix). As mulheres das etnias Xerente e Apinajé, que desempenham papel fundamental nas brigadas de combate a incêndios florestais, receberam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) essenciais para suas atividades. Entre os itens entregues estão sopradores, lanternas, capacetes de segurança, óculos de proteção, luvas, além de outros materiais necessários para garantir a eficácia e a segurança no combate aos incêndios.
Sustentabilidade e geração de renda
As ações de incentivo à economia indígena também têm ganhado força. Em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), foram realizadas oficinas com a finalidade de conscientizar e instruir comunidades indígenas no manejo, na coleta e no transporte sustentável do capim-dourado e do buriti, impulsionando a geração de renda e a valorização cultural. Cerca de 80 pessoas das aldeias Bela Vista, Recanto e Funil foram atendidas pela iniciativa de educação ambiental acerca das matérias-primas.
Outro exemplo foi a oficina de manejo da mandioca, promovida em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) na Aldeia Cachoeirinha, em Tocantínia, no âmbito do Convênio Agro + Produtor Rural Oportunidade. A iniciativa capacitou produtores Xerente em técnicas modernas de plantio, colheita e gestão da cultura, com foco na segurança alimentar e no aumento da produtividade.
Cultura e valorização das tradições
Entre os eventos celebrados no Tocantins, destacam-se os rituais Hetohoky e Herèràwo, do povo Iny (Karajá), um fortalecimento da cultura, da espiritualidade e da identidade do povo Karajá. O Hetohoky, rito de passagem dos meninos para a vida adulta, reuniu aproximadamente 600 pessoas na Aldeia Macaúba, localizada na Ilha do Bananal, às margens do Rio Araguaia.
Durante uma semana, os jovens ficam reclusos na casa grande, com corpos pintados de jenipapo e cabelos adornados, enquanto recebem ensinamentos sobre o papel do adulto na comunidade.
Governo do Tocantins
Laurez Moreira anuncia projeto para regulamentar o SUAS
Em abertura de conferência, governador Laurez Moreira anuncia projeto de lei para regulamentação do Sistema Único de Assistência Social do Tocantins – SUAS.
Evento foi realizado em Palmas com cerca de 500 participantes, incluindo conselheiros, representantes do governo, sociedade civil, gestores municipais, estaduais e federais
O governador do Tocantins, Laurez Moreira, acompanhado da primeira-dama e desembargadora, Ângela Prudente, firmou o compromisso de enviar à Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) projeto de lei para regulamentação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) do Tocantins. O anúncio foi feito nessa terça-feira, 14, durante a abertura da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, realizada no Colégio Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas.
Promovida pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), a conferência é realizada com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), com o objetivo de discutir as propostas do estado para a etapa nacional, que será realizada de 6 a 9 de dezembro deste ano, em Brasília/DF. Além de avaliar a política de assistência social e definir diretrizes para o aprimoramento do Suas, a conferência constitui um espaço para discussões e articulações coletivas voltadas para propostas e estratégias. O evento contou com cerca de 500 participantes, incluindo conselheiros, representantes do governo, sociedade civil, gestores municipais, estaduais e federais.
Na ocasião, Laurez Moreira destacou o dever que o poder público tem de assegurar uma assistência social que atenda quem realmente precisa. “O Estado tem o dever de contribuir com o fortalecimento da política de assistência social e faremos o melhor trabalho possível para que os tocantinenses sejam bem atendidos em todas as áreas que necessitam e, assim, firmamos esse compromisso de enviar à Assembleia Legislativa o projeto de lei para regulamentação do Suas do Tocantins”, enfatizou, ao reforçar que vai submeter o documento à Casa Civil com a urgência que a matéria requer.
A secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Ana Carina Souto, classificou o evento como um marco para a assistência social no Tocantins. “Existe uma luta muito grande por parte das instituições públicas, da sociedade civil organizada, dos conselhos de assistência social e da própria Setas para que seja criada a lei que regulamenta o Suas aqui no estado. Essa lei nos dará o alinhamento necessário às diretrizes nacionais e também ao que a constituição prevê”, pontuou.
A presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Nágila Práigida, ressaltou que a política pública de assistência social oferta serviços, programas e projetos de forma contínua para atender as famílias em situação de vulnerabilidade. “É um direito da família que realmente se encontra em situação de vulnerabilidade”, salientou.
O diretor-executivo do Fundo Nacional de Assistência Social, José Arimatéia de Oliveira, evidenciou a importância da realização da conferência para debater as estratégias da política de assistência social para os próximos anos. “É uma conferência importante, porque o Tocantins vai eleger seus delegados para participar da etapa nacional. São eles que vão debater os rumos e as estratégias para a política de assistência social não só para o próximo ano, mas para o futuro, porque o objetivo é fortalecer o Sistema Único de Assistência Social”, concluiu.
Presenças
O evento também contou com a participação da secretária de Estado da Cidadania e Justiça, Estellamaris Postal; do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos; da secretária municipal de Assistência Social de Palmas, Polyanna Siqueira Campos; do presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Wilson Júnior Carvalho de Oliveira (Big Jow); entre outras autoridades.
Governo do Tocantins
Governador Laurez Moreira participa da passagem de comando do Corpo de Bombeiros

O governador Laurez Moreira participou, nessa segunda-feira, 13, da passagem de comando do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), realizada no Quartel do Comando-Geral (QCG), em Palmas. O ato foi acompanhado por representantes das forças de segurança, secretários de Estado, deputados e demais autoridades, que acompanharam o rito militar em que o coronel Peterson Queiroz de Ornelas passou o comando ao coronel Thiago Franco Santana.
Na ocasião, o governador Laurez Moreira foi homenageado pela corporação e aproveitou para agradecer ao coronel Peterson Queiroz de Ornelas pelo trabalho à frente do CBMTO e reafirmou a confiança na liderança e gestão do novo comandante, coronel Thiago Franco Santana.
“É motivo de muita satisfação participar deste momento em que o coronel Franco assume o comando. Tive o prazer de trabalhar com ele quando era prefeito de Gurupi, ocasião em que foi implantado o primeiro núcleo do Programa Educacional Bombeiro Mirim, um exemplo que queremos ampliar para outras localidades do estado”, destacou o governador, ressaltando a importância da disciplina e da formação cidadã para os jovens.
Ao elogiar o Corpo de Bombeiros, o governador Laurez Moreira pontuou que a corporação é uma instituição essencial para a segurança pública, atuando na proteção da vida, prevenção e combate a incêndios, socorro em emergências e proteção ambiental, além de ser de referência para todo o país. “É uma instituição muito respeitada pela maneira como atua. Hoje, os Bombeiros do Tocantins são referência para diversos estados, e precisamos continuar investindo no aperfeiçoamento e fortalecimento da nossa corporação”, enfatizou.
O novo comandante-geral da corporação, coronel Thiago Franco Santana, agradeceu ao governador Laurez Moreira pela confiança e destacou a honra e a responsabilidade de assumir o comando, garantindo a continuidade das atividades já desenvolvidas. “É uma grande honra ser escolhido pelo governador Laurez Moreira para comandar o Corpo de Bombeiros do Tocantins. Ao mesmo tempo, é uma responsabilidade enorme, pois é uma instituição de alta credibilidade em nosso estado, reconhecida como a melhor avaliada do Brasil. Nosso compromisso é prestar o melhor serviço possível à sociedade tocantinense, mantendo e aperfeiçoando as ações desenvolvidas ao longo dos anos”, afirmou.
A solenidade, que formalizou a transferência de liderança do CBMTO teve início com apresentação à tropa e execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda da Polícia Militar do Tocantins. Posteriormente foi realizado o deslocamento do Pavilhão Nacional e a transferência do comando ao comandante substituto. O evento foi encerrado com um desfile da tropa em continência ao comandante-geral e ao governador.
Governo do Tocantins
Governo do Tocantins lança nova identidade visual
Com foco em gestão eficiente e transparência, a nova identidade visual do Governo do Tocantins simboliza confiança, resultados e compromisso com um futuro melhor para todos.

Com o slogan Um novo futuro para todos, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), divulgou, nessa terça-feira, 14, a nova identidade visual e as estratégias de comunicação do governo estadual, que marcam uma nova fase de governança pautada pela transparência, responsabilidade e compromisso com o futuro do estado e do cidadão tocantinense.
O governador Laurez Moreira destaca que a nova identidade visual do Governo do Tocantins marca o início de um novo tempo, uma transformação importante para expressar os princípios da governança pública. “Este é um novo tempo. Um tempo de clareza, eficiência e presença real em cada canto do nosso estado. Estamos aqui para fazer o governo acontecer de verdade, com decisões técnicas, transparência e resultados que fazem diferença na vida de cada tocantinense. O futuro que sonhamos para o Tocantins não nasce de discursos, mas do trabalho diário, sério e comprometido de quem acredita neste lugar e nas pessoas que vivem aqui”, ressalta.
Como parte dessa nova etapa, ganha destaque a Quinta Frente de Desenvolvimento, que representa um novo impulso para o Tocantins, com foco na industrialização, na geração de empregos e na melhoria da qualidade de vida. É uma estratégia que prioriza o que realmente importa, apresentar soluções concretas capazes de consolidar o estado entre as maiores economias do país, tornando-o referência nacional em prosperidade e transformação.
“Mais que uma mudança estética, a nova identidade visual traduz o propósito do governo, comunicar com clareza, ética e foco nas pessoas. Cada elemento foi pensado para refletir confiança, propósito e o compromisso de construir, dia após dia, um Tocantins melhor”, enfatiza a secretária de Estado da Comunicação, Luiza Rocha.
A representação visual será aplicada em todas as comunicações oficiais, fortalecendo a imagem institucional e garantindo a integração entre todas as ações governamentais.
Conceito
O slogan Um novo futuro para todos marca o início de uma nova etapa, em que o governo se propõe a reorganizar o estado e devolver confiança à população com trabalho e compromisso. Inspirado na própria história do povo tocantinense, que um dia decidiu escrever o seu próprio futuro, o governo revisita os fundamentos que deram origem ao estado para refletir sobre a trajetória percorrida, corrigir rumos e reafirmar os caminhos que deseja trilhar.
Assim, governo e população se unem em uma mesma direção, juntos em um caminho de transformação e esperança, pautado no compromisso, transparência, responsabilidade e resultados concretos para um futuro melhor para todos.
Identidade visual
Inspirada na força e na origem do Tocantins, a nova identidade visual manifesta a energia e o espírito do povo que construiu o Estado. É um convite para olhar para trás sem nostalgia, mas com propósito para que, ao retornar às origens, seja possível encontrar clareza e força para seguir adiante.
A paleta de cores e os símbolos reafirmam o sentimento de pertencimento e traduzem a essência tocantinense nas cores da bandeira. Os tons principais evocam a luz do sol que nasce sobre o estado, representando renovação, vitalidade e esperança.
O emblema central reflete movimento e progresso, simbolizando um Tocantins em constante evolução, um Estado que cresce com equilíbrio, harmonia e confiança no futuro. “Cada traço foi pensado para transmitir credibilidade e reforçar os valores que definem esse novo momento do Governo do Tocantins, unidade, compromisso e transformação” afirma Luiza Rocha.
Três elementos simbólicos estruturam o novo modelo e fortalecem a identidade do Executivo Estadual. A asna ou chevrão, símbolo heráldico em formato de “V” invertido encontrado no brasão do estado, remete à ideia de sustentação, proteção e realização de grandes obras. O sol, presente na bandeira e no brasão, representa a riqueza do solo e o ciclo do ouro, projetando um futuro promissor. Já o caminho simboliza os novos trajetos que o governo se propõe a trilhar, traduzindo a busca por avanços, oportunidades e um novo futuro para todos que vivem aqui.
- Palmas2 dias atrás
Reforma administrativa em Palmas busca equilibrar contas públicas
- Internacional4 dias atrás
Presidente Lula será recebido pelo Papa Leão XIV na segunda-feira, no Vaticano
- Casa e Decoração2 dias atrás
Design autoral tocantinense ganha destaque nacional com peça inspirada em Palmas
- Entretenimento2 dias atrás
Tocantins em Concerto encanta público em Araguaína com espetáculo acessível e celebração à música regional
- Entretenimento2 dias atrás
Yane Lopes apresenta “Nara Leão: Voz e Verso” nesta quarta (15), em Palmas