Governo do Tocantins
Governo do Tocantins reforça diálogo com sindicatos dos servidores da Polícia Civil e articula melhorias para a categoria

O Governo do Tocantins, por meio da Casa Civil e da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO), realizou na manhã desta sexta-feira, 24, uma reunião com representantes de sindicatos da Polícia Civil para discutir medidas voltadas à valorização dos profissionais e ao fortalecimento das estratégias de segurança no estado. O encontro ocorreu no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, onde o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes, representou o governador Wanderlei Barbosa, que está em missão na Suíça.
Durante a reunião, foram discutidos temas importantes como o andamento do concurso público da Polícia Civil e a estruturação da Lei Orgânica no Tocantins. A iniciativa reflete o empenho do Governo do Estado em avançar na implementação de ações que beneficiem os servidores da categoria.
“Está em construção um consenso entre o secretário [Bruno Azevedo] e os diversos representantes sindicais. Algumas pautas já estão aprovadas pelo governador Wanderlei Barbosa, como o concurso, que já está em andamento; a adequação da legislação, conforme a Lei Orgânica Nacional para agilizar o concurso; e outros pontos que foram levantados e que nós vamos avaliar e levar ao governador para podermos finalizar o quanto antes e avançar. O importante é que está em construção toda essa unidade de fortalecimento da segurança pública para prestar o melhor serviço à população”, pontuou o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Bruno Azevedo, evidenciou a importância do encontro. “Essa reunião foi extremamente produtiva, porque tratamos de pontos essenciais e buscamos um consenso com as categorias. O presidente do Sindiperito [Sindicato de Peritos Oficiais do Tocantins] esteve presente, assim como o representante do Sinpol [Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins], e o deputado Moisemar Marinho, para chegarmos a um acordo que permita a continuidade administrativa das principais demandas da segurança pública. Existem muitas pautas que dependem de orçamento, as quais serão alinhadas com as demais secretarias, como a Fazenda, a Administração e a própria Casa Civil. Quanto às que não demandam orçamento, vamos continuar as reuniões para chegar a um consenso efetivo sobre os artigos e os pontos fundamentais a serem tratados”, enfatizou o titular da SSP/TO.
Representantes sindicais
O vice-presidente do Sinpol-TO, Paulinho Sousa, pontuou, no encontro, a importância do alinhamento com o Governo do Tocantins. “Apresentamos ao novo secretário as demandas já conhecidas dos policiais civis, como o concurso público; a criação do cargo de oficial investigador de polícia, que está em tramitação na Assembleia Legislativa; e outras pautas importantes para a segurança pública e a categoria. Nosso objetivo é fortalecer a segurança pública, promovendo união e eficiência no trabalho em prol da sociedade”, salientou.
O presidente do Sindiperito, Silvio Jaca, ressaltou que a maioria das pautas são comuns a todos os policiais civis. “A reunião foi bastante positiva. Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, essas demandas terão andamento o mais breve possível, enquanto outras ainda serão discutidas para alinhamento entre as classes e o secretário. Esse primeiro encontro foi proveitoso e acreditamos que trará, em breve, benefícios para a população, a Secretaria da Segurança Pública e os servidores”, concluiu.
Reunião com a SSP/TO
O encontro foi resultado de uma reunião prévia com os sindicatos, organizada pelo titular da SSP/TO, Bruno Azevedo, nessa quarta-feira, 22, na sede da pasta, com os objetivos de ouvir a categoria e intermediar as demandas com o governador Wanderlei Barbosa.
Presenças
Também participaram da reunião o deputado estadual Moisemar Marinho; a presidente da Federação Interestadual dos Policiais Civis das Regiões Centro-Oeste e Norte (Feipol-CON), Marcilene Lucena; o presidente da Associação dos Agentes de Polícia do Estado do Tocantins (Agepol), Marco Albernaz; o presidente da Associação dos Escrivães da Polícia Civil do Tocantins (AEPTO), Hugo Moura; e o vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Tocantins (Sinpol-TO), Paulinho Sousa.
Governo do Tocantins
Tocantins é homenageado por colaboração com a Rede Nacional de Dados em Saúde
O agradecimento foi feito pelo Ministério da Saúde, na assembleia do Conass, da quarta-feira, 27

O Tocantins foi homenageado durante a assembleia ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) realizada em Brasília, na quarta-feira, 27. O agradecimento feito pelo Ministério da Saúde (MS) foi pela contribuição da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), na construção coletiva da Federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), plataforma oficial de interoperabilidade do Governo Federal.
Segundo o MS, “a participação da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins, na Etapa Piloto da Federalização RNDS foi fundamental para aprimorar a metodologia e orientar a ampliação da Etapa Estadual da Federalização da RNDS para as demais Unidades Federativas brasileiras, consolidando um marco para a transformação digital do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
“Temos trabalhado incansavelmente para modernizar e promover melhorias na saúde pública do Tocantins, como prioridade da gestão do governador Wanderlei Barbosa e ficamos felizes com essa homenagem. Ela nos motiva a continuarmos com o compromisso de aperfeiçoar o Sistema Único de Saúde, com a transformação digital, em benefício à população”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
O coordenador do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges/TO), Paulo Burgue participou do evento e afirmou que, “esse reconhecimento reafirma o compromisso da gestão da SES-TO com a inovação tecnológica em saúde e com o fortalecimento da governança digital, para a melhoria da qualidade assistencial no Tocantins”.
Rede Nacional de Dados em Saúde
A Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) é a plataforma oficial de interoperabilidade do Ministério da Saúde (MS). Foi criada para conectar os diferentes sistemas de saúde em todo o Brasil, estabelecer infraestrutura nacional para o compartilhamento seguro e padronizado de dados de saúde, garantir mais eficiência na gestão da informação e aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população.
Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa rompe ligamentos do joelho e passará por cirurgia

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, sofreu uma lesão no joelho durante uma partida de futebol na noite desta terça-feira, 26. Exames médicos confirmaram a ruptura dos ligamentos cruzados e do menisco do joelho esquerdo, condição que exige procedimento cirúrgico para a restauração das estruturas afetadas.
O laudo médico também indica a necessidade de drenagem para retirada de líquido acumulado na região. A cirurgia será agendada nos próximos dias.
Por orientação médica e devido à mobilidade reduzida, a agenda do governador ficará restrita até a realização do procedimento e durante o período de recuperação.
Governo do Tocantins
Quarta reunião do Pnatrans reúne órgãos para definição de estratégias de redução de acidentes no Tocantins
Encontro discutiu criação de comissão intersetorial, apresentou resultados da Operação Verão Seguro e alinhou novas ações de prevenção no Estado

A quarta reunião do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) foi realizada nesta terça-feira, 25, na sala de reuniões do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos. O encontro reuniu representantes de diversos órgãos estaduais, municipais e federais para alinhar novas estratégias voltadas à redução dos índices de sinistros no Tocantins.
Durante a reunião, foi criada uma comissão de levantamento e análise dos dados de registros de sinistros, que terá caráter intersetorial, com o objetivo de garantir efetividade e encaminhamentos práticos para subsidiar as ações do Pnatrans no Estado. A comissão será composta pela Polícia Militar, Secretaria de Estado da Saúde (SES), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Delegacia de Repressão a Crimes de Trânsito (DRCT), Corpo de Bombeiros Militar, Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO) – nas áreas da gerência de fiscalização e gerência de estatística – e a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (Semob).
O tenente-coronel Cleyton Alen, do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária e de Divisas (BPMRed), destacou a importância da composição integrada da comissão. “A atuação conjunta é fundamental para que os dados sejam analisados com precisão, possibilitando a adoção de medidas práticas e eficazes para reduzir os índices de sinistros e salvar vidas”, afirmou.
Resultados da Operação Verão Seguro
Na ocasião, também foram apresentados os resultados da “Operação Verão Seguro”, realizada durante a temporada de praias no Tocantins. A ação abordou 11.138 veículos em todo o Estado, na realização de 1.743 testes de alcoolemia. Além disso, 94 condutores foram autuados por dirigirem sob efeito de álcool.
O planejamento das próximas ações preventivas também foi discutido durante a reunião. O gerente de fiscalização, Enildo Leite, destacou que já está em andamento uma nova operação, voltada à prevenção de sinistros de trânsito durante o feriado prolongado da Independência do Brasil. “O Detran, em parceria com os demais órgãos de segurança e fiscalização do trânsito, irá atuar de forma integrada para conter os índices de sinistros durante o período, garantindo mais segurança aos condutores e pedestres”, explicou.
Ações do SEST/SENAT
O estado está no período de colheita da soja, em virtude disso, o SEST/SENAT promoverá ações de conscientização voltadas aos caminhoneiros que circulam nas unidades de transbordo de grãos do Tocantins, com foco na prevenção e conscientização dos riscos do uso de álcool e outras drogas por motoristas de caminhão.
O presidente do Detran/TO, William Gonzaga, reforçou a importância da união institucional. “O Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito no mundo, e precisamos enfrentar essa realidade com responsabilidade. A união de esforços entre as instituições é fundamental para salvar vidas e tornar o trânsito do Tocantins mais seguro”, destacou.
Presenças
A reunião contou com a presença de representantes da Ageto, PRF, Secretaria da Segurança Pública (SSP), Secretaria da Educação (Seduc), BPMRed, DNIT, Agência Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito de Araguaína (ASTT), SES, Guarda Metropolitana de Porto Nacional, Polícia Militar, SEST/SENAT e Conselho Estadual de Trânsito (Cetran).
-
Social4 dias atrás
Brilho e conquistas marcam os 24 anos de Nathaly Tayrine
-
Entretenimento3 dias atrás
Mostra Imagens que Versam; Versos que Voam abre Flisto 2025
-
Economia2 dias atrás
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
-
Tocantins3 dias atrás
Sabin participa do Movimento Delas com serviços de saúde
-
Social2 dias atrás
Giorgia Moura De Bortoli brilha no Baile do Rubi