Educação
Governo Federal regulamenta restrição ao uso de eletrônicos por estudantes durante as aulas e intervalos
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Jaciara Barros- Share
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Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 19 de fevereiro, o Decreto nº 12.385/2025, que regulamenta a Lei nº 15.100/2025 e estabelece restrições ao uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais por estudantes da educação básica durante o período escolar, incluindo aulas, recreios e intervalos. A medida, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pela ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, e pelo ministro da Educação, Camilo Santana, tem como principal objetivo preservar a saúde mental, física e psíquica de crianças e adolescentes.
Regras e implementação nas escolas
Com a nova regulamentação, os sistemas de ensino e os estabelecimentos públicos e privados da educação básica deverão implementar as diretrizes estabelecidas pela legislação e pelas normas complementares do Conselho Nacional de Educação (CNE). A adaptação às particularidades locais e a participação da comunidade escolar na implementação das medidas são princípios fundamentais do decreto.
As escolas também serão responsáveis por definir estratégias pedagógicas para orientar estudantes e famílias sobre o uso consciente dos dispositivos eletrônicos, além de capacitar professores para lidar com a nova política. O decreto prevê ainda a necessidade de regras claras sobre a guarda dos aparelhos durante o período escolar e estabelece consequências para o descumprimento da norma.
Conscientização e acolhimento
Além das restrições ao uso, o decreto determina que as escolas promovam ações de conscientização sobre os impactos negativos do uso excessivo de celulares e outros dispositivos eletrônicos portáteis. Também deverão ser oferecidas formações para os profissionais da educação e criados espaços de escuta e acolhimento para estudantes, de forma a minimizar possíveis resistências e transtornos causados pela adaptação às novas regras.
Exceções para tecnologia assistiva
Apesar da restrição geral, a regulamentação prevê exceções para estudantes com deficiência, que poderão utilizar aparelhos eletrônicos pessoais mediante apresentação de atestado, laudo ou outro documento assinado por profissional de saúde. A medida busca garantir que a tecnologia assistiva continue sendo utilizada para fins educacionais, de socialização ou comunicação, conforme a necessidade de cada aluno.
Impacto e desafios da medida
A restrição do uso de eletrônicos nas escolas tem sido tema de debate entre especialistas em educação, saúde e tecnologia. Estudos indicam que a exposição excessiva a telas pode afetar o desenvolvimento cognitivo e socioemocional de crianças e adolescentes, além de impactar a qualidade do aprendizado. No entanto, críticos da medida argumentam que a tecnologia também pode ser uma aliada no ensino e que sua proibição pode gerar desafios de fiscalização e adesão por parte dos estudantes e responsáveis.
Com a publicação do decreto, escolas de todo o país terão que se adequar às novas diretrizes, ajustando seus regimentos internos e elaborando planos pedagógicos compatíveis com a norma. A efetividade da política dependerá do engajamento de toda a comunidade escolar e da capacidade das instituições de equilibrar a restrição com a promoção do uso consciente da tecnologia no ambiente educacional.
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Jaciara BarrosAPAE Palmas abre matrículas para o projeto TEAtivo, com aulas de futsal, natação e capoeira para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A APAE Palmas está com matrículas abertas para o projeto TEAtivo, uma iniciativa que promove a inclusão social por meio do esporte, com atividades voltadas a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As modalidades disponíveis são futsal, natação e capoeira, realizadas sob orientação profissional e com foco na interação, coordenação motora e qualidade de vida dos participantes.
As inscrições devem ser feitas na secretaria da instituição. Para efetuar a matrícula, é necessário apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, laudo médico de TEA conforme o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), declaração de matrícula escolar, atestado médico de saúde e exame de instabilidade atlanto-axial (IAA).
O projeto conta com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte, APAE Brasil, Faculdade Apae Brasil, Itaú, Ministério do Esporte e Governo Federal. A iniciativa visa proporcionar aos alunos uma vivência esportiva segura e acessível, estimulando a inclusão e o desenvolvimento integral das pessoas com deficiência.
O TEAtivo é mais uma ação que reafirma o compromisso da APAE Palmas em oferecer oportunidades de inclusão e desenvolvimento por meio do esporte. A iniciativa busca fortalecer habilidades sociais e emocionais, promover o convívio em grupo e contribuir para o bem-estar dos alunos e de suas famílias.
Mais informações podem ser obtidas diretamente na secretaria da APAE Palmas.
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Jaciara Barros- Data: 19 de setembro de 2025
- Horário: A partir das 15h
- Local: SENAI – Rua Residencial 06, Quadra -26, nº 01, Nova Fronteira, R. Res. 16, 991 – Nova Fronteira, Paraíso do Tocantins
- Duração : 6 horas de conteúdo atualizado
- Temas: Conceitos normativos e aplicações práticas em áreas classificadas
- Certificação: Certificado de participação incluso
- Inscrição: Gratuita pelo link conteudo.schmersal.com.br/lp-
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