Governo do Tocantins apresenta potencial econômico ao embaixador do Japão
O Governo do Tocantins recebeu o embaixador do Japão no Brasil, Yasushi Noguchi, para apresentar as potencialidades econômicas do Estado e discutir oportunidades de cooperação em logística, mineração, sustentabilidade, inovação e atração de investimentos.
O Governo do Tocantins recebeu neste sábado (27), no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, o embaixador do Japão no Brasil, Yasushi Noguchi, para uma agenda voltada ao fortalecimento das relações institucionais entre o Estado e o país asiático. O encontro reuniu secretários estaduais, representantes de órgãos estratégicos e integrantes da comunidade nipo-brasileira, com foco na ampliação de parcerias econômicas e institucionais.
Durante a reunião, o Governo apresentou um panorama das potencialidades do Tocantins e destacou áreas consideradas estratégicas para futuras cooperações internacionais, como logística, mineração, desenvolvimento sustentável, meio ambiente, esporte, inovação e intercâmbio cultural.
Logística como diferencial competitivo
Na apresentação institucional, o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Milton Neris, ressaltou que a posição geográfica privilegiada do Tocantins representa uma vantagem competitiva para empresas interessadas em investir na região. Segundo ele, os investimentos em infraestrutura ampliam a capacidade de integração do Estado aos principais corredores logísticos do país.
“O Tocantins é um estado jovem, que vai completar 38 anos, mas que cresce de forma consistente. Hoje somos o coração do Brasil, com uma infraestrutura logística que se fortalece a cada ano. Rodovias, ferrovia e as hidrovias Araguaia-Tocantins fazem parte do nosso planejamento estratégico porque entendemos que a logística é fundamental para o escoamento da produção e para atrair novos investimentos”, afirmou.
Os investimentos em transporte e infraestrutura foram apresentados como fatores decisivos para ampliar a competitividade do Tocantins, reduzir custos logísticos e facilitar o acesso aos mercados nacional e internacional.
Desenvolvimento aliado à sustentabilidade
Outro tema abordado durante a reunião foi a política ambiental desenvolvida pelo Estado. O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, destacou que o crescimento econômico precisa caminhar ao lado da preservação ambiental e da segurança jurídica para novos investimentos.
“Estamos trabalhando para que o desenvolvimento aconteça de forma sustentável. Queremos crescer preservando nossos recursos naturais e garantindo segurança para quem deseja investir. A mineração é uma atividade que ganha espaço no Tocantins e nossa proposta é desenvolver esse setor seguindo critérios ambientais e de sustentabilidade”, destacou.
Segundo o secretário, a estratégia do Governo busca consolidar um ambiente favorável para empreendimentos responsáveis, conciliando geração de empregos, desenvolvimento regional e preservação dos recursos naturais.
Potencial mineral desperta interesse internacional
Durante a apresentação ao embaixador japonês, o presidente da Agência de Mineração do Tocantins (Ameto), Eduardo Moraes, destacou o potencial mineral do Estado, especialmente na produção de terras raras, minerais considerados estratégicos para a indústria de alta tecnologia.
Esses elementos são utilizados na fabricação de equipamentos eletrônicos, veículos elétricos, turbinas para geração de energia renovável e diversos componentes tecnológicos. Segundo Eduardo Moraes, o Tocantins reúne condições favoráveis para ampliar sua participação nesse mercado, atraindo investimentos e fortalecendo a cadeia mineral com responsabilidade ambiental.
O tema despertou interesse da comitiva japonesa, já que o Japão é um dos principais consumidores mundiais de minerais estratégicos utilizados em sua indústria de tecnologia e inovação.
Interesse em ampliar a cooperação
Ao longo da reunião, o embaixador Yasushi Noguchi ressaltou que o Japão busca ampliar a cooperação com estados brasileiros que apresentam ambiente favorável aos investimentos, potencial econômico e compromisso com o desenvolvimento sustentável.
Além dos temas econômicos, a agenda também contou com representantes da Secretaria da Segurança Pública, de outras pastas do Governo Estadual e da Associação Cultural Nipo-Brasileira do Tocantins (ACNBT), reforçando que a aproximação entre os dois países envolve diferentes áreas de cooperação.
Comunidade japonesa fortalece a aproximação
Representantes da ACNBT destacaram a importância da comunidade nipo-brasileira para a construção dessa relação institucional ao longo das últimas décadas. Segundo o embaixador, o intercâmbio cultural desempenha papel fundamental no fortalecimento da amizade entre Brasil e Japão.
“A comunidade japonesa no Brasil simboliza essa amizade entre os dois países. No Tocantins ela é pequena, mas bastante ativa. O Festival do Japão realizado no Estado contribui para divulgar nossa cultura e fortalecer essa relação de amizade com o povo tocantinense”, afirmou Yasushi Noguchi.
A visita faz parte da estratégia do Governo do Tocantins de ampliar o diálogo com parceiros internacionais, fortalecer relações diplomáticas e criar um ambiente favorável para novos investimentos. A expectativa é que a aproximação com o Japão contribua para ampliar oportunidades de cooperação técnica, inovação, desenvolvimento sustentável e crescimento econômico nos próximos anos.
Saiba mais
O Japão é um dos principais parceiros comerciais do Brasil na Ásia e mantém cooperação histórica em áreas como agricultura, educação, ciência, tecnologia e infraestrutura. O fortalecimento das relações institucionais pode abrir novas oportunidades para investimentos e intercâmbio de conhecimento com o Tocantins.
Portal Jaciara Barros — Quem acontece aparece aqui!


