Esportes
GP de Motocross reúne pilotos de todo o país em Palmas e premia atletas tocantinenses

Ocorreu neste final de semana, de 3 a 5 de novembro, no Parque Sussuapara, na Região Norte da Capital, o 3º GP de Motocross, um evento tradicional que reuniu pilotos de todo o país, apaixonados pelo esporte e premiou esportistas tocantinenses. Tudo ocorreu numa megaestrutura montada pela Associação Tocantinense de Pilotos de Motocross (ATPM).
“O evento tem por finalidade fomentar a prática esportiva e aquecer o comércio local, melhorando a economia de vários setores”, destacou o presidente da ATPM Rafael Balena.
Apaixonado e incentivador do esporte, Balena conta que a corrida foi um sucesso. “Tivemos a participação de pilotos de todo o Brasil, com atletas de renome nacional. Foram 10 categorias, desde a infantil com pilotinhos a partir de 4 anos de idade, até pilotos mais experientes chamados de cinquentões”, conta.
O destaque do campeonato foi para o campeão estadual da MX TO, que ganhou as duas principais categorias, a MX1 e Nacional Pró, Marcos Vinícius Garcia. O jovem piloto, de Colinas do Tocantins, levou a melhor nas duas baterias acirradas. “Para nós que somos atletas apaixonados pelo esporte ver um evento desse tamanho acontecendo, com tanta gente prestigiando, já é uma grande alegria. Vencer, então, é consequência do esforço. Estou muito feliz”, comemorou.
Como ele, a atleta e irmã Dra. Mágda Klein, como é conhecida, levou para casa o 1º lugar na categoria Feminina. “O motocross é um esporte para nós mulheres também e eu estou aqui para mostrar que podemos ser campeãs e viver essa paixão. Desde pequena fui incentivada e apoiada pela minha família e essa é uma vitória para todos nós”, disse.
Na categoria infantil, o piloto Heitor Tonelline, 4 anos, ficou em 1º lugar. Ele já é destaque desde pequeno por participar do Campeonato Brasileiro de Motocross.
Na MX 5, pilotos acima de 50 anos de idade, o prêmio ficou com piloto palmense Alexandre Coelho.
Na categoria MX3 e MX4, pilotos acima de 35 e 40 anos, o prêmio foi para a ‘lenda viva’ do motocross, Wiliam Foguete, que levou a melhor nas duas baterias. Ele já foi premiado em diversas corridas estaduais e nacionais.
Já na categoria MX Iniciante, o jovem piloto Henrique Terra, 16 anos, mostrou que tem talento e vai longe no esporte.
Outra Categoria importante, a MX intermediária, contou com a participação de pilotos de maior nível que mostraram sua garra e capacidade. Quem levou a melhor conquistando o 1º lugar foi Dr. Bruno de Paula, que está de volta às pistas depois de alguns anos sem competir.
Os equipamentos dos pilotos também tiveram destaque. Uma categoria especial, intitulada motos nacionais, que são motos fabricadas no Brasil, deu a vitória ao piloto portuense Diogo Pinto, que demonstrou muita competência na pilotagem.
A ATPM promete continuar movimentando o cenário esportista para o motocross e quer realizar novas edições do evento seguindo o calendário de eventos da Associação. “Tivemos 100% de aproveitamento com pontualidade, segurança, conforto e o mais importante, respeito ao público presente e aos pilotos que vieram de longe para participar”, conclui o presidente Rafael Balena.
Carros
No topo do ranking de novo: SUVs lideram como carro mais vendido no país
Modelo de veículo somou cerca de 131 mil novos emplacamentos só no mês de julho

O mercado de automóveis está em alta. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram 1.060.362 emplacamentos nos primeiros sete meses de 2025, alta de 3,27% em relação ao mesmo período do ano passado. Só em julho, foram 229.948 vendas de automóveis e comerciais leves. Entre os modelos mais procurados, os SUVs lideram, respondendo por 56,9% (130.942 unidades) do total comercializado.
Em Palmas, a procura por SUVs também chama atenção, como destaca a gerente da Autovia Fiat, Maria Tereza Côrrea. “O interesse por esse tipo de veículo se mantém constante na concessionária, já que Palmas é uma capital de um estado ainda muito interiorano, cercada por cidades menores e áreas rurais, o que faz com que as pessoas valorizem carros versáteis para esses trajetos. Isso sem falar nos clientes com perfil mais aventureiro, que buscam segurança e desempenho para diferentes terrenos”, afirmou.
As qualidades dos SUVs convenceram o jornalista Pedro Thiago Macêdo a trocar de carro. Ele conta que a decisão foi tomada no final de abril, após analisar diversas opções. “O Fastback nos surpreendeu pela tecnologia, conforto e sofisticação. Fizemos test-drive em vários modelos de outras marcas, mas esse conseguiu oferecer uma experiência ímpar. É um carro grande, alto, que transmite personalidade e oferece ótimo espaço interno, confortável até para pessoas bem altas como eu. Tem carregador por indução, saídas de ar para os passageiros traseiros e um design que chama atenção. Sem dúvida, recomendo para quem busca um veículo potente, moderno e marcante”, relatou feliz pela aquisição.
A tendência de alta nas vendas de SUVs reflete uma mudança no perfil do consumidor brasileiro, que busca veículos mais completos e adaptáveis a diferentes rotinas. No caso do Pulse e do Fastback, da Fiat, a combinação de altura do solo, eficiência no consumo e tecnologias embarcadas são um exemplo que atende tanto motoristas que circulam em áreas urbanas quanto quem precisa de desempenho em estradas de terra ou viagens mais longas.
A expectativa é que a participação dos SUVs no mercado continue elevada nos próximos meses, impulsionando o restante do segmento. A Fenabrave manteve, em julho, a projeção anual de crescimento de 5% para o setor em 2025, ritmo moderado, mas suficiente para reforçar a liderança e a importância desse tipo de indústria e comércio.
Esportes
Circuito Tocantinense Trail Run chega a Natividade em 24 de agosto
Natividade recebe a etapa do Circuito Tocantinense Trail Run em 24 de agosto. Percursos de 12 km e 23 km, estrutura com hidratação e controle. Inscrições em corre77.com.br.

Natividade recebe a etapa do Circuito Tocantinense Trail Run no dia 24 de agosto. A proposta é oferecer uma experiência de corrida em meio à natureza com percursos que cruzam matas e lagos e que alcançam o ponto mais alto da cidade, no topo da Serra das Torres.
Circuito Tocantinense Trail Run: Uma Experiência Única
- 12 km percurso desafiador em meio à natureza com passagens por matas e lagos
- 23 km rota para atletas experientes que segue até o topo da Serra das Torres
Estrutura e benefícios ao atleta
- Pontos de hidratação e controle ao longo do trajeto
- Kit atleta com itens do evento
- Troféus e premiações especiais para os melhores colocados
Inscrições
As inscrições estão disponíveis no site corre77.com.br. As vagas são limitadas e a organização informou data de corte em 18 de julho. Verifique a disponibilidade no momento do acesso.
- Data 24 de agosto
- Local Natividade TO
- Inscrições corre77.com.br
Leia também
Esportes
Anfitriã da 1ª Copa Araguaína de Judô, equipe Kaizen conquista o título do histórico torneio da Fejet
A associação de Judô araguainense sagrou-se campeã do torneio com um total de 22 medalhas de ouro, 10 de prata e quatro de bronze

Se já não bastasse a alegria por sediar, de forma inédita, uma etapa oficial do Campeonato Tocantinense promovido pela Federação de Judô do Estado do Tocantins (Fejet) na região norte do Estado, a Associação Kaizen Judô do 2º BPM alcançou a glória máxima ao sagra-se campeã com um total de 22 medalhas de ouro, 10 de prata e quatro de bronze. A competição histórica aconteceu no sábado último, 16, em Araguaína, reunindo cerca de 140 atletas representando os estados do Maranhão, do Pará e, é claro, do próprio Tocantins.
Além da Kaizen, também compuseram o pódio das cinco principais equipes da competição, na sequência, as equipes palmenses Associação de Judô Nipo, com 16 medalhas de ouro, seis de prata e sete de bronze; a Associação Palmas Judô Clube [12; 1; 3]; o Centro de Treinamento de Judô Tsume [7 medalhas de ouro e uma de prata]; e o Colégio Esportivo Militar do Corpo de Bombeiros (Cemil) [7; 4; 3].
Responsável pela Kaizen 2º BPM,equipe campeã da competição, que valeu pela 5ª etapa do Ranking 2025 do Tocantinense de Judô, o faixa preta de 3º Dan e árbitro Aspirante FIJ Eduardo Noleto enfatizou que o sucesso do evento foi apenas o início de uma trajetória que promete se tornar tradição em Araguaína.
“Estamos imensamente felizes com essa conquista, que coroou todo o esforço e dedicação de cada integrante da equipe. Agora, o nosso compromisso é claro: em 2026, a Copa Araguaína será maior, mais impactante e ainda mais memorável, consolidando-se como referência no calendário esportivo do Tocantins e da região Norte do Brasil. O Judô em Araguaína ganhou força, visibilidade e, principalmente, o coração de todos”, celebrou Noleto Sensei.
Próximas competições
Se dizendo muito satisfeito com o evento como um todo, tanto no que se refere à estrutura montada para o público e para os atletas quanto às questões técnicas apresentadas pelos competidores, árbitros e treinadores, o faixa coral de 6º Dan presidente da Fejet, Celso Galdino, ressaltou que o Judô do Tocantins deve celebrar o feito, mas sem perder o foco nas próximas competições, pois ainda existem muitos compromissos em 2025.
“É claro que estamos muito felizes com tudo o que foi realizado em Araguaína; inclusive, eu parabenizo a Kaizen Judô pelo excelente evento e pelo título. Porém, o nosso foco já precisa ser voltado à preparação dos nossos atletas para os Campeonatos Brasileiros Sub-13, Sub-15, Júnior, Sênior e Master; para o Torneio da Associação Mazzili; para a Copa Moura; e para a 6ª etapa do Tocantinense. Todos eles vão ocorrer entre setembro e novembro. Então, temos muito trabalho a ser realizado ainda”, destacou Galdino Sensei.
-
Social4 dias atrás
Brilho e conquistas marcam os 24 anos de Nathaly Tayrine
-
Entretenimento3 dias atrás
Mostra Imagens que Versam; Versos que Voam abre Flisto 2025
-
Economia2 dias atrás
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
-
Tocantins3 dias atrás
Sabin participa do Movimento Delas com serviços de saúde
-
Social2 dias atrás
Giorgia Moura De Bortoli brilha no Baile do Rubi