Agronegócio
Grande encontro das mulheres do agro
8º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA) terá como tema “Dobrar o Agro de tamanho com sustentabilidade: A Marca Brasileira”. Entre os assuntos que serão abordados, destaca-se o tripé composto pela segurança alimentar, segurança energética e segurança ambiental. O evento reforçará o papel das mulheres do agronegócio como líderes conscientes da necessidade de diálogo e aperfeiçoamento dessas bases.
De acordo com o professor e sócio-diretor da Biomarketing José Luiz Tejon, curador de conteúdo do CNMA, o conceito do tema deste ano está suportado por uma mudança de expectativas mundiais após o período da pandemia de Covid-19 e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que teve início no ano passado.
Tejon afirma que o Brasil é o único país do mundo que pode oferecer essa trilogia de forma convergente, na qual cada uma das pernas do tripé tenha sinergia com as demais. No sistema agroalimentar, somos convocados a aumentar a produção de alimentos, já que podemos expandir sem cortar uma única árvore. Essa afirmação é confirmada pela Embrapa, que já identificou 30 milhões de hectares à disposição do agro brasileiro. Atualmente, segundo a instituição, a área que está inativa pode ser usada para dobrar a produção de grãos do País, levando em 10 anos a cerca de 600 milhões de toneladas de produção.
Segundo o curador, o agro brasileiro precisa se adequar a essa visão sistêmica do negócio para se manter como um fornecedor de alimento que atende às exigências e tendências mundiais. Para isso, precisa estar aberto aos processos de digitalização e aplicar em suas propriedades a gestão científica e tecnológica. “Temos que olhar para nossos recursos como parte dos negócios. O agro não vai dobrar sem uma gestão eficiente do solo e da água, por exemplo. Nesse cenário, a mulher tem como vocação estar mais atenta e preparada para entender as necessidades e mudar a gestão das propriedades para que produzam mais e com maior qualidade”.
Em sua 8ª edição, o CNMA 2023 volta a ser palco do maior encontro entre as mulheres do setor. A Gerente de Desenvolvimento e Novos Negócios do Transamerica Expo Center, Renata Camargo, declara que estão preparando para este ano um congresso ainda mais especial, com temas relevantes para o atual cenário e desafios que o agronegócio brasileiro enfrenta no mundo. Ela destaca o papel de destaque que as mulheres do agro têm neste novo modelo de produção. O Diretor Geral do Transamerica Expo Center, Alexandre Marcílio, se diz animado e confiante com o sucesso de mais uma edição, esperando que todas as participantes das últimas edições estejam presentes, revivendo a atmosfera de união e pujança, características do agronegócio brasileiro.